🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Red Sea MAX 130D - montagem e adaptações

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Henrique Pompeu
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Out 2020, 03:32
Apelido: Henrique
Data de Nascimento: 28 Ago 2000
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Red Sea MAX 130D - montagem e adaptações

#1 Mensagem por Henrique Pompeu »

Oi gente, tudo bem por ai? Sou novo aqui no fórum, sempre acompanhei aqui sem ser membro pois ainda não tinha um marinho.. sempre fui da galera de água doce por ser popularmente dito como de fácil manutenção e acima de tudo mais barato em comparação à tão sonhada água salgada hahahaha! Há alguns meses encontrei um BOYU MT30 descartado na lixeira do meu prédio, todo acabado e imundo.. cheio de lodo e de alga incrustrada no vidro. Acabei trazendo ele para casa, limpei, fiz um teste com agua para ver se estava vazando e para minha alegria estava tudo ok. dai em diante mexi bastante nele, fiz diversas adaptações tendo em vista que montar um marinho no boyu sem adaptações é um completo suicídio. Bom.. por fim ele está montado ha um mês e meio, usei agua natural da praia de Pernambuco aqui do Guarujá, litoral de SP.
Nesse meio tempo enquanto fuçava em grupos de venda de usados no facebook me deparei com um RED SEA MAX 130D à venda e depois de muito negociar com o dono acabei levando ele.. o vidro está impecável, se tem um risco ou outro é pequeno ao ponto de nem se enxergar. Porém como nem tudo são flores, a luminária dele ja não era mais a original quando comprei e não está funcionando.. Pensei em desmontar a gambiarra que foi feita e instalar algumas calhas de led que encontrei no mercado livre e ja uso em meu BOYU, elas tem uma alta eficiência e não esquentam tanto quanto T5's ou HQi's.. BOM, agora que contei um pouco sobre o aquário entra minha dúvida.. alguém sabe me dizer se esse modelo da RedSea esquenta muito? pensei em colocar uma tampa de vidro no aquário e ainda sim usar a tampa original sendo que ela vai ter essa adaptação para leds alé de dar um acabamento mais polido ao visual do aquário.. a tampa de vidro seria pra ajudar a conter a humidade na luminária dele e reduzir a evaporação de água.. além dessa minha dúvida entra a questão dele estar sem skimmer.. gostaria de saber se seria possível mantê-lo apenas com TPA's semanais? Quanto a refrigeração pensei em instalar algumas ventoinhas na area do sump, saberiam me dizer se refrigeraria do mesmo modo se instalasse na parte do display? Por favor, preciso de alguma orientação visto que não encontrei muito sobre modificações em aquários da RedSea!

Agradeço desde já!

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Red Sea MAX 130D - montagem e adaptações

#2 Mensagem por Cassiano Kurz »

Bom dia Henrique,

Antes de tudo, sou novo aqui também. plus_icon

Vou organizar suas perguntas e dar minha percepção em respeito a elas:

- Água natural / Da praia: Você testou esta água para verificar os parâmetros dela?
- Led's: Se você já tem algo que é declaradamente superior ao que veio, acredito que sempre vale a pena quebrar a cabeça e adaptar.
- Aquecimento: Até onde conheço, o aquecimento se dá por uma somatória de fatores, você vai usar led, um dos fatores já está controlado. Outro fator principal do aquecimento é o seu ambiente. No seu aquário de agua doce, em qual temperatura ele ficava normalmente? Se você flutuava acima de 27º seus futuros corais vão sofrer ou até morrer. É bom considerar um sistema de refrigeração (chiller, cooler, peltier, etc.), existem muitas opiniões a respeito, mas é por isso que não botei meu reef para rodar ainda. Moro em um local muito quente, e se eu fosse o coral, não ia curtir estar sufocado numa temperatura vulcânica.
Tampa adicional: Particularmente gosto do visual original, eu não colocaria a tampa adicional de vidro. Ela tende a atrapalhar na manutenção... as coisas tem que ser práticas, aqui em casa cedo ou tarde ia acabar em um canto. Não sei exatamente como é o design, mas eu consideraria proteger os LED's com alguma outra coisa, já que você está no clima de gambiarra, que sabe um acrílico..
Evaporação: A água vai evaporar, a vida é assim haha Considere que você vai ter que repor a água doce (compre um filtro RO/DI, é necessário)- e não reponha o que evaporar com água do mar senão a salinidade irá se somar a água existente (compre um refratômetro) e vai morrer tudo lá. Não use água da torneira! Se você repor com água da torneira... aceite a certeza da praga de algas que você vai ter.
Skimmer Aquário marinho e skimmer são coisas que para mim andam bem juntas. É possível manter com TPA? tem gente que vai dizer que sim... desde que tu tenha uma água com parâmetros bons (de novo comprar testes e refratômetro) mas TPA toda semana, é um bom trabalho - Leve em consideração. Na verdade não tem certo ou errado né... Mas eu sugiro considerar um mini-skimmer tipo um bubble magus qq2 ou algo assim já que o seu tem sexto vidro.
Refrigeração: As ventoinhas precisam estar relativamente perto da água. Se você conseguir no display isso, ótimo, se conseguir no sump, ótimo também. (Fonte: https://youtu.be/itN4lbtN890?t=567) Até onde conheço não existe uma regra.

