🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto de chiller convencional

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Thiago Duque
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 16 Nov 2010, 12:58
Apelido: TDA Chillers
Cidade: Vitoria
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projeto de chiller convencional

#21 Mensagem por Thiago Duque »

Boa noite amigos.

Primeiramente gostaria de elogiar o sandry pelo projeto. Perfeito, bem executado, evaporador bem isolado. Ficou otimo! Queria fazer uma observação em relação a ventoinha barulhenta... o meu chiller só sei que esta ligado por que coloquei uma lampada espia pra sinalizar que o compressor esta ligado... não faz barulho quase nenhum... sera que esse ventilador não esta com defeito? Sera que porque ele esta fixado na carcaça da condensadora ele não esta vibrando muito? só observando por que geralmente esses ventiladores são muito silenciosos.

Queria colocar minha posição sobre essa discução de aço inox, e titanio.... pura conversa. Incontestavelmente o titanio é melhor que o aço inox, não só relativo a corrosão e sim ao poder te trocar calor muito mais rapido que o aço inox. Ele transfere com muito mais velocidade o calor do cobre para a água, consequentemente maior eficiencia, com um projeto menor. Por ser um metal menos fragil e bem mais resistente, é possivel utilizar uma parede bem mais fina que uma de aço inox, o que tb ajuda na troca de calor. Os chillers atuais usam o titanio em contato direto dentro de uma camara de troca de fluxo forçado... a propria teco tem chiler de 1/3 que atende aquario de 1750 litros... os convencionais de 1/3 nacionais mal aguentam 750 litros.

A praticamente dois anos atrás fiz um chiller com aço inox 304, projeto semelhante a esse do sandry porem utilizei um evaporador em forma de "U". Esse chiller funcionou até pouco tempo atrás (o compressor queimou, era usado, de 1/5 de uma geladeira com 10 anos de idade!) tocando um aquario de 300 litros. Nesses dois anos, dei manutenção no chiller a cada 6 meses e o mesmo funcionou perfeitamente. Tanto que aproveitei o mesmo evaporador com um novo compressor que comprei, de 1/4, e subtitui a condensadora por uma de aliminio que no meu projeto era uma dessas vagabundas de refrigeração de geladeira, feita de aço esmaltado. Se alguem quiser posso postr aqui no forum.

Digo por experiencia propria que qualquer pedaço de aço inox DENTRO da agua salgada não oxida com facilidade, e nem solta residuos que possam prejudicar o áquario. Nem por anos traria problemas. Ainda mais com trocas parciais e circulação de agua, skimmer etc... Posto fotos do meu aquario pra quem quiser ver. Tenho corais duros moles, invertebrados peixes bem pequenos e tangs enormes e todos saudaveis e evoluindo. Meus corais de devoram de tão grandes.

Vivo perto do mar (50m) durante toda a minha vida e sempre convivi com lanchas. Tem lancha na familia com aço inox unindo mangueiras de refrigeração (por onde passam agua salgada) a 10 anos e estão perfeitos.

Não quero parecer arrogante, desculpem, sou engenheiro, adoro fazer esses FMV e digo aos amigos; Não se inibam em construir seus chillers por conta do custo do titanio. Estudem suas composições quimicas, conversem com professores de quimica e profissionais do ramo de metais (fiz isso demais antes de construir o meu) e no final vocês verão que é tranquilo. Lembro que no dia que eu fui comprar o meu tubo de aço, tinha um amigo que trabalha em um estaleiro aqui em vitória e eu peguei o tubo que eu queria e perguntei pra ele: "Seu genesio, quanto tempo esse tubo vai durar na agua salgado do meu aquario?" Resp: Mais de 20 anos!

Estudem, conheçam o material, se servir de experiencia, tenho um tubo de aço inox 304 a 2 anos "dentro" do meu aquario ambos estão muito bem obrigado! rs.

