🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Finalizado Pag 9

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Finalizado Pag 9

#1 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Bom pessoal, até que fim minha calha LED sairá do papel, quase tudo chegou, faltando apenas o controlador com PWM que comprarei após esta tudo terminado.

Antes de ler qualquer coisa, por favor, entenda que eu não tenho responsabilidade por qualquer perda, dano ou prejuízo causado pelo uso desta informação. É apenas uma documentação. Se você decidir utilizar a documentação para construir o seu próprio controlador e calha LED, você faz por sua própria conta e risco.

Espero concluir esse projeto em um mês, não terei pressa, montarei tudo aos poucos para não da nada errado, afinal foi um investimento de um pouco mais de R$ 4500,00.
Como esse topico focarei somente na luminária, não comentarei sobre o projeto total, para quem não conhece aqui está. Topic

Somente o resumo do projeto para qual essa luminária atenderá:
Reef de corais diversos, 176x70x70.

Meu objetivo é demonstrar passo a passo para que outros leigos como eu, com quase nenhum conhecimento de eletrônica e com muita disposição consegue montar algo bacana.

Aquisição:
200 LEDS CREE pretendo usar 192 sendo a proporção de 2 XPG (White) para 1 XRE (Royal Blue) - comprei na rapidled e dealextreme:

128 x CREE XP-G R5 Cool White 3W LED on Star - Data Sheet Binning and Labeling
64 x CREE XR-E Royal Blue 3W LED on Star - Data Sheet - Binning and Labeling Guide
16 x Mean Well ELN-60-48P dimmable driver - Especificação
4 x calhas de aluminio para dissipação FNT-020-AL-C 30 cm x 19.5 cm
2 x Led Dimmer Brilho Ajustavel Controller Dc 12v 8a N
4 x calhas de acrílico personalizada para o tamanho correto (acabamento)
196 x lentes de 40 graus - Elliptical Optic Lens

Ai vão as fotos dos meus brinquedos

Imagem
LEDS, Lentes e suportes

Imagem
Multímetro que tenho

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
LED XRE

Desulpe-me pela ignorância, n sou tão burro, se me ensinar eu faço.. rs....

Pois bem, esses são os meus brinquedinhos, pretendo colocar 36 leds por calha, sendo que 24 serão brancos e 12 azuis, forão feitos nessas dimensões para possíbilitar mais calhas caso seja necessário e até mais leds nas calhas caso seja necessário.

[align=center]Para cada calha, serão utilizados 3 drivers e 36 leds dispostos da seguinte maneira. Note na imagens os furos que serão feitos para fixar os leds.
Imagem Imagem[/align]
A base será toda furada para que os leds sejam parafusados e não colados, oq devo usar entre o dissipador e o led? Pasta térmica?

Como utilizarei 4 calhas, futuramente consigo fazer o simular do amanhecer, por do sol e quem sabe fases da lua etc...

Minha dúvida inicial, fui aconselhado a utilizar 12 leds em série por drivers, sendo que não devem ser misturados em um unico driver as 2 cores, por isso usarei 3 drivers por calha sendo 1 para os azuis e 2 para os brancos.
Como devo configurar os drivers para cada 12 leds azuis e brancos? Usarei o dimmer junto ao driver, oq devo ter para conseguir regular e como regular? Vi em um tópico em outro forum que usam resistores ou diodos não lembro oq era após o out de cada fonte, se bem me lembro era para não queimar os primeiros leds da série assim quando fossem ligados, podendo sofrer sobrecarga, isso procede? Ou só ligando em série já basta? O que mais preciso para montar essas calhas além do discriminado acima?


Lembro, sou leigo em eletrônica, por isso preciso de ajuda básica :D
Quero montar uma calha bem bacana e que seja durável, nunca usando os LEDS em 100%

Como esse multimetro como faço para regular a correta amperagem?
E a voltagem, como regulo?

Dicas e sugestões serão bem vindas.... Nada é fixo, tudo pode ser mudado ser for para melhorar...
Editado pela última vez por Fabricio Fonseca em 17 Jun 2011, 10:04, em um total de 7 vezes.

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#2 Mensagem por Andre Varella »

Olá Fabrício.... gostaria de acompanhar de perto essa montagem....
Vi agora que já faz um tempinho que postou... eu montei uma muito, mas muito mais simples.... e tenho um conhecimento razoável de eletrônica.... sou Físico e muito xereta nas horas vagas, então creio que posso ajudar um pouco.

