🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Luminária LED DIY [DÚVIDA]

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Maykonvboas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Ago 2020, 19:51
Apelido: Maykon
Data de Nascimento: 22 Dez 1993
Cidade: Campinas
País: Brasil

Luminária LED DIY [DÚVIDA]

#1 Mensagem por Maykonvboas »

Ola galera, sou iniciante e estou estudando o máximo que posso para ingressar no hobby com o pé direito, durante esse processo estou executando meus projetos e gostaria que me ajudassem no projeto da luminária.

Bom meu projeto é de uma luminária composta por 70 leds de 3w com série de 7 leds, minha maior dúvida é sobre as peças que complementam a série (os limitadores, resistores ...) Abaixo segue o que defini até o momento:

Canal 1: 21 leds azul royal + 7 leds blue (4 séries de 7)
Canal 2: 21 leds branco 10.000k (3 séries de 7)
Canal 3: 7 leds UV (1 série de 7)
Canal 4: 7 leds branco 6.500k (1 série de 7)
Canal 5: 4 leds ciano + 3 green (1 série de 7)

Nos projetos que vi pela internet, utilizando série de 7 leds utiliza-se um resistor 5w 2R2 por série. Porém algumas pessoas apontaram que deveria usar um limitador de corrente para aumentar a vida util dos leds fazendo com que eles nao esquentassem tanto.

Então minha dúvida é se apenas o resistor basta ou tem que ter outro dispositivo na série junto aos leds e o resistor, que se não me engano nesse caso seria o LM317T.

Pelo que entendi os 7 leds em série consumirão 22,4v (cada led 3,2v 700mA) e esse resistor de 5w 2R2 consumiria os 1,6v para completar a tensão de 24v na série.

Utilizarei uma fonte de 24v 10a.

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 488
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminária LED DIY [DÚVIDA]

#2 Mensagem por Ivan Rose »

Maykonvboas... para usar fonte de 24V e limitadores de corrente (LM317T + resistor de 2,0 Ohm x 1 ou 2W) as séries de Leds devem ser de 06 leds...
Se puder colocar as medidas do seu aquário, se ele será um reef ou um plantado, consigo lhe dizer se a quantidade de Leds está adequada.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Maykonvboas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Ago 2020, 19:51
Apelido: Maykon
Data de Nascimento: 22 Dez 1993
Cidade: Campinas
País: Brasil

Re: Luminária LED DIY [DÚVIDA]

#3 Mensagem por Maykonvboas »

Ivan Rose escreveu:Maykonvboas... para usar fonte de 24V e limitadores de corrente (LM317T + resistor de 2,0 Ohm x 1 ou 2W) as séries de Leds devem ser de 06 leds...
Se puder colocar as medidas do seu aquário, se ele será um reef ou um plantado, consigo lhe dizer se a quantidade de Leds está adequada.


O aquário tera 120x50Lx60A. Seguirei seu conselho e alterei para séries com 6 leds. Totalizando 72 leds.

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 488
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminária LED DIY [DÚVIDA]

#4 Mensagem por Ivan Rose »

Maykonvboas escreveu:
Ivan Rose escreveu:Maykonvboas... para usar fonte de 24V e limitadores de corrente (LM317T + resistor de 2,0 Ohm x 1 ou 2W) as séries de Leds devem ser de 06 leds...
Se puder colocar as medidas do seu aquário, se ele será um reef ou um plantado, consigo lhe dizer se a quantidade de Leds está adequada.


O aquário tera 120x50Lx60A. Seguirei seu conselho e alterei para séries com 6 leds. Totalizando 72 leds.


@Maykonboas ...
72 leds está de bom tamanho...
quanto aos espectros dos leds, use:
25% brancos frios de 6.500°k,
50% azul royal,
12.5% azul comum e
12.5% violetas.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Maykonvboas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Ago 2020, 19:51
Apelido: Maykon
Data de Nascimento: 22 Dez 1993
Cidade: Campinas
País: Brasil

Re: Luminária LED DIY [DÚVIDA]

#5 Mensagem por Maykonvboas »

Ivan Rose escreveu:
Maykonvboas escreveu:
Ivan Rose escreveu:Maykonvboas... para usar fonte de 24V e limitadores de corrente (LM317T + resistor de 2,0 Ohm x 1 ou 2W) as séries de Leds devem ser de 06 leds...
Se puder colocar as medidas do seu aquário, se ele será um reef ou um plantado, consigo lhe dizer se a quantidade de Leds está adequada.


O aquário tera 120x50Lx60A. Seguirei seu conselho e alterei para séries com 6 leds. Totalizando 72 leds.


@Maykonboas ...
72 leds está de bom tamanho...
quanto aos espectros dos leds, use:
25% brancos frios de 6.500°k,
50% azul royal,
12.5% azul comum e
12.5% violetas.


Vlw. Muito obrigado pelo direcionamento. icon_joia

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”