Reator de cálcio passo a passo
Enviado: 25 Mar 2011, 19:48
Este reator foi mais projeto que achei na web, e achei mudo muito interessante por ser um equipamento com 2 câmaras ,na qual o projetista diz que quando os elementos se misturam existe a tendência de aumentar o ph, então a segunda câmara faz esta parte de não deixar o ph subir , se isso acontece não se , mas uma coisa é certo geralmente em reatores com câmara simples saem bolhas de gás carbônico na saída , já com este projeto o aproveitamento do gás é total .
Neste projeto o fundamental era que fosse utilizado o acrílico como todos que são vendido , mas ai o custo elevaria e não compensaria a sua montagem ,o autor do projeto utilizou potes de topower que ficaria bem mais barta a montagem mas também pouco robusta .
Então aproveitando o mesmo projeto e modificando os materiais ,resolvi usar potes de cereais de plástico reforçado da Marplast que encontrei os tamanhos ideais para este projeto no Carrefour pagando R$ 14,00 cada ,então a lista fica:
4 potes plástico de cereais, 2 maires e 2 menores
1 pedaço de acrílico de 20x28 cmm 3mm espessura será a base
2 eletrodos para soldar aço inox depois de descascados espessura de 5/32”
4 parafusos de 5/32” com porcas e arruelas em aço inox 316
4 arruelas de borracha sem furo ( fabricar com vazador de 20 mm)
1 mt mangueira plástica de ¼
2 mt mangueira de ar para aquário
5 t`s para manguera de aquário
4 anel de borracha da vedação da bombinha do tanque d’água do brucutu do carro encontrado em auto peças
1 bomba de circulação da boyu
1 torneira de plástico 1/2”
1 bucha de redução de 3/4”para ½”
4 anel oring de borracha ( a medida será por comparação com a da tampa do pote )
Cola de silicone e cola araudite

Primeiro com um canivete cortamos 3 t’s , o primeiro deixamos um segmento reto , os outros separamos em três partes , serem usados para entrada e saída de água do sistema

Furamos os potes com uma broca na mesma medida que o T que acabamos de cortar, para entender melhor sobre a furação leia todo o tópico porque não consegui uma boa seqüência de fotos.
Misture um pouquinho de araldite e colamos o primeiro T cortado até a metade no primeiro pote maior que será a primeira câmara de passagem, o furo está uns 6cm abaixo da boca.

Na figura abaixo mostra o esquema com todos os furos que devemos fazer
Obs: temos que tomar cuidado com este procedimento, porque o tipo de plástico deste pote pode rachar fácil se mal manuseando

Depois dos furos das mangueiras feito vamos colar a tampa no fundo do dois potes menores , como observaram na figura 1 os potes ficaram com a tampa voltada para baixo.
Vamos verificar a granulagem da mídia a ser usada para furar as tampas já coladas , estes servirão de passagem de água de uma câmara para outra.

Faremos uma quantidade razoável de furos mas cuidado para não ficar muito perto um do outro para não enfraquecer o pote ou soltar a cola , eu colei com silicone , mas o ideal é colar com araldite e fazer a vedação com silicone.

Estou fazendo a vedação final , mas você podem verificar na foto que atrás do pote tem uma nata de cola de silicone , que souto foi quando estava furando os furos da peneira .
Daí surjiu a idéia de usar a araldite que é uma cola mais resistente deixando a silicone apenas como vedação final .

Para construir os tirantes que fixaram os potes , tirar a casca do eletrodo de solda com a ajuda de um serralheiro cortar as cabeças dos parafusos e soldá-los um a cada extremidade do eletrodo, verificar antes o tamanho para não ficar muito grande ou pequeno. Na foto abaixo está a aparência final da ponta do tirante.

Pegamos as 4 arruelas de borracha e fazemos um pequeno furo com o estilete o qual servirá de vedação na fixação do comjunto.

Pegamos a chapa de acrílico e medimos a largura e comprimento do conjunto não esquecendo também do espaço da bomba de circulação,para ficar um conjunto mais robusto deixe o mínimo possível de espaço .
Reservar um pedaço de acrílico no tamanho da largura da base x uns 3 cm , que servirá para unir e fixar as colunas na parte superior do conjunto

Com base pronta,vamos confeccionar os pés que servirá de apoio e anti-vibração e ruído do conjunto , eu usei espuma de calafetar tubulação de grande porte mas também pode ser usado EVA aquele material igual a de chinelos .

