🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

dificuldade na disposição das rochas

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 125
Registrado em: 03 Dez 2009, 15:37
Apelido: Pops
Localização: São paulo

dificuldade na disposição das rochas

#1 Mensagem por FernandoSPzn »

bom, como postei anteriormente, estou montando meu nano de 50x45x45 (100lt).
Montei o Jaubert com duas camadas de placas e tela de naylon, coloquei a halimeda, deu 15cm de substrato. Agora estou com duvidas quanto í disposição das rochas no display. na teoria tenho que ter 25% de RVAS, mas parece que não tem espaço para coloca-las lá dentro, levando em consideração que tenho que deixar espaços para a circulação da água entre elas, deixar uma área livre de fundo (sem rochas encima do substrato) para que o sistema jaubert funcione direito. Como eu soluciono este problema? coloco menos rvas no áqua?
algumas fotos de como montei, elas ficaram muito juntas, e a parte do meio do sump está lotada de rochas.
Ah... tem 20 Kg de rochas "mortas" no total. (duas são artificiais, queria não coloca-las)

Imagem
Imagem
Imagem
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: dificuldade na disposição das rochas

#2 Mensagem por Matias Gomes »

retire as artificiais, vc colocou bastante substrato e já vai ter uma grande area de fixação de bacterias, o Fernando da Horus monta nanos com siporax no sexto vidro, ele tem uma grande area de fixação de bacterias.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: dificuldade na disposição das rochas

#3 Mensagem por Julio Monteiro »

As rochas que ficarem apoiadas no substrato devem ficar o mais afastadas possivel umas das outras. Por cima você vai colocando outras rochas, usando as que estão embaixo como apoio. Nos pontos onde as rochas vão ficar encostadas, você utiliza algum tipo de cola epoxi. Dessa forma você garante que haverá espaço suficiente para circulação de água entre as rochas e estabilidade ao mesmo tempo.

Abraço

Avatar do usuário
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 125
Registrado em: 03 Dez 2009, 15:37
Apelido: Pops
Localização: São paulo

Re: dificuldade na disposição das rochas

#4 Mensagem por FernandoSPzn »

Obrigado pela ajuda denovo! :lol: , vou tentar montar aqui já pensando nos corais encima das rochas...
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Avatar do usuário
Douglas Pacifico
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 18 Jun 2009, 20:21
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 01 Jun 1980
Cidade: Sonthofen
País: Alemanha
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: dificuldade na disposição das rochas

#5 Mensagem por Douglas Pacifico »

Siga as dicas do pessoal. Eu tenho um Jaubert como o seu e precisei remontar minhas rochas (display de 160l) recentemente, fiquei mais de um mês só com o Jaubert segurando o sistema sem problemas, voltei com menos rochas que o original sem receios.
Cuide como o Julio falou para manter espaço para uma boa circulação, bem como deixe um bom espaço entre as rochas e todas as laterais de vidros.
Abraços!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Avatar do usuário
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 125
Registrado em: 03 Dez 2009, 15:37
Apelido: Pops
Localização: São paulo

Re: dificuldade na disposição das rochas

#6 Mensagem por FernandoSPzn »

dei uma separada nas rochas, dessa vez acendi as lâmpadas pra melhorar as fotos, já que minha cam não é lá essas coisas.

FRENTE:
Imagem

Imagem

LATERAL:
Imagem


Não vejo a hora de botar pra circular!!!!!!! :lol:
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Avatar do usuário
Douglas Pacifico
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 18 Jun 2009, 20:21
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 01 Jun 1980
Cidade: Sonthofen
País: Alemanha
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: dificuldade na disposição das rochas

#7 Mensagem por Douglas Pacifico »

Sugiro afastá-las mais das laterais e do vidro da frente, a passagem deve estar livre para sua mão e para o limpador magnético, teste-os!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Henrique Quero
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Set 2009, 18:30
Apelido: Henrique
Localização: marilia - sp

Re: dificuldade na disposição das rochas

#8 Mensagem por Henrique Quero »

Ola,
antes de mais nada sou novo aqui no site e ainda não peguei o jeito de mandar mensagens, sobre meu aquario, tenho um TL-550 da boyu e montei este fim de semana e gostaria de uma ajuda de como colocar as rochas naturais que tenho, o aquario esta com 100lt de agua, devo deixar espaço entre as rochas como disseram ai em cima e devo colocar equipe de limpeza ja no aquario e o q devo colocar nesta equipe de limpeza e qts para fazeram a faxina.

Avatar do usuário
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 125
Registrado em: 03 Dez 2009, 15:37
Apelido: Pops
Localização: São paulo

Re: dificuldade na disposição das rochas

#9 Mensagem por FernandoSPzn »

Bom... tbm sou iniciante, e o meu áqua tbm tem 100 litros, mas o que eu pesquisei por aí é que é melhor deixar as rochas com espaços para a circulação de água, o meu eu coloquei pra circular dia 28/12/09, depois de 1 semana vc já pode colocar a equipe de limpeza, pode até coolocar 1 para cada litro de água (isto eu li no livro: O aquário e as rochas vivas). se quiser me adicionar no msn para trocarmos experiências: lfmarx@hotmail.com

postei um tópico com meu áqua, e estou esperando alguém me ajudar com algumas dúvidas.

abçs.
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Avatar do usuário
Renato Acconcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 455
Registrado em: 28 Jun 2009, 14:51
Apelido: Renato CA
Localização: Poços de Caldas-MG
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: dificuldade na disposição das rochas

#10 Mensagem por Renato Acconcia »

Para esse tamanho de aquário o jaubert praticamente não vai ajudar em nada mas...

Avatar do usuário
Luiz Teixeira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 216
Registrado em: 20 Jun 2009, 22:36
Apelido: Luiz
Localização: Uberlandia Triangulo MG

Re: dificuldade na disposição das rochas

#11 Mensagem por Luiz Teixeira »

Eu colocaria mais afastados dos vidros da frente e laterais para facilitar a limpesa mais cedo ou mais tarde vai ter algas(tomara que nao) e ae vao dificultar a limpesa

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”