🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

[Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Joao Paulo Bernardes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Nov 2014, 12:38
Apelido: Joao Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
Cidade: Ribeirão Preto
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto-SP

[Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

#1 Mensagem por Joao Paulo Bernardes »

Boa tarde colegas,

Gostaria de me aventurar na montagem de dois aquários. Um seria com sump traseiro ou sexto vidro nas medidas: 80cm de comprimento X 40cm de largura X 50cm de altura com 160L. Já o outro seria o aquário principal na medida 100X50X50 furado com sistema de bota e Sump na medida 70X40X45cm. Como nunca montei aquário e também nunca colei vidros, estou com algumas dúvidas:

1) Qual espessura de vidro usar: 8mm ou 10mm?
2)Qual seria o tamanho dos vidros que já tenho que comprar cortados para colagem com silicone de aquário?
3) Para fazer as travas do aquário, qual o tamanho dos vidros que tenho que comprar para fazer as travas?
4)Alguém teria um modelo ou tutorial de sump traseiro ou de sexto vidro na lateral para me ajudar na montagem e colagem dos vidros?
5) Alguém teria um tutorial de como colar os vidros das travas superiores e a quantidade de vidros que tenho que comprar para as travas?
6) Sobre silicone de aquário: qual vocês recomendam comprar?
7) No caso do aquário maior com furo e sistema de bota e sump embaixo, onde consigo um modelo de como montar o sump e colar os vidros do sump com as divisões e também como fazer a colagem do sistema de bota no vidro do aquário?

Desculpe por ter muitas perguntas, mas como disse é a primeira vez que vou montar e colar os vidros.

Abraços.

João Paulo

Renan Castro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 309
Registrado em: 29 Set 2014, 15:48
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 30 Abr 1991
Cidade: Belem
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: [Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

#2 Mensagem por Renan Castro »

Joao Paulo Bernardes escreveu:
1) Qual espessura de vidro usar: 8mm ou 10mm?
2)Qual seria o tamanho dos vidros que já tenho que comprar cortados para colagem com silicone de aquário?
3) Para fazer as travas do aquário, qual o tamanho dos vidros que tenho que comprar para fazer as travas?
4)Alguém teria um modelo ou tutorial de sump traseiro ou de sexto vidro na lateral para me ajudar na montagem e colagem dos vidros?
5) Alguém teria um tutorial de como colar os vidros das travas superiores e a quantidade de vidros que tenho que comprar para as travas?
6) Sobre silicone de aquário: qual vocês recomendam comprar?
7) No caso do aquário maior com furo e sistema de bota e sump embaixo, onde consigo um modelo de como montar o sump e colar os vidros do sump com as divisões e também como fazer a colagem do sistema de bota no vidro do aquário?

João Paulo


- Você pode usar essa ferramenta para responder a pergunta 1 e 2: http://www.aquaflux.com.br/ferramentas/ ... quario.php

- Tem um canal no Youtube onde o cara ensina a fazer diversas coisas básicas no aquarismo, vou mandar o link da execução do Sump lateral, outro onde ele fala sobre o Sump com bota e Colagem dos vidros. Ele inclusive faz parte do fórum.

Links: https://www.youtube.com/watch?v=WZI2xnAmEGg
https://www.youtube.com/watch?v=onebzQ2iJFA
https://www.youtube.com/watch?v=jteakSoJYCw

- O Silicone não pode conter fungicida, ultima vez que procurei todos tinham, só fui encontrar sem em lojas especializadas em aquarismo. Cuidado com as letras miúdas.

- A respeito da 7, você primeiro teria que decidir o que quer que tenha no seu sump, em seguida verificar os equipamentos, e ai sim verificar o tamanho. Aconteceu comigo de comprar um skimmer, e ficou muito grande pro meu sump lateral.