Parabens ao Sandry mais uma vez, projeto perfeito. O evaporador ficou muito bem enrrolado! É a poir parte do projeto com certeza. Lembro das minhas mãos travarem de tanto arder em caimbra! rs.Trabalho de mestre!

Um grande abraço a todos!

Alvaro Kawaoku
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Abr 2010, 08:19
Apelido: Alvaro
Localização: São José dos Campos

Re: Projeto de chiller convencional

#22 Mensagem por Alvaro Kawaoku »

Sandry,

Primeiramente parabens... ficou muito bom mesmo seu chiller.
Eu gostaria de saber o seguinte, vc teve que fazer vácuo no sistema antes de colocar o gás?
Outra coisa, quanto de gás +- vc colocou no seu sistema?

Abracos,
Alvaro

valdecir
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Nov 2010, 07:36
Apelido: Valdecir
Cidade: Poá
País: Brasil
Localização: Poa - São Paulo

Re: Projeto de chiller convencional

#23 Mensagem por valdecir »

Ranniery Antunes escreveu:OLÁ SANDRY, JÁ LI O Q O MATHIAS Disse SOBRE O titânio, MAS O AÇO INOX 316 E BEM MAIS resistente a ÁGUA SALGADA .
Tenho UM TIO QUE TEM UMA Empreza Q FABRICA PEÇAS DE INOX DE TODOS OS TIPOS PARA BARCOS E lanchas DE LUXO NAS MARINAS AKI DO GUARUJÁ .
SEGUNDO ELE, PARA BARCOS O AÇO 316 É O MAIS PURO E NAUM ENFERRUJA "NEM A PAU " RSRs ASSIM Q ELE ME Disse.
SERA Q COM ESSE TIPO DE AÇO TBM DARIA PROBLEMA COM DESGASTE OU ELEMENTOS QÍMICOS LIBERADOS NO EVAPORADOR Q NO CASO SERIA O INOX EM CONTATO COM A ÁGUA DO ÁQUA????
ESPERO A RESPOSTA!!
ABRAÇíO SANDRY

Ranniery Antunes



Todo o aço inox se oxida perante a gua do mar, principalmente se tiver contato direto ,nem o aço inox 316L que é o mais nobre resiste, o unico metal que resiste é o titanio e o tantalo este um absurdo de caro.

Valdecir

Avatar do usuário
Thiago Duque
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 16 Nov 2010, 12:58
Apelido: TDA Chillers
Cidade: Vitoria
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projeto de chiller convencional

#24 Mensagem por Thiago Duque »

Valdeci, você tem razão.

Todo aço inox acelera seu processo de corrozão em contato com agua salgada, ou qualquer meio salino. Já desenvolvi projetos para salmoura de azeitonas que o aço inox 304 virou uma peneira com menos de 6 meses.
Porem isso não é uma "falha" do aço inox ou coisa do tipo. Toda a industria e o meio naval tem o mesmo problema, e ele se chama eletrolise. A eletrolise separa as cargas do aço causando uma disassociação estrutural no aço o que resulta na corrozão de pitchin.
NA tabela da industria o unico aço "certificado" para trabalhar em meio marinho é o 316/316L. Ele pode trabalhar imerso em meio marinho sem problemas. Esse aço se ficar estatico dentro do meio salino dura mais de 20 anos. Se você colocar ele no eixo de uma lancha, 5 anos. Por isso que se usa o famoso anodo de "sacrificio". Esse anodo atrai toda a corrosão para si por ser muito mais suscetivel a eletrolise que o aço.
Nos chillers esse problema é facilmente resolvido aterrando o evaporador e dando descarga nessa corrente de eletrolise. O anodo de sacrificio não deve ser usado em chillers pois contem chumbo cobre e niquel o que seria um veneno pro aquario.
Garanto que um tubo de aço 316L bem montado (sim tem muita diferença sim!), em um chiller bem construido vai durar muito mais que o compressor do mesmo.
Tenho aço 304 (1.2mm de parede, 25mm diam externo) a 2 anos SEM aterramento no meu chiller de 1/3. Esta perfeito. Construi assim para testar mesmo, quero ver quanto tempo ate "furar" o tubo de aço. Pelas manutenções que dou de 6 em 6 meses, meu palpite é que ele dure uns 5 anos tranquilo. Mantenho minha temperatura em 27 graus (por um tempo mantive por 25,5 graus mais a conta de luz aumentou um bocado, vitória é muito quente) ele fica ligado 10 minutos pra baixar 0,5 graus no meu reef de 300L, e depois fica desligado de 45min a 1h dependendo da temperatura do dia.

