🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Boyu do Victor - TL 550

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#21 Mensagem por Victor Carneiro »

Fala Ricardo!
Já tinha acertado tudo no sábado, aproveitei pra remanejar as rochas e tirar uma das maiores... aquele amontoado de rochas estava me incomodando, além disso o reef ficou com mais espaço pra circulação dos peixes.
Também comprei uma bomba tipo wave maker e um gira gira pra colocar na saída de água do sump, esse segundo deve demorar pq foi baratinho e vem de fora.
Quanto a temperatura, ainda não tive problemas, geralmente baixa até 0,2 durante a noite, mas ainda não percebi nada abaixo dos 26... mas como tem feito um certo friozinho aqui em Vitória, tenho que aquecer a água de TPA, principalmente pq eu costumo fazer a água bem cedo no sábado.
Quando a ventoinha liga, fica no máximo 1 hora pra baixar a temperatura e geralmente só liga 1 vez durante o dia... mas até o final do ano eu vou ter que providenciar um chiller.

Aproveitei pra colar os corais com durepoxi e aqueles que se tornam pragas eu deixei em rochas isoladas, no substrato... assim imagino que consigo fazer um maior controle deles e se quiser fazer uma mudinha coloco uma base do lado até eles passarem, nas fotos a água ainda estava turva.
Talvez não de pra ver, mas eu deixei os leathers umbella e devil's hand nas laterais, o finger que já ta grandinho no centro.
Na parte de cima estão o trumpet e a mudinha de galaxea, a câmera não consegue pegar direito pelo azul dos leds, mas deu um efeito neon bem legal.

aí vão as fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Por enquanto é isso, muito obrigado pela força!
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#22 Mensagem por Rodrigopasqua »

Olá Victor,
Gostei muito do seu projeto, com certeza vou aproveitar muitas coisas no meu!
Falando nisto, me explica umas coisas:
1) qual a razão daquela abraçadeira que voce colocou?
2) o cooler que voce instalou precisou de alguma adaptação para caber no aqua?
3) voce tem o projeto da iluminação LED para adaptarmos neste modelo PL?
4) uma vez colados os corais na rocha com durepoxi não há chance de intoxicação da água? e se quiser remover ou trocar o coral de lugar?
5) além do Red Sea, que outros sais voce já usou e recomenda?
6) voce achou positivo o uso do stability na ciclagem?

Bom, pra começo é isto, grande abraço e obrigado pela atenção!

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#23 Mensagem por Victor Carneiro »

Rodrigopasqua escreveu:Olá Victor,
Gostei muito do seu projeto, com certeza vou aproveitar muitas coisas no meu!
Falando nisto, me explica umas coisas:
1) qual a razão daquela abraçadeira que voce colocou?
2) o cooler que voce instalou precisou de alguma adaptação para caber no aqua?
3) voce tem o projeto da iluminação LED para adaptarmos neste modelo PL?
4) uma vez colados os corais na rocha com durepoxi não há chance de intoxicação da água? e se quiser remover ou trocar o coral de lugar?
5) além do Red Sea, que outros sais voce já usou e recomenda?
6) voce achou positivo o uso do stability na ciclagem?

Bom, pra começo é isto, grande abraço e obrigado pela atenção!


Rodrigo, obrigado pelo elogio, pode perguntar que na medida do possível terei prazer em ajudar, então vamos lá:

1 e 2) A ventoinha que comprei tem um suporte para ser pregado no vidro, apenas na parte debaixo, por conta disso coloquei as abraçadeiras para reforçar o encaixe na parte de cima, a única adaptação para isso foi tirar aquela tampa pequena que serve para alimentar os animais, eu também deixo a tampa do aquário um pouquinho aberta, fiz isso com uma base de borracha.
3) eu comprei as lampadas de um fabricante, a luminária já é projetada especificamente para esse aquário, o que você tem que fazer é remover a iluminação original, junto com reatores e fiação e colocar essa luminária no lugar. O nome do fabricante é CreeLed, só pesquisar no google que vai aparecer.
4) intoxicação não, a maioria dos aquaristas faz base com durepoxi, agora a questão de tirar da rocha é complicado, vai ter que quebrar a base ou um pedacinho da rocha...
5) existem marcas muito boas de sal, mas a única que posso assinar embaixo é Red Sea, pois usei somente 2 marcas e essa é a melhor das que usei. Muita gente usa das mais baratas e também não reclama, ou então usa uma mais baratinha no início e depois troca por uma melhor a medida que vai colocando animais.
6) Quanto ao Stability, o que posso dizer é que meu pra mim deu certo, também usei o Seachem prime, que promete tirar nitrito, nitrato e fosfato. Como já estou usando água DI, isso chega a ser inútil, mas eu já tinha o produto e como meu reef está dando certo assim, eu vou continuar utilizando.
Depois do ciclo inicial das algas vermelhas, elas não apareceram mais, meu aquário está super limpo.

