🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Teste Sal Sintetico

Fórum destinado para testes de equipamentos e produtos relacionados a aquariofilia, os testes vão ser feitos pela equipe de administração do fórum.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Teste Sal Sintetico

#1 Mensagem por Celso Suguimoto »

O que devemos considerar na escolha de um bom sal sintetico ?

Na minha opiniao na falta de testes laboratoriais, levar em consideracao a reputacao do fabricante, solubilidade do sal, preço e equivalencia de sua composicao proximo aos "niveis naturais", embora existam alguns sais aditivados com Calcio, Magnesio e Reserva alcalina mais elevados.

Mas não basta ter um bom sal se a água utilizada para rehidrata-lo seje de qualidade duvidosa, hoje em dia existem otimos filtros de DI ou RO ou mesmo uma combinacao de ambos para obter uma água de qualidade laboratorial ideal para o uso que pretendemos.

Imagem

Outro item importante é a afericao da salinidade alcançada. Um hidrometro é um aparelho normalmente em plástico com uma agulha flutante com uma determinada escala, via de regra sao muito imprecisos e sensiveis a encrustracoes de sujeitas.

Imagem

Hidrometros de vidro sao um pouco mais dificeis de encontrar e mais onerosos, mas mais precisos. O ideal na minha opiniao sao refratometros, devidamente calibrados.

Existe outro cuidado também na preparacao da mistura.... sempre adicionar primeiro a água e depois o sal, sempre nessa ordem, pois senao pode haver precipitacao de alguns elementos.

O armazenamento do sal não utilizado deve ser feito em local seco para não ocorrer empedramento. Quando o sal empedra, ocorre precipitaçao de carbonato de calcio CaCO3

http://archive.reefcentral.com/forums/s ... itate+salt

Solid Residues Remaining After Preparing Artificial Seawater

Most salt mixes leave behind a solid residue when dissolved, although the extent to which this occurs varies from brand to brand. I use Instant Ocean and rarely clean out the 44-gallon trashcan that I mix it in, so a significant residue builds up over time (Figure 1). In preparation for this article I removed some of this solid material, and found that it could be almost completely dissolved in hydrochloric acid with lots of bubbling. This demonstrates that these solids were probably calcium carbonate (CaCO3), perhaps also containing magnesium. Pure magnesium carbonate is undersaturated in seawater (which is detailed in later sections of this article) 1 and should dissolve in marine systems, so it isn't likely to be the precipitated material, although there may be significant magnesium in the calcium carbonate.

Based on the fact that the material exists as sheets that clearly did not arrive in the mix (as opposed to a fine powder which might have), I conclude that at least a significant fraction of this residue formed in the barrel. I cannot, however, rule out the possibility that some solid calcium or magnesium carbonate may have existed in the salt mix and was cemented together by additional precipitation of calcium carbonate during dissolution or storage.

When salt mixes are dissolved, there exist local regions where the salt concentration is very high. In those local regions, the calcium and alkalinity must also be very high. In fact, as seawater is concentrated by evaporation, there is a well-established series of minerals that precipitate as the salinity increases. In this series, calcium and magnesium carbonate are the first to precipitate, appearing at a specific gravity of about 1.140, which is about a 50% solution of salt in water.1 Such conditions may well exist on the bottom of a saltwater reservoir as the salt is dissolving.

With some mixes (but not the Instant Ocean that I use), the initial pH on dissolution may be very high (pH 8.5-9 +). As shown in detail later in this article, pH can play a dominant role in determining the rate of calcium carbonate precipitation, and such a high pH would make it more likely to precipitate.

t has been suggested by some aquarists that some salt mixes may contain anti-caking agents, such as clays. I do not know if this is true, but if it is, they may form part of the residue that is left behind after dissolution.

In order to minimize the formation of insoluble carbonate salts when mixing, the following suggestions may be helpful:

1. Add the salt to a full batch of water, rather than adding water slowly to a large batch of salt. The latter allows a greater time at much higher than natural seawater salinity, which may tend to precipitate calcium and magnesium salts.

2. Stir the mixture vigorously as it is being dissolved.

3. If using a mix with a high initial pH, aerate the mixture as well as stirring it. The aeration will reduce the pH.


http://www.reefkeeping.com/issues/2005-07/rhf/index.php
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Emerson Bisco
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 24 Nov 2009, 12:07
Apelido: PI
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#2 Mensagem por Emerson Bisco »

Estava usando o Prodac (por causa do preço) e não gostei. Ele é muito fino e empedra fácil...alías, a embalagem dele é ruim. O saco que embala o sal não veda bem da humidade e ele já chega empedrando. Demorava muito pra dissolver e a água sempre ficava branca (sinais de preciptação em decorrência do empedramento).

Comprei o tropic agora e disparado é bem melhor...água cristalina em meia hora de batida com água...o aquário melhorou muito (obiviamente por outros fatores também), mas quando eu efetuava troca com o Prodac o aqua ficava branco uns 2 -3 dias por causa dos preciptados. Hoje a troca nem é percebida.

