🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda, dificuldade com alguns corais, morte de corais sem mo

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
felipebdg
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Set 2020, 10:06
Apelido: Felipebdg
Data de Nascimento: 21 Jul 1999
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba

Ajuda, dificuldade com alguns corais, morte de corais sem mo

#1 Mensagem por felipebdg »

Boa tarde, me chamo Felipe e estou passando por uma dificuldade com meu nano, o aquário tem 40x40x40 e o sump 30x30x30 (no sump fica apenas 15cm de coluna de água), o aquário esta montado a 1 ano e 5 meses, comecei durante a pandemia com uma luminária caseira, algumas rochas artificiais, um skimmer hangon e um aquário que fiz um 6º vidro... em fevereiro o aquário acabou trincando e como eu havia sido efetivado no meu estágio e juntei um dinheiro com a venda de alguns corais (principalmente cloves red sea, que na época estavam com um bom valor(eu ganhei uma pequena muda de penetra em um zoanthus na primeira semana do aquário e ela cresceu muito bem) comprei este de 40x40 usadinho, e logo em seguida um skimmer ny300 e uma luminária coral box, contada a história do aquário vamos aos problemas.



Anêmonas- No início e até pouco tempo atrás tentei ter anêmonas neste aquário, porém elas começam muito bonitas e com o tempo vão definhando... na primeira semana ganhei uma bbt anã do tamanho de uma moeda de 10 centavos e ela sumiu, uns 3 meses depois tentei uma bbt anã adulta e ela com o tempo foi diminuindo até desaparecer, no início do ano tentei novamente e ela depois de algumas semanas dividiu e definhou até sumir, por último, em maio coloquei uma bbt normal, não anã, que ficou bem por cerca de 1 mês, ai começou a encolher e ficar 1 semana encolhida e na outra bem inflada e bonita, achei esquisito e para não correr o risco de perder ela igual as outras, acabou se mudando. Desisti de anêmonas neste aquário.



Zoanthus e Palythoa- minha paixão, desde o início o aquário era para destinar exclusivamente para elas, no começo eles não cresciam rápido de forma alguma, mudas muito parecidas que comprei com amigos cresciam bem devagar aqui, no tempo que triplicavam os polipos, aqui soltava 1 ou 2 no máximo... nunca cresceram muito bem aqui, ficavam polipos muito pequenos, bem espaçados, algumas palythoas vão melhor, mas zoanthus nenhum foi bem, perdiam as cores alguns dias depois de colocados no aquário, mas pelo menos não morriam, e por mim, estava tudo bem crescerem devagar, contanto que não morressem... em outubro ou novembro do ano passado começaram a sumir, as bases dos polipos ficavam finos e a cabeça fechada, bem redonda, encolhiam até escurecer e morrer... nesta etapa estava com algumas mini colonias que embora estivessem com polipos pequeninos, estavam bem bonitas. Enfim, perdi boa parte dos zoanthus, sobreviveram algumas palys... acabou ficando por isso mesmo, o que sobreviveu eu deixei ali e fui mantendo o aquário assim, às vezes estavam todos inflados e muito bonito, mas na maioria do tempo estava grande parte dos polipos fechados, com a troca do aquário em fevereiro e a inclusão do skimmer e luminária melhores, passou um período até que bem, polipos um pouco maiores e estava vendo certo crescimento (coisa que antes estava muitooo devagar) até acabei investindo em alguns zoas e palys diferentes. De Junho pra cá começaram novamente a definhar, algumas palys estão bem, poderiam estar melhor, mas estão crescendo e estão até bonitas, uma colonia muito bonita de pink hippo (começou com 3 polipos e cresceu bem e bem inflado) morreu em cerca de 1 semana (fecharam, encolheram, a base ficou fina, depois escureceram e simplesmente desapareceram) a maioria dos zoanthus esta fechada, alguns polipos abertos, mas no geral a maioria fechado, devargarzinho estão encolhendo os polipos e ficando bem pequenos e fechados, por favor, me ajudem, já não sei mais o que fazer em relação a isso....



