Página 1 de 1

Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

Enviado: 04 Dez 2020, 09:49
por Caio Bamberg
(criei o tópico aqui pois sou iniciante e não sabia qual seria o melhor fórum)

Olá a todos, espero que estejam bem.
O assunto é antigo e o remédio é polêmico, mas eu resolvi apelar a essa solução pois:
1 - meu tanque (700 litros no display) está nos primeiros dias de ictio (só percebi num hapetus pequeno)
2 - não tenho quarentena (ainda)

Portanto, comecei hoje o tratamento e vou publicar aqui minha evolução caso vocês tenham interesse.

O que vou fazer:
- Display + Sump (descontando substrato e pedras) = 800 litros.
- Aplicação de uso severo: 3x medidas para cada 190 litros = aprox. 13 medidas
- UV desligado durante todo o período de tratamento
- Retirado Carvão Ativado durante todo o período de tratamento
- SUMP apenas com perlon
- Skimmer desligado por 60 minutos no momento da dose (depois eu ligo novamente)
*Eu uso 3x luminárias Hydra 64 da AquaIllumination
- 1a dose no início do ramp de iluminação às 9h50
- 2a dose ao desligar todas as luzes às 23h
*O esquema que eu uso de ramp e desligar leva umas 2h horas em cada, até atingir o branco e até desligar 100%. Uso um esquema disponível no site da própria AI, esse aqui.

Em paralelo, estou usandio o Seachem Garlic para estimular alimentação dos peixes, com ração variada 4x ao dia (incluindo artêmias e fishball em dias alternados) - mas sem restos orgânicos, estou tomando cuidado com isso.

No meu tanque eu tenho:
- 1 anemona BBT Rainbow
- 5 corais moles
- 3 lps
- 2 palhaços
- 1 foxy face
- 1 yellow tang
- 1 donzela rabo amarelo
- 1 dottyback
- 1 tang hepatus (óbvio, o único com ictio aparente na derme)
- 2 stenopus

O aquário tem apenas três meses (nem precisam dar bronca, eu já sei que vacilei e avancei etapas importantes), mas foi feito 30 dias de ciclagem com acelerador special blend, os corais entraram depois por mais 30 dias, e os peixes eu adquiri nos últimos 30-40 dias. Todos os parâmetros estavam estáveis por 6 semanas antes de inserir os primeiros peixes.

Apesar de gostar de fazer tudo eu mesmo e pesquisar bastante, eu tenho o serviço de manutenção contratado na loja Ecomarine de SP, e um técnico vem fazer manutenção todas as quinta-feiras religiosamente.

Comecei o tratamento na manhã do dia 02/12/2020. Vou fazer esse tratamento por 20 dias e, caso seja do interesse de vocês, prometo fazer relatos a cada semana aqui.

Evidente que, ao longo do período de tratamento, não vou incluir nenhum outro animal no tanque, seja peixe, vertebrado, invertebrado, corais etc.

Assistindo a vários vídeos e lendo artigos sobre o uso desse remédio, percebi claramente que as instruções da bula são insuficientes. Um vídeo que encontrei (de 2015) e achei bem relevante está aí embaixo.
Por que ele é diferente?
1- tem mais detalhes
2- explica melhor a questão das doses vs horários de uso da iluminação (o que tá na bula é muito genérico)
3- fala da importância de dissolver no SUMP para evitar irritar os corais com os cristais super concentrados do produto
4- fala da importância de fazer uso do remédio também como método de prevenção, tipo 1x por mês, na sua dose mínima recomendada.

É em inglês (britânico) e sem legendas, mas achei pertinente:
How To Use Polyp Lab Medic. Reef Safe Whitespot Treatment:

[videos]https://www.youtube.com/watch?v=I3nSUwOrGbU[/videos]

Será que esqueci de algo? Fico à disposicão.

Obrigado pela atenção,
Forte abraço.

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

Enviado: 04 Dez 2020, 11:51
por Humberto Jr.
Caio Bamberg escreveu:Portanto, comecei hoje o tratamento e vou publicar aqui minha evolução caso vocês tenham interesse.
...

Comecei o tratamento na manhã do dia 02/12/2020. Vou fazer esse tratamento por 20 dias e, caso seja do interesse de vocês, prometo fazer relatos a cada semana aqui.


Relatos sempre são importantes. Em grupos do whatsapp já vi pessoas falando que deu certo e outros que não.

Seria bacana um "experimento" relatado.

Nos informe sim! Poderá servir de experiência para outros aquaristas.


Eu tive problema de ictio no meu aquário e mesmo quarentenando todos os peixes. Suponho que o inóculo foi através da equipe de limpeza. Hoje não me causa quaisquer problemas, só quando mexo muito no aquário que a hepatus fica um pouco pintada, ams em 2 dias já fica tranquila.