O que me falta agora é tempo... estou de férias e viajando... fica ruim o acesso daqui, mas se tiver um pouquinho de paciência gostaria de ajudar na montagem. Volto neste fim de semana... próximo sabado ou domingo (1 ou 2 de agosto).

Enquanto isso pode dizer o que já fez (duvido que ainda não tenha ligado os leds... rsrsrsrsr)

Respondendo sua primeira pergunta... pasta térmica sim, mas uma fina camada... não exagere na quantidade.... apenas o suficiente para "pintar" toda a superfície. Precisa tomar cuidado com os parafusos... perceba que eles podem fazer um curto entre o positivo e negativo da aliemntação deles... olhe para os leds e observe o que estou falando, OK?

Grande abraço, André Varella.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#3 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Opa, que bom, ajuda sempre será bem vinda, estou tb com o post em outro forum, lá como é maior já tive bem mais respostas:

http://www.reefforum.net/f112/montando- ... post163398

Ainda não monte os LEDS, estou tento uma paciencia de JÓ, mais ainda não montei nem liguei um led, devo começar ainda hj.
Sobre o parafuso, estava pensando em colocar aquelas argoras que usamos em placa mãe de PC para que seja evitado da contato entre o + e -, oq achas? Alguma outra sugestão? Existe parafusos de plastico que eu possa usar?

Minhas últimas dúvidas:

1º Os fios que usarei para ligar os LEDS, podem ser de no mínimo quantos mm e no máximo?

2º Devo usar pasta termica entre os leds e a calha de aluminio? Deve ser aquela branca usada em processadores ou tem alguma melhor? Não gosto muito daquelas de processador por fazer muita sugeira, teria outra?

3º Para soldar os leds aos fios, devo usar a solda no led o aquecendo para depois usar o estanho no led aquecido? Alguma dica?

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#4 Mensagem por Andre Varella »

Quanto aos fios, prefira cabos flexíveis... não precisa muita coisa não... qualquer cabo flexível (tirando aqueles muito finos) aguenta tranquilo até 1 ampére... peça na loja que for comprar para pouco mais de 1 A... e o máximo não tem, mas não vá exagerar de forma que atrapalhe o manuseio.

Sobre a pasta... é essa mesmo... rsrs

Eu prefiro estanhar (aquecer e derreter o estanho/solda) as duas partes antes.... a ponta do fio e a ilha no led.... depois junta e aquecendo pouco já faz a liga.

Eu procurei parafusos de plástico, mas não achei de nenhum tipo... fiz umas arroelas com uma borracha, mas se vc encontrar dessas que falou, será ótimo, mas mesmo assim evite parafusos "cabeçudos"... pegue um que seja o menor possível p prender.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#5 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Ontem (29/07/2010) comecei a soldar os leds, tentei soldar em série, me arrependi, como o layout pretendido os leds ficam muito próximos, acabaria encostando na lente e fazendo besteira, resolvi soldar todos os + e - dos leds separadamente após isso usarei algum conector para uni-los.

Imagem
Pasta térmica que estou utilizando
Imagem
Erro de iniciante, achas que quanto mais potente melhor... Não se engane isso torra os leds
Imagem
Imagem
Imagem
Dissipadores (4x)
Imagem
Solda de 50 w, aconslho de 30
Imagem
Minha mesa de trabalho
Imagem
Fios (0.5), aconselho, quanto mais fino melhor, mais facil de soldar
Imagem
Imagem
Led XPG - após soldado
Imagem
Imagem
LedS XPG soldados, somente o negativo

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#6 Mensagem por Andre Varella »

Olá Fabricio... a quantas anda a montagem?

Chegou a fritar algum led com essa super pistola? hauahauahauhau

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#7 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Andre Varella escreveu:Olá Fabricio... a quantas anda a montagem?

Chegou a fritar algum led com essa super pistola? hauahauahauhau



Rs..., pois é, só cheguei a usar em um, mas creio que não fritou, hj estou a usar uma de 30 w, bem melhor rs.....

Hj anoite posto fotos dos passos que estou no momento.

Abs,

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#8 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Demorei um pouco mas ai estão as novas fotos da montagem das minhas 4 calhas de led.

