🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto de chiller convencional

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Sandry Seibert
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Jun 2009, 19:45
Apelido: Sandry
Localização: Campinas SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Projeto de chiller convencional

#1 Mensagem por Sandry Seibert »

Olá a todos...
Estou mais uma vez postando um passo a passo de um chiller DIY, dessa vez estou montando um convencional para um amigo.
O chiller convencional usa sistema de passagem de água por um tubo de titanio de 3/4" com uma serpentina (de tubo de cobre 1/4") enrolada em volta desse tubo que servirá de evaporador para o nosso sistema de refrigeração.
O material necessário para a montagem de um chiller convencional pode ser encontrado em revendas locais de materiais para refrigeração, o tubo de titanio pode ser encontrado na TI Brasil e a mão de obra pode ser a de um técnico em refrigeração.
A lista é para um chiller de 1/4hp
Lista de materiais para equipamento:
4 pedaços de 300mm de tubo de titanio 3/4"
1 compressor 1/4hp (de preferencia para gás ecológico)
1 condensador para 1/4hp máximo 1/2hp
1 ventilador para refrigeração (proprio para o condensador que você comprar)
1 filtro secador
1 capilar
1 válvula de abastecimento
1m de tubo 5/16"
15m de tubo 1/4"
1kg de gás refrigerante
6 cotovelos 90o de 3/4" roscável
3 junções (nípel rosca externa) de 3/4" roscável
2 luvas retas de redução roscável de 3/4" para 1/2"
2 espigões 1/2"
1 fio elétrico
1 termostato com sensor de temperatura encapsulado em bulbo de inox (opcional)
- Madeira para a caixa
Tinta epoxy ou verniz para impermeabilizar a caixa
- Expuma de poliuretano ou qualquer material isolante termico (vai depender da aplicação)
Lista de materiais para a montagem:
Massarico proprio para Foscope (acima de 2000oC)
Varetas de foscope
Cortador de tubos de cobre
Conjunto Manifold para abastecimento
Bom, eu comprei tudo e não gastei nem 800 reais.. O que saiu mais caro foi o tubo de titanio, que ultimamente tem sofrido reajuste mensal, sairam 6 peças de 300mm por 375 reais.. O compressor eu consegui por 280 reais e o restante do material não saiu mais que 200 reais...
A seguir eu vou dividir a montagem cronologicamente, pois não tenho muito tempo para postar tudo de uma só vez. Vamos começar com a serpentina.
A ideia é enrolar os 15m de tubo de cobre de 1/4" em volta do tubo de titanio de 3/4", escolhi o tubo de cobre com 1/4" pois ele é mais flexível e da para fazer o serviço em casa, mas mesmo flexível ele tem que ser enrolado com cuidado para não dobrar ele e consequentemente estrangular a passagem do gás.

A sequencia de fotos a seguir dá uma ideia boa de como executar o procedimento, faça tubo a tubo calculando a ponta livre para conectar os cotovelos que serão usados para passar água de um conjunto para o outro. Uma alternativa a isso é não cortar o tubo em pedaços e sim dobrar um tubo maior em forma de serpentina, mas o custo além de se elevar muito para esse procedimento, ainda dá muito mais trabalho para enrolar o cobre, passando assim a ter a necessidade de se usar uma empresa especializada.
Nesta foto temos o material para a serpentina e tubo de passagem de água:

Imagem

Aqui é possível ver como pretendo passar água de um pedaço do tubo para o outro, apesar de não ter rosca no tubo, eu optei pelo cotovelo roscável, pois é mais justo e fácil de colar com cola epoxy (araldite) depois, vai dar mais segurança:

Imagem

Aqui já é possível ver um dos tubos com o cobre enrolado, a minha mão está pegando fogo... Para enrolar ele o tubo do lado não estava alí, como eu disse, enrole um por um, mesmo que de lado para um não atrapalhar o outro

Imagem

Depois de enrolado os dois, eu reposicionei as luvas que ainda não estão coladas, só vou colar no final, coloquei elas só para a foto:

Imagem

Já com a mão toda cheia de bolhas após 3hs lutando contra a resistencia do cobre, enfim os 4 pedaços de tubo de titanio estão com a serpentina enrolada sobre eles, eu esqueci de comprar cotovelos, depois eu mostro como fica tudo conectado direitinho:

Imagem

Essa é a pior parte na montagem de um chiller com esse sistema precário, feito isso, o restante será moleza, só precisa entender de refrigeração e ter um massarico.

consegui passar para a montagem do sistema compressor e trocador de calor conforme passos abaixo, antes uma atualização sobre os materiais.