Cortamos 4 pedacinhos e colamos um em cada ponta da base, e começamos a montar os tirantes usando as arruelas de borracha a de inox e porca , esta será a parte do fundo da base

Virando a base na posição, começamos a montagem inserindo os dois anéis de vedação ( aquele da bombinha de brukutu )

Agora vem as tampas das câmara pequenas, montar nestas tampas o anel oring adicional que será um pouco mais grosso que o original que vem na tampa , estes fará a vedação do sistema quando quando for trocada a mídia

Os dois anéis encaixados mais o original mais o adicional, este anel adicional também terá que ser montado nas tampas coladas no fundo dos potes pequenos.
Na figura 3 temos uma vista explodida da sequencia de montagem e todas as peças do equipamento.

As duas câmara baixas montadas

As câmara superior já no local os bicos das mangueiras de entrada e saída já coladas aos potes,que eram os t`s cortados em 3 partes, também a bucha de redução colada no pote onde será a câmara de entrada nele iremos rosquear a torneira

A bomba de circulação que comprei , veio com duas voluta, sendo uma delas com 2 saídas , como não iremos utilizá-la cortaremos alguns anéis , que servirão para vestir a mangueira de 1/2” bem na saída da torneira, isso impedirá que a mangueira amasse na curva impedindo a recirculação.

Colocando os anéis na mangueira

Depois de encaixado no bico da torneira fica assim, uma fita auto travante vai ajudar a manter a curva para ficar mais estético a montagem.

Depois de montado é interessante fazer um teste de vedação para garantir a eficiência do conjunto.

A aparência final

Agora é só desmontar as câmara maiores para colocar a mídia

Vai dar um pouco de trabalho , até mesmo derrubar um pouco de mídia mas garanto que fica muito bom, outra observação é na ora de apertar as porcas do tirante ,deixe a porca do fundo sem aprecer a ponta do tirante , e de o aperto final pela porca de cima tomando o cuidado para não apertar demais e rachar os potes , pois o tipo do plástico é quebradiço .

Aqui está instalado ele funcionando desde janeiro e nas medições de cálcio que andei fazendo sempre deu 450 ppm com injeção de gás carbônico na medida de 1 bolha por 5 segundos


Mais uma coisa interessante é a entrada de água do reator , instalei uma torneira na saída da bomba principal , assim sendo temos uma parcela pequena da água que vai para o display alimentando o reator eliminando mais uma bomba de alimentação.
Custo aproximado do sistema sem o sistema de Co2 R$ 300,00
Espero mais uma vez ter colaborado com os colegas do fórum e qualquer duvida podem postarem .
Neste projeto o fundamental era que fosse utilizado o acrílico como todos que são vendido , mas ai o custo elevaria e não compensaria a sua montagem ,o autor do projeto utilizou potes de topower que ficaria bem mais barta a montagem mas também pouco robusta .
Então aproveitando o mesmo projeto e modificando os materiais ,resolvi usar potes de cereais de plástico reforçado da Marplast que encontrei os tamanhos ideais para este projeto no Carrefour pagando R$ 14,00 cada ,então a lista fica:
4 potes plástico de cereais, 2 maires e 2 menores
1 pedaço de acrílico de 20x28 cmm 3mm espessura será a base
2 eletrodos para soldar aço inox depois de descascados espessura de 5/32”
4 parafusos de 5/32” com porcas e arruelas em aço inox 316
4 arruelas de borracha sem furo ( fabricar com vazador de 20 mm)
1 mt mangueira plástica de ¼
2 mt mangueira de ar para aquário
5 t`s para manguera de aquário
4 anel de borracha da vedação da bombinha do tanque d’água do brucutu do carro encontrado em auto peças
1 bomba de circulação da boyu
1 torneira de plástico 1/2”
1 bucha de redução de 3/4”para ½”
4 anel oring de borracha ( a medida será por comparação com a da tampa do pote )
Cola de silicone e cola araudite

Primeiro com um canivete cortamos 3 t’s , o primeiro deixamos um segmento reto , os outros separamos em três partes , serem usados para entrada e saída de água do sistema

Furamos os potes com uma broca na mesma medida que o T que acabamos de cortar, para entender melhor sobre a furação leia todo o tópico porque não consegui uma boa seqüência de fotos.
Misture um pouquinho de araldite e colamos o primeiro T cortado até a metade no primeiro pote maior que será a primeira câmara de passagem, o furo está uns 6cm abaixo da boca.