LPS: Tentei colocar trumpets que ganhei algumas bocas neste aquário, nenhum foi, secavam e diminuíam bem rápido, alguns dias inflavam um pouco, não chegavam a morrer, mas era visível que não estavam bem... nunca mais tentei trumpets, ( o primeiro foi 1 kriptonita, depois 1 verde e 1 rosa, todos com pelo menos 4 bocas, mas que encolhiam e ficavam minúsculos... eu ganhei todos, e quando começaram a diminuir eram presenteados para outra pessoa, pra não matar os bichos), por volta do final do ano passado ganhei 1 boca de frog, como foi bem acabei colocando mais alguns, é um coral que não me decepcionou até agora, cresceu rápido, cores muito bonitas e esta sempre inflado, volte e meia parto eles pra presentear, pois, como são grandes e inflam bem começam a atrapalhar alguns corais com a sombra... Creio que pouco antes de o 1º aquario trincar, ganhei uma mini colonia de Acan lorde, coral muito bonito, que embora tenha mudado de cor, estava sempre muito inflado, bem redondo e com tentáculos de fora... não cheguei a ver crescimento, mas como é um coral bonito e esse estava muito bem, coloquei mais 2 mudas que, embora mudassem de cor, estavam muito, muito bonitos e inflados... nestas últimas 2 semana percebi estarem um pouco murchas, mas nada muito estranho... em um período de 4 dias a maioria das colonias morreu, não percebi se caíram as bocas e tal, mas elas murcharam de quase entrar no osso e as bocas foram sumindo até não sobrar quase nada... atualmente estão em outro aquário, não parecem estar melhorando muito, mas desacelerou a morte delas. Blastomussas: coral chega a ser ridículo, esta sempre bem inflado, lindo e cresce muito, muito rápido... Favias e favites: tirando 1 que caiu em cima da acan, estão indo bem, crescendo devagar, mas num ritmo estável, cores bonitas e tudo mais ( a que caiu em cima da acan escureceu e morreu boa parte, mas o que sobrou logo inflou e esta recuperando bem)



SPS: Na primeira semana do aquário ganhei 1 montípora vermelha, daquelas que fazem pratos, e embora tenha clareado um pouco, está comigo até hoje, porém cresce ridiculamente devagar, ganhei do tamanho de uma unha e deve estar com o dobro disso hoje... uns meses atrás (não lembro ao certo, mas não faz muito) estava empolgado e coloquei 1 montipora digitata red e uma jedi mind trick, junto com uma pocilophora e uma acropora que não sei qual é (que já havia tentado anteriormente, porem fiquei uma semana fora e o gsp acabou matando ela) a montipora digitata estava com o esqueleto bem vermelho quando chegou, em dois dias estava branco, mas com os polipos abrindo durante o dia, depois foi encolhendo e agora esta apenas um pedaço abrindo os polipos (continua branco), a jedi branqueou, perdeu toda a cor e agora esta vermelhas/marrom/castanha, boa parte dela morreu (parecido com a digitata, sobraram alguns pedaços que abrem os polipos) a pocilophora chegou bem peluda, nesse periodo branqueouo esqueleto, parou de ficar peluda, agora voltou a cor, mas não esta mais peluda como quando chegou... ganhei duas acroporas, 1 no final do ano passado que estava comigo até pouco tempo atrás chegou um verde bem escuro e acabou ficando marrom aqui, mas estava viva até que um dia, no mesmo período da montipora digitata, branqueou e morreu inteirinho... a acropora que peguei junto com a digitata esta muito bem até hoje, abrindo os polipos que parecem uns pelinhos e a cor que chegou aqui marrom, esta um verde clarinho fluorescente muito bacana... desses de galho e a jedi mind trick não vi crescimento nenhum até agora... também ganhei uma muda de digitata verde no inicio do mes passado ( algumas semanas depois da digitata vermelha, a pocilophora e a jedi apresentarem aquela mudança) continua igual, só a cor que ficou mais metalica e esta muito bonita.