Passei em uma loja em São José dos Campos e comprei um compressor da Embraco (o mesmo usado pela TECO) do modelo mais silencioso, aliás, a Embraco fabrica um dos melhores compressores de refrigeração do mundo, isso é fato, é um grande exportador. O compressor que eu comprei é de 1/4hp e me custou R$281,00.

Além disso eu comprei o capilar, o trocador de calor para compressores de até 1/3, 1kg de gás r134a, um dobrador de tubos (desnecessário) e umas madeiras para montar o sistema.. Esse restante não me custou mais que R$200,00.

Eu parafusei o compressor na madeira atentando ao espaço necessário para instalar o trocador de calor e o ventilador. Na foto abaixo é possível ver algumas explicações sobre as conexões do compressor e do trocador de calor.

De um dos lados desse modelo de compressor estão a saída do compressor que será ligada com tubo de cobre a ser soldado até o trocador de calor, essa é a saída quente, o gás é comprimido e volta ao estado líquido quando perde temperatura dentro do trocador de calor, a saída geralmente é um tubo de diametro menor que a entrada. A entrada de gás recebe o gás expandido que volta da serpentina, será o ultimo a ser ligado.

O outro lado do compressor tem a entrada para abastecimento, é muito interessante para quem estiver fazendo um chiller por conta que coloque nessa entrada uma valvula de abastecimento, isso evita muito trabalho na hora de reabastecer por qualquer motivo o chiller, ou até mesmo se precisar diminuir a pressão caso a entrada de gás comece a congelar, não é bom quando a entrada congela, pois indica retorno de gás em forma líquida para o compressor, o que pode danificar o mesmo devido aos choques de temperatura.

Aqui pode-se ver ainda o trocador de calor, ele era prateado e eu pintei de preto com spray, o ventilador do trocador está posicionado também:

Imagem

Nesta foto é possível ver a valvula de abastecimento que eu acabo de soldar, perceba que para executar soldas é necessário proteger o compressor contra a alta temperatura, para isto amarre um pano molhado como eu fiz:

Imagem

Trabalhar com solda não é difícil, mas é caro, paguei por volta de R$200,00 no soldador portátil e em um pote de pasta de solda e umas 10 varetas de foscope. Pra mim vale a pena, se eu ficar desempregado eu não morro de fome rs... O que já me apareceu de gente pedindo pra montar chiller, impressionante.
Nesta foto é possivel ver o tubo de cobre que levará o gás comprimido até o trocador de calor, soldei da mesma maneira que a valvula, esse tubo dá a volta no compressor e vai até o trocador:

Imagem

Aqui uma visão geral da montagem atual, eu vou prosseguir nas proximas mensagens, infelizmente ontem só tive 3 horas para fazer isso, deixei a sala uma zona, minha esposa tem sido muito paciente comigo em aturar tanta zona

Imagem

fase final...
Bruno, a diferença entre o seu projeto e o meu é que vc colocou o tubo inteiro e eu fiz ele em partes, além disso vc montou por cima e eu montei na base do chiller
Prosseguindo com as soldas, aqui vê-se a solda do filtrinho secador, ele deve ser soldado com cuidado para não superaquecer a silica dentro dele, o capilar deve ser soldado com mais cuidado ainda para não entupir ele com solda:

Imagem

Aqui já se pode ver o conjunto completo, ele vai ficar pouco diferente disso, fiz uma caixa para abrigar a serpentina com dois furos, depois de posicionar tudo e testar eu vou encher o interior dessa caixa com espuma de poliuretano para isolar termicamente:

Imagem

Aqui da para ter uma ideia melhor de como vai ficar a serpentina dentro da caixa:

Imagem

Imagem

Geral fechado, notem que eu abrí dois furos na tampa para passar a entrada e saída da serpentina e dois furos na lateral para entrada e saída de água. Na entrada e saída da serpentina eu usei conectores de rosca, eles unem dois tubos de cobre flangeados, assim eu posso desmontar tudo e montar denovo com outro compressor no futuro. Para colocar o capilar na entrada deve-se soldar ele em um pedaço de tubo do mesmo diametro do conector esse tubo tem que ser flangeado para depois ser apertado. Na saída eu fiz o mesmo, só que eu soldei um tubo que tivesse o diametro necessário para entrar no compressor:

Imagem

Aí está, sistema abastecido e rodando para testes, congelou rápido:

Imagem

Congelou tão rápido que começou a voltar líquido para o compressor, leia nota da imagem, não é bom quando isso acontece, mas como estou rodando sem água nos tubos pode ser normal, se persistir vou ter que baixar a pressão do gás:

Imagem

Depois de tudo bem testado, inclusive a circulação interna do titanio para verificar se não há vazamentos, eu enfim fiz a parte mais suja do serviço, encher a caixa da serpentina de espuma de poliuretano para isolar termicamente, isso vai levar umas 24hs para secar

Imagem

Agora é esperar o poliuretano secar e colocar o bixo pra rodar no meu aqua, dependendo da boa vontade ainda vou fazer uma bela caixa externa para ele, assim pelomenos não fica tão feio..