Joao Paulo Bernardes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Nov 2014, 12:38
Apelido: Joao Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
Cidade: Ribeirão Preto
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto-SP

Re: [Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

#3 Mensagem por Joao Paulo Bernardes »

Renan Castro escreveu:
Joao Paulo Bernardes escreveu:
1) Qual espessura de vidro usar: 8mm ou 10mm?
2)Qual seria o tamanho dos vidros que já tenho que comprar cortados para colagem com silicone de aquário?
3) Para fazer as travas do aquário, qual o tamanho dos vidros que tenho que comprar para fazer as travas?
4)Alguém teria um modelo ou tutorial de sump traseiro ou de sexto vidro na lateral para me ajudar na montagem e colagem dos vidros?
5) Alguém teria um tutorial de como colar os vidros das travas superiores e a quantidade de vidros que tenho que comprar para as travas?
6) Sobre silicone de aquário: qual vocês recomendam comprar?
7) No caso do aquário maior com furo e sistema de bota e sump embaixo, onde consigo um modelo de como montar o sump e colar os vidros do sump com as divisões e também como fazer a colagem do sistema de bota no vidro do aquário?

João Paulo


- Você pode usar essa ferramenta para responder a pergunta 1 e 2: http://www.aquaflux.com.br/ferramentas/ ... quario.php

- Tem um canal no Youtube onde o cara ensina a fazer diversas coisas básicas no aquarismo, vou mandar o link da execução do Sump lateral, outro onde ele fala sobre o Sump com bota e Colagem dos vidros. Ele inclusive faz parte do fórum.

Links: https://www.youtube.com/watch?v=WZI2xnAmEGg
https://www.youtube.com/watch?v=onebzQ2iJFA
https://www.youtube.com/watch?v=jteakSoJYCw

- O Silicone não pode conter fungicida, ultima vez que procurei todos tinham, só fui encontrar sem em lojas especializadas em aquarismo. Cuidado com as letras miúdas.

- A respeito da 7, você primeiro teria que decidir o que quer que tenha no seu sump, em seguida verificar os equipamentos, e ai sim verificar o tamanho. Aconteceu comigo de comprar um skimmer, e ficou muito grande pro meu sump lateral.


Renan, obrigado pela dica da calculadora e pelos vídeos. Vi que tem que ser vidro de 8mm mesmo. Lá ela me indicou as medidas para o vidro de fundo, traseiro, frontal e os laterais. No caso de fazer o sump de 6º vidro eu terei que comprar 3 vidros laterais? É isso mesmo? No caso do sump traseiro teria que comprar 2 vidros traseiros também?

Com relação ao sump lateral pensei em fazer dessa forma como mostro nas fotos anexadas. Caso esteja alguma cosia errado nas fotos, podem opinar.

Sump Sexto Vidro - visão lateral:
Imagem

Aquário com sump 6º vidro - Visão Frontal:
Imagem

OBS: nos meus planos o aquário teria 70cm no total, sendo 60cmX40X50 para o aquario e 10X40X50 para o sump lateral, mas como vi a maioria dos skimmers tem base acima de 10cm, então farei o sump lateral com 15X40X50 ou 20X40X50 dando 75cm ou 80cm de comprimento no total X 40cm de largura X 50cm de altura.

OBS 2: assisti aos vídeos do Moises e sobre o sump de sexto vidro é algo desse tipo mesmo que pensei. Vi que ele colou uma placa de acrílico para fazer a divisão do aquário com o sump e que ele colou também um vidro nessa placa de acrílico deixando o sump lateral com 18cm. A minha dúvida principal é na hora de colar os vidros do aquário e do sump e qual ordem devo seguir para colar os vidros. Ou seja, tenho que colar primeiro todos os vidros do aquário principal e deixar secar e só depois colar os vidros que irão formar o sump lateral de sexto vidro?

Renan Castro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 309
Registrado em: 29 Set 2014, 15:48
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 30 Abr 1991
Cidade: Belem
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: [Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

#4 Mensagem por Renan Castro »

Joao Paulo Bernardes escreveu:
Renan Castro escreveu:
Joao Paulo Bernardes escreveu:
1) Qual espessura de vidro usar: 8mm ou 10mm?
2)Qual seria o tamanho dos vidros que já tenho que comprar cortados para colagem com silicone de aquário?
3) Para fazer as travas do aquário, qual o tamanho dos vidros que tenho que comprar para fazer as travas?
4)Alguém teria um modelo ou tutorial de sump traseiro ou de sexto vidro na lateral para me ajudar na montagem e colagem dos vidros?
5) Alguém teria um tutorial de como colar os vidros das travas superiores e a quantidade de vidros que tenho que comprar para as travas?
6) Sobre silicone de aquário: qual vocês recomendam comprar?
7) No caso do aquário maior com furo e sistema de bota e sump embaixo, onde consigo um modelo de como montar o sump e colar os vidros do sump com as divisões e também como fazer a colagem do sistema de bota no vidro do aquário?

