🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ciclagem de aquário marinho - dúvida sobre Nitrito

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Afranio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Jul 2021, 00:45
Apelido: Afranio
Data de Nascimento: 16 Ago 1978
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil

Ciclagem de aquário marinho - dúvida sobre Nitrito

#1 Mensagem por Afranio »

Olá pessoal,
Estou ciclando um aquário marinho e fiz da seguinte forma:

Coloquei amônia de farmácia para começar e também coloquei Stability, com o tempo a amónia zerou. Mas estou com Nitrito ainda e ele não baixa de jeito nenhum, acho que já tem umas 2 ou 3 semanas. Levando em consideração que já estou com Nitrato o que devo fazer neste momento? Aguardar mais?
Se eu fizer uma TPA para baixar esse Nitrito e Nitrato estarei atrapalhando o processo e a formação de bactérias? Mesmo elas já tendo consumido a amônia?
Estou um pouco confuso quanto a isso? icon_wacko
Qualquer ajuda é válida.

Segue abaixo os parâmetros atuais:

- Aquário de 40 litros;
- Sal: 1026
- Temperatura: De 26 a 27 graus
- PH em torno de 8.3
- KH está em 8
- Amônia 0
- Nitrito tá acima de 2.8 ppm e não baixou ainda

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Ciclagem de aquário marinho - dúvida sobre Nitrito

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Pode fazer TPA sim, as bactérias livres na água não são maioria, elas se fixam em substratos e rochas.

Faça algo entre 10 e 20% e acompanhe resultados
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Afranio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Jul 2021, 00:45
Apelido: Afranio
Data de Nascimento: 16 Ago 1978
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil

Re: Ciclagem de aquário marinho - dúvida sobre Nitrito

#3 Mensagem por Afranio »

Fazer essa TPA ajuda no processo da ciclagem baixando o Nitrito? Porque é isso que está me incomodando. Sei que esse pico demora mais que o da amônia.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Ciclagem de aquário marinho - dúvida sobre Nitrito

#4 Mensagem por Arnaldo Doi »

Afranio escreveu:Fazer essa TPA ajuda no processo da ciclagem baixando o Nitrito? Porque é isso que está me incomodando. Sei que esse pico demora mais que o da amônia.


bom dia
vc tem midias para fixação das bactérias? elas ajudam bastante. Eu tenho aquelas miracle baby em garrafas pet no sump, funcionam q é uma beleza para esses processos.. se for colocar em garrafas pet, fure-as, pra permitir a passagem constante de agua

sobre tpas: durante a ciclagem, é normal a gangorra nos parametros; eu não lembro de ter feito muitas tpas nesse periodo.

eu particularmente não associo tpa com equilibrio de nitrito/nitrato/amonia, a não ser q vc tenha um aquario muito pequeno e sem skimmer... Pra mim tpa é para reposição de elementos. pode até fazer tpa pra alguma emergencia, mas se o desequilibrio está constante, deve ser deficiencia biologica (pode ter n motivos), ou ausencia de consumidores (ex: macroalgas), pode ser carga alta de poluidores (muita comida por exemplo)..

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”