🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu nano - Cubo 40cm

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Pedro Augusto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 313
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:53
Apelido: Pedro Augusto
Localização: Recife - PE

Meu nano - Cubo 40cm

#1 Mensagem por Pedro Augusto »

Oi, pessoal.
Esta é a minha primeira mensagem aqui no fórum, então vou mostrar aqui um pouco da história de meu marinho.
Fazendo um breve relato de como o aquário começou, eu comprei este aquário e não tinha idéia do que colocar nele. Comprei só pra ocupar o espaço de outro que tinha em cima de meu móvel.
Sempre tive aquários de água doce, provavelmente este seria mais um, até que comecei a ler sobre os marinhos...
Desde esse dia até hoje não parei de frequentar fóruns de aquários marinhos, já se passando 5 meses de leituras intensas e diárias.
Comecei com a idéia de que ia fazer o aquário sem sump e talvez colocasse um skimmer. :oops:
Bem, como disse anteriormente, foram 5 meses de leitura intensa, hoje tenho sump e skimmer. :P
Então, para fazer o sump, eu pesquisei como fazer um overflow box, pois não queria furar o aquário:
Imagem Imagem Imagem Imagem
(Clique na imagem para ver maior)
Como deu pra ver, desisti da idéia do overflow, furei mesmo depois de ter o aquário pronto e com o vidraceiro dizendo que tinha 50% de chance do vidro trincar na hora de furar. Ah, ele disse que não se responsabilizava se o vidro trincasse.

Furo feito, fui fazer projetos de sump, até o sketch eu peguei para desenhar o sump.
Depois de muitos projetos mirabolantes, resolvi que ia ser o mais simples possível, apenas uma divisória para manter um lado com o nível da água estável para o skimmer e o outro lado com a bomba de recalque.
Já que coloquei um sump, precisava colocar um skimmer dentro dele, então coloquei um WEIPRO 2012.
Só que li muitos relatos dizendo que não era um bom skimmer. Me perguntei até onde esse pessoal ia ser indeciso, pois comprei um skimmer que diz que tem capacidade para aquários de até 400 litros, o meu aquário vai ter menos de 100 litros, ou seja 1/4 do que o skimmer diz poder suportar, seria um skimmer com capacidade bem acima do que eu necessito.
Bem, não era, bateram o pé e me convenceram de que não era.
Procurei modificações para fazer no skimmer, ao mesmo tempo procurei outro skimmer pro aquário, até que um amigo de outro fórum, o André Varella, disse que modificou o dele, deixou recirculante, para suportar aquários com até 200 litros e tudo mais.
Só que demorou tanto para ele mostrar as modificações que apareceu um Red Sea Prizm para eu comprar por um preço bem abaixo do que é vendido por aí. E o melhor, o skimmer está novo.

Depois de montar o aquário no lugar e fazer o sump e comprar o skimmer, tive que colocar água salgada.
Bem, coletei água salgada e depois fui aconselhado a jogar fora a água, pois peguei na beira-mar.
Fui lá, joguei fora a água e comprei sal sintético da Red Sea para misturar com água DI.

Passados os 5 meses, dia 14/06, coloquei o sal e comecei a ciclar o aquário.
Na semana anterior chegou o meu refratômetro e, depois de passar quase 20 dias perdido nos Correios, pude comemorar os primeiros dias de ciclagem.

Hoje coloquei umas rochas vivas no aquário, vou fazer um blackout de uns 15 dias, conforme nosso amigo Matias me indicou.
Essas são as fotos de hoje, depois das RV's:
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem

Bem, pessoal, este é um breve relato do meu início no aquarismo marinho, e aqui neste fórum.

Abraços!

Thiago Campelo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 20 Jun 2009, 08:44
Apelido: wolfsama
Localização: Curitiba - PR

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#2 Mensagem por Thiago Campelo »

opa amigao agora vai. hehehehe é bom ver esse bichinho cheio de agua. heheh

Avatar do usuário
Marco Correa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 262
Registrado em: 18 Jun 2009, 12:34
Apelido: Marquinho
Data de Nascimento: 09 Ago 1981
Cidade: Presidente Prudente - SP
País: Brasil
Localização: Presidente Prudente - SP

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#3 Mensagem por Marco Correa »

Fala Pedro,

Seja bem vindo ao Brasil Reef ;)
Agora você faz parte da família também...

PARABÉNS pelo seu aqua, está ficando lindão... Como vc está no começo e doido pra por a equipe de limpeza, lêmbre-se, no aquarismo marinho todo tempo estudando e anilisando terreno nunca é desperdício, mas sim vantagem, continue com calma que logo logo seu aqua estará povoado e mais bonito ainda...