Não quero criar polemica, nem estou afirmando com certeza absoluta tudo que escrevo. Isso é um forum e estamos aqui pra trocar EXPERIENCIAS. Essa é a minha experiencia e pesquisas que realizei. Montei outros chillers antes do meu, dois de 1/5 e um de 1/3, para amigos e um que vendi. Atualmente acompanho 2 deles. Um com aço 304 (meu) e um com aço 316, de um grande amigo, montado a 8 meses. No dele usei aço 316 com 1mm de parede e 32mm diam externo, a eficiencia melhorou a nivel de tempo de resfriamento em aprox 10%.
Consegui produzir um chiller de 1/3, com tamanho reduzido (35x35x30), aço 316, termostado digital, proteção termica e eletrica, silencioso, com carcaça integral feita pala industria e com uma eficiencia superior ao dos nacionais que tive contato para pesquisa. O que vendi dei garantia de um ano e fiz um acordo assinado com o cliente de que qualquer peça de reposição do chiller estaria disponivel em 48h, e com preço popular. Estou construindo um quarto chiller para um cliente que encomendou a carcaça em aluminio com pintura eletrostatica vermelho ferrari. Vai demorar um pouco mais mais vai ficar lindo. Como ele encomendou um estou dimenssionanado evaporador e compressor especificamente para o aquario dele. Faço isso como um hobby.
Minha ideia é testar bastante esse mito do aço inox. Tenho certeza que se construido com conhecimento e precisão ele é uma opção viavel ao titanio. Fiz um chiller de 1/3 para esse meu amigo por R$1300,00 reais (preço de venda), se fosse de titanio seria impossivel vende-lo por menos de R$2000,00 (colocando o titanio a preço de custo) pois utilizei 1m de tubo de aço. Se fosse titanio, só esse tubo sairia por mais de R$500,00 reais.

Vamos continuar trocando ideais e testando teorias e em breve teremos uma base de dados concreta sobre a utilização desses aços nessa aplicação especifica.

Um grande abraço a todos!

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#25 Mensagem por Marco Augusto »

na pratica a teoria e a tecnica é outra,
em 1997 fiz meu primeiro DIY , chiller com serpentina de aço inox 316L , um amigo que soldou as partes do chiller pra mim
me disse "Marco , inox nao vai aguentar , tem que ser titanio" e eu teimoso porque o cara que me vendeu o aço inox me vendeu esse
316L que inclusive era bem mais caro que o convencional por se tratar de um aço inox que era 100% indicado pra trabalhar imerso com agua salgada
porém vejam só, IMERSO é uma coisa a outra coisa é uma serpentina que tem ATRITO com a agua salgada , esse atrito levamos em consideracao que o sal é como se fosse uma lixa , e com a pressoa d'agua passando no tubo vai corroendo o inox, bom mesmo assim fiz o chiller, e funcionou super bem durante quase 2 anos, ate que um dia entrei em cada e quase tive um infarto , rs... era oleo pra tudo que é lado dentro do aquario e sem energia
dijuntor caiu , fez uma merrrrr na casa toda, o que aconteceu?
o aço inox nao aguentou a fomosa "lixa" que a agua virou, portanto ta mais que comprovado que aço inox é indicado sim pra ficar submerso em agua salgada , porém no caso do chiller nao funciona , e um detalhe fizemos 2 chillers com o mesmo processo e mesmo material e os dois deram o mesmo problema porem um ( o meu no caso) deu mais dor de cabeça porque o aquario ja tinha corais e peixes e acabei perdendo tudo o outro deu tempo de desmontar sem danos , porem quando desmontado o aço inox parecia ter sido lixado justamente onde a agua entrava na serpentina.

a questao é que todos os chillers fabricados hoje sao em titanio e sabem pq? pq é realmente o unico material que funciona , e que nao da dor de cabeça, e nem é tao caro assim como todos nos achamos, cotei 1 metro de titanio pra fazer o meu porém so nao compei ainda pq mudei de cidade e nao encontrei ninguem ainda pra me ajudar com relacao a soldas etc, o tubo que cotei nao sai por mais que R$ 1.000,00 em titanio :)

experiencia propria e pratica, aço inox "derrete" com a agua salagada, rsrsrsrs

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#26 Mensagem por Marco Augusto »

bom vou mostrar o corpo do email de cotacao do titanio

Bom dia Marco,



Temos Tubo de Titânio Ø6,35 x 0,89mm de parede – R$90,00 / metro.



Sds,





Marcos S. Sayeg

Depto. de Vendas Corporativas
se alguem quiser eu mando o contato por mp

Avatar do usuário
Thiago Duque
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 16 Nov 2010, 12:58
Apelido: TDA Chillers
Cidade: Vitoria
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projeto de chiller convencional

#27 Mensagem por Thiago Duque »

Marco.

Essa "lixa" a qual se refere não tem nada a ver com atrito e sal. O que você se refere é a eletrolise, e ela é causada sim pelo fluxo de água no interior/exterior do tubo.

Você tem o telefone desse fornecedor? Esse preço esta muito baixo. Quero tirar duvida sobre esse diametro tb. O proprio Sandry comprou esses 4 pedacinhos de titanio por mais de R$300,00. Eu orçei 1m de tubo, 32mm diametro, 1mm de parede ficou em R$508,00 na formetal. Detalhe, existe uma liga de titanio que é utilizada por possuir maior rigidez estrutural, mais é uma porcentagem pequena de titanio.

Volto a afirmar. Bem montado, isolado, o aço 316L dura mais de 5 anos. Repito. Tenho um chiller com aço 304, a dois anos e esta perfeito. Chiller não pode ser construido de qualquer jeito.

Agora me tira uma duvida por favor. Citando: ...quase tive um infarto , rs... era oleo pra tudo que é lado dentro do aquario e sem energia dijuntor caiu , fez uma merrrrr na casa toda, o que aconteceu?".
Você colocou a serpentina de aço como parte do evaporador e mergulhou o eveparodor dentro do aquario? Por que a unica forma de entrar o oleo do compressor dentro do aquario é se a serpentina de aço ou cobre estiver em contato com a agua do aquario o que não acontece com o chiller do sandry e nem no meu. Usamos o cobre em volta do tubo de aço/titanio, se o tubo furar, a possibilidade de entrar oleo dentro do aquario é zero por que, alem do vazamento ( que deve ser um furo pouco maior que a ponta de uma caneta bic) levar varios dias para furar a serpentina de cobre em volta do tubo, a tendencia do vazamento é ser expelido e não sugar nada pra dentro do aquario.

Se o chiller fez o disjuntor desarmar é porque o mesmo estava com a parte eletrica muito mal feita ou mal posicionada dentro do gabinete. Isso deve ser revisado também.
Não se pode brincar com esse tipo de equipamento, e valor envolvido é muito alto.

