Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Bomba Dosadora
-
- Moderador Global
- Apelido: Becker
- Data de Nascimento: 11 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 129 vezes
- Recebeu Curtir: 237 vezes
- Contato:
Re: Bomba Dosadora
Hey
DIvulga o endereço, eu tenho ido até a Saúde para recarregar (dez minutos também).
DIvulga o endereço, eu tenho ido até a Saúde para recarregar (dez minutos também).
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
- gabriel_noro
- Acanthurus achilles
- Apelido: noro
- Data de Nascimento: 21 Dez 1997
- Curtiu: 1 vez
tem umas n o ebay mais baradas mas sao de marcas piores mesmo assim acho que funciona
http://www.ebay.com/itm/MC-03-S-Dosing- ... 407wt_1004
tem umas mais sofisticadas tambem
http://www.ebay.com/itm/Marine-Magic-aq ... 1768wt_932
http://www.ebay.com/itm/MC-03-S-Dosing- ... 407wt_1004
tem umas mais sofisticadas tambem
http://www.ebay.com/itm/Marine-Magic-aq ... 1768wt_932
- Elder Luis
- Parioglossus
- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus
- Apelido: Marcio
- Data de Nascimento: 07 Dez 1972
- Curtiu: 18 vezes
- Recebeu Curtir: 59 vezes
- Contato:
Elder Luis escreveu:Estou com problemas com a minha RA, não tem o que faça sair de 5, vou reimplantar novamente o reator de cálcio que estava desativado. Aliás, acabei de chegar da rua com o cilindro de 2kg cheio de CO², se resolver meu problema, eu sossego no meu canto, senão vou ter que parcelar uma dosadora da BM em suaves 24120340129460217469218374628097469128346928346982173469821364892734698237469823746 prestações! hehehe
Elder, antes de eu instalar o reator de calcio, eu tinha que ficar dosando sempre bicarbonato pra manter a ra, depois dele, minha ra cravou em 9 e não muda mais de jeito nenhum e não doso mais nada para corrigir.
- Elder Luis
- Parioglossus
pois é, já estou com ele limpo, montado e cilindro cheio! só vou terminar alguns testes com o buffer e já coloco para operar novamente.
- Elder Luis
- Parioglossus
Antes de colocar o reator em funcionamento, eu dosei Marine Buffer da Seachem de acordo com a recomendação da embalagem, vejam os resultados até o momento:
Dia -> RA
28/09 -> 05 antes da aplicação, horas depois foi para 07
29/09 -> 07
30/09 -> 08
Após 3 dias a RA está subindo, o que eu pra mim é um pouco estranho, a tendência normal seria voltar í estaca inicial. Lembrando que dosei uma única vez de acordo com a recomendação do fabricante. O pH está cravado em 8,3 com as HQI acesas e de manhã, depois da noite toda no escuro, fica em 8,0.
A RA da água de reposição é 02 e pH 9,5
Dia -> RA
28/09 -> 05 antes da aplicação, horas depois foi para 07
29/09 -> 07
30/09 -> 08
Após 3 dias a RA está subindo, o que eu pra mim é um pouco estranho, a tendência normal seria voltar í estaca inicial. Lembrando que dosei uma única vez de acordo com a recomendação do fabricante. O pH está cravado em 8,3 com as HQI acesas e de manhã, depois da noite toda no escuro, fica em 8,0.
A RA da água de reposição é 02 e pH 9,5
-
- Cirrhilabrus filamentosus
- Apelido: PI
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Elder, é melhor ajustar a água de reposição.
Como você mesmo disse, se o consumo de água doce do seu reef á alta, imagine todo dia entrando água com a RA a 2 no seu reef o que acontece!!!
Como você mesmo disse, se o consumo de água doce do seu reef á alta, imagine todo dia entrando água com a RA a 2 no seu reef o que acontece!!!
- Floriano Filho
- Apelido: Floriano Filho
- Data de Nascimento: 29 Jun 1966
- Recebeu Curtir: 1 vez
Bem gente eu acabei não aguentando, de cansaço de brigar com a RA, e resolvi compra uma Bobble Magus em suaves prestações (que minha mulher não me ouça). E agora? Como faço para usar isso? Quais as doses que devo aplicar?
Meu Aqua é um RSM250...