Mushs: vão bem. Não tive problemas com eles até agora, um ou outro que foram comidos por uma estrela (junto com um leather) que foi pro sump e esta lá 100%.



Algumas datas podem não estar muito precisas, mas pelo que me lembro é por aí...



Quando troquei de aquário acabei diminuindo a circulação, antes a bomba com a flauta fazia muita correnteza, mas depois com o sump embaixo diminui, senti uma melhora nas palys que estão legal e os frogs bem mais inflados.... coloquei umas macroalgas no sump na troca do aquario pra ter lugar pra crescer microvida, fora isso não mudou muita coisa.



Manutenção: até outubro do ano passado fazia 2 tpas de 5% por semana, depois passei a usar all for reef e a tpa de 10% ficou a cada 45 dias. (até dezembro? o sal era ocean tech, depois fui pro reef flowers, mas não senti diferença nenhuma)



Parâmetros: Sempre foram relativamente estáveis, nunca tive grandes variações... nos primeiros meses de aquário o kh era alto, em 13/14, mas depois disso estabilizou em 8, logo depois da mudança do aquário eu tive um pico de nitrato que foi pra 60, mas depois de 2 semanas voltou pra casa dos 9/10.

Temp: 25

PH: 8 (meço normalmente pela manhã, de tarde varia até 8.2 segundo o teste da alcon)

NH3: sempre zerado, no início do aquário tive um pouco quando coloquei os peixes, mas fora isso sempre zerada)

NO3: 9 (tirando o pico que deu depois da troca do aquário, o máximo que chegava era 15 e o mínimo 6)

po4: 0,09 (junto com o nitrato na troca teve uma subida até 1,5)

KH: 8-8.4 (é a variação que tenho, com a mesma dose de all for reef, alguns dias esta 8 outros 8.4, mas imagino que o horário de teste influenciou)

CA: 450 (cravado, a única mudança neste foi um tempo atras que não misturei o sal antes da tpa e foi pra 490, mas já voltou ao normal)

MG 1425 (esse teve uma pequena variação, mês passado estava 1350 e no último teste deu esse valor, ainda estou tentando entender o que houve)



TDS da reposição sempre 0,0.



Se lembrar de mais alguma coisa posto aqui...



Sempre que colocava algum coral era quando o aquário estava bacaninha e pensei que ia, eles ficavam um tempo indo bem, inflados e bonitos, mas ai do nada desandava...algum tempo depois dava os problemas que relatei ali...

Se puderem me ajudar, agradeço muito, já não sei mais o que fazer aqui e estou bastante desanimado com o naninho.



Aqui a linha do tempo com fotos do que acontece... se colocar em última modificação ascendente ou descendente no lugar de ordenar por nome fica em ordem cronológica. Boa tarde, me chamo Felipe e estou passando por uma dificuldade com meu nano, o aquário tem 40x40x40 e o sump 30x30x30 (no sump fica apenas 15cm de coluna de água), o aquário esta montado a 1 ano e 5 meses, comecei durante a pandemia com uma luminária caseira, algumas rochas artificiais, um skimmer hangon e um aquário que fiz um 6º vidro... em fevereiro o aquário acabou trincando e como eu havia sido efetivado no meu estágio e juntei um dinheiro com a venda de alguns corais (principalmente cloves red sea, que na época estavam com um bom valor(eu ganhei uma pequena muda de penetra em um zoanthus na primeira semana do aquário e ela cresceu muito bem) comprei este de 40x40 usadinho, e logo em seguida um skimmer ny300 e uma luminária coral box, contada a história do aquário vamos aos problemas.



