🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

Fórum para discussão de assuntos relacionados a todos os tipos de corais
Responder
Mensagem
Autor
Paulo Paggioro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 26
Registrado em: 22 Jun 2009, 09:23
Apelido: Iq
Localização: Ribeirão Preto - SP

Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#1 Mensagem por Paulo Paggioro »

e ai galera o que vc me dizem quanto a utilização de Estroncio e Iodo em nossos Reef?
Faz mal para os invertebrados, corais moles e anemonas?
paulo

Samuel Fenerich
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 39
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:06
Apelido: Samuca
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#2 Mensagem por Samuel Fenerich »

então...

é polêmico, mas vou escrever a minha humilde opinião.

faz mal.

a introdução de elementos que não sejam cálcio, magnésio e OH no sistema é danoso.

íons como esses, usados repetidas vezes (1 ou 2 x mês), quebram a estabilidade química da complexa fórmula do sal marinho e normalmente deixa resíduo.

resíduo = íons livres de sódio ou cloreto de sódio (íons e composto acumulativo e indesejável em reefs)

isso sem entrar no mérito na saturação pelo sistema dos elementos questionados.

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#3 Mensagem por Nixon Cabeceira »

O ideal seria tentar acompanhar esses valores com os da água do mar e tentar manter igual!
Pra isso seria necessário TESTES!

Teste de IODO tem pra vender nos States
Teste de Strônçio nunca ouvi falar...

Enquanto isso: Dá-lhe trocas parciais... rssssss

abraço.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#4 Mensagem por Júnio Melo »

Bom...
Falar em reposição de elementos em aquarismo é sempre controverso.
Alguns autores de renome consideram desnecessária a adição de estrôncio, enquanto o iodo deveria ser adicionado guiado por testes. Lembro que iodo demais é igual a algas!
Mas falar que faz mal, também não está certo. Senão temos que falar que sal demais também faz!
O problema não é o produto em si, mas sim o uso desregulado.
Em tempo.. eu uso iodo e estrôncio. Em quantidade muito pequena. E pelo menos até acabar o estrôncio! O iodo eu não paro.
E faço TPAs regulares.
Abraço
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1440
Registrado em: 24 Jun 2009, 12:15
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#5 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

sem teste fica dificil,
acho que troca parcial,
é melhor forma de repor elementos traços
abs

Samuel Fenerich
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 39
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:06
Apelido: Samuca
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#6 Mensagem por Samuel Fenerich »

oi Junio,

entendo que seja danoso devido ao resíduo de aditivos serem sempre o NaCl.

desta maneira, aos poucos, o sal marinho vai se tranformando em um simples sal de cozinha.

não há como vc saber a composição exata do seu sal... arescentando NaCl vc estará sempre piorando-o.

existe um sal da tropic NaCl free que pode resolver ao invés das trocas... mas este sal já possui iodo e estrôncio em quantidades maiores que a oferta marinha

... portanto, não vejo muito o por quê.

Avatar do usuário
Douglas Pacifico
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 18 Jun 2009, 20:21
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 01 Jun 1980
Cidade: Sonthofen
País: Alemanha
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#7 Mensagem por Douglas Pacifico »

Olá a todos, venho aqui dar minha contribuição sobre o tema, com base no que conheço e no que experimentei em meu próprio aquário.

O estrôncio é dos principais formadores do esqueleto dos corais duros, junto com o carbonato de cálcio. O skimmer, filtros UV e ozonizadores removem este elemento da água, bem como o consumo dos corais propriamente ditos. Conforme Vincent Hargreaves, por exemplo, a água feita com sal artificial e deixada em repouso perde todo seu estrôncio em um mês! Assim sendo, a suplementação além das TPA's é requerida, em pequenas doses controladas, uma vez que os testes são de difícil acesso. O risco de superdosagem - se respeitadas as orientações - é mínimo, uma vez que ele é rapidamente removido do sistema pelos motivos acima expostos, bem como a dosagem é usualmente feita em baixíssimas concentrações.

O iodo é removido rapidamente da água pelo skimmer. Além disso, se um ozonizador está em uso, o Iodo será quase que instantaneamente oxidado! Corais, crustáceos e peixes precisam de iodo para seu crescimento e saúde, assim sendo a reposição é imprescindível em qualquer aquário. O cuidado é que, assim como estes animais, as algas também crescem mais com o Iodo, portanto o excesso pode levar í problemas.

É importante diferenciar claramente os elementos-traço, como o estrôncio e iodo, que tem concentrações baixíssimas, do cálcio, magnésio e outros elementos, de alta concentração na água e de manejo diferenciados.

Livre-tradução de alguns trechos de livros sobre o tema: http://douglas.pacifico.sites.uol.com.br/referencias.htm

Abraços!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#8 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Difícil é aparecer uma foto de uma aqua MUITO bonito em que o aquarista não faça trocas parciais TODA semana... ;)

Abraço.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Douglas Pacifico
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 18 Jun 2009, 20:21
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 01 Jun 1980
Cidade: Sonthofen
País: Alemanha
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#9 Mensagem por Douglas Pacifico »

Sem dúvida as TPA's são extremamente importantes, não só para a importação de elementos importantes, mas principalmente para exportar os elementos maléficos.
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Samuel Fenerich
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 39
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:06
Apelido: Samuca
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#10 Mensagem por Samuel Fenerich »

oi Douglas,

o assunto é polêmico.

entendo a posição quanto a perda e consumo destes elementos.

seria possível dizer quais são seus suplementos?

vc teria a fórmula para que possamos fazer rápidos cálculos?

veja, os suplementos são suspeitos, porém a utilidade de ozônio em reef, ao meu ver, é como acabar com a doença matando o paciente.

entendo o ozônio para criadeiras e aquas hospitais que necessitem de alta ORP, mas em reef...

a oxidação do iodo é apenas o princípio dos problemas do ozônio em sistema marinho... ele é altamente reativo a n elementos químicos.

assim penso eu por enquanto, pois seus argumentos são bons, principalmente quanto a retirada do iodo pelo skimmer, sendo que ele não é hidrofóbico, porém de fácil agregação protêica... então, seria como eliminar o alimento enriquecido pronto aos corais.

dae a teoria de se manter o skimmer desligado por 1/2 hora depois da alimentação.

sei lá... tô supondo apenas.