Vamos lá, não quero ser o dono da verdade, porem tudo mundo esta relatando uma coisa totalmente diferente do que eu estou experimentando. Quero essas informações pra conferir no meu tb. Quero saber se podemos usar com segurança e por quanto tempo qual tipo de tubo. Se for constatado que esse aço 316 tem um adurabilidade segura de 3 anos apenas por exemplo, então a cada três anos investirmos 150 reais de manutenção em um chiller (50 reais de 1m de tubo 316L novo, e 100 reais de mão de obra) não seria interesante? Um chiller Desses do sandri com aço 316 com motor de 1/3 sairia por uns 700 reais. Garanto que muito aquarista aqui nesse forum ja gastou muito mais que isso com lampadas para seus aquarios. Tornar o hobby acessivel é o grande lance. LOGICO que se eu tivesse 3300 reais pra dar num chiller da teco eu daria na hora, mais se eu fizer o meu chiller com 700 me sobra 2600 pra comprar de peixe! rs. (sou pobre!) rs.

Mais com certeza essa é mais um experiencia valida como fonte de informção. Por favor Marcos, vamos trocar mais experiencias. As suas foram muito validas para mim. Irei dar uma conferida dupla na proxima manutenção, daqui a 3 meses, quando o chiller faz 2 anos e meio.

Um grande abraço!

Thiago.

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#28 Mensagem por Marco Augusto »

Bom dia,
na verdade eu fiz um tubo de pvc do tipo esgoto (branco) e dentro dele tinha uma serpentina de aço com um total de 1,80mts de comprimento enroladaos em duas serpertinas , uma dentro da outra , bom e realmente a serpentina ficava diretamente em contato com a agua do aquario ,
hoje fica facil a gente identificar que isso seria um problema , mas ha 12 , 13 anos atras ninguem pensava em fazer um proprio chiller , era quase impossivel de se ter um DIY pra aquarios, e realmente furou o tubo principal que ficava em contato com a agua queimou o compressor , e o oleo do compressor saiu do tubo entrando dentro do pvc e com a bomba d'agua com o pouco de tempo que ficou ligada antes de cair a energia jogou o oleo dentro do display...

eu concordo plenamente com vc quando voce diz "se eu tivesse 3300 pra dar num chiller teco daria", cara eu fico revoltado quando entro no ebay
e vejo o quanto nos Brasileiros somos idiotas , aqui enriquece os donos das lojas e importadores ou ate hoje em dia fabricantes e a gente sempre se ferrando e o que é pior vai na loja o logista ainda fala "po eu nao ganho nem 10% pra vender isso" cara das duas uma, ou tao explorando eles tb ou o cara é um tremendo 171, ontem cotei um chiller no ebay pra aqua de 200 lts o valor no ebay era de R$ 199,00 o mesmo chiller detalhe "O MESMO" CHILLER aqui no Brasil 2790,00 ta tudo bem, tem impostos e tal , e sabemos que no Brasil os impostos sao altos pra importadores eu sei , mas pera ai
de R$ 300 e poucos reais (U$ 199.00) pra 2790 da uma diferenca de R$ 2.400,00 alguma coisa ta errada com esse imposto ai nao ta nao? outro detalhe
aquele chiller gelaqua ou qualquer outro de fabricacao nacional , pq custa tao caro? eles medem o preço deles de venda comparando com o importado
que ja chega no importador com aproximadamente 150% de impostos? so acontece no Brasil essas coisas e nos brasileiros nem nos damos conta disso
pq tem muito aquarista que tem condicoes de pagar os 2790,00 num chiller e nao ta preocupado com a grana dele , enquanto um chiller de custo talvez aqui no Brasil pra uma empresa fabricar ficaria em torno de 300 a 500 reais , ja que compram em quantidade maior os materiais.

outro caso , kalkwasser: esse é um absurdo maior ainda, rsrsrs
kalk nas lojas de aquario chega a custa 80,00 cada 500 gramas, em laboratorios quimicos o produto na forma PA que é o mais puro , livre de phosfatos
custa 12,00 o kg, rsrsrs , da pra entender ? sera que a embalagem deles é tao cara assim??????

cara eu estou pensando em fazer meu chiller, e vou testar algumas coisas, qualquer duvida que eu tiver vou te perguntar , rsrsrsrs

abraço

willian
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Mai 2010, 21:46
Apelido: toma
Data de Nascimento: 29 Ago 1983
Cidade: jacarei
País: brasil

Re: Projeto de chiller convencional

#29 Mensagem por willian »

marco, onde viu esse titânio?
tmb estou interessado, pra mim o único material confiável é o caríssimo titânio.
parabéns pelo projeto de chiller

queria ver também qual o menor compressor que existe pra venda, e se um sistema com células peltier em uma chapa de titânio seria eficiente.
meu aquário é um boyu MT 50 então não presciso de algo tão potente.