Resumindo o passo atual, comprei uma nova solda de 30 w, muito melhor que a de 50 e 100 w, realmente estava muito exagerado. Para quem não tem experiência como eu, não cometa o mesmo erro tentando usar solda acima de 30w.

Comprei tb pasta de solda, ajuda muito quando a ponta da solda esta suja e queimada, recomendo a compra, apesar que é bem barato.

Soldei todos os + e - respectivamente, me arrependo um pouco de ter feito isso de uma única vez, pois pelo layout da calha que estou propondo, quando eu vou montar as vezes é necessário mecher no posicionamento do fio para que fique melhor ajustado. Recomendo ir ajustando os LEDS na calha e ao mesmo tempo soldando, claro se for um layout que os leds firam apertados.

Fiz a medição de corrente (amperes) e tensão (v), não sei se fiz bem preciso que me ajudem. fiz conforme o JoaoCAlves me indicou:

Medi a corrente da seguinte maneira (Multimetro):

Ligas a ponta preta, "com", do multimetro ao positivo do driver.
Ligas a ponta vermelha do multimetro ao positivo do conjunto dos 12 leds em serie.

Quando eu fiz isso achei meio estranho, coloquei a ponta preta do multimetro no positivo do driver, coloquei a outra ponta no positivo do conjunto dos 12 leds. Não seria a mesma coisa de ligar o positivo e negativo do multimetro no positivo do driver? Fiz isso e apontou no meu multimetro 0.07, isso ta correto? Tem uma imagem abaixo mostrando isso.


Imagem
Todos meus leds, XPG soldados

Imagem
Minha soldagem, não tão perfeita mais essa era um dos piores

Imagem
Pasta de solda, ótima para limpar a ponta da soda quando ja está bem queimada

Imagem
Minha nova solda de 30w, não usem mais que isso ou vai queimar leds...

Imagem
Imagem
Meu circuito de leds, achei melhor usar esses conectores que na verdade se chamam (barra sindal)

Imagem
Medindo a tensão, 41.5 v

Imagem
Medindo corrente. 0.07 = 700ma?

Imagem
Leds ligados

Imagem
Medindo corrente conforme eu expliquei acima, correto?

Imagem]
Medindo a tensão 41.5. Isso com leds desligado, quando ligo os leds cai para 38.4 V, tá correto?

Imagem
Leds ligados, luz do quarto desligado

Imagem
Teto para ter como base o tanto que eles iluminam

Imagem
Medindo novamente a corrente

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#9 Mensagem por Andre Varella »

Olá Fabricio.
Bacana que está conseguindo fazer funcionar tudo... rs
Bem, o lance do amperímetro (medir corrente) é o seguinte: um amperímetro deve sempre ser ligado em série com o circuito.... então, ele vai entrar aí no seu caso como se fosse mais um LED. Quando vc liga os leds não coloca o positivo e negativo do driver no começo e ponta do conjunto de led? P medir a corrente vai ter que fazer o mesmo, só que colocando o amperímetro como se fosse mais um led. Essa sua medição está acusando 70mA... 10 vezes a menos do que devia.... ou está ligado errado ou o driver não dá conta do recado (ou ligou o amperímetro (multímetro) está ligado errado).

Bem, o fato da tensão cair um pouco qundo se liga é normal..... mas um pouco..... cair muito significa tb que a fonte não está aguentando o tranco.... mas o que está caindo é até aceitável... lembrando que nesse caso, de medir a tensão, o multímetro tem que ser ligado em paralelo com o circuito, ou seja, nas pontas onde o driver está ligado... na alimentação direto.....
Com essa medida sua, cada LED esta ligado a uma tensão de 3,2 V.... o que está correto olhando pelo datasheet quando se liga 700 mA.

Bem... parabéns aí... vamos acompanhando... mas veja se mediu a corrente certa, OK?

Abraço, André

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#10 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Andre Varella escreveu:Olá Fabricio.
Bacana que está conseguindo fazer funcionar tudo... rs
Bem, o lance do amperímetro (medir corrente) é o seguinte: um amperímetro deve sempre ser ligado em série com o circuito.... então, ele vai entrar aí no seu caso como se fosse mais um LED. Quando vc liga os leds não coloca o positivo e negativo do driver no começo e ponta do conjunto de led? P medir a corrente vai ter que fazer o mesmo, só que colocando o amperímetro como se fosse mais um led. Essa sua medição está acusando 70mA... 10 vezes a menos do que devia.... ou está ligado errado ou o driver não dá conta do recado (ou ligou o amperímetro (multímetro) está ligado errado).