Avatar do usuário
Douglas Pacifico
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 18 Jun 2009, 20:21
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 01 Jun 1980
Cidade: Sonthofen
País: Alemanha
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#11 Mensagem por Douglas Pacifico »

Olá Samuel e demais,

eu não uso nem tenho experiência com ozonizadores, nem com filtros UV, só os incluí na lista dos "removedores" de elemento-traço (além do skimmer) para informação a quem tenha estes equipamentos.

Os suplementos que utilizo são de formulação amplamente divulgada em literatura - tanto solução quanto posologia - bem como são comercializados em idêntica forma por várias marcas conhecidas:

Iodo

    Solução de Iodeto de Potássio (KI) a 5% de concentração

    Posologia:
    * Quantidade: 1,0 ml de suplemento para cada 100l de água a ser tratada (display + sump)
    * Freqüência: uma vez a cada duas semanas

Estrôncio

    Solução de Cloreto de Estrôncio (SrCl2) a 10% de concentração

    Posologia:
    * Quantidade: 0,5 ml de suplemento para cada 100l de água a ser tratada (display + sump)
    * Freqüência: uma vez por semana

Também venho utilizando Magnésio e Potássio, mas ainda não conduzi experimentos suficientes, nem comprovei teoricamente todas as suposições e formulações, para atestar como faço para o Iodo e Estrôncio, ambos em uso há 2,5 anos.

Infelizmente não estou com tempo nem dinheiro para fazer alguns testes que sempre quis, como por exemplo deixar o Iodo e o Estrôncio (dentre outros) decair naturalmente ou artificialmente em um sistema sem animais, medindo constantemente suas concentrações. Se alguém tiver os testes e interesse, podemos conversar e pôr em práticas algumas teorias!

Abraços!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#12 Mensagem por Matias Gomes »

Iodo eu tenho direto aqui em casa, mas não doso no reef, uso apenas para passar em mudas de corais moles tipo leather, não uso por que começou a aparecer algas no meu reef quando usei, tenho muita materia organica no reef e tenho que tomar cuidado.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Samuel Fenerich
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 39
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:06
Apelido: Samuca
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#13 Mensagem por Samuel Fenerich »

o iodeto é ótimo, libera apenas íons de potássio e iodo.

o cloreto de estrôncio é o sal deste elemento encontrado no mar... tem uma concentração de 0,00023%... a mesma de lítio.

tae, por que não suplementamos o lítio rsrsrsss.

obs. o resíduo do cloreto é a liberação de íons de cloro no sistema.

o cloreto de potássio também é encontrado no mar. sua concentração é bem mais alta, porém o consumo do potássio também libera mais cloro ainda... mas se vc suplementa o iodeto de potássio, para que o cloreto?

o magnésio, é o sulfato ou o cloreto?

se for cloreto, mais cloro ativo no sistema... se for sulfato, piorou.

observe, Douglas, sempre haverá resíduo... em química vale a lei: "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

por isso é controverso. o problema do mineral necessário é o composto que o carrega.

o sal marinho equilibrado se parte nesses complementos, as concentrações dos elementos diluem-se e a tendência é ficarmos em poucos anos com um monte de NaCl apenas. dae o por que de muitos reefs terem um belo ápice em 1 ou 2 anos e não se sustentarem quimicamente por mais de 5 anos.

se v não quebra a fórmula (calcula o resíduo do magnésio e do cálcio)... na TPA vc readiquire constantemente todas as características químicas do ambiente marinho.

mas se, por ventura, o seu reef é populoso demais e necessitar de complementos, como é o caso de muitos, o sal NaCl free se faz necessário e os resíduos devem ser calculados, caso contrário...

tudo o que se pinga num reef piora o sal marinho que estará dentro dele até o fim da sua estória, por mais que se faça TPA.

ex. pingo 10ml de complemento por semana. troco 10%, fica 9ml. na outra semana, acrescento mais 10ml, tira 10% dos 19ml, fica com 17,1ml... em 1 ano, quanto fica?

bingo, NaCl.

Avatar do usuário
Douglas Pacifico
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 18 Jun 2009, 20:21
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 01 Jun 1980
Cidade: Sonthofen
País: Alemanha
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Estroncio e Iodo faz bem ou mal?

#14 Mensagem por Douglas Pacifico »

O Magnésio eu estou testando uma formulação com Sulfato e Cloreto, numa proporção de 1:8 (nesta ordem). Fiz 1 Litro de solução com 500g de MgCl2 e 62,5g de MgSO4.

O decaimento dos resíduos realmente tem que ser bem estudado, um bom exemplo é o do Magnésio no link a seguir: http://reefkeeping.com/issues/2006-07/rhf/index.php#1

O método de Balling, por este motivo, certamente é mais balanceado e evita justamente que o resíduo no acréscimo de um composto prejudique o sistema.

Abraços!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Responder

Voltar para “Corais para Aquário”