Abração,


Marquinho


Obs: Continue postando a evolução, ok... :mrgreen:
[dropshadow=blue]Meu reef...[/dropshadow] http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=33302

Thiago Campelo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 20 Jun 2009, 08:44
Apelido: wolfsama
Localização: Curitiba - PR

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#4 Mensagem por Thiago Campelo »

eu sou prova de q ele esta indo com calma... hehehe acho q desde janeiro se nao me engano ele esta arrumando tudo para encher de agua esse aqua

Pedro Augusto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 313
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:53
Apelido: Pedro Augusto
Localização: Recife - PE

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#5 Mensagem por Pedro Augusto »

:lol:
Pois é, são 5 meses de projeto até chegar no estado atual.
Não pretendo fazer nada sem antes pesquisar bastante, quero cometer o mínimo de erros possíveis, afinal, pretendo colocar seres vivos aqui.
Marco, ainda não pensei na equipe de limpeza, quer dizer, sei que vou colocar alguma coisa, mas ainda não tenho idéia.
O que me aconselha?

Abraços.

Avatar do usuário
Marco Correa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 262
Registrado em: 18 Jun 2009, 12:34
Apelido: Marquinho
Data de Nascimento: 09 Ago 1981
Cidade: Presidente Prudente - SP
País: Brasil
Localização: Presidente Prudente - SP

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#6 Mensagem por Marco Correa »

Fala Pedro,

Como seu aqua tem aproximadamente 100 litros, pode colocar:
- 50 minipaguros
- 20 turbosnails
- 10 Astreas
- 10 neritinas
- 05 paguros grandes
- 01 pepino do mar

Mas acredito que ainda é cedo pra colocar, pois eles também são seres vivos e precisam de comida para sobreviver, portanto, espere dar o "boom" de algas do sistema, que pelo prazo, está próximo de acontecer, ou senão, acontecerá logo que você começar com o fotoperíodo (iluminação diária)...

Abração,

Marquinho ;)



Obs: Se você tem mais dúvidas quanto í equipe de limpeza, poste um tópico no "Marinho Geral" que lá mais pessoas também poderá te ajudar... :mrgreen:
[dropshadow=blue]Meu reef...[/dropshadow] http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=33302

Avatar do usuário
Mauricio Caserta
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 114
Registrado em: 25 Jun 2009, 14:24
Apelido: Mauricio
Localização: Sorocaba

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#7 Mensagem por Mauricio Caserta »

Esse aquario promete heim , quando começar a povoar , posta as fotos pra gente . abs
" Sou gavião FIEL de origem louco! "

[thumbnail]http://i638.photobucket.com/albums/uu102/sergiocaserta/GIFCORINTHIANS.gif[/thumbnail]

Avatar do usuário
Gabriel Tiol
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1862
Registrado em: 20 Jun 2009, 20:40
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 25 Fev 1983
Cidade: Campinas - SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#8 Mensagem por Gabriel Tiol »

Promete mesmo!! Pelo menos foi muito bem montado!!

Parabéns Pedro!!

Abraços
ImagemIts not a hobby...its way of life

tauser
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:00
Apelido: Tauser
Localização: Fortaleza - CE

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#9 Mensagem por tauser »

ta fincando bem legal. Continue postando a evolução .

Pedro Augusto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 313
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:53
Apelido: Pedro Augusto
Localização: Recife - PE

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#10 Mensagem por Pedro Augusto »

Valeu, pessoal. :)
Eu não comecei a povoar, mas colocar RV's ele começa a se povoar "sozinho", certo? :lol:
Olha o que apareceu por aqui:
Imagem

Imagem

Espero que esse segundo não seja problema.

Abraços.

Nando Rudiger
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 05 Jul 2009, 19:44
Apelido: Nando
Localização: Joinville
Contato:

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#11 Mensagem por Nando Rudiger »

O que que é esse negócio preto por baixo do Substrato?
"Sem saber que era impossível, Ele o fez"

Luiz Fernando Rüdiger

Pedro Augusto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 313
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:53
Apelido: Pedro Augusto
Localização: Recife - PE

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#12 Mensagem por Pedro Augusto »

O vidro? :)

Nando Rudiger
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 05 Jul 2009, 19:44
Apelido: Nando
Localização: Joinville
Contato:

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#13 Mensagem por Nando Rudiger »

Não...parece uma manta???
"Sem saber que era impossível, Ele o fez"

Luiz Fernando Rüdiger

Pedro Augusto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 313
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:53
Apelido: Pedro Augusto
Localização: Recife - PE

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#14 Mensagem por Pedro Augusto »

Hmm.. não consigo "ver" essa "manta" pois eu vejo aqui o que é, não conseguindo visualizar outra coisa.
Mas olha, de cima pra baixo na foto a gente vê a halimeda, o vidro preto que tem um chiton nele, a cola de silicone, a base do vidro e o isopor.

Abraços.

Marcelo Morone
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 65
Registrado em: 30 Dez 2009, 18:17
Apelido: Marcelo Morone
Localização: Rio de Janeiro

Re: Meu nano - Cubo 40cm

#15 Mensagem por Marcelo Morone »

Pelo que entendi dessa 2° imagem que parece ter uma ''manta'' por baixo do substrato, na verdade acho que o substrato não está junto as laterais do vidro e a parte preta é na verdade o fundo de vidro do aquário que não esta coberto pelo substrato. Pela imagem esse ser ai parece ser uma planaria que é uma praga. Olhe este topico que te ajuda a identificar muitos animais que aparecem em nossos reefs http://www.brasilreef.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=138 a planaria aparece na imagem 34 e 35 do topico.

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”