João Paulo


- Você pode usar essa ferramenta para responder a pergunta 1 e 2: http://www.aquaflux.com.br/ferramentas/ ... quario.php

- Tem um canal no Youtube onde o cara ensina a fazer diversas coisas básicas no aquarismo, vou mandar o link da execução do Sump lateral, outro onde ele fala sobre o Sump com bota e Colagem dos vidros. Ele inclusive faz parte do fórum.

Links: https://www.youtube.com/watch?v=WZI2xnAmEGg
https://www.youtube.com/watch?v=onebzQ2iJFA
https://www.youtube.com/watch?v=jteakSoJYCw

- O Silicone não pode conter fungicida, ultima vez que procurei todos tinham, só fui encontrar sem em lojas especializadas em aquarismo. Cuidado com as letras miúdas.

- A respeito da 7, você primeiro teria que decidir o que quer que tenha no seu sump, em seguida verificar os equipamentos, e ai sim verificar o tamanho. Aconteceu comigo de comprar um skimmer, e ficou muito grande pro meu sump lateral.


Renan, obrigado pela dica da calculadora e pelos vídeos. Vi que tem que ser vidro de 8mm mesmo. Lá ela me indicou as medidas para o vidro de fundo, traseiro, frontal e os laterais. No caso de fazer o sump de 6º vidro eu terei que comprar 3 vidros laterais? É isso mesmo? No caso do sump traseiro teria que comprar 2 vidros traseiros também?

Com relação ao sump lateral pensei em fazer dessa forma como mostro nas fotos anexadas. Caso esteja alguma cosia errado nas fotos, podem opinar.

Sump Sexto Vidro - visão lateral:
Imagem

Aquário com sump 6º vidro - Visão Frontal:
Imagem

OBS: nos meus planos o aquário teria 70cm no total, sendo 60cmX40X50 para o aquario e 10X40X50 para o sump lateral, mas como vi a maioria dos skimmers tem base acima de 10cm, então farei o sump lateral com 15X40X50 ou 20X40X50 dando 75cm ou 80cm de comprimento no total X 40cm de largura X 50cm de altura.

OBS 2: assisti aos vídeos do Moises e sobre o sump de sexto vidro é algo desse tipo mesmo que pensei. Vi que ele colou uma placa de acrílico para fazer a divisão do aquário com o sump e que ele colou também um vidro nessa placa de acrílico deixando o sump lateral com 18cm. A minha dúvida principal é na hora de colar os vidros do aquário e do sump e qual ordem devo seguir para colar os vidros. Ou seja, tenho que colar primeiro todos os vidros do aquário principal e deixar secar e só depois colar os vidros que irão formar o sump lateral de sexto vidro?


- Sump lateral você repete o vidro lateral, sump traseiro vc tem q retirar a espessura dos vidros laterais, de preferência escuro pra n correr risco de ter alga no sump
- Em relação ao seu sump lateral... 10 cm de largura achei pouco, o meu tem 20 cm e 60 cm de display, Logo na entrada, a água q ficar no fundo vai ter pouca circulação (pode acumular sujeira), eu sugiro inverter o Skimmer com a lã, e o vidro q separa eles, elevar até o topo do aquário... desse jeito a agua vai passar pela lã e carvão, passar por de baixo do vidro e ai sim chegaria no skimmer. Cuidado com a altura dos vidros que separam o sump, sempre a primeira mais alta q a proxima, isso inclui tbm a altura da entrada de água no sump.
- Em relação a colagem... eu apanhei demais para colar o meu, pq é muito pequeno e minha mao n alcançava, talvez (eu não sei) colar a lateral e o sump fora do aquario, e depois vir com uma peça só na lateral.

