Os bivalves são moluscos, assim como caramujos e polvos, sendo estes dois últimos, gastropodas e cefalópodas.
Esses três grupos formam os maiores grupos de moluscos, mas existem outros menos comuns.
Desses três, o único que não tem representantes em água doce são os cefalópodas.
Os bivalves em sua maioria são filtradores, e portanto sua manutenção em aquário depende do fornecimento de alimentos que possam ser filtrados por ele. Infusórios e outras culturas parecidas pode ser uma boa opção.
Em geral são animais que vivem em fundos de areia, portanto, é importante que o fundo do aquário seja de areia, nesse o animal se comportará assim:

Ele inclusive vai andar de vez em quando, portanto plantas, podem ser facilmente arrancadas, em especial as de talo, como elódeas, cabombas e afins.
Basicamente existem duas ordens de bivalves de água doce, Unionoida e Verenoida.
Os Verenoidas, englobam caramujos que lembram os vongoles marinhos, com conchas mais arredondadas. São mais "coloridos" dos que os Unionoidas...Alguns se prendem em substratos duros, como rochas, e outros tbm se enterram em areia.
existem animais desse grupo também de água salgada, e de água salobra.
Desses a espécie mais comum é a Corbicula fluminea

em muitas lojas é comum ver esse caramujo sendo chamado de corbicula, mas não tem nada haver, essa é a pomacea bridgesi, mas é assunto para outro tópico
algumas fontes me disseram que uma grande loja colocou o nome errado numa primeira aparição desse caramujo para aquários, e o nome pegou...embora outrora era comum ela ser vendida como ampularia, que ainda seria menos errado.
Os unionoidas são maiores, porém, todos os moluscos dessa ordem são parasitas de branquias de peixes, durante seu estágio larval.
na imagem abaixo, larvas removidas das branquias de um peixe parasitado

portanto, não é uma boa ideia manter esses animais em mesmo aquário que peixes, em vista que em pesque-pagues e lagos, é comum virarem praga...contaminando muitos peixes, e até causando mortes, imaginemos isso num aquário, um ambiente ainda menor.
Os unionoidas são maiores e particularmente considero mais bonitos.

o da foto na areia, era um que mantive em aquário por uns 4 anos mais ou menos, mantinha alimentando com cultura de infusórios e "água verde".
São animais muito interessantes, mas que demandam além desses cuidados.
Água muito bem oxigenada...portanto no seu aquário o filtro deve ser bem dimensionado.
O aquário não precisa ser muito grande, esse da foto era de 60 litros, e tinha mais uns 3 espécimes.
Para quem se interessar em animais diferentes, fica a idéia !!






