🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Corais LPS não estão indo muito bem

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Gustavo Souza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Abr 2020, 11:59
Apelido: Gustavo
Data de Nascimento: 08 Mar 2000
Cidade: Bezerros
País: Brasil

Corais LPS não estão indo muito bem

#1 Mensagem por Gustavo Souza »

Bom dia a todos.
Montei meu aquário a cerca de 5 meses e estou tendo alguns problemas com meus corais.
Primeiramente, vou falar sobre a configuração.
Aquário 40x40x40, sendo 10cm o sump traseiro, com mídias biológicas, purigen e perlon.
Densidade: 1.024
Cálcio: 350
Magnésio: 1300
KH: 7,5
Amônia: 0
Nitrito: 0,01
Circulação: Uso o recalque (SB 1000)
Iluminação: Luminária smart led pro 21w. Com lentes de 60°. Uso com um dimmer e atualmente o canal azul está em 4/8 e o branco em 3/8. 9 horas de fotoperíodo, sendo 8 com a luz no máximo
Reposição de água doce manual 3x ao dia com água TDS 0.
TPA semanal de 5 litros.

Agora vamos aos problemas.
Iniciei colocando somente algumas mudas de zoanthus, que estão muito bem.
Algumas semanas depois coloquei um trumpet kriptonita que abriu perfeitamente nos primeiros 3/4 dias, depois fechou. Já mudei de lugar mas não abre mais.
Levei a água para outra cidade pra fazer os testes, que são esses que apresentei (o lojista sugeriu que seria um desequilíbrio entre CA e MG). Acabei pegando também um hammer, um frog e uma blastomussa.
Abriram logo no primeiro dia, porém nos dias seguintes percebi que o frog não expandiu tanto.
Nos dias seguintes ele permaneceu mais retraido, chegou a soltar uns "fios", tipo umas teias, e durante o dia se fecha algumas vezes depois abre novamente (não sei se é pelo movimento dos peixes).
O hammer alguns dias expande mais, outros menos.
O sal que utilizei na montagem foi o Blue treasure SPS, então resolvi trocar pra tentar aumentar o CA. Comprei o verosal corais e fiz uma TPA de 20%, porém não notei nenhuma resposta satisfatória.
Desconfio que possa ser algo relacionado a iluminação. Como quase não tenho consumo de nutrientes, não acho que seja a água..
O trumpet continua fechado, o frog abre mais de manhã com a luz da janela do que quando ligo a luminária.
Vou tentar anexar imagens vídeos pra facilitar.
Vídeo do frog soltando a "teia": https://youtu.be/w-_TCHzA_Bk
https://prnt.sc/21e54c3 (O frog fica assim, depois abre um pouco mais
https://prnt.sc/21e5ag0 (O trumpet só abriu nos primeiros dias)

Gustavo Souza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Abr 2020, 11:59
Apelido: Gustavo
Data de Nascimento: 08 Mar 2000
Cidade: Bezerros
País: Brasil

Re: Corais LPS não estão indo muito bem

#2 Mensagem por Gustavo Souza »

Ninguém?..

Gustavo Souza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Abr 2020, 11:59
Apelido: Gustavo
Data de Nascimento: 08 Mar 2000
Cidade: Bezerros
País: Brasil

Re: Corais LPS não estão indo muito bem

#3 Mensagem por Gustavo Souza »

Atualizando.. Frog e hammer estão indo bem, porém o trumpet não abre de jeito nenhum.
Troquei o sal pelo Verosal, já fiz duas tpa's de 20% com intervalo de alguns dias, hoje comecei dosando o fuel da aquavitro

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Corais LPS não estão indo muito bem

#4 Mensagem por Ivan Rose »

Gustavo... Se os parâmetros da água estão bons, eu arriscaria dizer que tem pouca luz e faltando espectros interessantes como os violetas e um branco com temperatura mais quente, de 6.500°K... Dependendo da altura que instalou a luminária, as lentes de 60° não conseguem fazer uma boa mistura/distribuição, e a intensidade fica muito grande logo abaixo dos leds... o uso de lentes de 90° seria mais interessante...
Seu aquário precisaria de pelo menos 30W em leds (15 leds de 3W)... Se não me engano, sua luminária possui 21 leds de 1W cada, e usando o dimmer para diminuir a luz a razão de potência cairá mais ainda...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Gustavo Souza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Abr 2020, 11:59
Apelido: Gustavo
Data de Nascimento: 08 Mar 2000
Cidade: Bezerros
País: Brasil

Re: Corais LPS não estão indo muito bem

#5 Mensagem por Gustavo Souza »

Isso, são 21 leds de 1w. Como não é caseira, não consigo mudar as lentes.
Inicialmente a luminária estava quase no máximo, porém como o trumpet abriu somente nos 3 primeiros dias e depois não abriu mais, diminui a potência achando que podia ser excesso de iluminação (esperei uns 3 dias sem mudar nada pra me certificar que ele não ia abrir mesmo)
Quanto a essa distribuição da luz.. Baixar a luminária um pouco mais seria uma opção? Tenho notado os zoanthus um pouco esticados pra cima, inclusive

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Corais LPS não estão indo muito bem

#6 Mensagem por Ivan Rose »

Gustavo Souza escreveu:Isso, são 21 leds de 1w. Como não é caseira, não consigo mudar as lentes.
Inicialmente a luminária estava quase no máximo, porém como o trumpet abriu somente nos 3 primeiros dias e depois não abriu mais, diminui a potência achando que podia ser excesso de iluminação (esperei uns 3 dias sem mudar nada pra me certificar que ele não ia abrir mesmo)
Quanto a essa distribuição da luz.. Baixar a luminária um pouco mais seria uma opção? Tenho notado os zoanthus um pouco esticados pra cima, inclusive

Gustavo... Mesmo não sendo caseira, há sempre uma maneira de customizar a luminária para que fique mais adequada... porém considerando que ela tem somente 21W (se foi projetada para melhor condição dos leds), aconselho buscar uma alternativa com maior potência... ou talvez substituir os leds por leds de 3W e colocar um cooler para ventilar, aproveitando a estrutura da luminária.
Se colocar a luminária mais para baixo irá piorar a mistura de cores e é até capaz de formar fachos de luz visíveis na coluna d'água e pontos coloridos no substrato... o ideal seria levantar mais, para que o ângulo de projeção ficasse maior, mas ela já está sub dimensionada e se aumentar a altura irá ficar mais fraca ainda...
Os zoantus são bio indicadores neste sentido... se estão se esticando é porque estão buscando mais luz...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Gustavo Souza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Abr 2020, 11:59
Apelido: Gustavo
Data de Nascimento: 08 Mar 2000
Cidade: Bezerros
País: Brasil

Re: Corais LPS não estão indo muito bem

#7 Mensagem por Gustavo Souza »

Entendi, Ivan.
De acordo com o fabricante, ela daria conta do meu aquário por possuir as lentes de 60°, que "otimizariam" os leds.
Vou aumentar gradativamente até deixar ela no máximo e ver se obtenho alguma melhora. Caso não, vou estudar a possibilidade de trocar de luminaria.
Obrigado!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”