No que precisar é só perguntar! Abraços e boa sorte com o novo aquário!
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
Ricardo Bonino
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 372
Registrado em: 19 Abr 2015, 20:04
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 23 Jul 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes
Contato:

Re: Boyu do Victor - TL 550

#24 Mensagem por Ricardo Bonino »

Rodrigopasqua escreveu:4) uma vez colados os corais na rocha com durepoxi não há chance de intoxicação da água?


Só uma consideração sore o durepox. Use durepox SEM amianto, sob pena de matar o aquário inteiro.

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#25 Mensagem por Victor Carneiro »

Bem lembrado Ricardo!
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#26 Mensagem por Rodrigopasqua »

Valeu a dica do CreeLed... achei muito interessante... só me pareceu um pouco difícil a instalação... procede?
abs

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#27 Mensagem por Victor Carneiro »

Rodrigopasqua escreveu:Valeu a dica do CreeLed... achei muito interessante... só me pareceu um pouco difícil a instalação... procede?
abs


Rodrigo, pelos conselhos do fabricante vc tem que quebrar a cabeça um pouco, mas eu resolvi tirar tudo mesmo do sistema antigo, assim só arrumei um espaço pro reator dos leds, coloquei a tampa de metal e depois a de acrílico.

Uma dica: seu aquário é novo? se sim, utilize a iluminação original por 1 ano ou até quando quiser colocar corais mais exigentes, sabendo que ela esquenta mais que os LEDs. No período inicial, até começar com os corais, vc pode deixar somente 1 lâmpada.
Como a iluminação do meu já estava defasada, eu aproveitei pra trocar logo.
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
Anderson Novak
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 201
Registrado em: 10 Jul 2014, 23:14
Apelido: Novak
Data de Nascimento: 29 Set 1978
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#28 Mensagem por Anderson Novak »

utilize a iluminação original por 1 ano ou até quando quiser colocar corais mais exigentes


A sua dica é boa Victor, mas sabemos que a iluminação original esquentam tanto que nem precisa de aquecedor do inverno e no verão podemos usar o aquário como um caldeirão.

Mesmo estando na garantia, a mesma só cobre defeito de fabricação e não por uso continuo;
eu já trocaria de cara estes "maçaricos" disfarçados de lampadas.

Valeu abraços

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#29 Mensagem por Rodrigopasqua »

Obrigado Victor e Anderson,
Na verdade o meu é novo sim... eu até preferia comprar o de LED, porém a menor diferença que achei pro meu PL foi de 1000 reais, já que peguei um PL por preço bom.... então compensou o PL e se necessário uma luminária LED creeled.
Como meu aqua ficará externo, pretendo fazer testes de temperatura, apesar que não bate sol direto e o sol é o da manhã... aqui temos tardes muito quentes, porém neste período o sol tá ao contrário.... ainda bem!
Se nos testes eu conseguir equalizar a temperatura com controlador e coolers novos, tudo bem, senão vou ter que partir para a luminária...
Abraços

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#30 Mensagem por Victor Carneiro »

Rodrigopasqua escreveu:Obrigado Victor e Anderson,
Na verdade o meu é novo sim... eu até preferia comprar o de LED, porém a menor diferença que achei pro meu PL foi de 1000 reais, já que peguei um PL por preço bom.... então compensou o PL e se necessário uma luminária LED creeled.
Como meu aqua ficará externo, pretendo fazer testes de temperatura, apesar que não bate sol direto e o sol é o da manhã... aqui temos tardes muito quentes, porém neste período o sol tá ao contrário.... ainda bem!
Se nos testes eu conseguir equalizar a temperatura com controlador e coolers novos, tudo bem, senão vou ter que partir para a luminária...
Abraços



Uma boa dica também é tentar "arejar" mais a tampa, eu coloco 2 barrinhas de madeira de forma que ela fica uns 3cm levantada na parte da frente.
Um local bem arejado também é importante, aqui em Vitória é quente, mas sempre tem brisa, então já ajuda um pouco.
Em dias nublados, mesmo com temperatura próxima dos 30°C, a minha ventoinha só liga 1 vez e fica cerca de 1 hora pra baixar até os 26,5°C.
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#31 Mensagem por Rodrigopasqua »

Victor, onde comprou seu skimmer? achei poucos lugares q vendem, e bem caro... rs
grato

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#32 Mensagem por Victor Carneiro »

Rodrigo, comprei numa loja chamada "Flora e Fish", se não me engano pertence a um dos moderadores deste fórum, mas não posso confirmar se eles ainda tem em estoque.
Eu paguei na época R$342,00 + frete.
Pesquisa sobre o skimmer New Oceans NQ 60, acredito que seja o mesmo projeto desse bubble magus.
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#33 Mensagem por Rodrigopasqua »

obrigado Victor!

