🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvida filtragem de agua

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
jjuniormestre
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Mai 2020, 17:32
Apelido: BioMan
Data de Nascimento: 29 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil

Dúvida filtragem de agua

#1 Mensagem por jjuniormestre »

Pessoal, estou analisando se entro no mundo do aquário marinho. Sempre tive de água doce, mas agora não tenho nenhum. Seria um projeto futuro e sei que informação é muito importante. O que mais me afasta do aquário marinho é a água de reposição e a água salgada. Pois corais eu acho bonito os soft e criaria aquário mano com soft somente sem precisar de muita coisa na água.

Quanto a água eu acho muito caro pagar cerca de R$180.00 num deionizador do mais simples de dois estágios para a mídia durar só 150L. Pesquisando na Net vi que pode ser essa litragem, porém depende muito da água que entra. Tem gente com água de torneira com TDS 40 que já vi falar que durava uns 1000 litros ( usando 2l de mb400) , se fosse assim valeria muito a pena. O problema é que não sei qual TDS da água de torneira. Provavelmente não vai ser só 40 de TDS, então estou considerando um caso que vi na internet de TDS 80 a 90 e só durou 150L usando 1l de mb400.

A minha dúvida é, será que eu poderia usar água mineral e por no deionizador a fim de durar mais tempo a mídia? Pois vi testes na internet e a água mineral que vi deu só 20 de TDS. Então talvez conseguisse os tal 500l usando 1l de mídia ou talvez 1000l usando os 2l de mídia.

Pensei também na possibilidade de por água de torneira filtrada usando primer, já que criaria soft e usar água do mar coletando do jeito que vi Basso falar. O problema é que poderia ter problema de alga. Então estou pensando em usar água mineral filtrada no deionizador para troca de água de evaporação e usar água do mar, para um nano de 25 a 35L.

Detalhe, compra de água aqui onde moro é inviável. Só tem 1 loja de aquário marinho na capital toda ( Aracaju-SE) tornando-se caro.

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Dúvida filtragem de agua

#2 Mensagem por Cassiano Kurz »

oi Junior,

Vou dar minha opinião, mas naturalmente não é uma verdade absoluta.

Eu particularmente não montaria um marinho, sem ter um filtro RO/DI. Porque você terá provavelmente uma crise de algas em algum momento.
E depois terá que gastar para reverter esta situação. Tipo... pagar barato em um carro e depois gastar em manutenção.
Moro no interior tbm, e não tenho condições de comprar água nem de pegar do mar.


Vou fazer um ranking do que avalio como menos ideal (1) para o mais ideal (5) e uma comparação de custo litro.

Exemplo:
100 litros encher display (considerando que hipoteticamente tenha 100 litros né).
360 litros reposição anual (30 dias * 1 litro * 12 meses)
240 litros em TPA's ano (2x por mês * 10 litros * 12 meses)
Total: 700 litros ano

1 - Água mineral
- Não tenho nenhuma para medir, mas imagino que o TDS ser maior que a torneira pois afinal, ela é cheia de minerais, tu teria que botar um prime ainda.
- R$15 valor bombona / 20 litros = R$1,33/ litro - R$525 reais ano + 9,24 do prime

2 - Água da torneira com prime / aquatan / ocean guard / alpha ou outros
- Se a água da torneira é inevitável, o mínimo é botar alguma coisa nela.
- Com R$50,00 reais 100 ml de prime tu trata 3785 litros. - R$9,24 reais ano + R$50,00 de

3 - Água RO/DI
- A situação ideal
- R$750,00 trata 1.000L , são R$0,75 reais por litro e R$525 anuais. Exatamente a mesmo custo que comprar água mineral.


Logo, me parece mais viável investir, uma vez só em um RO/DI ~R$700,00 tipo os da loja fundo do mar.
E durar Mil litros... é bastante coisa. Dá para ir usando até uns 2,3 TDS ainda apesar de não ser o cenário ideal.


Se R$180,00 é bastante para você hoje, pense que só de testes vão mais uns R$400,00. São consumíveis vitais. Tem mais barato... mas vão existir vidas lá dentro que não custaram barato.

jjuniormestre
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Mai 2020, 17:32
Apelido: BioMan
Data de Nascimento: 29 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil

Re: Dúvida filtragem de agua

#3 Mensagem por jjuniormestre »

Então, a questão é que água mineral vejo na internet ( não tenho TDS ainda ) é uns 8 a 20 de TDS ( teria que testar a minha ), só isso faria durar bastante as mídias ( mb400 com TDS de 100 da uns 192L ). Aqui o galão de água é R$6.00 20 litros. Porém eu penso o seguinte, se tem sais então vai estar nesses 8 a 20 de TDS, já a de torneira se for 100 de TDS, vai ter sais e outras coisas também. Então a pergunta é sobre a carga mesmo. Quanto a comprar um filtro RO acho que seria muito caro para um nano de 35l, já que teria que ter um filtro de RO que tem que ter uma bomba ( vi um vídeo do Basso e não pode usar sem a bomba, só se a pressão for alta ), acabaria o filtro sendo mais caro que o aquário mano. Já que um com bomba é 1200 a 1300 ( sem os adicionais indicados que seria a proteção pra bomba não rodar sem água, válvulas, etc ). Seriam uns R$1600 só no filtro de RO para manter um aquário de 36L, muito caro. Eu não pretendo ter corais duros, só os fáceis mesmo pois estaria iniciando. Eu pensei em por primer na água de torneira e usar no aquário como água de reposição ( e coletar na praia a água salgada ), seria o mais barato é um sonho isso ( pelo menos da água doce, água salgada é de boa moto perto da praia ) só que vi que poderia causar problemas. Para eu entrar no aquário marinho não queria gastar mais que R$2000 ( com tudo ).