Ambos os sais eu tiro da embalagem e guardo em um balde da Instant Ocean que tenho faz um tempo que tem uma vedação de borracha na tampa, impedindo a entrada de humidade. O sal da Tropic está lá e toda vez que vou usá-lo parece que abri o pacote naquele momento...todo soltinho (parece propaganda de macarrão.... icon_rotfl2 icon_rotfl2 ).

Outro sal que sempre usei e sempre gostei é o Red Sea...mesmo esquema do Tropic...apesar que acho o Tropic superior, pois no dia seguinte da troca o aquário para que acabou de ser enchido...água cristalina, cristalina...sem contar que sua dissolução é a mais rápida de todos os sais que usei...sem bem que usei apenas estas 3 marcas e mais algumas que nem vale a pena citar aqui...

Marcos Tavares
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 287
Registrado em: 02 Jun 2011, 17:00
Apelido: ................
Data de Nascimento: 26 Out 1967
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Teste Sal Sintetico

#3 Mensagem por Marcos Tavares »

Eu sempre usei da Red see mas na minha opinião nada melhor que a água salgada retirada direto do mar. Quem pode é a melhor coisa...até a hora que o IBAMA proibir...mas o sal da red see eu acho ótimo.

Emerson Bisco
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 24 Nov 2009, 12:07
Apelido: PI
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#4 Mensagem por Emerson Bisco »

Agora venho usando o HW...adorei este sal...mesmo esquema (ou até melhor) que o tropic!

Recomendo! Só vamos ver até quando vem importação dele!!!

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#5 Mensagem por Elder Luis »

eu só uso HW, aposentei os outros
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#6 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Eu faço rodízio entre hw e Brightwell. Para mim sao os melhores...

William Monteiro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 367
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:52
Apelido: William M
Localização: São Paulo
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#7 Mensagem por William Monteiro »

Tenho 5 reefs , uso Tropic Marin Bio Actif no meu principal , HW , Instant Ocean e Brigthwel nos outros ! Todos são excelentes , mas o Tropic Marin é superior .
Não uso Red Sea Coral Pro , tentei nos cinco e os resultados ficam abaixo dos citados !

Avatar do usuário
Fabio Alves
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 921
Registrado em: 16 Jul 2009, 23:32
Apelido: Magrelllo
Localização: SP
Curtiu: 57 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#8 Mensagem por Fabio Alves »

Tropic plus_icon

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Teste Sal Sintetico

#9 Mensagem por Ramon Brescovici »

embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Achei um tutorial na internet, mas vou aproveitar apenas as imagens


Primeiro vc precisa de um recipiente ou mais que comportem a quantidade de água a ser trocada, normalmente entre 5 a 10% do volume do aquario

Imagem

Vc vai precisar de um deionizador ou reverse osmose, NUNCA use prime ou aquasafe para remover o cloro, em marinho sao totalmente desnecessarios, pois alem de apenas quelarem os metais pesados (nao exportam apenas mascaram) desregulam completamente o skimmer que passa a trabalhar de forma erratica

Imagem

Chega a hora de misturar o sal, NUNCA coloque o sal primeiro e sim a agua e depois o sal, para nao haver precipitacao.

Imagem

Adicione o sal sintético, tendo o cuidado de seguir as instruções do fabricante para que possa corresponder a salinidade da água do seu tanque de mistura à água do aquário.

Vc vai precisar de uma bomba para fazer a mistura, va adicionando sal aos poucos e medindo em intervalos de 10 minutos até vc se conseguir ajustar uma medida de sal adequada para o seu recipiente. No meu caso eu uso 8 medidas de um copinho que tenho, entao ja uso como referencia, na primeira vez é preciso ir com mais calma até saber qto sal adicionar.

Imagem

O ideal seria usar um refratometro, mas na falta um densimetro para medir a salinidade, embora nao confie muito nele sao muito imprecisos. Ajuste a salinidade para 1024-1025

Imagem

Deixe a mistura batendo por 24 horas, embora exista uma recomendacao recente no caso do sal da RedSea de faze-lo em 3 horas. NUNCA adicione logo em seguida o sal, embora possa parecer dissolvido existem alguns elementos que demoram mais pra ficar homogeneos

Quanto a periodicidade, alguns preferem pequenas trocas semanais ou mensais, outros preferem em maior volume mensais. A maior diferença entre isso é q grandes trocas sao mais eficientes em termos de exportacao e reequilibrio dos parametros, mas sao mais traumaticas justamente pelo maior stress na alteração dos mesmos, pequenas trocas mais frequentes sao mais suaves as mudanças, mas menos eficazes proporcionalmente.