Na figura abaixo mostra o esquema com todos os furos que devemos fazer
Obs: temos que tomar cuidado com este procedimento, porque o tipo de plástico deste pote pode rachar fácil se mal manuseando

Depois dos furos das mangueiras feito vamos colar a tampa no fundo do dois potes menores , como observaram na figura 1 os potes ficaram com a tampa voltada para baixo.
Vamos verificar a granulagem da mídia a ser usada para furar as tampas já coladas , estes servirão de passagem de água de uma câmara para outra.

Faremos uma quantidade razoável de furos mas cuidado para não ficar muito perto um do outro para não enfraquecer o pote ou soltar a cola , eu colei com silicone , mas o ideal é colar com araldite e fazer a vedação com silicone.

Estou fazendo a vedação final , mas você podem verificar na foto que atrás do pote tem uma nata de cola de silicone , que souto foi quando estava furando os furos da peneira .
Daí surjiu a idéia de usar a araldite que é uma cola mais resistente deixando a silicone apenas como vedação final .

Para construir os tirantes que fixaram os potes , tirar a casca do eletrodo de solda com a ajuda de um serralheiro cortar as cabeças dos parafusos e soldá-los um a cada extremidade do eletrodo, verificar antes o tamanho para não ficar muito grande ou pequeno. Na foto abaixo está a aparência final da ponta do tirante.

Pegamos as 4 arruelas de borracha e fazemos um pequeno furo com o estilete o qual servirá de vedação na fixação do comjunto.

Pegamos a chapa de acrílico e medimos a largura e comprimento do conjunto não esquecendo também do espaço da bomba de circulação,para ficar um conjunto mais robusto deixe o mínimo possível de espaço .
Reservar um pedaço de acrílico no tamanho da largura da base x uns 3 cm , que servirá para unir e fixar as colunas na parte superior do conjunto

Com base pronta,vamos confeccionar os pés que servirá de apoio e anti-vibração e ruído do conjunto , eu usei espuma de calafetar tubulação de grande porte mas também pode ser usado EVA aquele material igual a de chinelos .

Cortamos 4 pedacinhos e colamos um em cada ponta da base, e começamos a montar os tirantes usando as arruelas de borracha a de inox e porca , esta será a parte do fundo da base

Virando a base na posição, começamos a montagem inserindo os dois anéis de vedação ( aquele da bombinha de brukutu )

Agora vem as tampas das câmara pequenas, montar nestas tampas o anel oring adicional que será um pouco mais grosso que o original que vem na tampa , estes fará a vedação do sistema quando quando for trocada a mídia

Os dois anéis encaixados mais o original mais o adicional, este anel adicional também terá que ser montado nas tampas coladas no fundo dos potes pequenos.
Na figura 3 temos uma vista explodida da sequencia de montagem e todas as peças do equipamento.

As duas câmara baixas montadas

As câmara superior já no local os bicos das mangueiras de entrada e saída já coladas aos potes,que eram os t`s cortados em 3 partes, também a bucha de redução colada no pote onde será a câmara de entrada nele iremos rosquear a torneira

A bomba de circulação que comprei , veio com duas voluta, sendo uma delas com 2 saídas , como não iremos utilizá-la cortaremos alguns anéis , que servirão para vestir a mangueira de 1/2” bem na saída da torneira, isso impedirá que a mangueira amasse na curva impedindo a recirculação.

Colocando os anéis na mangueira

Depois de encaixado no bico da torneira fica assim, uma fita auto travante vai ajudar a manter a curva para ficar mais estético a montagem.

Depois de montado é interessante fazer um teste de vedação para garantir a eficiência do conjunto.

A aparência final

Agora é só desmontar as câmara maiores para colocar a mídia

Vai dar um pouco de trabalho , até mesmo derrubar um pouco de mídia mas garanto que fica muito bom, outra observação é na ora de apertar as porcas do tirante ,deixe a porca do fundo sem aprecer a ponta do tirante , e de o aperto final pela porca de cima tomando o cuidado para não apertar demais e rachar os potes , pois o tipo do plástico é quebradiço .

Aqui está instalado ele funcionando desde janeiro e nas medições de cálcio que andei fazendo sempre deu 450 ppm com injeção de gás carbônico na medida de 1 bolha por 5 segundos


Mais uma coisa interessante é a entrada de água do reator , instalei uma torneira na saída da bomba principal , assim sendo temos uma parcela pequena da água que vai para o display alimentando o reator eliminando mais uma bomba de alimentação.
Custo aproximado do sistema sem o sistema de Co2 R$ 300,00
Espero mais uma vez ter colaborado com os colegas do fórum e qualquer duvida podem postarem .