Bem, o fato da tensão cair um pouco qundo se liga é normal..... mas um pouco..... cair muito significa tb que a fonte não está aguentando o tranco.... mas o que está caindo é até aceitável... lembrando que nesse caso, de medir a tensão, o multímetro tem que ser ligado em paralelo com o circuito, ou seja, nas pontas onde o driver está ligado... na alimentação direto.....
Com essa medida sua, cada LED esta ligado a uma tensão de 3,2 V.... o que está correto olhando pelo datasheet quando se liga 700 mA.

Bem... parabéns aí... vamos acompanhando... mas veja se mediu a corrente certa, OK?

Abraço, André


Ok, então me explica so uma coisa resumindo:

Para medir a corrente dos leds faço como estou fazendo e ligo o multimetro como se fosse mais um led, nesse caso a corrente deverá aparecer no multimetro 0.70?

Para medir a tensão, devo medir em cada led colocando o multimetro 1 a 1? ele deverá indicar 3.2 v?

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#11 Mensagem por Andre Varella »

Isso mesmo... exatamente isso......

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#12 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Andre Varella escreveu:Isso mesmo... exatamente isso......


Ok, farei isso hj anoite, logo posto o resultado. Muito obrigado pela ajuda.

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#13 Mensagem por Andre Varella »

Rapaz... vc é ligeiro na resposta hein... rsrsrsrrs icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#14 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Agora consegui medir certo e fazer a regulagem exata.

Imagem

Hoje devo começar a instalar os XRE.

Por acaso, alguem saberia a diferença dos XRE e XPE?

Nilo Neto
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1254
Registrado em: 11 Set 2009, 20:50
Apelido: NETO
Localização: SAO CAETANO DO SUL

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#15 Mensagem por Nilo Neto »

Fabricio, eu ia sugerir a barra sindal tambem... como disse o Sr Andre Varella plus icon_iCo01 ... tu é ligeiro hehehehe
Só uma coisa, não deixe ela solta, utilize fita dupla face para colar na placa, pois, a movimentação e ajustes, pode comprometer as soldas...

Também estou modernizando um pouco meu aquário, trocando os famosos benjamim por painel elétrico... e postei para os amigos opinarem, ajudarem, criticarem, elogiarem, enfim.... é isso ae, basta força de vontade.
PARABENS.... icon_clap icon_clap icon_clap icon_yahoo

Vou acompanhar e anotar seus acertos e erros heheheh assim, quando montar a minha, seguirei o passo a passo hehehehe icon_clap icon_clap icon_clap

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#16 Mensagem por Andre Varella »

O Fabricio... o que estava errado? Tava errando por um fator 10..... o que foi?

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#17 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Andre Varella escreveu:O Fabricio... o que estava errado? Tava errando por um fator 10..... o que foi?


Na verdade em vez de ligar o multimetro em série estava ligando em paralelo, por isso tava dando errado, após ter ligado em série o valor ficou 0.83. Regulei até 0.70, agora creio que está tudo ok.

Obrigado pela ajuda.

Hoje começo a ligar os XRE :D, amanhã posto as fotos :D

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#18 Mensagem por Andre Varella »

Como sempre.... rápido na resposta... ahuahauahau 2guns 2guns

Esse seu driver é dimerizável então..... legal....

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#19 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Andre Varella escreveu:Como sempre.... rápido na resposta... ahuahauahau 2guns 2guns

Esse seu driver é dimerizável então..... legal....


Sim, ele é dimerizável e tb aceita pwm, após a conclusão partirei para um contralador pwm para fazer os efeitos de amanhecer, anoitecer etc...

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#20 Mensagem por Andre Varella »

Olá Fabricio... pra quem não manjava nada de eletrônica vc está se saindo muito bem... ou tb está sendo bastante atirado, desculpe dizer... rsrs... mas é assim mesmo que aprendemos.
Vc conhece os dispositivos PWM? Pretende controlar de que forma? Microcontrolador, manual, etc...?

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”