Meu Aqua é um RSM250...

Editado pela última vez por Floriano Filho em 08 Out 2011, 19:21, em um total de 1 vez.
- Floriano Filho
Ah.. sim! Estou também com "os sais" aqui na mão também, já com a receita das diluições...
Então a pergunta é: Como faço para começar o métido Balling no meu aqua?
Então a pergunta é: Como faço para começar o métido Balling no meu aqua?
- Elder Luis
- Parioglossus
manda uma MP para o Denilson Braatz, passa a litragem do aqua, tipo de corais e essa foto, ele vai te passar as dosagens certas de cada liquido, ele tb vende a solução pronta
- gabriel_noro
- Acanthurus achilles
- Apelido: noro
- Data de Nascimento: 21 Dez 1997
- Floriano Filho
OK Pessoal... Vou ver com o Denilson.
Mas vejo aqui ao que me parece, que o problema principal de quem tem RA baixa seria o Cálcio baixo?
Ocorre que no meu aqua, masmo sem usar nenhum suplemento de Cálcio, assim espontâneamente, eu estou com o Cálcio e o Magnésio muito altos... Oque será que devo fazer então?
Mas vejo aqui ao que me parece, que o problema principal de quem tem RA baixa seria o Cálcio baixo?
Ocorre que no meu aqua, masmo sem usar nenhum suplemento de Cálcio, assim espontâneamente, eu estou com o Cálcio e o Magnésio muito altos... Oque será que devo fazer então?
- Elder Luis
- Parioglossus
Floriano
essa questão de RA baixa não está necessariamente ligada ao cálcio, tem uma infinidade de variáveis que podem interferir nisso. O seu caso é exatamente igual ao meu, calcio 450 e RA baixa, no meu caso em 5. Isso se deve a reações químicas em função da carga orgânica em constante produção e seus respectivos ácidos (não entendo muito de química, aliás, isso sempre foi meu demônio qdo eu estudava!
), é normal e previsível, não há nada de errado.
Provavelmente sua dosagem para RA vai ser alta em relação ao magnésio e ao cálcio, se é que vc vai precisar dosar esses dois ultimos. Dependendo do sal que vc usar que já vier com uma boa carga de Mg e Ca, vc não vai ter muita dor de cabeça com eles.
Como eu já tinha reator de cálcio, cilindro de CO², etc eu estou reativando o reator para manter minha RA em 9 ou 10, mas se não tivesse o reator, ia ter que partir para o balling tb. A grana que eu ia gastar na dosadora, acho que vou comprar outro skimmer melhor.
essa questão de RA baixa não está necessariamente ligada ao cálcio, tem uma infinidade de variáveis que podem interferir nisso. O seu caso é exatamente igual ao meu, calcio 450 e RA baixa, no meu caso em 5. Isso se deve a reações químicas em função da carga orgânica em constante produção e seus respectivos ácidos (não entendo muito de química, aliás, isso sempre foi meu demônio qdo eu estudava!