Hoje está instalado e rodando desse jeito:

Imagem

Eu fiz ele sob medida para ficar dentro do meu movel, tirando ele pra fora fica assim:

Imagem

henrique de jesus
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 20 Jun 2009, 15:31
Apelido: henrique de jesus
Localização: Portugal

Re: Projeto de chiller convencional

#2 Mensagem por henrique de jesus »

Ola amigos
Ola amigo Sandry Seibert
Grande projecto esta muito bem explicado
esta 5* estrelas parabens.
deste amigo
Henrique de jesus

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Projeto de chiller convencional

#3 Mensagem por Frederico Ramos »

Eu não me canso de ver essa montagem ..... perfeita !

Parabéns

Sandry Seibert
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Jun 2009, 19:45
Apelido: Sandry
Localização: Campinas SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projeto de chiller convencional

#4 Mensagem por Sandry Seibert »

Obrigado pelos elogios.

Abraços
Sandry

Avatar do usuário
Fernando Cesar
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:41
Apelido: FernandoGil
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Projeto de chiller convencional

#5 Mensagem por Fernando Cesar »

Fala Sandry,
realmete impecável a explicação e acabamentos...
Parabéns
----------------------------
Grande abraço

Fernando C. Gil
fc.gil@metalurgicagil.com.br

Rodrigo Sutto
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 22 Jun 2009, 08:36
Apelido: sutto
Localização: ourinhos

Re: Projeto de chiller convencional

#6 Mensagem por Rodrigo Sutto »

Boa Sandry,

fiz o meu a pouco tempo, usei uma unidade split de 9000btus, tubo de inox 316L de 2", serpentina de 3/8 refrigero 2000lts sussa !

Rodrigo Sutto
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 22 Jun 2009, 08:36
Apelido: sutto
Localização: ourinhos

Re: Projeto de chiller convencional

#7 Mensagem por Rodrigo Sutto »

Boa Sandry,

fiz o meu a pouco tempo, usei uma unidade split de 9000btus, tubo de inox 316L de 2", serpentina de 3/8 refrigero 2000lts sussa !

Avatar do usuário
Gabriel Tiol
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1862
Registrado em: 20 Jun 2009, 20:40
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 25 Fev 1983
Cidade: Campinas - SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Projeto de chiller convencional

#8 Mensagem por Gabriel Tiol »

Vi esse chiller funcionando pessoalmente!!! Era um show!!

Parabéns Sandry!!! Só tendo muita habilidade mesmo pra fazer!!!


Abraços
ImagemIts not a hobby...its way of life

Rodrigo Sutto
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 22 Jun 2009, 08:36
Apelido: sutto
Localização: ourinhos

Re: Projeto de chiller convencional

#9 Mensagem por Rodrigo Sutto »

Sandry, parabéns pelo projeto, eu somente alteraria a qtd de fluido refrigerante, o retorno de liquido na cabeça do compressor alem de estourar as palhetas do mesmo, pois só comprimem gás, acarreta a perca de rendimento, o recomendado é que não congele a entrada do compressor, quando em pleno funcionamento, com água em seu interior.
Espero ter ajudado !!!!

[]s

Avatar do usuário
Flavio Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 294
Registrado em: 22 Jul 2009, 16:37
Apelido: Flavinho
Localização: São Paulo

Re: Projeto de chiller convencional

#10 Mensagem por Flavio Francisco »

Sandry, qual seria o tamanho e espessuras mais indicados, para um aquário de 90 a 100l?

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#11 Mensagem por Flávio Wyinz »

Sandry
Parabéns.
O melhor e mais rico em detalhes de um projeto de chiller que já vi.
Gostaria de lhe fazer uma pergunta. Devido a dificuldade de encontrar o tubo de titânio, é possível substitui-lo por de outro material (PVC, INOX, etc)? Você tem alguma sugestão?
Valeu.
Um Grande abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Projeto de chiller convencional

#12 Mensagem por Fernando Duso »

Perfeito era bem o que eu tinha imaginado fazer também, apenas eu acho que comprar uma unidade condensadora pronta, seria mais fácil só faltaria fazer a parte da serpentina e custaria pouca coisa a mais.