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

Enviado: 04 Dez 2020, 20:48
por Arnaldo Doi
Caio Bamberg escreveu:Comecei o tratamento na manhã do dia 02/12/2020. Vou fazer esse tratamento por 20 dias e, caso seja do interesse de vocês, prometo fazer relatos a cada semana aqui.


estarei acompanhando!
tb contraí o ictio, mas tenho a praga sob controle
assim q terminar de popular o aquario, vou tentar tb esse produto
abraço e boa sorte

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

Enviado: 07 Dez 2020, 13:37
por Caio Bamberg
Fala pessoal, tudo bem?

5o dia de dosagem (faltam 15) e continuo a estudar e pesquisar.

O que posso dizer por enquanto:
1 - Corais, anemona e peixes parecem reagir de forma saudável;
2 - Continuo a alimentar utilizando um pouco de Garlic Guard (Seachem) e todos estão gordinhos e famintos;
3 - Nenhum coral ou outro animal parece estar (visivelmente) prejudicado pelo produto;
4 - Continuo a usar dose máxima indicada, e sendo muito cuidadoso com horários, uso do skimmer (inativo por até 2 horas após aplicação) e UV desligado;
5 - Continuo sem Carvão ativado;
6 - Parâmetros estáveis como antes da aplicação.

Bem, visivelmente parece que a praga está controlada, apesar do Hepatus ainda ter umas bolinhas brancas por ali (pequenas). O outro que teve, na nadadeira, foi o YT - ele se recuperou prontamente após o 2o dia de aplicação do MEDIC.

Pelo que tenho estudado, eu preciso de fato aguardar o período total do ciclo de vido dessa praga que pode levar em média 14 dias. Importante: eu não tenho nenhuma base técnica ou teorica, ok? Sou um aquarista amador, apenas leio e vejo vídeos no mundo todo tentando usar meu bom senso como filtro.

Pelo que entendi por aí, o remédio é realmente mais efetivo no período "nadante" (é assim que fala?), depois de eclodir do substrato/pedra. Ou seja, se ainda está visível no peixe, é pq ainda vai cair ao substrato e daí eclodir etc.

Outro ponto importante: diminui o fotoperíodo do aquário para 4 horas com luz branca, com ramp de 1 hora antes e depois sem luz branca (6h ao todo).

Planejo adquirir e montar uma quarentena em janeiro. A partir daí, minha preocupação é como exterminar o bicho do meu display principal - por isso, pretendo continuar com manutenções do MEDIC (dose mínima) a cada 45 dias.

Na próxima semana eu mando novos relatos (ou antes, se acontecer algo relevante).

Abs,

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

Enviado: 14 Dez 2020, 20:48
por Caio Bamberg
São 12 dias desde o início do tratamento e agora falta uma semana apenas.
Peixes, corais e anemona parecem ter se adaptado bem ao medicamento.

Funciona? Até agora, sim. Debelou o ictio, e não percebi nenhum animal infectado na derme nessa última semana. Além disso, os animais que estavam infectados, especialmente o Tang Hepatus, estão "curados" e sem sequelas visiveis na pele.

Daqui 1 semana finalizo o tratamento com dose máxima, então, farei a TPA de 20% da agua, e dali 30 dias vou retomar o tratamento em dose minima por mais 10 dias.

Abs.

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

Enviado: 22 Dez 2020, 12:36
por Caio Bamberg
Fala pessoal, tudo bem? Espero que sim.
Tratamento encerrado! Volto a fazer a dose preventiva daqui 30 dias, na dose mínima recomendada.

Deu certo? Sim. Me parece que deu super certo, pois 1 semana após o início do tratamento, o ictio sumiu nos peixes e 20 dias depois não mais retornou. O tratamento levou 20 dias pois, em tese, e utilizando dose máxima de 4x1, acompanhou todo o ciclo de vida dessa praga.
Antes do tratamento, eu fiquei umas 3 semanas só administrando a situação com alimentação etc, e de uma hora pra outra piorou muito e o ictio que só estava visível no Hepatus, já estava espalhando em outros peixes, principalmente no meu YT.
Uma semana depois os pontos brancos sumiram, e o Hepatus levou mais tempo para recuperar a derme. Porém, não vi nunca mais os pontos brancos novamente.
Hoje voltei a rodar o "filtro" UV 24 horas por dia, e mantenho uma boa alimentação. Temperatura estável em 26,5... aos poucos vou abaixar para 26.
Ainda não voltei com o carvão ativado, vou esperar um pouco mais tempo para depois da TPA que vai acontecer essa semana. Após a TPA, vou entrar com Special Blend + Nite Out da Microbe Lift.

Um detalhe a observar: toda vez que eu aplicava a dose (máxima) do Medic, a minha anemona BBT Rainbow costumava se fechar nas duas horas logo após a aplicação. Depois ela abria normal, e as zooxantelas parecem estar bem. Desde ontem, quando encerrei, a dosagem, ela está aberta direto, inclusive no escuro icon_yahoo

Se eu recomendo o tratamento? No meu caso funcionou. Porém:
1 - o Medic é MUITO caro: eu paguei R$315 cada frasco e usei 2 inteiros. Hoje, o valor mais barato que encontrei no frasco foi R$510 - tive que comprar um pro tratamento preventivo daqui 1 mês (o cara da loja me disse que acabou o lote anterior, e o novo já sofreu o custo alto do dólar).
2 - o tratamento é muito chato e tem que ser rigoroso! Ou você segue o plano do primeiro ao último dia com muito rigor sobre horários, doses e regulagem dos equipamentos (vejam na descrição no meu post mais pra cima) - ou depois vai reclamar que não surte efeito.

