🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo Novos videos

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo Novos videos

#1 Mensagem por Mauricio Foz »

Como prometido.

Introdução
Primeiro vou descrever a artemia e depois o método que eu uso, baseado em textos da internet, e ajustes que fiz durante as primeiras tentativas.
Todas as fontes que usei e uso serão apresentadas no final.

Algumas razões para eclodir artêmias em casa
1- Porque a qualidade da artemia eclodida em casa é muito superior as compradas.
2- Porque voce precisa de naupliios e não de artêmias adultas.
3- Porque voce pode residir em um local em que seja dificil ou praticamente impossível obter artêmias criadas.


Justificando
1- As Artemias compradas, normalmente tem uma aparencia "vermelha". Isso significa uma coisa, que as mesmas passaram por stress e que por não terem oxigenio suficiente na agua em que eram cultivadas passaram a produzir hemoglobina, vindo dai sua cor avermelhada.
Vermelho não quer dizer saúde ou alta qualidade, mas justamente o contrário.
2- Artemias apresentam uma alta concentração de proteínas quando adultas e baixa de gorduras, em completa oposição ao estágio de naupliio quando tem alta concentração de gordura e baixa de proteína.
Peixes adultos precisam de proteína e juvenis de gorduras. Dai voce escolhe qual estágio é mais adequado aos seus peixes.
3- Se voce morar em Arthur Nogueira por exemplo (próximo de Campinas) não vai encontrar uma única loja que tenha artemias frescas. Se quiser tem que ir pra Campinas...E Jundiai disseram ser dificil, posso levantar a hipotese de que se voce mora em um local mais afastado, tambem vai ter dificuldade e eclodir será um opção razoável.

Eu preciso de naupliios, e a solução foi eclodir.
Eu começei eclodindo seguindo as receitas tradicionais, comprei aqueles vidrinhos de cistos de artemia nas lojas e tentei.
Nem preciso dizer que o sucesso foi mínimo, algumas das razões foram:
1- o metodo não era bom
2- a qualidade dos cistos não era boa
Artemias são encontradas em alguns locais no mundo, os que eu sei são: Nordeste do Brasil, Lago Salgado em Utah (USA), Baia de São Francisco, California (USA), Russia e recentemente China. Complementando, tem também no Ira, Argentina, Africa e Austrália.
As melhores são, esquece disso, não tem "as melhores" vindas de algum lugar. A qualidade da artemia é definida pela taxa de eclosão, apesar de que algumas tem mais ou menos gordura. Então a idéia é procurar uma com alta taxa de eclosão. De 70% pra cima, já são muito boas, e com isso tambem sobe o preço.
Recentemente eu paguei, cerca de R$ 80,00 por 1/2 Kg de nacional acima de 70%. E estou satisfeito com a eclosão.
Bons produtores: Bay Brand - San Francisco, Inve, Brine Shrimp Eggs - Brine Shrimp Direct, Mackay, Salt Creek entre outros. Os nacionais de alta eclosão são exportados é claro. Da Russia eu nunca usei, não sei dizer, da China eu tenho até medo do que sejam.
Eu já usei Bay Brand, Inve e nacionais de alta eclosão e gostei, mas comprei em volume grande (pra mim). Agora porque esses vidrinhos comprados nas lojas não deram certo?
Porque a taxa de eclosão é afetada pela temperatura (alta), umidade (alta) e tempo.
Da forma como são armazenados e vendidos, esta claro que não terão boa qualidade.
Os meus cistos ficam no freezer, em embalagem fechada, dentro de outra caixa, e só retiro o que uso em uma semana.
Os grandes consumidores de artemia e cistos, são as fazendas de peixes e camarões, consumindo toneladas por mes.

Por hora tá bom.
Editado pela última vez por Mauricio Foz em 20 Out 2011, 23:09, em um total de 5 vezes.
Mauricio Fóz

Wellington Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 232
Registrado em: 05 Jan 2010, 12:55
Apelido: Teko
Localização: Duque de Caxias - RJ

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#2 Mensagem por Wellington Martins »

Muito bom Mauricio, obrigado por compartilhar...................
MSN reefteck@hotmail.com

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Bom ve-lo por aqui Mauricio :)
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#4 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Maurício

Estou acompanhando co bastante atenção sua descrição e método, afinal como já relatei, não tive um sucesso assim tão acentuado na boa eclosão de artemias.