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#34 Mensagem por Victor Carneiro »

Finalmente um update interessante galera.
Fui bem seletivo na escolha dos peixes, o que causou uma demora para consegui-los. Aqui em Vitória são poucos lojistas que conseguem peixes marinhos importados.
Estou seguindo a rotina como programado, TPA quinzenal de 10 litros com sal red sea e água DI, nesse momento tb aproveito para limpar o sump, limpo skimmer, tiro siporax e saquinho de nylon com carvão ativado e os lavo na água da TPA.
1x por semana faço limpeza dos vidros e encho o recipiente com água de reposição, de vez em quando também coloco um pouco de zooplancton liquido nos corais, é interessante vê-los se alimentando e depois é notável a diferença, a xênia por exemplo fica pulsando bem mais.
Outro dia um dos bailarinos soltou sua ninhada, claro que é muito difícil mantê-los mas vi meus peixes fazendo a festa e espero que alguns dos corais tenha conseguido pegar alguns dos filhotes de bailarino.
Está tudo indo bem, todos os corais tiveram notável evolução, com excessão do trumpet que morreu uma boca, os outros estão se espalhando bem!
Vamos as novas fotos:

Imagem
Fire fish reinando, é o mais exibido do Reef.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Eles acharam uma toca bem legal, bem na frente. Chegaram na manhã do dia da foto, não estão no tamanho de adultos e só saem pra comer.

Imagem
a Ricórdea, um dos primeiros corais que coloquei.

Imagem
a galaxea está se espalhando bem, quando chegou devia ter +- 1cm, agora já esta com 4~5cm.

Imagem
Green Star polyps e yellow polyps, se desenvolvendo bem também, nasceram alguns pólipos.

Imagem
Uma visão lateral, comprei um centropigue nacional que vive no meio das rochas, belisca tudo. também preferi pegar um animal pequeno.

Imagem
Pavona Cactus, também se desenvolvendo, cresceu um pouco desde quando chegou.

Imagem
Mais uma do casal, eles ficam numa rocha muito próxima ao vidro, não consigo limpar essa parte

Quanto aos animais, eu ainda pretendo ter uma donzela Kupang e um Coral Goby, os corais eu ainda pretendo manter a grande maioria mole e vou trocando/adquirindo por espécies mais coloridas ao passar do tempo.
Ahh, quero uma anêmona bubble tip pros palhaços hehe

É isso pessoal, obrigado pelo apoio. Não pretendo mais fazer grandes mudanças no aquário, agora é só manter.
Abraços
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#35 Mensagem por Rodrigopasqua »

icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#36 Mensagem por Rodrigopasqua »

Olá Victor, vi em outro tópico voce comentando que colocou um cooler ISTA... queria saber o modelo e o que está achando...
Abraços!

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#37 Mensagem por Victor Carneiro »

Rodrigopasqua escreveu:Olá Victor, vi em outro tópico voce comentando que colocou um cooler ISTA... queria saber o modelo e o que está achando...
Abraços!


Rodrigo, não sei exatamente o modelo, o que posso dizer é que o cooler é de 110V, vem com um suporte para ser acoplado no vidro e que custa em torno de R$90 no mercado livre, basta procurar por cooler ista ou ventoinha que você acha.

Eu estou achando muito bom, nos dias mais quentes ele liga várias vezes, acionado pelo controlador de temperatura, entre 30 a 60 minutos ele já baixa a temperatura em 0,5°C, mantendo em 26,5ºC como eu programei o controlador. Óbvio que quanto mais a ventoinha for acionada, mais água evapora.
Para acoplar, veja bem nas fotos, em um lado usei o próprio suporte da ventoinha e no outro abraçadeiras de nylon. Detalhe que pra acoplar eu tive que remover a tampa de alimentação.
Qualquer dúvida é só falar. abçs
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
Leo Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 25 Dez 2014, 20:09
Apelido: Leonardo
Data de Nascimento: 24 Nov 1977
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#38 Mensagem por Leo Silva »

Boa noite Victor.
Em primeiro lugar, parabéns pelo seu aquário.
Esse ventilador ISTA vc instalou em um Boyu TL-550? Seria possível tirar uma foto do ventilador instalado para ter uma idéia de como fica?
Tive um problema com a tampa do meu Boyu que acabou caindo e quebrando o cooler que estava usando pra baixar a temperatura do meu aqua.
Valeu.

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#39 Mensagem por Victor Carneiro »

Bom dia Leo,
tiro sim, hoje chego em casa tarde, mas tiro as fotos e posto amanha.
abç
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
Leo Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 25 Dez 2014, 20:09
Apelido: Leonardo
Data de Nascimento: 24 Nov 1977
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Boyu do Victor - TL 550

#40 Mensagem por Leo Silva »

Obrigado Victor.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Responder

Voltar para “Clube Boyu”