🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Quarentena

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#21 Mensagem por André Fonseca »

Bernardo,

Já está fixo!!!

Sobre a quarentena, numa loja perto de casa tem um Nano de 50 - 60 litros com Sump traseiro muito bem colado e acabado, feito pelo lojista mesmo...

Já tenho minha quarentena!!!

Só falta decidir onde colocar, e aí, só com a DONA DA PENSÃO!!!

:shock:
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentena

#22 Mensagem por Marcelo E Novais »

A verdade é que a maioria de nos só montamos uma quarentena ou pensamos em montar depois de alguma perda(eu me incluo) , e isso é fato, e que essa mania poderia ser mudada , pois a maioria das dicas para iniciantes se referem apenas a compras de bons equipamentos e todos esquecem de citar a quarentena, que não chega a ser 10% do valor total de um aquario principal , mas pode fazer toda diferença no final.

Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Quarentena

#23 Mensagem por Bernardo Vieira »

André Fonseca escreveu:Só falta decidir onde colocar, e aí, só com a DONA DA PENSÃO!!!



hahahaha Aí é que mora o problema. A Minha sorte é que tenho 15% de uma área externa para minhas tralhas de aquário. Isso foi decidido depois de muitas discussões e ainda estou lutando pelo direito de não ter que dividir meu pouco espaço com as roupas que estão secando.
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentena

#24 Mensagem por Marcelo E Novais »

A falta de espaço acho que é o principal motivo de muitos não montar, mas minha 1º quarentena ficava emcima da tampa do aquario principal , afinal ocupava 30cm só , agora achar espaço pra 60L acho que André vai ter que dormir na sala por um bom tempo icon_rotfl2 icon_rotfl2

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#25 Mensagem por Sidney Sevilha »

Kkkkkk... Eu aqui montei tudo abaixo da escada que seria o espaço destinado ao lavabo. Essa é minha área e nada mais!
Mesmo assim tenho um refúgio com 100 L e a quarentena com 60 L, fora o sump e as tralhas todas!

Só montei a quarentena depois de perder 2 firefish e quase acabar com o reef!
Coisas ruins que se aprende na prática.

No meu caso tenho um BM Nac 5 e um antigo Skilter 2500, não foi investimento nenhum para a quarentena e se tenho, não vejo o por que não usa-los.
.

Imagem

Avatar do usuário
Tiago Pereira da Silva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 02 Dez 2013, 20:10
Apelido: TiagoPereiraDAsilva
Data de Nascimento: 30 Ago 1982
Cidade: Criciúma/SC
País: Brasil
Localização: Criciúma/SC
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Quarentena

#26 Mensagem por Tiago Pereira da Silva »

Minha esposa também não vai gostar muito da ideia 2guns .... kkk mais faz parte né giveup Acho muito importante difundir esta ideia principalmente entre os iniciantes, deveria ser um item fundamental pois evita dores de cabeça..

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentenaaqua

#27 Mensagem por Marcelo E Novais »

Sidney Sevilha escreveu:
Só montei a quarentena depois de perder 2 firefish e quase acabar com o reef!
Coisas ruins que se aprende na prática.


A maioria só aprende da pior maneira, aprendi a montar uma Quarentena/hospital ainda nos aquas doces quando iniciei nos Jumbos e perdi meu xodó Jack dempsey blue,mas mesmo assim já no marinho , cometi uma burrice em acreditar no lojista quando comprei um flag fin e que dizia que estava quarentenado à dois meses e adivinha o que aconteceu? Ictio!!!! em 2 ou 3 dias ele e mais tres outros apresentaram, ai sim coloquei na quarentena/hospital, tratei todos e voltei todos limpinhos para o principal, mas essa de acreditar em lojista tabem é a maior furada.

Avatar do usuário
Edson Ferreira Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 188
Registrado em: 19 Mar 2013, 18:04
Apelido: Edson
Data de Nascimento: 14 Mar 1969
Cidade: Pariquera-Açu
País: Brasil
Localização: Pariquera-Açu, SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Quarentena

#28 Mensagem por Edson Ferreira Martins »

Marcelo E Novais escreveu:...e a temperatura é o mais complicado de deixar igual ao aqua principal já que não temos cooler com controlador, nem chiller...


Marcelo,

Permita-me perguntar como você está controlando a temperatura do aquário. Estou aqui em Pariquera-Açu e está sendo difícil "segurar" esse calor ... icon_assobiando

Grande abraço!

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentena

#29 Mensagem por Marcelo E Novais »

Edson Ferreira Martins escreveu:
Marcelo E Novais escreveu:...e a temperatura é o mais complicado de deixar igual ao aqua principal já que não temos cooler com controlador, nem chiller...


Marcelo,

Permita-me perguntar como você está controlando a temperatura do aquário. Estou aqui em Pariquera-Açu e está sendo difícil "segurar" esse calor ... icon_assobiando

Grande abraço!