Anêmonas- No início e até pouco tempo atrás tentei ter anêmonas neste aquário, porém elas começam muito bonitas e com o tempo vão definhando... na primeira semana ganhei uma bbt anã do tamanho de uma moeda de 10 centavos e ela sumiu, uns 3 meses depois tentei uma bbt anã adulta e ela com o tempo foi diminuindo até desaparecer, no início do ano tentei novamente e ela depois de algumas semanas dividiu e definhou até sumir, por último, em maio coloquei uma bbt normal, não anã, que ficou bem por cerca de 1 mês, ai começou a encolher e ficar 1 semana encolhida e na outra bem inflada e bonita, achei esquisito e para não correr o risco de perder ela igual as outras, acabou se mudando. Desisti de anêmonas neste aquário.



Zoanthus e Palythoa- minha paixão, desde o início o aquário era para destinar exclusivamente para elas, no começo eles não cresciam rápido de forma alguma, mudas muito parecidas que comprei com amigos cresciam bem devagar aqui, no tempo que triplicavam os polipos, aqui soltava 1 ou 2 no máximo... nunca cresceram muito bem aqui, ficavam polipos muito pequenos, bem espaçados, algumas palythoas vão melhor, mas zoanthus nenhum foi bem, perdiam as cores alguns dias depois de colocados no aquário, mas pelo menos não morriam, e por mim, estava tudo bem crescerem devagar, contanto que não morressem... em outubro ou novembro do ano passado começaram a sumir, as bases dos polipos ficavam finos e a cabeça fechada, bem redonda, encolhiam até escurecer e morrer... nesta etapa estava com algumas mini colonias que embora estivessem com polipos pequeninos, estavam bem bonitas. Enfim, perdi boa parte dos zoanthus, sobreviveram algumas palys... acabou ficando por isso mesmo, o que sobreviveu eu deixei ali e fui mantendo o aquário assim, às vezes estavam todos inflados e muito bonito, mas na maioria do tempo estava grande parte dos polipos fechados, com a troca do aquário em fevereiro e a inclusão do skimmer e luminária melhores, passou um período até que bem, polipos um pouco maiores e estava vendo certo crescimento (coisa que antes estava muitooo devagar) até acabei investindo em alguns zoas e palys diferentes. De Junho pra cá começaram novamente a definhar, algumas palys estão bem, poderiam estar melhor, mas estão crescendo e estão até bonitas, uma colonia muito bonita de pink hippo (começou com 3 polipos e cresceu bem e bem inflado) morreu em cerca de 1 semana (fecharam, encolheram, a base ficou fina, depois escureceram e simplesmente desapareceram) a maioria dos zoanthus esta fechada, alguns polipos abertos, mas no geral a maioria fechado, devargarzinho estão encolhendo os polipos e ficando bem pequenos e fechados, por favor, me ajudem, já não sei mais o que fazer em relação a isso....



LPS: Tentei colocar trumpets que ganhei algumas bocas neste aquário, nenhum foi, secavam e diminuíam bem rápido, alguns dias inflavam um pouco, não chegavam a morrer, mas era visível que não estavam bem... nunca mais tentei trumpets, ( o primeiro foi 1 kriptonita, depois 1 verde e 1 rosa, todos com pelo menos 4 bocas, mas que encolhiam e ficavam minúsculos... eu ganhei todos, e quando começaram a diminuir eram presenteados para outra pessoa, pra não matar os bichos), por volta do final do ano passado ganhei 1 boca de frog, como foi bem acabei colocando mais alguns, é um coral que não me decepcionou até agora, cresceu rápido, cores muito bonitas e esta sempre inflado, volte e meia parto eles pra presentear, pois, como são grandes e inflam bem começam a atrapalhar alguns corais com a sombra... Creio que pouco antes de o 1º aquario trincar, ganhei uma mini colonia de Acan lorde, coral muito bonito, que embora tenha mudado de cor, estava sempre muito inflado, bem redondo e com tentáculos de fora... não cheguei a ver crescimento, mas como é um coral bonito e esse estava muito bem, coloquei mais 2 mudas que, embora mudassem de cor, estavam muito, muito bonitos e inflados... nestas últimas 2 semana percebi estarem um pouco murchas, mas nada muito estranho... em um período de 4 dias a maioria das colonias morreu, não percebi se caíram as bocas e tal, mas elas murcharam de quase entrar no osso e as bocas foram sumindo até não sobrar quase nada... atualmente estão em outro aquário, não parecem estar melhorando muito, mas desacelerou a morte delas. Blastomussas: coral chega a ser ridículo, esta sempre bem inflado, lindo e cresce muito, muito rápido... Favias e favites: tirando 1 que caiu em cima da acan, estão indo bem, crescendo devagar, mas num ritmo estável, cores bonitas e tudo mais ( a que caiu em cima da acan escureceu e morreu boa parte, mas o que sobrou logo inflou e esta recuperando bem)



