🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

KH Alto

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
ismaelruperto
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mar 2023, 15:43
Apelido: Ismael Ruperto
Data de Nascimento: 05 Out 1975
Cidade: Hortolândia
País: Brasil

KH Alto

#1 Mensagem por ismaelruperto »

Olá amigos. Minha primeira postagem, espero estar postando no lugar certo e não estar cometendo a gafe de abrir novo tópico sem necessidade.

Montei meu primeiro marinho há 32 dias. Está terminando a ciclagem. Amônia já zerou e nitrito em declínio. Por curiosidade, fiz um teste de KH. Usei o teste da marca API. A cor começou a virar na décima gota e virou completamente na décima primeira. O KH 11 está bem alto, não? É normal em aquário recém montado ou está anormal mesmo apesar disso?

Vou descrever meu setup:
- Nano 50 x 50 x 45 com sump traseiro de 50 x 12 45;
- Bomba de recalque DC - 2500 l/h da Marine Pro;
- Wave Maker DC Jebao AOW-3 12V 6W;
- Luminária Gako A052 52W;
- Substrato Blue Treasure;
- Rochas: 65% de sansibar, 15% de uma rocha natural que comprei como Reef Rock e 20% de platô MBreda. Coladas com algodão e Tek Bond 793 e cimentada com Ciment Fix da Arte Aquários BH (o desenvolvedor do cimento afirma que não altera parâmetros, mas não fiz testes, tenho a palavra dele apenas);
- Sal Red Sea Salt (não é o pro);
- 1,25 litros de matrix;
- 100 ml de purigem;
- Água preparada com água de RO/DI + Sal da Red Sea.

Suplementos:
- Por enquanto apenas Hidróxido de cálcio na água de reposição da água evaporada.Porém estou colocando BEM MENOS que a dosagem recomenda pelo fabricante. Coloquei só uma pontinha de colher de café em 20 litros e com isso o PH foi até 8,2 apenas. Sei que na dosagem padrão o PH da solução fica bem mais alto. Um detalhe: minha caixa de reposição não chegou, então estou repondo manual, umas 4 vezes por dia, então a solução de HC não tem entrado tão lentamente. Deixei decantar por 12 horas e desprezei a poeira decantada.

Fauna:
- 10 paguros patas amarelas;
- 10 turbo snails;
- 1 ocellaris pequeno comum;
- 1 ocelaris pequeno black;
- Nenhum coral ainda.

Parâmetros que eu sei por hora:
- PH: 8,2;
- KH: 11;
- Densidade: 1.024 (editei depois, havia me esquecido desse parâmetro);
- Temperatura: 26 graus;
- Amônia: 0 ppm;
- Nitrito: entre 0.25 e 1,0 ppm.
- Cálcio: não testei;
- Magnésio: não testei.

Ainda não tenho nenhuma ocorrência de focos de algas, fauna indo muito bem (tb, o que tenho sobrevive "até no vinagre", rs), mas sem corais. O que pode ter elevado o KH a 11? Devo me preocupar? Estou meio perdido. Não sei se é o substrato, se é o sal (alguns dizem que o KH do Red Sea é alto, mas acho que nem tanto, né?) ou se é alguma rocha (por exemplo a artificial da MBreda) ou se é o tal cimento da empresa de BH. Tb não sei se a coisa pode estabilizar sozinha ou se há necessidade da minha intervenção.

Agradeço se puderem me ajudar.
Editado pela última vez por ismaelruperto em 25 Abr 2023, 11:30, em um total de 2 vezes.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 976
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: KH Alto

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

faz um pouco de agua nova e testa o kh.
a salinidade está em quanto?

ismaelruperto
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mar 2023, 15:43
Apelido: Ismael Ruperto
Data de Nascimento: 05 Out 1975
Cidade: Hortolândia
País: Brasil

Re: KH Alto

#3 Mensagem por ismaelruperto »

Obrigado pela resposta... Havia esquecido de citar a densidade. Está em 1.024.

Quanto a fazer uma água nova e testar o KH, ótima ideia! Vou fazer isso.

ismaelruperto
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mar 2023, 15:43
Apelido: Ismael Ruperto
Data de Nascimento: 05 Out 1975
Cidade: Hortolândia
País: Brasil

Re: KH Alto

#4 Mensagem por ismaelruperto »

Leonardo Orito escreveu:faz um pouco de agua nova e testa o <acronym class="id11" title="KH: Dureza de Carbonatos"><b>kh</b></acronym>.
a salinidade está em quanto?


Preparei 1 litro de água com a mesma densidade do aquário. Fiz o teste de KH (com o mesmo teste da API) e deu 9. Gota número 8 começou a virar para amarelo e na gota número 9 virou completamente.

Já vi que um das causas do KH alto é o sal da Red Sea (lembrando que não é o Pro). Mas tem mais coisa, pois a água do aquário está em 11 (gota 10 começa a virar e na gota 11 vira completamente).

Devo me preocupar?
Antes de introduzir corais devo baixar o KH?
Para baixar vou precisar mudar de sal?

Estou pensando em usar o Veromar Corais pelo custo-benefício. Ouço muita gente recomendar, mas não sei se a informação é confiável.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 976
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: KH Alto

#5 Mensagem por Leonardo Orito »

Seu problema não é o sal, primeiro o teste da api não é dos melhores, talvez um teste mais preciso seja interessante.
Pare com o kalk nessa fase vc não precisa, mesmo pouco como seu aquário não tem consumo de reserva ele vai elevar

ismaelruperto
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mar 2023, 15:43
Apelido: Ismael Ruperto
Data de Nascimento: 05 Out 1975
Cidade: Hortolândia
País: Brasil

Re: KH Alto

#6 Mensagem por ismaelruperto »

Entendi. Eu cheguei a desconfiar do kalk, mas várias pessoas me disseram que não era ele que estava elevando o KH por isso continuei. Pela lógica era pra ter relação, mas como sou iniciante não quis achar que sei mais que as pessoas que disseram que não tem nada a ver. Mas agora estou convencido de que tem a ver sim. Obrigado. Vou interromper.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”