Outra coisa q faço para reduzir o stress dos animais é q faço as tpas a noite com as luzes desligadas. Normalmente preparo a mistura quando chego do trabalho a noite e uso no dia seguinte qdo a noite.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#11 Mensagem por Elder Luis »

Celso Suguimoto escreveu:Achei um tutorial na internet, mas vou aproveitar apenas as imagens


Primeiro vc precisa de um recipiente ou mais que comportem a quantidade de água a ser trocada, normalmente entre 5 a 10% do volume do aquario

Imagem

Vc vai precisar de um deionizador ou reverse osmose, NUNCA use prime ou aquasafe para remover o cloro, em marinho sao totalmente desnecessarios, pois alem de apenas quelarem os metais pesados (nao exportam apenas mascaram) desregulam completamente o skimmer que passa a trabalhar de forma erratica

Imagem

Chega a hora de misturar o sal, NUNCA coloque o sal primeiro e sim a agua e depois o sal, para nao haver precipitacao.

Imagem

Adicione o sal sintético, tendo o cuidado de seguir as instruções do fabricante para que possa corresponder a salinidade da água do seu tanque de mistura à água do aquário.

Vc vai precisar de uma bomba para fazer a mistura, va adicionando sal aos poucos e medindo em intervalos de 10 minutos até vc se conseguir ajustar uma medida de sal adequada para o seu recipiente. No meu caso eu uso 8 medidas de um copinho que tenho, entao ja uso como referencia, na primeira vez é preciso ir com mais calma até saber qto sal adicionar.

Imagem

O ideal seria usar um refratometro, mas na falta um densimetro para medir a salinidade, embora nao confie muito nele sao muito imprecisos. Ajuste a salinidade para 1024-1025

Imagem

Deixe a mistura batendo por 24 horas, embora exista uma recomendacao recente no caso do sal da RedSea de faze-lo em 3 horas. NUNCA adicione logo em seguida o sal, embora possa parecer dissolvido existem alguns elementos que demoram mais pra ficar homogeneos

Quanto a periodicidade, alguns preferem pequenas trocas semanais ou mensais, outros preferem em maior volume mensais. A maior diferença entre isso é q grandes trocas sao mais eficientes em termos de exportacao e reequilibrio dos parametros, mas sao mais traumaticas justamente pelo maior stress na alteração dos mesmos, pequenas trocas mais frequentes sao mais suaves as mudanças, mas menos eficazes proporcionalmente.

Outra coisa q faço para reduzir o stress dos animais é q faço as tpas a noite com as luzes desligadas. Normalmente preparo a mistura quando chego do trabalho a noite e uso no dia seguinte qdo a noite.


icon_iCo01 icon-aplauder
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 772
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:12
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Veranopolis
País: Brasil
Localização: Serra Gaucha
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#12 Mensagem por Marcio Vargas »

Bueno, domingo começo a ciclar meu aquário.

Estava procurando uma explicação sobre como preparar o sal, e esse tópico foi bem didático. Obrigado.

Apenas duas duvidas:

1 - É só largar a bomba dentro do balde e pronto? Isso é o "bater" que tenho lido?
2 - Vou ter umas 8 bombonas com água DI para encher o aquário, porem apenas um balde de 20 litros para bater. Posso bater uma mistura mais "concentrada" e depois ir colocando no aquário de forma diluída com o restante da agua DI?

Abs
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
- Reef MRV 03

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

1) sim
2) nao, vai precipitar
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#14 Mensagem por Renato Vidal »

Marcio Vargas escreveu:Bueno, domingo começo a ciclar meu aquário.

Estava procurando uma explicação sobre como preparar o sal, e esse tópico foi bem didático. Obrigado.

Apenas duas duvidas:

1 - É só largar a bomba dentro do balde e pronto? Isso é o "bater" que tenho lido?
2 - Vou ter umas 8 bombonas com água DI para encher o aquário, porem apenas um balde de 20 litros para bater. Posso bater uma mistura mais "concentrada" e depois ir colocando no aquário de forma diluída com o restante da agua DI?

Abs



Ta quase pronto rsss

1, sim, bater é só largar a bomba dentro do balde, bate até dissolver (uma hora e meia normalmente) e deixe a mangueira de ar da bomba para oxigenar a água, isso ajuda a ir subindo o pH.

2, não, ao fazer a dissolução "mais densa" voce corre o risco de precipitar algum elemento por saturação na solução, até 1030 acho que seja o máximo.

Avatar do usuário
Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 772
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:12
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Veranopolis
País: Brasil
Localização: Serra Gaucha
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#15 Mensagem por Marcio Vargas »

Opa,

Obrigado pela pronta resposta pessoal.

Então Renato, depois de alguns longos meses de preparação, e principalmente, leitura. Agora vai. Domingo começa a ciclar.

Já estou fazendo a DI, uma bombona de dia e uma de noite...

Abs
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
- Reef MRV 03

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#16 Mensagem por Renato Vidal »

Show, agora é segurar a ansiedade rsss

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Teste Sal Sintetico

#17 Mensagem por Celso Suguimoto »

Um artigo legal sobre a eficiencia da TPA na reposicao de elementos ou exportacao de nutrientes

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

http://www.reefs.org/library/article/t_ ... cdata.html
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Forum de Testes”