SPS: Na primeira semana do aquário ganhei 1 montípora vermelha, daquelas que fazem pratos, e embora tenha clareado um pouco, está comigo até hoje, porém cresce ridiculamente devagar, ganhei do tamanho de uma unha e deve estar com o dobro disso hoje... uns meses atrás (não lembro ao certo, mas não faz muito) estava empolgado e coloquei 1 montipora digitata red e uma jedi mind trick, junto com uma pocilophora e uma acropora que não sei qual é (que já havia tentado anteriormente, porem fiquei uma semana fora e o gsp acabou matando ela) a montipora digitata estava com o esqueleto bem vermelho quando chegou, em dois dias estava branco, mas com os polipos abrindo durante o dia, depois foi encolhendo e agora esta apenas um pedaço abrindo os polipos (continua branco), a jedi branqueou, perdeu toda a cor e agora esta vermelhas/marrom/castanha, boa parte dela morreu (parecido com a digitata, sobraram alguns pedaços que abrem os polipos) a pocilophora chegou bem peluda, nesse periodo branqueouo esqueleto, parou de ficar peluda, agora voltou a cor, mas não esta mais peluda como quando chegou... ganhei duas acroporas, 1 no final do ano passado que estava comigo até pouco tempo atrás chegou um verde bem escuro e acabou ficando marrom aqui, mas estava viva até que um dia, no mesmo período da montipora digitata, branqueou e morreu inteirinho... a acropora que peguei junto com a digitata esta muito bem até hoje, abrindo os polipos que parecem uns pelinhos e a cor que chegou aqui marrom, esta um verde clarinho fluorescente muito bacana... desses de galho e a jedi mind trick não vi crescimento nenhum até agora... também ganhei uma muda de digitata verde no inicio do mes passado ( algumas semanas depois da digitata vermelha, a pocilophora e a jedi apresentarem aquela mudança) continua igual, só a cor que ficou mais metalica e esta muito bonita.



Mushs: vão bem. Não tive problemas com eles até agora, um ou outro que foram comidos por uma estrela (junto com um leather) que foi pro sump e esta lá 100%.



Algumas datas podem não estar muito precisas, mas pelo que me lembro é por aí...



Quando troquei de aquário acabei diminuindo a circulação, antes a bomba com a flauta fazia muita correnteza, mas depois com o sump embaixo diminui, senti uma melhora nas palys que estão legal e os frogs bem mais inflados.... coloquei umas macroalgas no sump na troca do aquario pra ter lugar pra crescer microvida, fora isso não mudou muita coisa.



Manutenção: até outubro do ano passado fazia 2 tpas de 5% por semana, depois passei a usar all for reef e a tpa de 10% ficou a cada 45 dias. (até dezembro? o sal era ocean tech, depois fui pro reef flowers, mas não senti diferença nenhuma)



Parâmetros: Sempre foram relativamente estáveis, nunca tive grandes variações... nos primeiros meses de aquário o kh era alto, em 13/14, mas depois disso estabilizou em 8, logo depois da mudança do aquário eu tive um pico de nitrato que foi pra 60, mas depois de 2 semanas voltou pra casa dos 9/10.

Temp: 25

PH: 8 (meço normalmente pela manhã, de tarde varia até 8.2 segundo o teste da alcon)

NH3: sempre zerado, no início do aquário tive um pouco quando coloquei os peixes, mas fora isso sempre zerada)

NO3: 9 (tirando o pico que deu depois da troca do aquário, o máximo que chegava era 15 e o mínimo 6)

po4: 0,09 (junto com o nitrato na troca teve uma subida até 1,5)

KH: 8-8.4 (é a variação que tenho, com a mesma dose de all for reef, alguns dias esta 8 outros 8.4, mas imagino que o horário de teste influenciou)

CA: 450 (cravado, a única mudança neste foi um tempo atras que não misturei o sal antes da tpa e foi pra 490, mas já voltou ao normal)

MG 1425 (esse teve uma pequena variação, mês passado estava 1350 e no último teste deu esse valor, ainda estou tentando entender o que houve)



TDS da reposição sempre 0,0.



Se lembrar de mais alguma coisa posto aqui...



Sempre que colocava algum coral era quando o aquário estava bacaninha e pensei que ia, eles ficavam um tempo indo bem, inflados e bonitos, mas ai do nada desandava...algum tempo depois dava os problemas que relatei ali...

Se puderem me ajudar, agradeço muito, já não sei mais o que fazer aqui e estou bastante desanimado com o naninho.



Aqui a linha do tempo com fotos do que acontece... se colocar em última modificação ascendente ou descendente no lugar de ordenar por nome fica em ordem cronológica. https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Ajuda, dificuldade com alguns corais, morte de corais se

#2 Mensagem por Arnaldo Doi »

bom dia!

eu levaria uma amostra para alguma loja fazer testes completos, ou pedir para algum amigo fazer, mas com testes de qualidade, verificando presença de cloro, cobre, amonia, nitrito, nitrato, pH, salinidade.. já verificou a precisão do seu densimetro/ refratometro? alias, vc não informou a densidade, e se há variações nela.

q sal vc usa? faz tpa de quanto em quanto tempo?

abraço

felipebdg
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Set 2020, 10:06
Apelido: Felipebdg
Data de Nascimento: 21 Jul 1999
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba

Re: Ajuda, dificuldade com alguns corais, morte de corais se

#3 Mensagem por felipebdg »

Bom dia Arnaldo! Esqueci da salinidade haha, 1024, reposição por boia automática pq pelo tamanho fico preocupado de variar se fizer manual. Refratômetro eu afiro pelo Hanna de bancada a cada dois meses, e calibro com solução padrão 1026.
Eu tenho os testes aquaforest aqui, só o pH que uso Alcon( gosto de observar a variação durante o dia, 8-8.2) e amônia/nh3 uso nutrafin, o resultado é o que eu postei ali antes, faço a cada dois meses uma prova numa loja com testes Hanna, nyos ou red Sea e até o momento está batendo certinho. NO2 eu testei algumas vezes e como sempre deu muito próximo a 0 ou indetectável, parei (li que o NO2 é minimamente tóxico em ambiente marinho, então relaxei com isso), NH3/amônia eu testo semanalmente com os outros parâmetros e está sempre 0, cloro e cobre nunca testei, imagino que se estivessem presentes nenhum coral sobreviveria, mas vou procurar uma loja que tenhas estes testes para fazer. No3/nitrato está estabilizado em 9, mas de vez em quando varia entre 6 e 15, mas não costuma variar, 9 tem sido um número bem estável)

A manutenção é a mesma que descrevi ali no post, como o ALL for reef mantém os parâmetros bem estáveis, faço tpa a cada 45 dias de 10% com sal reef flowers coral Salt (que tem kh 8,5, o que tá difícil de achar ultimamente, sais com kh sem estourar haha)

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Ajuda, dificuldade com alguns corais, morte de corais se

#4 Mensagem por Arnaldo Doi »

esse teste da hanna é show de bola! um dia eu pego ele tb.. em termos de testes, acho q vc está bem servido e bem disciplinado!! parabens

vc ja tomou choque no seu aquario?? vc falou q de junho pra ca parte dos seus corais começou a definhar..associei isso à temperatura, de repente pode ter algum problema relacionado ao seu aquecedor... ele é novo? será q não tá dando fuga de corrente nele?

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”