Já estou buscando onde encomendar os cistos de artemias nas condições por você citadas.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#5 Mensagem por Elder Luis »

Urra, palmas, risos, alegria geral!! icon_comemorando icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#6 Mensagem por Mauricio Foz »

As artemias que encontramos e usamos são Artemia franciscana. Existem outras como A. tunisiana, A. sinica, A. persimilis e outras.
Artemias são animais do Filo Artropoda, Classe Brachiopoda, Ordem Anostraca, Familia Artemiidae do Genero Artemia franciscana.
O que chamamos normalmente de Artemia salina esta extinta (http://www.artemiaworld.com/home/).

Aqui algumas artemias com ótima aparencia, veja que não é vermelha e sim amarela ou alaranjada.

Cistos desidratados de artemia
Imagem

Foto em macro dos cistos. Observe "as covinhas", não é uma esfera perfeita. Isso porque esta desidratada.
Imagem

Esta é legal, porque mostra o nascimento.. Existe uma fase chamada de Umbrella (Guarda-chuva) quando o naupliio acaba de nascer, ou de romper a casca do cisto, mas ainda fica grudado nele.
Imagem

Napliios de artemia, considere como recem nascidos
Imagem

Macro de um naupliio. A mancha escura na parte de cima é uma abertura para ingerir alimento, grosseiramente uma boca. A manha escura e longa no centro é o trato intestinal.
Imagem

Macho a esquerda e femea (ovada) í direita
Imagem

Naupliios e juvenis de peixes
Imagem

Foto bem detalhada
Imagem
Editado pela última vez por Mauricio Foz em 29 Set 2011, 17:46, em um total de 3 vezes.
Mauricio Fóz

Avatar do usuário
Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 805
Registrado em: 06 Ago 2009, 21:30
Apelido: Italo
Localização: São José do Rio Preto SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#7 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

Muito bom...parabens Mauricio!!!! icon_clap
E-mail: i.bozzola@terra.com.br

O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!

O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#8 Mensagem por Mauricio Foz »

Antes de continuar...
Dá uma olhada nessa foto de satelite, é pequena mas dá pra ter uma ideia de como isso ocorre na natureza
Imagem

Pra quem esta desesperado em saber como é.....
É simples pra caramba, mas antes, como informação o caminho que eu passei.

Vou dizer como EU faço, não é "o correto", "o certo", "o único", é o que eu faço e que funciona bem pra mim.

Método 1 - Dizia pra colocar os cistos numa garrafa virada de ponta cabeça, com agua RO/DEI + x gramas de sal (3 colheres/litro) com aeração por 2 dias. E foi o que eu fiz.
Dois dias depois, eu não via nada de diferente...olhei melhor com a lupa e no meio daquele monte de ovos inteiros e cascas, eu vi pela primeira vez os naupliios.
Legal e agora pra coletar?
Desliga o ar, e deixa as cascas quebradas flutuarem e as inteiras afundarem. Com uma colher, mangueirinha e outros itens, eu tentava separar as cascas.
Depois de muito esforço e pouco sucesso a paciencia acabou. Coloquei uma lanterna do lado da garrafa e (os naupliios e artemias são atraídos pela luz....tem um nome científico pra isso, mas o que interessa é o fato de que são atraídos pela luz) e fiz um sifão com uma mangueirinha, coletei tudo num filtro de papel pra café. E mandei bala, alimentei peixes e corais. Sobravam muitos cistos (ou ovos, eu uso as palavras indistintamente) no fundo, o rendimento era muito ruim. Na criação de peixes, se uma larva come o cisto inteiro, ela pode morrer constipada, porque o intestino, não consegue digerir a casca.

Não preciso dizer que em pouco tempo eu já amaldiçoava os cistos, as cascas e tudo mais. Desisti dele.
Começei a procurar e achei outros métodos.

Método 2, basicamente era o mesmo que o anterior, mas este se preocupava em hidratar os cistos antes. Ou seja colocar os cistos em um recipiente com agua DOCE, eu usei RO/DEI, por 90 minutos. Depois era seguir o método 1. Melhorou um pouquinho, a quantidade de ovos no fundo diminuiu um pouco, mas a trabalheira era a mesma.

Procurei mais. Descobri que se vc decapsular fica melhor. Decapsular significa remover a casca. E porque fica melhor?
1- Pra começar, decapsulado o naupliio pra nascer, não precisa "quebrar" a casca, ele dispende menos energia nesse processo, se desgasta menos, nasce mais rápido e em melhores condições, com mais gordura.
2- Sem a casca, diminui sensivelmente o trabalho de coletar os naupliios. Era isso eu que queria.


Existem vários métodos pra isso, alguns usam ácidos realmente fortes e trabalham com vários kg de cistos. Ácido, grande quantidade, riscos, desisti. Tem que ter algo mais facil.
Procurei cistos decapsulados pra comprar. Isso tem, no exterior, vários vendem, mas tem o custo alto. Desisti.
Procurei no Mercado Livre, achei um cara que vendia cisto decapsulado, e relativamente barato. Mas o sujeito dizia que decapsular mata o embrião e que não eclodiria (ou o cara não sabe ou tem gato nisso).
Continuei procurando e achei o metodo com cloro.

No inicio, eu tentei arranjar cloro puro, mas os caras queriam me vender 100 litros, o que eu vou fazer com tanto? O receio era usar desses comerciais e ter porcaria misturada. Sem outra opção, procurei uma dessas lojas que trabalham com artigos para limpeza, e que vendem cloro e outras coisas a granel.
Achei uma em que eles mesmos fracionam o cloro. Os caras pra economizar, usam embalagens de outros produtos, como amaciantes, sabão liquido e afins. Eu quebrei a cara na primeira tentativa...tinha cheiro de sabão em pó, e esse eu deixei pra usar em casa.
Comprei de novo, mas escolhi, uma embalagem que originalmente tinha candida ou agua sanitária...foi bem melhor. Depois disso, só escolho essas embalagens e compro sempre no mesmo lugar. Se eles misturam ou diluem devem manter um padrão, depois eu explico porque.

A receita era assim:
1 colher de chá de cistos
20 ml de cloro
Colocar num recipiente e mexer por 5 minutos, escorrer num filtro e lavar com agua doce corrente até o cheiro de cloro sumir.
Depois é o tradicional, colocar na garrafa invertida com aeração forte.

Pró: Realmente decapsula, o que facilita demais a coleta.
Contra: misturar os cistos no cloro provoca uma reação que libera muito calor. Fica muito quente mesmo e se voce bobear no tempo...acaba matando o embrião.
Não gostei dessa tambem.

Continuei procurando e com a ajuda de amigos (Walmyr) achei o que eu mais gosto, adaptei e uso.

1 colher de cistos.
25 ml de agua.
Deixo hidratar por 90 minutos. (não deixe passar de 2 horas, o embrião começa a se desenvolver e em agua doce acaba morrendo)
adiciono na agua 20 ml de cloro
Mexer continuamente, nunca agitar, por 10 minutos. Se agitar, forma espuma e isso dá mais trabalho.
Escorrer e filtrar. Eu uso um filtro para café de plastico, é facil de lavar, uso várias vezes sem problema.
Deixo enxaguando em agua doce corrente por mais 10 minutos ou até desaparecer o cheiro de cloro. Algumas pessoas recomendam o uso de um anti-cloro. Eu não uso.
Escorrer e seguir o processo na garrafa invertida.
Outro detalhe, eu uso agua natural normal, não mexo na densidade, em nada. No inverno, fiz um aparato com uma lampada pequena que mantem o local aquecido.
Em 12 horas já tem naupliio.
A seguir algumas fotos
Mauricio Fóz

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#9 Mensagem por Elder Luis »

Maurício

Obrigado pelas informações. Se depois vc puder esclarecer como faz e quantidade de alimento para se ter a artemia adulta, seria interessante tb. No meu caso, o interesse seria nas adultas mesmos, já que vão servir de alimento para tangs.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#10 Mensagem por Mauricio Foz »

Calma....eu chego lá....estou editando algumas fotos e videos que fiz......
Mauricio Fóz

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#11 Mensagem por Elder Luis »

Pelo jeito está saindo uma monografia de mestrado em artemia :roll: heheeh

Que bom, o forum ganha muito com isso, não vejo tópicos excelentes assim em outros foruns há muito tempo icon_thumbsdownsmileyanim
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#12 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Excelente Maurício. Não sabia que artêmia muito vermelha não é bom. Sempre as procuro pela cor avermelhada. Vou ficar mais esperto quanto a isso.

Tenho certa facilidade em comprar artêmia viva na minha cidade. Mais nada melhor que fazer a comida dos peixes em casa, assim, você tem a certeza que não está colocando qq coisa no aquário.

Abraços

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#13 Mensagem por Mauro Becker »

Maurício,


Estou preparando os itens e até agora tudo muito simples, só não encontrei os cistos de alta eclosão (dá uma pista de onde encontro).

Outra curiosidade, as fotos estão ótimas, são suas?
Microscópio ou oq?
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#14 Mensagem por Elder Luis »

Mauro

No petcenter marginal de são bernardo tem, vendem em ampolas de 5g se não me engano e custa caro pela quantidade que vem.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#15 Mensagem por Mauro Becker »

Ai não adianta, tem que ser mais vantajoso.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#16 Mensagem por Mauricio Foz »

Elder, se ta de brincadeira comigo, né....to escrevendo de memória....só os nomes eu fui confirmar.
Em lojas aqui....não vai encontrar (cistos de boa qualidade) mesmo. Como tudo de realmente bom que produzimos aqui, a exportação é o caminho.
No final de tudo, eu vou colocar os links e telefones de onde encontrar tudo. Principalmente do contato que vende cistos de artemia em São Paulo.

Lamentavelmente, apesar de gostar, eu não tenho equipamento, habilidade ou conhecimento para fotos tão boas assim....as minhas vem na sequencia e voces verão a diferença.
Mauricio Fóz

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#17 Mensagem por Mauricio Foz »

Agora minhas fotos, todas feitas com uma Canon SX120 is, sem truque, sem manipulação, na raça e usando o padrão da maquina mesmo.

Aqui a garrafinha que eu uso rotineiramente, essa foto é meio antiga, hoje essa mesma garrafa, ja esta mais escura, meio marrom. Tenho duas marcas basicas, de acordo com o volume de cistos que eu uso todo dia.
A primeira marca, é para a agua de RO, a segunda é a marca para Cloro.
Imagem

Agora eu acabei de adiconar a quantidade de cistos a serem decapsulados.
Imagem

Os cistos ficam na agua por 90 minutos, eu coloco uma mangueirinha de ar, relativamente forte, pra ficar movendo tudo, agressivamente. De vez em quando, eu agito na mão para misturar tudo. As bolhas do ar acabam jogando alguns cistos nas bordas acima do nível da agua.
Imagem

Em seguida eu adiciona a minha quantidade de cloro. Fecho bem a garrafa e começo a ficar virando, girando 180º na mão. Pra cima e pra baixo sem parar pelo tempo determinado, pra mim são 10 minutos. Viram na primeira foto, estava vazando, eu ja manchei um monte de roupas com isso, e tome bronca da esposa.
Imagem
Imagem

Aqui, um minuto após adicionar o cloro e o vira-vira.
Imagem

dois minuto após adicionar o cloro e o vira-vira.
Imagem

três minuto após adicionar o cloro e o vira-vira.
Imagem

quatro minuto após adicionar o cloro e o vira-vira.
Imagem

cinco minuto após adicionar o cloro e o vira-vira.
Imagem

seis minuto após adicionar o cloro e o vira-vira.
Imagem

sete minuto após adicionar o cloro e o vira-vira.
Imagem

oito minuto após adicionar o cloro e o vira-vira.
Imagem

Voce deve ter observado a mudança na cor. A primeira mudança é muito rapida, vai do marrom, para cinza muito rapido e depois vai nesse passo. Na fase final. vai ficando cada vez mais laranja.
Viram tambem a espuma? Se agitar, fica de espuma até a tampa, vai por mim, eu vi.
Mas fotos em breve.
Mauricio Fóz

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#18 Mensagem por Mauro Becker »

Muito bom,

Apesar do trabalho de postar as fotos, se lhe serve de retorno positivo, achei mais que didatico.

Desta forma fica explícito que resultados se obtém pontualmente.

Parece que o cloro é mais que suficiente para dissolver o envolucro. Otima sacada icon-aplauder
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#19 Mensagem por Mauricio Foz »

Calma que voce verá mais adiante como fica.
Cloro não é idéia minha não. Eu segui uma dica de site gringo. só adaptei para as nossas condições.
Mauricio Fóz

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Artemias: Hidratando, decapsulando e eclodindo os cistos

#20 Mensagem por Elder Luis »

Muito bom esse sistema e esse post! :shock:
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”