Abraço
Fernando

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#13 Mensagem por Matias Gomes »

Pessoal o sandry não está com tempo para participar do forum, posso dizer que nada vai substituir o titanio.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#14 Mensagem por Flávio Wyinz »

Matias
Muito Obrigado pelo esclarecimento sobre a substituição do titânio.
Um Grande abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Sandry Seibert
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Jun 2009, 19:45
Apelido: Sandry
Localização: Campinas SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projeto de chiller convencional

#15 Mensagem por Sandry Seibert »

Bem, como dito pelo Matias, ta faltando tempo até para respirar, mais uma vez agradeço os elogios e aproveito para cobrar o coleda, onde estão as fotos??

Estou desde 2007 me dedicando mais á minha faculdade de engenharia de controle e automação, por conta disso e de outros eu saí do hobby de aquarismo, hoje estou aprendendo a fazer as contas corretas do que no passado eu "chutava", e com isso provavelmente os inventos terão base sólida.

Respondendo algumas perguntas, eu diria que sobre o Inox, ele é utilizável, mas em um aquario existem componentes bastante reagentes ao inox, o pior deles a Amonia presente na água, por mais que o seu teste de proximo de zero, ela está presente e por isso o inox cedo ou tarde estará comprometido. Outro fato que poucos atentam é que a água salgada é abrasiva, o inox é inoxidável por que cria em sua superfiície exposta as moléculas de O2 uma fina camada de oxido que protege o metal da oxidação continuada, isso se anula quando a água salgaga flui pelo metal constantemente removendo esta camada por abrasão. O Titanio é o único metal não tóxico e inerte para uso em ambientes altamente corrosivos e a quantidade a ser utilizada segue um princípio básico da lei de transferencia termica, quanto maior a área, maior a transferencia...

Calcular o compressor adequado, a quantidade de gás, e outros parametros não é nada simples, a maioria dos refrigeradores é calculado para uma média de temperatura ambiente e tipo de uso, entaã da para se ter ideia de que Litros de água não são suficientes para elaborar uma definição adequada de tipo, tamanho, etc, de compressor, capilar, titanio, etc. É necessário ver quantidade de lampadas (na realidade calor recebido), temperatura média sasonal (6 meses mais quentes) do ambiente entre outras coisinhas.

Abraços a todos
Sandry

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#16 Mensagem por Matias Gomes »

Sandry como sempre respostas ótimas e com ótimo embasamento, troquei as fotos do topico que não estavam mais abrindo
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Aldemar Toledo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 27 Abr 2010, 15:37
Apelido: Aldemar
Data de Nascimento: 17 Mar 1963
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo

Re: Projeto de chiller convencional

#17 Mensagem por Aldemar Toledo »

Oi Sandry,

Muito bom o seu projeto. Você acha que seria possível usar um condesador do tipo de geladeira atraz do aquário, só para não usar a ventoinha?

Sandry Seibert
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Jun 2009, 19:45
Apelido: Sandry
Localização: Campinas SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projeto de chiller convencional

#18 Mensagem por Sandry Seibert »

Aldemar, seria sim. Mas lembre-se que o compressor de uma geladeira padrão é relativamente pequeno, e a área de troca de calor é calculada para cada compressor. Se um compressor de 1/8HP ja tem um "radiador" de quase 1,80 x 80 cm, imagine um de 1/2 ou 1hp!

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#19 Mensagem por Marco Augusto »

Como ta o chiller?
funcionando direitinho.?

vou copiar do seu pode? rsrsrsr
ficou muito legal sim...
abcs

Avatar do usuário
Ranniery Antunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 12 Ago 2009, 23:55
Apelido: Ranny
Localização: Guaruja-SP
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projeto de chiller convencional

#20 Mensagem por Ranniery Antunes »

OLÁ SANDRY, JÁ LI O Q O MATHIAS Disse SOBRE O titânio, MAS O AÇO INOX 316 E BEM MAIS resistente a ÁGUA SALGADA .
Tenho UM TIO QUE TEM UMA Empreza Q FABRICA PEÇAS DE INOX DE TODOS OS TIPOS PARA BARCOS E lanchas DE LUXO NAS MARINAS AKI DO GUARUJÁ .
SEGUNDO ELE, PARA BARCOS O AÇO 316 É O MAIS PURO E NAUM ENFERRUJA "NEM A PAU " RSRs ASSIM Q ELE ME Disse.
SERA Q COM ESSE TIPO DE AÇO TBM DARIA PROBLEMA COM DESGASTE OU ELEMENTOS QÍMICOS LIBERADOS NO EVAPORADOR Q NO CASO SERIA O INOX EM CONTATO COM A ÁGUA DO ÁQUA????
ESPERO A RESPOSTA!!
ABRAÇíO SANDRY

Ranniery Antunes
"Não há derrota que derrote aquele que nasceu para vencer"

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”