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Dúvida filtragem de agua

#4 Mensagem por Andrés Segal »

Nao se usa prime em agua do marinho, desculpa a sinceridade, mas se esta achando caro a agua de reposição , eu pensaria melhor se quer mesmo investir neste hobby, ele não é barato não, e como disse o outro amigo, são vidas que voce vai colocar no aquário , tem que dar um padrão bom para elas.
Pense nisto !!!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

jjuniormestre
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Mai 2020, 17:32
Apelido: BioMan
Data de Nascimento: 29 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil

Re: Dúvida filtragem de agua

#5 Mensagem por jjuniormestre »

Eu sei, por isso pretendo baratear, nem que seja filtrando com deionizador e pegando água do mar, só a questão de saber se alguém usou água mineral para filtrar pra durar mais as mídias já ajudava. Pois tipo, 1600 num Ro não é para qualquer um. Por isso estou pesquisando e vendo se vai dar para ter ou não, não sou de deu na cabeça e vou lá. Gosto de pesquisar e ver opiniões. Vi o vídeo do Basso e uma mb400 deu em média 192l, porem com TDS 100, eu vi ele mostrando num filtro RO e subia para 3200L com o TDS 6. É muita diferença, porém o preço é muito diferente. Eu ficaria satisfeito se o kit durasse pelo menos 1 ano para repor a água. Para isso teria que ver o quanto evaporaria e tudo mais. Fiz uns cálculos só empíricos mesmo, se o TDS de entrada for 20 num filtro deinoziador daria 960 litros de água, já o TDS 40 daria 480 litros de água. O que estaria muito bom, com 1l de mídia mb400 durar 480 litros ou 960, por isso perguntei da água mineral que vi que tem algumas águas com TDS 8 ou 20, porém teria que ver se compensava. Pois sei que tem que ser feito tudo direito, mas nem sempre o mais caro é o correto. Vejo isso muito em aquarismo, tem gente tocando de boa gastando menos e outros gastando mais e quem gasta menos se dando melhor que quem gasta mais, vice e versa.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Dúvida filtragem de agua

#6 Mensagem por Arnaldo Doi »

jjuniormestre escreveu:Eu sei, por isso pretendo baratear, nem que seja filtrando com deionizador e pegando água do mar, só a questão de saber se alguém usou água mineral para filtrar pra durar mais as mídias já ajudava. Pois tipo, 1600 num Ro não é para qualquer um. Por isso estou pesquisando e vendo se vai dar para ter ou não, não sou de deu na cabeça e vou lá. Gosto de pesquisar e ver opiniões. Vi o vídeo do Basso e uma mb400 deu em média 192l, porem com TDS 100, eu vi ele mostrando num filtro RO e subia para 3200L com o TDS 6. É muita diferença, porém o preço é muito diferente. Eu ficaria satisfeito se o kit durasse pelo menos 1 ano para repor a água. Para isso teria que ver o quanto evaporaria e tudo mais. Fiz uns cálculos só empíricos mesmo, se o TDS de entrada for 20 num filtro deinoziador daria 960 litros de água, já o TDS 40 daria 480 litros de água. O que estaria muito bom, com 1l de mídia mb400 durar 480 litros ou 960, por isso perguntei da água mineral que vi que tem algumas águas com TDS 8 ou 20, porém teria que ver se compensava. Pois sei que tem que ser feito tudo direito, mas nem sempre o mais caro é o correto. Vejo isso muito em aquarismo, tem gente tocando de boa gastando menos e outros gastando mais e quem gasta menos se dando melhor que quem gasta mais, vice e versa.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk


bom dia amigo.. para vc ter garantia de noites tranquilas de sono, eu te aconselharia a investir em um bom filtro de osmose reversa, o negócio já tá pronto pra isso mesmo, te fornece a quantia certa de agua com a qualidade esperada, com pouquissimo trabalho..basta conectar na torneira, e esperar o bicho encher o balde.. Paga-se a mais pela praticidade, e claro, pela garantia.. mas nada te impede de fazer esse esquema de filtragem de agua mineral, se ela tiver um tds realmente bem baixo pode funcionar, só vai te dar mais trabalho, e vc tem q se certificar se é uma agua zerada mesmo, sem silicatos / fosfatos

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Dúvida filtragem de agua

#7 Mensagem por Andrés Segal »

o nome já diz, agua mineral, vai ter mais minérios que agua de torneira, eu não creio que alguma agua mineral de menos que 50 no TDS, mas , pode ser... só não entendo o custo da agua mineral versus mídia ????
mas , vai ouvindo as opiniões e tire suas conclusões, boa sorte.
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

jjuniormestre
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Mai 2020, 17:32
Apelido: BioMan
Data de Nascimento: 29 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil

Re: Dúvida filtragem de agua

#8 Mensagem por jjuniormestre »

Custo esta ligado diretamente ao tds, quanto maior o tds menos as mídias duram, quanto menor mais dura. É o que o ro faz, ele deixa a agua com só uns 6 de tds o que faz as mídias durarem muito mais.

Enviado de meu SM-T510 usando o Tapatalk

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”