🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iniciando no Marinho - Pico Reef

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Iniciando no Marinho - Pico Reef

#1 Mensagem por Sidnei Sousa »

Bom dia a todos,

Montei meu pico reef em final de setembro, deixei 45 dias de ciclagem com a ração e camarão morto enterrado no substrato. Os níveis de nitrito só baixaram após cerca de 45 dias, não adicionei acelerador biológico, deixei o ciclo se finalizar, apenas fui adicionando mais ração e no final pedaços pequenos de camarão congelado para manter alimento para as bactérias até povoar.

No término, zerado o nitrito, fiz a TPA máxima (método do Alberto Bacelar), introduzi os peixes 15 dias depois, um casal de palhaços, 2 camarões bailarinos pequenos e a equipe de limpeza (10 mini paguros, 10 turbos e 1 ofiurus).

Aquário está a 2 meses com os animais (adicionado em final de novembro), morreram alguns turbos, acho que tem metade ainda, por caírem virados, difícil ficar vigiando isso, certa vez de madrugada ainda virei um senão já teria morrido e sido comido.

A cerca de 20 dias atrás, adicionei copépodes tibes no display e sump.

Pelo volume de rochas não coloquei medias biológicas de início, acho até que exagerei na quantidade de rochas. O substrato deixei alto cerca de 10cm, colocando as placas de FBF abaixo e uma tela cobrindo, montando assim um plenum. Deixei as rochas no centro e sem encostar nas rochas para melhorar a circulação.

Após a adição dos animais, percebi um consumo elevado de cálcio, as rochas estavam verdes, porém tentei passar uma escova em uma num balde com água de TPA e não sai nem a pau, pesquisando acredito ser alga coralina, infelizmente da verde... agora acredito que deu uma estabilizada, cálcio chegou a 275ppm após a TPA máxima, comecei a adicionar na reposição Cloreto de Calcio PA, agora suspendi, pois percebi que estabilizou (consumo em média de 75ppm em 5 dias).

Ph também foi difícil de equilibrar, sempre cai de 8.2 pra 7.86, agora está mais estável a 8.1.

O que notei é que no início a amônia ficou sempre zerada, porém o nitrito começou a aumentar, comprei um acelerador biológico da Oceantech, o Overnite e adicionei medias no sump, isso a 40 dias atrás aproximadamente. Posteriormente, pesquisando, vi que o nível de nitrito que estava tendo, cerca de 0,5 a 1ppm não é tóxico em marinho devido a presença de boratos e cloretos. Porém, de uma semana pra cá percebi que a amônia começou a subir também, chegando a 0,25ppm... adiciono acelerador biológico, zera, depois de um tempo volta novamente.

Eu já tive aquários de água doce e nunca presenciei isso, é como se as bactérias não estivessem conseguindo se estabelecer e constituir uma colônia estável.

Ração coloco o mínimo, tanto que quando coloco todos ficam loucos, até os camarões e o ofiuros já coloca os braços pra fora das rochas :lol: . Não sei se quando morre um turbo está causando isso, eu não retiro (Deveria?).

O que estou errando? Não entendo o fato de estes parâmetros não zerarem, o nitrato até entendo estar alto, estou dosando açúcar e de mais de 80ppm no início consegui estabilizar entre 20 a 40ppm (teste API muito ruim pra identificar a cor)

Está com um pouco da alga marrom no substrato, mas pouco, verde tem pouco tb.

Desde já agradeço


- Aquário tem 72L (50 a 55 líquidos)
- Sump lateral
- Medias 500ml Continuum Exxodus Bac Bio Cubos e 500ml de Continuum Bac Rox Extra Large Filtration, mais ou menos 1L de Oceantech Nano Rings (mescla de negative ions, ifrared, bacterial e high energy)
- de 8 a 10kg de rochas naturais
- 100ml Purigen
- Skimmer RedStarFish DQ70
- Recalque Oceantech Xt-1200
- Aquecedor Atman 200W Ligado num Coel e resfriamento por coolers
- Não tenho bomba de circulação no display
- Reposição de água DIY
- Sal Veromar Corais
- Substrato Aragonita N. 1 a 2
- Luminária caseira com 112W

Fauna
- 2 ocellaris
- 1 ofiurus
- 10 pagurus
- 5 turbos
- 2 camarões bailarinos pequenos

Parâmetros atuais:
- Temperatura está entre 25.5 e 26.5, e não passa disso graças a Deus mesmo com esse calor dos infernos, coolers dando conta icon_clap
- Ph: 8.1
- Kh: 7
- SG: 1024
- Nitrato: 40ppm
- Nitrito: Entre 0,25ppm a 0,5ppm
- Amônia: Abaixo de 0,25ppm
- Calcio 450
- Magnésio 1350
- Fosfato ainda não tenho teste