Provavelmente sua dosagem para RA vai ser alta em relação ao magnésio e ao cálcio, se é que vc vai precisar dosar esses dois ultimos. Dependendo do sal que vc usar que já vier com uma boa carga de Mg e Ca, vc não vai ter muita dor de cabeça com eles.
Como eu já tinha reator de cálcio, cilindro de CO², etc eu estou reativando o reator para manter minha RA em 9 ou 10, mas se não tivesse o reator, ia ter que partir para o balling tb. A grana que eu ia gastar na dosadora, acho que vou comprar outro skimmer melhor.
- Floriano Filho
Ok Elder. Entendi. Pelo que você pode ver no meu aqua, tem muitos seres lá. Então mátería orgênica para acidificar o meio não faltariam, apesar de meu Ph estar sempre em 8,3 a 8,5.
Será que se eu mudar para um skimmer maior essa RA melhora?
Será que se eu mudar para um skimmer maior essa RA melhora?
- Elder Luis
- Parioglossus
Acredito que não vai mudar muita coisa, pode até melhorar um pouco, mas a rotatividade de carga orgânica e as bactérias trabalhando pesado ainda será alta, vc fez a melhor escolha: correção sob medida e automática.
É claro que um skimmer maior/melhor trará uma série de benefícios ao sistema como um todo, isso é indiscutível, mas para o caso da RA, o negócio e ir direto na veia: reposição direta do que falta e um abraço.
Se amanhã ou depois vc repaginar seu reef, pode ser que vc tenha uma nova demanda de RA, com a dosadora vc corrige isso com o pé nas costas, se mudar o skimmer agora, vc eventualmente não vai suprir a demanda futura, a não ser que vc chute o balde e coloque um skimmer "ogrescamente" maior que seu sistema, mas a dosadora é uma solução eficaz e definitiva
É claro que um skimmer maior/melhor trará uma série de benefícios ao sistema como um todo, isso é indiscutível, mas para o caso da RA, o negócio e ir direto na veia: reposição direta do que falta e um abraço.
Se amanhã ou depois vc repaginar seu reef, pode ser que vc tenha uma nova demanda de RA, com a dosadora vc corrige isso com o pé nas costas, se mudar o skimmer agora, vc eventualmente não vai suprir a demanda futura, a não ser que vc chute o balde e coloque um skimmer "ogrescamente" maior que seu sistema, mas a dosadora é uma solução eficaz e definitiva

- Floriano Filho
Muito bem explicado!
Tô satisfeito e entendido!
Assim que meu Balling estiver funcionando passo os resultados para vcs.
Abraços
Brigadão Elder!

Abraços
Brigadão Elder!

- Floriano Filho
Muito bem explicado!
Abraços
Brigadão Elder!

Abraços
Brigadão Elder!

- Alexandre George
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Alexandre
- Recebeu Curtir: 6 vezes
Elder Luis escreveu:Mauro Becker escreveu:Elder Luis escreveu:Estou com problemas com a minha RA, não tem o que faça sair de 5, vou reimplantar novamente o reator de cálcio que estava desativado.
NA minha pequenississississsima opinião, vc já tem a solução, basta implementar.
Sim Mauro, hj eu comprei o conta bolhas que tinha estragado e reabasteci o cilindro de CO² (aliás, achei um local em São Bernardo que enchem na hora, não levou mais que 10 minutos!), vou colocar para rodar assim que terminar uns testes que estou fazendo com o buffer.
Oi Elder,
Eu uso o balling e especificamente 3 destas bombas a quase 2 anos e nunca precisei seguer trocar as borrachas internas. São seguras e nacionais.
Recomendo.
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles
- Elder Luis
- Parioglossus
Alexandre, como é a automatização dessas bombas?? Essa que é a parte complicada
, as bombas em si são baratas e simples

- Alexandre George
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Alexandre
- Recebeu Curtir: 6 vezes
Elder Luis escreveu:Alexandre, como é a automatização dessas bombas?? Essa que é a parte complicada, as bombas em si são baratas e simples
Olha como eu fiz. O modelo da minha eu não lembro, mas coloca-se a mesma na vazão máxima e assim você saberá mediante a tabela que vem com a mesma a quantidade de solução que estará dosando. Tipo 200 ml em 10 minutos falando a grosso modo.
Pela regra básica do balling é recomendado que se dê um intervalo de 3 horas para cada solução ao longo de 24 horas. Tem gente que defeca e anda pra isso, mas eu sigo. Pegue um temporizador eletrônico e coloque para que acione a bomba na hora desejada e pronto. Cada bomba tem o seu temporizador.
O resto é só aplicação do balling propriamente dito, tal como quantidade de Cloreto de magnésio, cloreto de sódio e bicabornato. Eu sempre comprei os sais com o Denílson Bratz, mas mandar fazer não tem o mínimo segredo. Faço por falta de tempo e preguiça.
Por alto é mais ou menos isso.
Um abraço!
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles