🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Led cree xpe xte xpg2 etc.

Fórum destinado para testes de equipamentos e produtos relacionados a aquariofilia, os testes vão ser feitos pela equipe de administração do fórum.
Responder
Mensagem
Autor
Renata mendes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 06 Fev 2022, 23:25
Apelido: Renata
Data de Nascimento: 25 Dez 1989
Cidade: Salto sp
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Led cree xpe xte xpg2 etc.

#1 Mensagem por Renata mendes »

Qual melhor chip led (e marca) para uma luminaria de marinho de corais?
Sei que muitos vao dizer que sao os leds cree, porem o valor é muito superior aos outros, e tb vejo muitas inconformidades, levando_ me a suspeitar q sao falsos.
Aproveitanto o tópico, qual é o melhor dos leds cree e suas diferenças ( pergunto sobre os xpe, xte, xpg 2 etc)

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 488
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Led cree xpe xte xpg2 etc.

#2 Mensagem por Ivan Rose »

Renata mendes escreveu:Qual melhor chip led (e marca) para uma luminaria de marinho de corais?
Sei que muitos vao dizer que sao os leds cree, porem o valor é muito superior aos outros, e tb vejo muitas inconformidades, levando_ me a suspeitar q sao falsos.
Aproveitanto o tópico, qual é o melhor dos leds cree e suas diferenças ( pergunto sobre os xpe, xte, xpg 2 etc)


Olá Renata mendes ...
Existem outros fabricantes além da CREE que possuem ótima qualidade na fabricação dos leds tipo SMD3535 ou SMD5050, exemplo: Philips, Epileds, Osram, Samsung, etc... Até mesmo dentre estes fabricantes há quem tenha tecnologia mais apropriada para um espectro específico, ou seja, dependendo da "cor/espectro" existe um fabricante com tecnologia mais apropriada...
Você encontrará no mercado outros fabricantes que se utilizam dos chips semicondutores (parte interna dos leds) destas empresas citadas acima, onde a montagem do chip no corpo do led é que vai diferenciar o quanto ele será fiel na emissão dos espectros e durabilidade especificados.
É quase impossível saber se o led é original destes fabricantes, a não ser que compre de um fornecedor credenciado com laudo de origem($$$$$), caso contrário, a olho nu, o led terá exatamente a mesma conformação. Atualmente faço revenda de leds da HG (indústria chinesa), os quais se encaixam neste padrão... os leds possuem ótima qualidade com um valor mais acessível, e dependendo do espectro, eles usam chip interno destes fabricantes citados acima...
A diferença entre XP-e, XT-e, XPG2, todos fabricados pela CREE, é a potência e tamanho padrão do led, ou seja:
XP-e é um led tipo SMD3535(3,5mm x 3,5mm) com máximo 3 Watts de potência;
XT-e é um led tipo SMD3535(3,5mm x 3,5mm) com máximo 5 Watts de potência;
XPG2 é um led tipo SMD5050(5,0mm x 5,0mm) com máximo 10 Watts de potência.
A utilização de um ou outro modelo irá depender do projeto de iluminação que pretende montar... se o aquário é pequeno ou possui coluna d'água baixa, leds de 3W são mais indicados, até mesmo leds de 1W..., no entanto se o aquário possui grandes dimensões com coluna d'água alta, a utilização de leds de 5W e 10W é mais indicado... lembrando que deve-se levar em consideração o uso de lentes convergentes adequadas para cada tipo de led e utilização.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Renata mendes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 06 Fev 2022, 23:25
Apelido: Renata
Data de Nascimento: 25 Dez 1989
Cidade: Salto sp
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Led cree xpe xte xpg2 etc.

#3 Mensagem por Renata mendes »

DcsnLed muito obrigado pela resposta, foi muito util..... so me ajude mais um pouco..... bem, eu ja visitei seu site, e confesso q fiquei confusa, a final nao tenho muita base para formar uma ideia do projeto..... bem, como faria uma luminaria para um aqua de 170x60x50(altura) com lps e softs.... tem como vc mandar o link da pagina do led q vc vende ::inocent

Renata mendes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 06 Fev 2022, 23:25
Apelido: Renata
Data de Nascimento: 25 Dez 1989
Cidade: Salto sp
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Led cree xpe xte xpg2 etc.

#4 Mensagem por Renata mendes »

Mais uma... dentre estas marcas q vc mencionou, qual tem maior emissão de luz, ou isso é parecido entre as marcas, ou msm esta em segundo plano, e q importa mais é o espectro?

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 488
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Led cree xpe xte xpg2 etc.

#5 Mensagem por Ivan Rose »

Renata mendes... para um aquário com estas dimensões você teria que ter aproximadamente 250W em leds...
Recomendo 02 módulos de 132W, ou 03 módulos de módulos de 84W... com essa iluminação conseguirá manter quaisquer animais no seu aquário.
Referente a emissão de luz, não há muita diferença entre as marcas, até mesmo nas marcas paralelas..., não que seja um item sem importância, mas o que chama a atenção para os leds originais, é o compromisso das fabricantes na entrega de espectros perfeitos e emissão de PAR (Photosynthetically active radiation) em quantidades interessantes para iluminação dos nossos animais.
O que tenho percebido ao longo dos últimos 12 anos montando luminárias é que até os leds comuns chineses produzem luz/PAR/espectro aceitável, desde que inclua na sua montagem os principais espectros de forma balanceada.
Segue link para os leds da GH que comentei contigo: https://dcsonled.lojaintegrada.com.br
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Renata mendes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 06 Fev 2022, 23:25
Apelido: Renata
Data de Nascimento: 25 Dez 1989
Cidade: Salto sp
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Led cree xpe xte xpg2 etc.

#6 Mensagem por Renata mendes »

Por vavor, se eu estiver sendo inconveniente me avise....
Bem, este "kit limitador de corrente pre montado" lm317t, é colocado na saida da fonte ou na entrada de cada série de led?, tipo, vou usar fontes chaveada 12v 5a (ela tem regulagem para uns 10v á 13v já as tenho, mais posso comprar outra caso seja vantajoso)

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 488
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Led cree xpe xte xpg2 etc.

#7 Mensagem por Ivan Rose »

Renata mendes escreveu:Por vavor, se eu estiver sendo inconveniente me avise....
Bem, este "kit limitador de corrente pre montado" lm317t, é colocado na saida da fonte ou na entrada de cada série de led?, tipo, vou usar fontes chaveada 12v 5a (ela tem regulagem para uns 10v á 13v já as tenho, mais posso comprar outra caso seja vantajoso)


Olá Renata mendes ... de maneira alguma... não há inconveniência aqui... foruns foram feitos para discutir ideias e aprender/ensinar...
Os limitadores de corrente devem ser instalados nas entradas positivas de cada uma das séries(ligação em série com os leds). Ele irá proteger seus leds contra picos de correntes indesejadas, que normalmente ocorrem quando os leds são ligados/desligados... mas eles só devem ser usados quando a energia for originada de fontes de tensão (fontes chaveadas), se for utilizar fontes de corrente fixa ou drivers, o uso não se faz necessário. Muitos indicam o uso de resistores, porém estes não são eficientes para leds de alta potência.
Com a instalação dos limitadores você poderá usar uma fonte com tensão de até 36V que os leds estarão protegidos, pois a corrente máxima que circulará por eles estará sempre dentro do ideal... claro que seria um desperdício de energia ligar uma série de 3 leds com uma fonte de 36V, pois o remanescente de tensão não usado seria transformado em calor pelo LM317T, que aqueceria demasiadamente...
Com essas fontes de 12V indico usar 03 leds para cada série, cada uma com um limitador de corrente...
Se a fonte for de boa qualidade, você conseguirá ligar até 6 séries... lembrando que se fizer uso de controladores tipo TC420/421 ou mesmo os controladores RGBW, é necessário ajustar a fonte para um pouco mais de tensão, pois tais controladores absorvem uma pequena parte da tensão para seu funcionamento.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Renata mendes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 06 Fev 2022, 23:25
Apelido: Renata
Data de Nascimento: 25 Dez 1989
Cidade: Salto sp
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Led cree xpe xte xpg2 etc.

#8 Mensagem por Renata mendes »

Mais uma vez, um muito obrigado, vou começar a trabalhar no projeto.... agora ja tenho uma base melhor de onde começar.

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 488
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Led cree xpe xte xpg2 etc.

#9 Mensagem por Ivan Rose »

Renata mendes escreveu:Mais uma vez, um muito obrigado, vou começar a trabalhar no projeto.... agora ja tenho uma base melhor de onde começar.


Precisando de informações ou materiais para seu projeto é só chamar...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Responder

Voltar para “Forum de Testes”