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#30 Mensagem por Marco Augusto »

entao cara,
esse titanio vi em uma empresa em sao paulo , me manda pm que eu te respondo com os dados da empresa
quanto ao compressor eu nao sei te dizer qual o menor, quando eu fiz o meu chiller que ja nem existe mais, rs
eu usei uma Unidade de Refrigeracao de 3/4 , mas tem varios tamanhos ... eh so dar uma procurada na net

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Projeto de chiller convencional

#31 Mensagem por Fernando Duso »

Marco me passa uma MP com os dados dessa empresa que vende o cano de titânio.

Também vou fazer um chiller DIY, a ideia é comprar uma unidade condensadora HBP, montar o tubo de titânio ou inox 316 dependendo dos valores.

Como disse nosso colega Thiago, um cano de 32mm acabou sendo mais eficiente na troca de calor levando isso em consideração, um cano mais fino de titânio além de mais caro gastaria mais energia para atingir o nível desejado de refrigeração, quem sabe trocar o inox a cada 2 anos seja mais viável ou não.

Acredito que com menos de R$ 800,00 se faça um bom chiller diy.

Abraço
Fernando

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#32 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá!
Alguém pode me informar qual a função dos tubinhos soldados entre as serpentinas?

Imagem

Grato.
Fernando Garcia

Vini Hippie
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 03 Mar 2010, 12:00
Apelido: Vini Hippie

Re: Projeto de chiller convencional

#33 Mensagem por Vini Hippie »

Não tenho certeza, mas imagino que seja apenas um separador.

Rafael Pinheiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Jul 2010, 21:58
Apelido: Rafael Pinheiro
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Projeto de chiller convencional

#34 Mensagem por Rafael Pinheiro »

Senhores Bom dia,

Sei que esse tópico é bem antigo, porém, acho que posso dar umas dicas sobre o material utilizado a questão tão discutida Titânio ou 316L, pois bem senhores indiscutívelmente o titânio é melhor.

Vamos lá o 316L é bom?

Trabalho com Controle da Qualidade para Petrobrás e Shell, mas especificamente avaliando a qualidade dos equipamentos(VEJA BEM NíO SOU DE NENHUMA DAS DUAS EMPRESAS EU INSPECIONO E FISCALIZO ELAS), minha área Radiografia Industrial e Ultra-som, há aproximadamente uns 15 anos. depois de explicar um pouco quem eu sou, vamos para a prática.

A Petrobrás e a Shell, buscam além de qualidade, equipamentos que deem menos trabalho de manutenção, e proteção ao meio ambiente, eu trabalho especificamente com as caixas que fazem a ligação dos poços de petróleo com as plataformas chamadas HFL´S, Árvores de natal, e outros todos esses equipamentos são fabricados com o famoso 316L que ficarão a altas profundidades e temperaturas baixissímas, minha especialidade é inspecionar as soldas que são feitas as ZTA´s(zonas térmicas afetadas), e todo o corpo, pois bem a ultima inspeção que fiz foi da Plataforma de Pargo, o equipamento inspecionado tinha aproximadamente 18 aninhos de trabalho, pouca coisa né, e para nossa surpresa realmente estava ruím, a pintura do equipamento, algumas algas, mas as soldas e os tubos siquer foram afetados por corrosão ou algo do tipo, simplesmente foram inspecionados e pintados e colocado novamente ao mar para trabalhar mais um pouquinho.

Desculpe meu modo de falar, porém, coloquei um pouco da minha experi~encia na Prática e pelo fato de trabalhar com controle de qualidade inspecionando esse material há anos.

