Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Que precauções devo ter para usar Ascaridil?
- Elder Luis
- Parioglossus 
- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
Re: Que precauções devo ter para usar Ascaridil?
Edimar, presumo que esse nitrato seja em decorrência das planárias mortas que devam ter ficado no sistema no meio rochas, corais, etc... e não foram sifonadas.

- Edimar_Oliveira
- Pomacanthus imperator 
- Apelido: Edimar
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 4 vezes
[align=justify]Sim, Elder Luís, certamente devem ser das planárias. No meu caso eu não sifonei absolutamente nada, nem antes e nem depois. Daí, minha conclusão é que o uso do Ascaridil realmente é seguro, mesmo não sifonando. Com apenas uma troca parcial uma semana depois e, obviamente, limpeza criteriosa do perlon da pré-filtragem e do skimmer, o nitrato "zerou" novamente, alguns dias depois.
Abraços,[/align]

Abraços,[/align]
Abraços,
Edimar Oliveira
"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Edimar Oliveira
- Andrés Segal
- Moderador 
- Apelido: Andres
- Data de Nascimento: 25 Jun 1959
- Curtiu: 230 vezes
- Recebeu Curtir: 114 vezes
Edimar_Oliveira escreveu:[align=justify]André, atenção ao seu nitrato. No meu aquário subiu bastante alguns dias depois da última aplicação. No geral, aqui só alterou o nitrato mesmo, não houve perda de nada, que eu tenha visto.
Abraços,[/align]
Obrigado pela dica Edimar... como sinfonei bastante e pesquei as mortas depois, acho que aqui nao terei problemas, mas so para constar, ontem medimos o Nitrato e deu pouca coisa, algo normal pra quantidades de peixes que eu tenho, mas farei uma TPA parcial de 15% apos a proxima aplicacao...
Andrés Segal / Campínas / SP
Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....
- Floriano Filho
- Cirrhilabrus filamentosus 
- Apelido: Floriano Filho
- Data de Nascimento: 29 Jun 1966
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 1 vez
Olá Edimar!
Mesmo depois dessas escritas dos "Grandes Gurus" ainda espero que lhe sirva de algo a minha experiência.
Já tive um "surto" de planárias nos meus dois aquas (RSM250 e Boyu TL 550) e nos dois usei o Ascaridil sem dó e resolveu muito bem no primeiro dia.
Fiz assim: Taquei 3 comprimidos no RSM250 e 1 e meio no TL 550. Quase que imediatamente morreram quase todas as planárias, aí eu fui peneirando todas ao invés de sifonar, com uma rede de filó bem fina. Nada mais aconteceu, alguns corais moles/SPS se encolheram um pouco mas logo depois voltaram ao normal. Camarões e outros invertebrados ficaram OK.
Isso tudo eu fiz à noite e deixei para fazer uma TPA comum no dia seguinte. Skimmers ficaram ligados.
Na outra "dose" percebi que elas não morriam com tanta rapidez quanto antes, talvez tenham adquirido alguma "resistência", o que é meio incomum quando se trata de "vermes e vermicidas". Mesmo assim morreram algumas e as recolhi com a redinha outra vez.
Como elas estavam voltando depois de algum tempo pus um Six Line e um Yellow coris no RSM 250 e nunca mais vi planárias lá, mas também meus paguros e meus tubi snails nunca mais tiveram paz, pois os dois ficam atrás deles e comendo alguns direto! Mas não tanto que dê prejuízo.
  Mas não tanto que dê prejuízo.
No TL 550 pus um Yellow Coris mas ele não durou muito, mas mesmo assim a quantidade de planárias lá está tão ínfima que não tô nem aí...
Ahh... Quanto ao Nitrato não vi nada de tão anormal. Mesmo assim usei (e ainda uso, porque meu RSM tem o limite máximo de peixes, inclusive três Tangs de bom tamanho) os Redutores de Fosfatos e Nitratos da Red Sea (de 15 em 15 dias) e da Brightwell, Reef Bio-Fuel (esse diariamente).
Abraço

