A primeira TPA vou fazer somente depois da ciclagem sim, aproveitando o gancho, faço os teste depois da TPA ok?
exato. pode ser no dia seguinte inclusive. (eu acho que seria melhor, ma sem base nenhuma pra afirmar isso)
Quanto as midias já retirei todas, estou somente com Purigem, devo tirar este também durante a ciclagem?
sim, o mais indicado (na minha idéia) a nao ter durante a ciclagem é o purigem.
a cerâmica, em si, eu só sou a favor de usar se tiver teste de nitrato. ela pode ajudar na ciclagem, mas se essa ajuda é significativa ou não, temos debates de mais de 10 paginas sobre isso.
Não vou diminuir a vazão não, alias vou aumentar, estou vendo pra comprar uma bomba de 1000 l/h (Salor Better) ou 1200l/h (Atman), pois a que vem junto com o aqua é de 700 l/h e o sump está ficando no mesmo nível do display, aí o Skimmer não funciona direito.
hmmm nao sei se eu entendi. mas se voce tirar um pouco de água nao abaixa o volume do sump (adaptar a bóia de reposição de agua doce)
enfim, eu nao conheço esses pug and play nao posso te ajudar nessa, mas ficou misterioso.
cara, por mais feio que seja uma bomba de circulação dentro do aquário, uma bomba stream (circulação dentro do aqua) de 6 mil litros consome 16 watts. uma powerhead (recalque, sarlo better) de 1000 l/h consome (se lembro bem) quase 30 watts.
uma bomba stream no canto do aquario nem vai aparecer muito!
o benefício da circulação stream é gigantesco em relação à power head, que joga agua numa direção apenas, e nao espalhada.
eu montei um aqua 40 litros pra namorada e botei APENAS uma resun 2000 (600l/h)
As bolhas ainda continuam, mas estão diminuindo...
tentativa e erro: tenta alguma espuma, perlon ou algo do tipo entre o skimmer e a bomba de recalque. lembre-se de nao interferir no fluxo da saída de água do skimmer
Vou colocar os cooler sim, porém vi um equipamento que achei interessante, ele é colocado do lado de fora do aqua com o bico voltado para dentro, para soprar o ar na lamina d'agua, alguém usa ou conhece?
interessante!
Aproveitando deixo uma dúvida, o fluxo de agua do retorno deve ficar voltado para a lamina d'agua ou pode ser voltado para o centro do aqua?
é necessário ter uma bomba jogando pra cima, pra superficie da água. se voce só tem uma bomba, ela vai ter que ser virada pra cima. ela propicia a oxigenação da água (ORP) e evita a formação de nata superficial. principalmente em aquários com tampas, que tem pouca oxigenação.
quando deixo meu quarto fechado por um dia inteiro (geralmente inverno) e entro no quarto e sinto um cheiro forte de amonia provindo do skimmer. imagina agora um aquário tampado. o ar vicia
seja bem vindo ao fórum e fique a vontade pra postar o que precisar.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer