🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Anêmona versus Galaxea (frag), como salvo a última?

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Anêmona versus Galaxea (frag), como salvo a última?

#1 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Olá pessoal. Sou aquarista novo com um Nano bebê (3 meses) e gostaria de sugestões de vocês sobre minha PBTA.

Ela inicialmente escolheu um local maravilhoso no meio do aquário e fiquei bem satisfeito com isso.
Estavam todos felizes e aquário estava lindo. Porém, tenho uma Galaxea (um frag pequeno que comprei pra tentar proliferar, que já estava meio devagar quase parando, e coloquei em um local mais iluminado com alguma distância de outros corais, já ciente da agressividade de suas projeções que deveriam crescer).

Ocorre que, do nada (como habitualmente fazem as anêmonas), a minha BTA resolveu dar uma mudada de ares e decidiu se voltar para a parte de trás do display (até aí tudo bem), mas está praticamente encostando na Galaxea que ainda não estava bem / aberta. Acredito que com essa proximidade a Galaxea vai pro saco já já.

Pensei em alguma estratégia para mudar o local da BTA, não gosto muito das idéias de retirá-la mecanicamente, colocar gelo etc. Pensei na possibilidade de tampar a luz nessa região para que ela busque novamente a luz da região central (boa ideia?). Outra possibilidade é mudar a Galaxea, mas não encontro um outro lugar seguro para a mesma (pensando em alvos para seus tentáculos que cresceriam). Além disso, é uma porcaria de lugar para uma anêmona tão bonita. Poderia também deixar como está para ver como ficam e ver se a anêmona decide por conta própria algum outro lugar. Lembro que é um nano com vários coraizinhos que já estão bonitos e se eu estimular demais a movimentação da BTA acredito que ela pode facilmente detonar outros corais.

Segue a imagem de sua posição inicial.
https://flic.kr/p/LkJCSq

Agora a posição da danada:
https://flic.kr/p/25HDMwL

Dados do Aqua (não sei se vem muito ao caso para essa questão, mas alguém pode querer saber):
Boyu TL-450 58L - 3 meses - ciclado
Luminária Nemolight (retirei as do Boyu e adaptei) - 8h luzes totais (50% brancas 100% actínicas), 6h luzes actínicas
Fauna: vários corais, 2 Ocellaris, 1 Goby yellow, 1 Dart Firefish, 1 Mithraculus, 4 bailarinos.

Parâmetros:
Amônia 0 Nitrito 0 Nitrato 5
kH 8.2 pH 8 Ca 450 Mg 1520
Salinidade 1.026 Temp 25.7C

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Anêmona versus Galaxea (frag), como salvo a última?

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Paulo,

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos.

Possivelmente a galaxea, será atacada e não terá muita chance, principalmente pq não se desenvolveu plenamente.

Acredito que o mais fácil, é fixar uma barreira entre os dois organismos, tipo uma placa de vidro ou de plástico.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: Anêmona versus Galaxea (frag), como salvo a última?

#3 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Eu acabei movimentando a Galaxea, que sobreviveu.

A danada da BTA voltou a dar uma rodada pelas rochas e se fixou novamente no local inicial, no centro do aquário, e eu comemorei.

Agradeço a dica.

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”