Será que o ictio vai voltar? Eu não acho que ele foi erradicado do sistema... mas acho que os animais foram recuperados e de agora em diante terei que ter protocolos mais rigorosos de quarentena etc., além disso, vou fazer a dosagem mínima preventiva por 10 dias a cada 30 dias.

Quem tiver dúvidas ou curiosidade nesse tema, só me procurar.

Qualquer novidade eu aviso vocês.

Valeu!

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

Enviado: 23 Dez 2020, 15:15
por fabio simoes
Caio,

Legal seu relato,

Mas eu conheço muitas pessoas que usaram esse medicamento e os peixes morreram do mesmo jeito.

Eu conheço diversas outras pessoas, como eu mesmo, que tiveram ictio, não fizeram nada, nenhum peixe morreu, a doença sumiu e nunca mais voltou.

Você nunca vai saber se os seus peixes iriam melhorar da mesma forma, mesmo sem o remédio, o que me parece ser o caso.

Então, eu continuo cético a esse remédio, até por que, quando se estuda o ciclo do ictio se vê que os cistos (que não são mortos por nenhum remédio) podem eclodir 30, 60 dias após o tratamento inicial.

A melhor forma de evitar essa doença é fazer quarentena antes da introdução do peixe no aquário.

abraço

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

Enviado: 25 Dez 2020, 17:21
por Caio Bamberg
fabio simoes escreveu:Caio,
Então, eu continuo cético a esse remédio, até por que, quando se estuda o ciclo do ictio se vê que os cistos (que não são mortos por nenhum remédio) podem eclodir 30, 60 dias após o tratamento inicial.

A melhor forma de evitar essa doença é fazer quarentena antes da introdução do peixe no aquário.

abraço


Perfeito, Fábio. Concordo, essa é a melhor forma de prevenir mesmo.
Pois é, há muito debate e pouco consenso a respeito. Aqui em casa passaram-se 5 dias do término do tratamento e tudo ok.

Como eu já comprei o Medic, vou reaplicar a dose mínima em 20/1 por 10 dias.

Vou mantendo vocês informados.

Forte abraço e ótimo Natal!

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

Enviado: 30 Dez 2020, 11:20
por Caio Bamberg
Feliz Natal a todos!

Pessoal, passado 1 semana após o fim do tratamento, não tive retorno do ictio. Todos os peixes estão bem e saudáveis - mantive a temperatura entre 26,5 e 27c para justamente acelerar o ciclo do protozoário e forçar que ele eclodisse novamente se fosse o caso (nesse período de 7 dias) o que não aconteceu.

Vale destacar que na semana passada eu fiz uma TPA de 15% do volume, mexi no aquascape, limpamos tudo e daí, ontem (29/12), eu incluí 2 novos corais, 1 tang sailfin, e 32 paguros de pata amarela no aquario (meu display tem 700 litros). De ontem pra hoje, todos continuam bem - mas vou acompanhar. Normalmente o ictio surtava justamente depois de mexer no aquario.

Continuo indicando o tratamento com o Medic, apesar do altíssimo custo.

Abs,

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

Enviado: 13 Ago 2021, 08:45
por Anderson Hernandes
Caio Bamberg escreveu:Feliz Natal a todos!

Pessoal, passado 1 semana após o fim do tratamento, não tive retorno do ictio. Todos os peixes estão bem e saudáveis - mantive a temperatura entre 26,5 e 27c para justamente acelerar o ciclo do protozoário e forçar que ele eclodisse novamente se fosse o caso (nesse período de 7 dias) o que não aconteceu.

Vale destacar que na semana passada eu fiz uma TPA de 15% do volume, mexi no aquascape, limpamos tudo e daí, ontem (29/12), eu incluí 2 novos corais, 1 tang sailfin, e 32 paguros de pata amarela no aquario (meu display tem 700 litros). De ontem pra hoje, todos continuam bem - mas vou acompanhar. Normalmente o ictio surtava justamente depois de mexer no aquario.

Continuo indicando o tratamento com o Medic, apesar do altíssimo custo.

Abs,



Recebi a visita deste tal de Íctio por descuido também, estarei iniciando o tratamento sistema de 480l apenas o novo morador com os sinais de infestação, sabe me dizer o rendimento do frasco? Estarei usando 2 doses diárias de 2 e 1/2 colheres dosadoras. A embalagem menciona gramas mas n sabemos qts gramas tem a dose da colher não dá pra estimar a quantidade necessária e o tratamento n pode ser parado e pretendo fazer de acordo para obter a eficácia. Grato 11 96460-9008 caso ache melhor.