- TPA semanal de 10% (início quando dava nitrito a 0.5ppm fazia de 20%)

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 976
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Iniciando no Marinho - Pico Reef

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

olha acho até dificil de opinar, mas vou tentar sem ser muito chato...
um aquário pequeno é sempre mais difícil de estabilizar, pelo jeito que você ciclou eu já acharia dificil você não ter problemas com nitrato alto, além do camarão você colocou ração, bacteria não precisa de tanto alimento, o que acontece nesse caso é que ela processa, vocÊ fica com o produto que é o nitrato no céu, mas isso se resolve facil com tpa.
Não sei qual a sua ideia de ter um plenum em um aquario marinho, isso só vai servir pra juntar sujeira e gerar mais nitrato, sei lá se esse é o metodo Bacelar, não acompanho ele por achar que é um cara muito ultrapassado e com jeito que não me agrada, mas certeza que 10cm de substrato e placas embaixo além de tomar espaço do aquario pequeno não vai te ajudar.

sobre o calcio, a não ser que você tenha o aquário forrado de SPS não está consumindo 75ppm, muito possivelmente está havendo precipitação

sobre estar tendo amonia agora, isso começou depois que você colocou os animais? outra coisa se o teste é da api ele tem bastante histórico de falso positivo
outra coisa, se o teste de nitrito estiver positivo ele interfere no de nitrato então tem que esperar o nitrito zerar para testar o nitrato corretamente.

o que você tem de corais nesse aquario?

Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Iniciando no Marinho - Pico Reef

#3 Mensagem por Sidnei Sousa »

Leonardo Orito escreveu:olha acho até dificil de opinar, mas vou tentar sem ser muito chato...
um aquário pequeno é sempre mais difícil de estabilizar, pelo jeito que você ciclou eu já acharia dificil você não ter problemas com nitrato alto, além do camarão você colocou ração, bacteria não precisa de tanto alimento, o que acontece nesse caso é que ela processa, vocÊ fica com o produto que é o nitrato no céu, mas isso se resolve facil com tpa.
Não sei qual a sua ideia de ter um plenum em um aquario marinho, isso só vai servir pra juntar sujeira e gerar mais nitrato, sei lá se esse é o metodo Bacelar, não acompanho ele por achar que é um cara muito ultrapassado e com jeito que não me agrada, mas certeza que 10cm de substrato e placas embaixo além de tomar espaço do aquario pequeno não vai te ajudar.

sobre o calcio, a não ser que você tenha o aquário forrado de SPS não está consumindo 75ppm, muito possivelmente está havendo precipitação

sobre estar tendo amonia agora, isso começou depois que você colocou os animais? outra coisa se o teste é da api ele tem bastante histórico de falso positivo
outra coisa, se o teste de nitrito estiver positivo ele interfere no de nitrato então tem que esperar o nitrito zerar para testar o nitrato corretamente.

o que você tem de corais nesse aquario?


Olá, obrigado por responder,

Não está sendo chato, estou aqui pra ouvir as opiniões mesmo, obrigado.

Na verdade, tudo zerou após 45 dias, amônia e nitrito. O nitrito demorou muito a baixar já a amônia zerou em uns 25 dias. A TPA máxima visa, pelo que o Alberto Bacelar prega, tirar toda essa "sopa" contendo nitratos, fosfatos, e outras substancias indesejáveis após a ciclagem. Essa carga que dei bem acima foi mais pra isso mesmo, dar um input orgânico no sistema para gerar as bactérias e ao introduzir os animais o sistema já estar pelo menos com a nitrificação suportando.

Realmente um sistema pequeno é muito instável, deu pra notar,

Após colocar os animais, após uns 15 a 20 dias, o nitrito sempre ficou instável, oscilando entre 0,25 e 0,5, teve uma vez que deu um pico maior de 1ppm, mas baixou, já a amônia sempre permaneceu zerada.

Percebi que de uns tempos pra cá começou a dar amônia, o teste não fica 0, percebo que fica entre 0 e 0,25.

O cálcio, como você apontou, não sei dizer se está precipitando, como identifico isso? Essas algas que se formaram nas rochas, poderiam estar consumindo? ontem tentei novamente raspar com a unha e não sai, com escova também não, pensei ser alga coralina, que poderia estar consumindo, como acabei por colocar muita rocha, tirei uma grande ontem e adicionei acelerador biológico pra não impactar na biologia.

