🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Luminaria Nano DIY

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Murilo Lima Teixeira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Jan 2023, 05:54
Apelido: Murilo
Data de Nascimento: 21 Ago 1997
Cidade: SP
País: Brasil

Luminaria Nano DIY

#1 Mensagem por Murilo Lima Teixeira »

Bom dia amigos aquaristas e feliz ano novo a todos !!! icon_cheers antes de citar a ajuda em si agradeço a todos que me ajudaram num passado em meu primeiro aquario e mesmo apos a perda dele e muita frustração volto ao hobby e ao forum com uma nova conta ( nao lembro nem o email da outra ) mas ainda sim com um espirito de acolhimento de todos, este novo projetinho pretendo ter corais soft's e se possivel um unico LPS minha tão sonhada colonia de Trumpet Kryptonita bem vamos lá. icon_joia

Desejo montar uma luminaria de led 3w para meu aquario marinho ( 60x30x40 ), e tenho disponiveis os seguintes led's.

- 20 Royal Blue 445nm
- 10 Blue 460nm
- 10 Cold White 10000K
- 10 UV 395-400nm

Todos seguem 3.2v-3.4v e 600-700ma, possuo tbm lentes de 120º e 90º e um controlador TC421 WIFI para programar este projeto, A distribuição de espectro de cor pensei nessa distribuição aqui:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing

Gostaria de auxilio de como fazer a montagem e qual fonte/regulador/resistor eu deveria usar ... agradeço a atenção de todos. icon_joia
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminaria Nano DIY

#2 Mensagem por Ivan Rose »

Murilo Lima Teixeira

Olhando para sua distribuição de leds, vejo que colocou apenas 04 leds brancos, 04 UV's e 04 Royal Blue...
É importante salientar que se não fizer uso de drivers para ligar os leds, de forma a evitar perdas de energia, você teria que usar múltiplos de 06 leds ou de 03 leds (usando fontes chaveadas de 24 ou 12Vcc respectivamente)...
O uso de limitadores de corrente, no caso de usar as fontes chavedas, é altamente aconselhável... isso dará segurança e longevidade aos leds.
O uso de resistores para limitar a corrente não impedirá que surtos de corrente trafeguem pelo circuito e causem dano aos seus leds, vindo a queimar muito tempo antes do previsto.

Meu conselho... use séries de 03 leds e redistribua os leds:
03 Brancos / 06 Royal Blue / 12 Blue / 03 UV's... ou
06 Brancos / 03 Royal Blue / 12 Blue / 03 UV's...

Colocar um limitador de correte para cada série de 03 leds e usar uma fonte chaveada de 12V x 10A, ajustada para 13,5 ou 14 Volts
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Avatar do usuário
Murilo Lima Teixeira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Jan 2023, 05:54
Apelido: Murilo
Data de Nascimento: 21 Ago 1997
Cidade: SP
País: Brasil

Re: Luminaria Nano DIY

#3 Mensagem por Murilo Lima Teixeira »

Ivan Rose escreveu:
Murilo Lima Teixeira

Olhando para sua distribuição de leds, vejo que colocou apenas 04 leds brancos, 04 UV's e 04 Royal Blue...
É importante salientar que se não fizer uso de drivers para ligar os leds, de forma a evitar perdas de energia, você teria que usar múltiplos de 06 leds ou de 03 leds (usando fontes chaveadas de 24 ou 12Vcc respectivamente)...
O uso de limitadores de corrente, no caso de usar as fontes chavedas, é altamente aconselhável... isso dará segurança e longevidade aos leds.
O uso de resistores para limitar a corrente não impedirá que surtos de corrente trafeguem pelo circuito e causem dano aos seus leds, vindo a queimar muito tempo antes do previsto.

Meu conselho... use séries de 03 leds e redistribua os leds:
03 Brancos / 06 Royal Blue / 12 Blue / 03 UV's... ou
06 Brancos / 03 Royal Blue / 12 Blue / 03 UV's...

Colocar um limitador de correte para cada série de 03 leds e usar uma fonte chaveada de 12V x 10A, ajustada para 13,5 ou 14 Volts


O limitador é o resistor usam quantos V da série? Não é possível deixar a fonte com 12v?

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminaria Nano DIY

#4 Mensagem por Ivan Rose »

Murilo Lima Teixeira escreveu:O limitador é o resistor usam quantos V da série? Não é possível deixar a fonte com 12v?


Murilo... normalmente o circuito limitador consome aproximadamente 3 Volts da fonte, então se considerar uma série de 3 leds, e cada led consumir de 3,2 a 3,5 Volts (leds comuns chineses), teremos no máximo 10,5 Volts sendo consumido pelos leds, então se regular a fonte para 13,5 Volts já será o suficiente... a não ser que use leds CREE, onde os leds consomem menos tensão, por volta de 3,0 a 3,1 Volts...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”