Fala vizinho icon_cheers ,
Ta osso esse calor , no principal tenho um chiller, e a quarentena ta vazia justamente por esse motivo, não to muito afim de ficar congelando garrafa, mas to com um projeto de chiller que só falta colocar gás, se o corno vir colocar gás logo ai vou pegar um Borboleta ou um Tang pra quarentenar.

Avatar do usuário
Edson Ferreira Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 188
Registrado em: 19 Mar 2013, 18:04
Apelido: Edson
Data de Nascimento: 14 Mar 1969
Cidade: Pariquera-Açu
País: Brasil
Localização: Pariquera-Açu, SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Quarentena

#30 Mensagem por Edson Ferreira Martins »

Eu estou com duas ventoinhas 110V que conseguem manter a temperatura a custo de um "barulhão" ... Mas estou vendo que não vou escapar de um chiller...

Grande abraço!

thiago agryas
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 25 Nov 2013, 10:10
Apelido: Agryas
Data de Nascimento: 20 Out 1988
Cidade: Londrina
País: Brasil

Re: Quarentena

#31 Mensagem por thiago agryas »

Como proceder quando um peixe chega? Quais remédios? Quais produtos?

Fernando Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 236
Registrado em: 16 Set 2013, 11:43
Apelido: Fernando Machado
Data de Nascimento: 07 Mar 1985
Cidade: Santa Barbara dOeste
País: Brasil
Localização: Santa Barbara dOeste/SP
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Quarentena

#32 Mensagem por Fernando Machado »

Tenho a mesma duvida do amigo ai em cima.

Tenho um aqua de 28litros sem uso, e gostaria de montar uma quarentena pros peixes que chegarem, mas como fazer? Existe algum remedio padrão para dosar? Somente com peixes deve ser feito quarentena? Corais não precisa?

Abraço

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#33 Mensagem por Sidney Sevilha »

Fernando, eu acho que esta havendo uma confusão entre Quarentena e Aquário Hospital.

Na quarentena para peixes novos, serve para acompanhar o novo habitante se ele tem ou vai desenvolver algum tipo de doença, além de poder fortalecer o animal que pode chegar debilitado.
Nesse período serve mais para acompanhamento, caso ele venha manifestar alguma doença, ai sim você procede com o tratamento adequado.
No hospital sim, ministramos medicação de acordo com a doença. Quanto antes o diagnóstico for feito, mais chances você vai ter!

Normalmente a quarentena de corais é bem mais difícil de se ver sendo usada, já que acaba demandando um investimento bem maior com iluminação de boa qualidade e filtragem eficiente.

Não sei se ficou claro, espero que sim.

Abs,
.

Imagem

Fernando Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 236
Registrado em: 16 Set 2013, 11:43
Apelido: Fernando Machado
Data de Nascimento: 07 Mar 1985
Cidade: Santa Barbara dOeste
País: Brasil
Localização: Santa Barbara dOeste/SP
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Quarentena

#34 Mensagem por Fernando Machado »

Opa Sidney, ficou claro sim amigo...

É que eu achei que poderia haver algum medicamento ou algo que poderia ser feito, pra prevenir desde o início de doenças, sei lá... rsrsrs

Valeu my friend

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Quarentena

#35 Mensagem por Leo Cardoso »

eu recomendo muito quem quer ter uma quarentena com baixa litragem q se atente ao controle de temperatura no verão/dias quentes.

é um caos manter a temperatura em dias muito quentes (30 graus ou mais), fora a reposição de água doce.
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

MARÇAL MELLO
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 02 Dez 2013, 14:21
Apelido: MARCAL MELLO
Data de Nascimento: 18 Abr 1961
Cidade: NITERÓI
País: BRASIL
Localização: NITERÓI RJ
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Quarentena

#36 Mensagem por MARÇAL MELLO »

A pergunta sobre remédios na quarentena, no meu ver, deveria ser seria assim:
Existe algum produto ou medicamento para colocar no aquario da quarentena que faça uma profilaxia preventiva nos peixes??
Outra duvida que tenho:
Os crustáceos, macroalgas, anemonas, microvida em geral e corais podem trazer doenças para o aqua ou não precisam de quarentena?
No caso desses animais teria algum produto ou medicamento que pudessemos usar para fazer tipo uma desinfecção de um dia e coloca-los no principal no outro dia?
NÃO ADIANTA EXTRAIR "DE FORA" PARA PRESERVAR O NOSSO. PARA OUTROS TAMBÉM SOMOS "DE FORA".
DEVEMOS É USAR O NOSSO COM SABEDORIA, APRENDER COMO PRESERVAR E ENSINAR OS JOVENS A VALORIZAR NOSSA TÃO DESCONHECIDA FLORA E FAUNA MARINHA.