Acho, mas quase que com certeza, que exagerei nas rochas num sistema pequeno, ao retirar saiu muita sujeira, isso com certeza deve estar contribuindo com o nitrato elevado, talvez até seja a fonte do meu problema com amônia e nitrito, que surgiram com o tempo, pois em dois meses com animais nunca limpei embaixo das rochas, nem sei se precisaria, fico imaginando as rochas com corais pra ficar movendo isso pra sifonamento, como vocês fazem? Fico pensando em plantado aqueles carpetes com circulação baixa que deve acabar como alimento das plantas, mas no marinho, fico imaginando como é tratado. Mas também, se foi erro meu colocar muitas rochas. Vou reduzindo aos poucos, tirando semanalmente uma parte e adicionando menores talvez, senti que os animais ficam mais tranquilos tendo onde se esconder e entocar, mas num aquário pequeno não tem jeito, vou ter que rever o layout mesmo e devagar pra não impactar para os bichos.

Sobre o plenum, pelo que é dito, serviria para formar uma zona anaeróbica para consumo de nitratos, fosfato tb mas muito pouco, talvez quase nada, mas como ainda tem pouco tempo, acredito que ainda esteja se formando essa colonização, mas só imagino, não tenho ideia de quanto tempo demoraria.

Não ia colocar media biológica, somente rochas, mas como no primeiro mês os testes acusaram nitrito, acabei inserindo essas que citei, não sei se isso está também afetando, mas acredito que ajudaria apenas a formar nitrato e fosfato alto, mas como disse, estou ainda entendendo esse mundo cheio de complexidade que é o marinho.

Coral não tenho nada, como estava instável o cálcio e o nitrato(principalmente) preferi aguardar, mas como está dando amônia preciso resolver primeiro. O nitrito até fiquei menos preocupado, pois quando estava acusando, já fazia TPA, pois em água doce é um perigo imenso, agora já estou menos preocupado por ter verificado que nesses níveis não são perigosos em marinho, quanto a amônia estou preocupadíssimo caso venha a subir mais. Acho que até já encontrei a fonte do problema, a quantidade de rochas e acúmulo de sujeira entre elas, mais fezes dos animais, pois ração coloco pouquíssimo.

Obrigado.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 976
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Iniciando no Marinho - Pico Reef

#4 Mensagem por Leonardo Orito »

acredito que amonia seja erro do seu teste, como disse os testes da API são famosos por falso positivo em amonia, se os peixes não estão ofegantes eu não me preocuparia.
nitrito as vezes demora muito pra zerar mesmo, colocar midia biologica não vai fazer diferença, você já tem muita area para bacteria nas rochas e no substrato.
esse acumulo de sujeira provavelmente é falta de circulação, que ao invés de suspender a sujeira e levar ela para o filtro deixa ela se assentar nas rochas.
aquario pequeno eu não recomendo substrato alto porque o ideal é sifonar nas TPA e quanto mais substrato mais sujeira junta, zona anaeróbica embaixo do substrato eu acho até perigoso pois pode formar gases tóxicos

Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Iniciando no Marinho - Pico Reef

#5 Mensagem por Sidnei Sousa »

Leonardo Orito escreveu:acredito que amonia seja erro do seu teste, como disse os testes da API são famosos por falso positivo em amonia, se os peixes não estão ofegantes eu não me preocuparia.
nitrito as vezes demora muito pra zerar mesmo, colocar midia biologica não vai fazer diferença, você já tem muita area para bacteria nas rochas e no substrato.
esse acumulo de sujeira provavelmente é falta de circulação, que ao invés de suspender a sujeira e levar ela para o filtro deixa ela se assentar nas rochas.
aquario pequeno eu não recomendo substrato alto porque o ideal é sifonar nas TPA e quanto mais substrato mais sujeira junta, zona anaeróbica embaixo do substrato eu acho até perigoso pois pode formar gases tóxicos


Olá Leonardo, tudo bom?

Desculpe, nem mencionei quais testes uso, de nitrato estou usando API, amônia e nitrito são da Labcon (nitrito está horrível com o novo bico icon_thumbsdownsmileyanim), e cálcio e magnésio da Veromar. Fosfato comprei ontem da Seachem, estava num preço melhor, acho que chega semana que vem.

O que recomenda para melhorar a circulação? Tenho uma sunsun 3000L/H guardada, será que serviria? Fico com receio de colocar mais uma bomba internamente por causa do espaço mas se for necessário qual deveria usar?

Uma coisa que percebi, essa XT-1200 no início estava mais forte, os peixes ficavam até com dificuldade de nadar. Eu a limpo a cada 30 dias, mas agora percebi que está um pouco mais fraca, pode ser impressão minha, vou verificar isso, talvez remover a tampa que permite regulagem.

