Página 1 de 1

Os reservatórios de água excedem 50% do nível após 10 meses

Enviado: 02 Mar 2021, 22:23
por PagAgua
O nível do reservatório, parte do Sistema Integrado de Água de Curitiba (SAIC), ultrapassou 50% de seu armazenamento pela primeira vez em 10 meses. Com as chuvas de segunda-feira (1), (2) o nível atingiu 51,20% na manhã de terça-feira, segundo a Sanepur.

De acordo com Simepal, a precipitação acumulada em Curitiba atingiu 55 mm na segunda-feira.

Imagem

Segundo a empresa fornecedora, o último registro dos quatro reservatórios que fazem parte do sistema que abastece Curitiba e a área metropolitana, com uma média de 50% de armazenamento de água, é a partir de 5 de maio de 2020. O nível naquela época era de 50,08%.

Foi precisamente em maio do ano passado que a rotação da água foi estendida por toda a cidade de Curitiba e a área metropolitana.

Dos quatro reservatórios, o mais crítico é Ilai, com 35,28% de sua capacidade, seguido por Piracuala I, com 51,42%, Passauna, com 55,42%, e Piracuala II, com 85,61%.

Entretanto, para reduzir o período de giro da água, que atualmente é de 36 horas com abastecimento e 36 horas sem abastecimento, por exemplo, o nível médio da água nas barragens teria que ir acima de 55%.

Entretanto, segundo a Sanepal, para que a rotação pare, o nível médio de água da barragem deveria passar de 60%. Em entrevista à CBN Curitiba, o Diretor de Atividades Ambientais e Sociais da Sanepal, Julio Gonchorosky, disse que a barragem atingirá este nível até o final de março e que a rotatividade da água deverá parar, disse ele.


Quarenta e um distritos da capital paranaense começarão a ligar a água às 16:00 horas de terça-feira (2), e o abastecimento deverá retornar às 16:00 horas de quinta-feira (4).

Também na área metropolitana estão Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais, o bairro Tijucas do Sul também é afetado.

A Sanepar ressalta que os mesmos bairros podem ser abastecidos com água de diferentes reservatórios.

Salienta que, mesmo que o nível dos reservatórios aumente, os moradores devem continuar a campanha do Meta 20 com o objetivo de economizar 20% de água.