Avatar do usuário
Tiago Pereira da Silva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 02 Dez 2013, 20:10
Apelido: TiagoPereiraDAsilva
Data de Nascimento: 30 Ago 1982
Cidade: Criciúma/SC
País: Brasil
Localização: Criciúma/SC
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Quarentena

#37 Mensagem por Tiago Pereira da Silva »

Minha dúvida é a mesma do Marçal plus_icon

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#38 Mensagem por Sidney Sevilha »

MARÇAL MELLO escreveu:A pergunta sobre remédios na quarentena, no meu ver, deveria ser seria assim:
Existe algum produto ou medicamento para colocar no aquario da quarentena que faça uma profilaxia preventiva nos peixes??
Outra duvida que tenho:
Os crustáceos, macroalgas, anemonas, microvida em geral e corais podem trazer doenças para o aqua ou não precisam de quarentena?
No caso desses animais teria algum produto ou medicamento que pudessemos usar para fazer tipo uma desinfecção de um dia e coloca-los no principal no outro dia?


Marçal, pelo que entendo sobre QUARENTENA ela por si só já é um sistema para profilaxia do indivíduo, e ai, só depois, caso ele apresente algum sintoma ser tratado.
O uso de qualquer medicamento deixa o sistema imunológico do animal debilitado, ao meu ver fazendo isso, você pode desencadear uma doença que ele não teria se estivesse simplesmente se recuperando em paz na sua quarentena após o transporte.
Veja bem, eu não posso AFIRMAR que não exista medicamento para esse fim, mas que esse é o meu pensamento de como tratar os meus animais:
1- tempo para ele se recuperar do stress que passou pelo transporte.
2- alimentar de forma diversificada, em 2 ou 3 vezes por dia e em quantidade razoável.
3- ter um skimmer para poder alimentar dessa forma
4- acompanho o nível de amônia da quarentena
5- uso água do reef na quarentena, para já ir se acostumando com os parâmetros e uso água dele para TPA
6- olhar, olhar e olhar o animal constantemente durante o período de quarentena.
7- respeitar a quarentena, não adianta ter pra deixar o peixe 7 dias ou um pouco mais... deixe o tempo "necessário" e quando ele estiver bem ativo, com suas cores vivas e aparentemente gordinho, proceda com a aclimatação correta para inserir no reef.

Vou repetir, não sou o mais indicado para dar conselhos sobre o tema, só estou aqui descrevendo o meu modo de uso.
Não tenho a menor pretensão aqui, em afirmar que essa é a melhor forma de quarentenar, só estou dizendo que essa é a MINHA MANEIRA. ok

Sobre o outro ponto, creio que tudo o que você inseri no tanque, tem um risco.
Você pode receber de presente [s]de grego[/s] uma porção de ovos de AEFW grudados em uma base de coral... planárias, valonias e mais uma porção de outras das 7 pragas do egito.
Alguns fazem banho de água doce (choque osmótico), banhos com produtos próprios para corais como o ReVive Coral Cleaner, agora a quarentena em si, só para corais seria excelente, mas será bem mais custo$a para montar.

Seria interessante ter um biólogo marinho, ou alguém com bagagem para responder esses questionamentos de vocês. Minha intenção aqui é só compartilhar minhas práticas, e elas podem não ser as melhores.

Vamos aguardar o pessoal responder.

Abs,
.

Imagem

Avatar do usuário
Tiago Pereira da Silva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 02 Dez 2013, 20:10
Apelido: TiagoPereiraDAsilva
Data de Nascimento: 30 Ago 1982
Cidade: Criciúma/SC
País: Brasil
Localização: Criciúma/SC
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Quarentena

#39 Mensagem por Tiago Pereira da Silva »

Sidney Sevilha escreveu: "...agora a quarentena em si, só para corais seria excelente, mas será bem mais custo$a para montar."


Sidney, você diz que a quarentena para corais será mais custosa para montar por cauxa da iluminação e resfriamento? ou pelos custos dos tratamentos?

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#40 Mensagem por Sidney Sevilha »

Tiago; pensando pelo lado FINANCEIRO da coisa... para ter uma quarentena especificamente para corais, eu entendo que você precisaria sim ter um sistema o mais completo possível. Isso implicaria em alguns pontos básicos à se considerar:

1- Iluminação de qualidade e bem dimensionada;
2- Cuidado com a qualidade da água;
3- Circulação adequada, de preferência com possibilidade de ajustes, já que cada tipo de coral vai ter uma necessidade específica;
4- Controle de temperatura;
5- Reposição de água doce de preferência automática;

Enfim, a necessidade ao meu entender é praticamente a mesma de outro reef completo... precisa ser levando em conta também o espaço físico necessário.
Os custos dos tratamentos eu não saberia lhe informar, já que cada tratamento requer um procedimento... do simples uso de Carvão Ativado à TPA diária, cada caso um caso... não podemos deixar de custear essas coisas também.
Vou citar só um exemplo que esta acontecendo comigo agora; minhas Euphyllias estão com White Bugs; preciso comprar o Program Plus para fazer o tratamento, só que vou fazer fora do tanque, então tecnicamente vou gastar R$ 53,80 que foi o mais barato que eu achei.
Se eu tivesse que fazer no tanque, tanto o custo financeiro não seria o mesmo, como o procedimento do tratamento também teria que ser outro!

Infelizmente não são muitos os aquaristas que fazem uso da quarentena para peixes... agora pensa só no uso de quarentena para corais!
.

Imagem

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”