Obrigado

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 976
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Iniciando no Marinho - Pico Reef

#6 Mensagem por Leonardo Orito »

amonia da labcon nunca usei o de nitrito é confiavel sim, os testes da veromar eu gosto, mas eles tem sensibilidade baixa, então essa variação de 75 ppm no calcio pode ser dentro da margem de confiança do teste...

sobre a bomba tem umas da jebao bem pequenas que pra aquário pequeno vai bem, mas um jeito de você lidar com a sujeira sem outra bomba é usar aqueles alimentadores de coral para assoprar as rochas pelo menos uma vez por semana.

Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Iniciando no Marinho - Pico Reef

#7 Mensagem por Sidnei Sousa »

Boa ideia da pipeta, tipo dar uma soprada pra subir os detritos. Mas vou tentar estudar realmente melhorar a circulação e fazendo esse esquema que você comentou da pipeta até resolver, acho esta deve ser a fonte de todo meu problema, 2 meses acumulando dejetos.

Quando chegar o teste de fosfato ai que vou ver que a coisa tah feia mesmo icon_bangin

Realmente está acumulando bastante dejetos, ontem notei isso, os mini paguros defecam muito, nunca vi, enquanto estão andando vão soltando "sujeirinhas"... :-?

Tem uma rocha que deixei como base, quando mexo sobe muito detrito.

Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Iniciando no Marinho - Pico Reef

#8 Mensagem por Sidnei Sousa »

Boas,

Fazendo sifonamento, o nitrato baixou bem, está entre 10 e 20 no teste a API, já a amônia está me preocupando, não baixa, fica entre 0 e 0.25ppm.... Lá vai eu comprar AmGuard, estava colocando prime que tenho, mas como o AmGuard tem ação mais rápida (como diz o fabricante) preferi não arriscar.

Pesquisando, não sei se é falha minha nas tpas, no site da Aquários Sobrinho, eles falam sobre esse problema de TPA para baixar níveis de amônia, que pode acabar por piorar o problema, não sei se é por causa da forma que faço, pois segundo eles, pode ocorrer um "choque térmico/osmótico"

Trecho tirado do site

https://www.aquariossobrinho.com/post/5dicasno3

"
De fato, uma troca parcial grande vai diminuir a concentração de amônia no aquário, porém você pode causar um choque osmótico e térmico devido à diferença abrupta de parâmetros na água como temperatura, salinidade e pH. Isso pode causar resultados negativos como estresse dos animais, plantas e micro-organismos (que pode causar ainda mais um aumento do nível da amônia) e tendo outras consequências como os peixes se tornarem agressivos, adoecerem ou até pularem do aquário. O choque térmico e/ou osmótico pode até mesmo parar a nitrificação por muito tempo e isso significa que não haverá redução do nível de amônia pelas bactérias do filtro.
"

No começo fazia TPA a cada 15 a 20 dias de 10%, depois passei a fazer semanal quando vi que o nitrito estava acusando nos testes e nitrato estava muito alto. Porém nunca tinha sifonado o fundo, passei a sifonar após o post aqui.

Com o calor não estou igualando a temperatura da água de TPA, temperatura da água deve estar em torno de 27 pra 28 e a água do aquário 26.3 por ai, no final a agua chega a 26.5 e as vezes 26.7, não sei se isso tem a ver, nos aquários doce que tenho não fede nem cheira, nunca tive problemas, como não sei patavinas de marinho não sei se tem alguma coisa a ver.

Isso está me deixando sem saber o que fazer, acabei colocando medias no aquário por causa do nitrito, mesmo tendo rocha e substrato pra dar e vender, agora essa da amônia... Está até desanimando, o que era fácil em água doce está se tornando um pesadelo no marinho... icon_bangin

Perlon até tirei, pois vi que satura em horas, percebi que não fica marrom nem nada, até limpo, mas fica barrando a água e percebi que acaba repondo água doce sem necessidade, certa vez medi e estava em 1022, não sei se alguém passou por isso e como resolveu. Acabei pondo uma tela dobrada pra pegar partículas grossas e lavando diariamente.

Grato

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 976
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Iniciando no Marinho - Pico Reef

#9 Mensagem por Leonardo Orito »

Você está usando como referência um site sobre aquário de água doce, como já disse provavelmente isso é um falso positivo do teste, se os peixes estão bem não tem amônia.
Infelizmente aquário marinho requer estudo e paciência, escolha um método e siga com ele, por pior que seja é melhor que misturar tudo

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”