Já ia me esquecendo uma coisa muito importante, o que pode vir afetar esse material e compromete-lo é por contaminação esse material não pode entrar em contato de modo algum com aço carbono(prego, abraçadeira, qualquer tipo de ferro).

Materiais que são usados em alguns equipamentos que ficam no fundo do mar.

316, 316L, Duplex, Super Duplex, e Inconel.

Espero ter ajudado de alguma forma.

fiquem com Deus

jefsantana
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Jan 2012, 12:18
Data de Nascimento: 11 Jan 1978
Cidade: São José dos Campos
País: Brasil

Re: Projeto de chiller convencional

#35 Mensagem por jefsantana »

Gostaria de deixar algumas dicas que não encontrei no material que por sinal está ótimo!

A entrada de água no cooler sempre deve se dar preferencia do lado em que o tubo de refrigeração seja o do retorno para o compressor, pois dessa maneira a troca de calor da água será maior melhorando a eficiência do sistema.

Outra dica fica que a carga de gás refrigerante seja feita com a água passando pelo cooler, simulando a carga de troca de calor, pois se a carga de gás refrigerante for feita sem a água passando pelo cooler quando você instalar no aquário vai dar falta de gás no sistema frigorígeno.

Assim que eu terminar meu chiller posto fotos do mesmo.

Avatar do usuário
fabio reis
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Nov 2012, 23:20
Apelido: fabinho
Data de Nascimento: 11 Ago 1979
Cidade: ssa
País: brasil
Localização: ssa
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#36 Mensagem por fabio reis »

ola! amigão
venho aqui tirar uma divida com vc
aqui em salvador e impossível de arrumar titânio mais aço inox 316 e fácil
com certeza vou fazer de 32mm diâmetro, agora a duvida vou ter um resfriamento mais rápido com 1mm de espessura ou 2mm acho que pra vc que já e experiente no caso fica fácil espero respostas flw

Avatar do usuário
fabio reis
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Nov 2012, 23:20
Apelido: fabinho
Data de Nascimento: 11 Ago 1979
Cidade: ssa
País: brasil
Localização: ssa
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#37 Mensagem por fabio reis »

ola! amigão
venho aqui tirar uma divida com vc
aqui em salvador e impossível de arrumar titânio mais aço inox 316 e fácil
com certeza vou fazer de 32mm diâmetro, agora a duvida vou ter um resfriamento mais rápido com 1mm de espessura ou 2mm acho que pra vc que já e experiente no caso fica fácil espero respostas flw

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#38 Mensagem por Marco Augusto »

Ja tive um chiller com serpentina feita em 316L e o resultado foi catastrófico...
na teoria ele funciona , mas na pratica, pra mim não...
eu sou meio teimoso , serpentina de chiller so com titanio... não é a toa que eles custam caro
e são feitos com esse material , senão utilizariam 316l em todos ^^

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Projeto de chiller convencional

#39 Mensagem por antonio carvalho »

meu caro matco!
eu acho que deve haver algum problema com o seu equipamento o com o seu aço 316.
em laboratorio os testes do 316 sob corrosão ele atinge a media de 34 anos!
em laboratorio!
para fornecer para a petrobras tem que acompanhar uma guia de laboratorio do material!
advinha quem entrega este material? quem lê conhecimento de fretes e as guias do laboratorio?
suportefa!
vá em aguas claras na dois braços e escolha o que quer!
qualquer coisa dê um alo!
se for montar o seu eu quero participar pois tenho tudo aqui gás, maçarico, soldas, tubos de cobre, compressor eu compro direto da fabrica, 91377203
um forte abraço!!!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
fabio reis
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Nov 2012, 23:20
Apelido: fabinho
Data de Nascimento: 11 Ago 1979
Cidade: ssa
País: brasil
Localização: ssa
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto de chiller convencional

#40 Mensagem por fabio reis »

a serpentina cria gelo e depois a água vai pra onde

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”