Mesmo depois dessas escritas dos "Grandes Gurus" ainda espero que lhe sirva de algo a minha experiência.
Já tive um "surto" de planárias nos meus dois aquas (RSM250 e Boyu TL 550) e nos dois usei o Ascaridil sem dó e resolveu muito bem no primeiro dia.
Fiz assim: Taquei 3 comprimidos no RSM250 e 1 e meio no TL 550. Quase que imediatamente morreram quase todas as planárias, aí eu fui peneirando todas ao invés de sifonar, com uma rede de filó bem fina. Nada mais aconteceu, alguns corais moles/SPS se encolheram um pouco mas logo depois voltaram ao normal. Camarões e outros invertebrados ficaram OK.
Isso tudo eu fiz à noite e deixei para fazer uma TPA comum no dia seguinte. Skimmers ficaram ligados.
Na outra "dose" percebi que elas não morriam com tanta rapidez quanto antes, talvez tenham adquirido alguma "resistência", o que é meio incomum quando se trata de "vermes e vermicidas". Mesmo assim morreram algumas e as recolhi com a redinha outra vez.
Como elas estavam voltando depois de algum tempo pus um Six Line e um Yellow coris no RSM 250 e nunca mais vi planárias lá, mas também meus paguros e meus tubi snails nunca mais tiveram paz, pois os dois ficam atrás deles e comendo alguns direto!
 Mas não tanto que dê prejuízo.
  Mas não tanto que dê prejuízo.No TL 550 pus um Yellow Coris mas ele não durou muito, mas mesmo assim a quantidade de planárias lá está tão ínfima que não tô nem aí...
Ahh... Quanto ao Nitrato não vi nada de tão anormal. Mesmo assim usei (e ainda uso, porque meu RSM tem o limite máximo de peixes, inclusive três Tangs de bom tamanho) os Redutores de Fosfatos e Nitratos da Red Sea (de 15 em 15 dias) e da Brightwell, Reef Bio-Fuel (esse diariamente).
Abraço
- Alessandro Lima
- Acanthurus achilles 
- Apelido: Maridu
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Bom aqui fiz o tratamento, apos a terceira aplicação quase nao se via mais planarias, so as via se procurasse muito, e bem poucas, mas como ja esperava essas poucas se multiplicaram e hj cerca de 1 mes apos a ultima aplicação posso dizer que voltou a ser como era antes da aplicação, na minha opnião o ascaridil por si só não consegue resolver o problema, vou fazer novamente o tratamento e ao fim dele talvez colocar um blenio desses que dizem comer planarias pq meu six line não adiantou muito.

Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj
Alessandro Lima

Alessandro Lima
- Elder Luis
- Parioglossus 
o problema de tratamento com remédio é esse, sempre fica alguma dentro de rocha ou em algum canto onde o remédio não chega e depois volta a população td novamente. Predador natural fica 24/7 limpando essa desgraça, é a melhor solução e o melhor de td: sem química e td natural!  

- Floriano Filho
Pois é... No meu caso aconteceu isso, o Ascaridil só resolveu no início e aí voltava tudo. Só parou / estacionou quando entraram o Six Line e o Yellow coris...

- Edimar_Oliveira
- Pomacanthus imperator 
[align=justify]No meu aquário o Ascaridil foi 100% efetivo e não vi mais planárias até hoje.Talvez até possa ser pelo trabalho de um Blênio Vermelho, que quem me vendeu, dizia que comia planárias. Mas nunca o o vi fazer isso, portanto, não posso dizer que as planárias não voltaram por causa dele. Penso que o Ascaridil é quem erradicou as mesmas.
Abraços,[/align]

Abraços,[/align]
Abraços,
Edimar Oliveira

Edimar Oliveira
- Celso Suguimoto
- Moderador Global 
- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 402 vezes
Elder Luis escreveu:o problema de tratamento com remédio é esse, sempre fica alguma dentro de rocha ou em algum canto onde o remédio não chega e depois volta a população td novamente. Predador natural fica 24/7 limpando essa desgraça, é a melhor solução e o melhor de td: sem química e td natural!
O problema da aplicacao do remedio alem das alteracoes quimicas e prejuizo a biota, nao é nem tanto o alcance dele, isso acontece com predacao natural onde podem se esconder em cantos inacessiveis ao predador, acontece muito com aiptasia por exemplo e cooperband (experiencia propria)
Eu ja apliquei ascaridil aqui tanto pra aefw qto pra planaria, funciona. Agora o problema é q minha populacao de copepodes e amphipodas nunca mais foi a mesma.
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
- Elder Luis
- Parioglossus 
qdo eu usei, notei que acabaram com os vermes de fogo, não sobrou um único para contar história de como foi o massacre, já copépodes e anfípodes não notei tanta diferença

- Alessandro Lima
- Acanthurus achilles 
- Apelido: Maridu
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Confesso que aqui so senti difernça mesmo nas planarias, mais absolutamente nada.

Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
Alessandro Lima

Alessandro Lima
- Floriano Filho
Copepodes e Amphipodas? Esse bichos e vermes de fogo? Que bichos são esses?

- Edimar_Oliveira
- Pomacanthus imperator 
Abraços,
Edimar Oliveira

Edimar Oliveira
- Floriano Filho
OK Edimar... Mas quais são esses bichos?
Vejo um monte de vermes e algumas coisas cascudas lá no meio do substrato, mas quem é quem? Tem algum tópico com foto por aí?

Vejo um monte de vermes e algumas coisas cascudas lá no meio do substrato, mas quem é quem? Tem algum tópico com foto por aí?
- Elder Luis
- Parioglossus 
esses caras são a base da micro fauna do aquário, parecem pequenos e/ou microscópicos camarões. Normalmente vc vê aos montes durante a madrugada apenas com uma lanterna deixando o aqua todo no escuro

- Floriano Filho
Ahh... Ok! Já vi esses bichos lá à noite. Inclusive vi o Cardinal pijama que eu tinha comendo esses bichos o tempo todo... Achei que eram Rotiferus   (ponho culturas de Rotiferus nos meus aquas de 15 em 15 dias)
 (ponho culturas de Rotiferus nos meus aquas de 15 em 15 dias)

(ponho culturas de Rotiferus nos meus aquas de 15 em 15 dias)
 (ponho culturas de Rotiferus nos meus aquas de 15 em 15 dias)- Elder Luis
- Parioglossus 
O rotífero vai acabar servindo de base para alimentação deles tb, além dos animais filtrantes