Boa sorte e manda foto da gambiarra aí! haha

Avatar do usuário
Rogerio Nihi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 108
Registrado em: 15 Ago 2012, 09:51
Apelido: Nihi
Data de Nascimento: 04 Jan 1980
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Red Sea MAX 130D - montagem e adaptações

#3 Mensagem por Rogerio Nihi »

Henrique, boa tarde.


Montei um RedSea 130D recentemente (também vasculhando em fóruns, sites de vendas, etc). Alguns pontos a considerar:

O RSM130, apesar de ser melhor que o Boyu, esquenta sim. O dono anterior havia feito um corte na tampa para instalar LED DIY. Eu removi a tampa e comprei uma luminária. Mantive ela suspensa.
Outro ponto: o aquário tinha 4 bombas (2 de recalque, 1 do skimmer e mais o de circulação. Troquei as de recalque por apenas 1 (maior, porém mais eficiente), e mantive a do skimmer e da circulação.
Ainda assim (mesmo sem tampa), o aquário esquentava bastante.
Instalei então dois coolers, e conectei a uma controladora COEL TZ31 (bem fácil de instalar e configurar). A temperatura se mantém entre 27 e 27,5 (onde os coolers entram em ação).

Segue imagens no link: https://nihireef.blogspot.com/2020/12/v ... d-sea.html

outras modificações: nível no display e sump: subi bastante o do display. desci um pouco do sump, mas vou precisar baixar um pouco o skimmer pra ficar na altura correta.
fiz um media basket para a coluna do skimmer e do retorno...(vc pode comprar tb, mas sai R$500,00 cada uma.. rs)....
e fiz um furo no copo do coletor do skimmer, onde conecto a mangueira de ar da bomba do próprio skimmer. isso melhorou muito o ruído (sumiu, pra falar a verdade)....

Valeu!


O dono anterior havia feito um corte na tampa para colocar LED.

Avatar do usuário
Rogerio Nihi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 108
Registrado em: 15 Ago 2012, 09:51
Apelido: Nihi
Data de Nascimento: 04 Jan 1980
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Red Sea MAX 130D - montagem e adaptações

#4 Mensagem por Rogerio Nihi »

ah, sobre a evaporação...
por conta dos coolers, é bastante intenso (pelo menos pra mim)... aprox. 12-15L por semana. Estou montando um esquema de reposição por boia... tá lá no blog como pretendo fazer... :) abs.

Henrique Pompeu
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Out 2020, 03:32
Apelido: Henrique
Data de Nascimento: 28 Ago 2000
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Red Sea MAX 130D - montagem e adaptações

#5 Mensagem por Henrique Pompeu »

Demorei para voltar mas cá estou!! Pensei que não encontraria mais ninguém utilizando os fóruns e acabei apelando para os grupos de facebook (que nem sempre ajudam muito...) Mas vamos lá!! 8 meses de montado do meu Red Sea Max 130 e para a minha surpresa, nenhuma dor de cabeça. Todo esse tempo rodando sem skimmer e somente com as bombas de retorno, as quais muitas vezes deixo apenas ligada uma das duas de 500 l/h cada. Luminária acabei por optar pelos led's modulares de mercado livre, já que sou terrível quando o assunto é elétrica kkkkkkk, os corais estão ótimos e com muito crescimento.
No momento a predominância é de SOFTS, alguns LPS's e duas montiporas (capricornis e digitata) para testar e pra ser sincero tudo nos conformes!! No momento sem realizar testes de nitrato e fosfato pois universitário como sou kkkkkk fica difícil de bancar alguns testes, mas como continuo fazendo TPA's de 20 litros mensais (intercalando 10 litros a cada 15 dias) acredito que com a quantidade de fauna que possuo aqui, tudo esta caminhando bem pela aparência do ecossistema no geral.
Vou deixar o link do meu canal no youtube com alguns vídeos caso vocês queiram dar uma olhada! Aliás, obrigado pelas mensagens com orientações que vocês deixaram aqui para mim!

https://www.youtube.com/watch?v=oZOSrJuD6tE

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”