Joao Paulo Bernardes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Nov 2014, 12:38
Apelido: Joao Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
Cidade: Ribeirão Preto
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto-SP

Re: [Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

#5 Mensagem por Joao Paulo Bernardes »

Renan Castro escreveu:
- Sump lateral você repete o vidro lateral, sump traseiro vc tem q retirar a espessura dos vidros laterais, de preferência escuro pra n correr risco de ter alga no sump
- Em relação ao seu sump lateral... 10 cm de largura achei pouco, o meu tem 20 cm e 60 cm de display, Logo na entrada, a água q ficar no fundo vai ter pouca circulação (pode acumular sujeira), eu sugiro inverter o Skimmer com a lã, e o vidro q separa eles, elevar até o topo do aquário... desse jeito a agua vai passar pela lã e carvão, passar por de baixo do vidro e ai sim chegaria no skimmer. Cuidado com a altura dos vidros que separam o sump, sempre a primeira mais alta q a proxima, isso inclui tbm a altura da entrada de água no sump.
- Em relação a colagem... eu apanhei demais para colar o meu, pq é muito pequeno e minha mao n alcançava, talvez (eu não sei) colar a lateral e o sump fora do aquario, e depois vir com uma peça só na lateral.


Renan, fiz novamente o desenho e irei aumentar a largura do filtro lateral para 15 ou 20cm.

Meu desenho agora ficou assim, é isso mesmo que vc tinha dito de inverter a lã com o Skimmer?

Filtro Sump Lateral 6º Vidro:
Imagem

Agora está correto?

OBS: com relação as medidas dos vidros que separam o sump e como ele terá 15cmX50cm, quais as medidas dos vidros que tenho que comprar para fazer as divisórias do sump?

Renan Castro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 309
Registrado em: 29 Set 2014, 15:48
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 30 Abr 1991
Cidade: Belem
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: [Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

#6 Mensagem por Renan Castro »

Joao Paulo Bernardes escreveu:
Renan Castro escreveu:
- Sump lateral você repete o vidro lateral, sump traseiro vc tem q retirar a espessura dos vidros laterais, de preferência escuro pra n correr risco de ter alga no sump
- Em relação ao seu sump lateral... 10 cm de largura achei pouco, o meu tem 20 cm e 60 cm de display, Logo na entrada, a água q ficar no fundo vai ter pouca circulação (pode acumular sujeira), eu sugiro inverter o Skimmer com a lã, e o vidro q separa eles, elevar até o topo do aquário... desse jeito a agua vai passar pela lã e carvão, passar por de baixo do vidro e ai sim chegaria no skimmer. Cuidado com a altura dos vidros que separam o sump, sempre a primeira mais alta q a proxima, isso inclui tbm a altura da entrada de água no sump.
- Em relação a colagem... eu apanhei demais para colar o meu, pq é muito pequeno e minha mao n alcançava, talvez (eu não sei) colar a lateral e o sump fora do aquario, e depois vir com uma peça só na lateral.


Renan, fiz novamente o desenho e irei aumentar a largura do filtro lateral para 15 ou 20cm.

Meu desenho agora ficou assim, é isso mesmo que vc tinha dito de inverter a lã com o Skimmer?

Filtro Sump Lateral 6º Vidro:
Imagem

Agora está correto?

OBS: com relação as medidas dos vidros que separam o sump e como ele terá 15cmX50cm, quais as medidas dos vidros que tenho que comprar para fazer as divisórias do sump?


Ta certo sim, o vidro da lã vc pode deixar certo com a entrada de água. Sobre o tamanho dos vidros eu n sei, talvez uma diferença de 5 em 5 cm, ja q o seu é alto. Deixava a abertura de baixo com 5 cm entre a lã e skimmer( no caso cortaria com 45cm), do skimmer pro siporax cortava com 40 cm e do siporax pra bomba 35 cm. Eu realmente não sei.

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: [Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

#7 Mensagem por Andrés Segal »

Renan Castro escreveu:- O Silicone não pode conter fungicida, ultima vez que procurei todos tinham, só fui encontrar sem em lojas especializadas em aquarismo. Cuidado com as letras miúdas.

Sempre ouvia isto, so que outro dia me disseram que apos o silicone secar , ele vira INERTE, nao passa mais o fungicida pro aqua....

de uma pesquisada ou espera mais gente falar sobre isto....
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Renan Castro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 309
Registrado em: 29 Set 2014, 15:48
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 30 Abr 1991
Cidade: Belem
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: [Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

#8 Mensagem por Renan Castro »

Andrés Segal escreveu:
Renan Castro escreveu:- O Silicone não pode conter fungicida, ultima vez que procurei todos tinham, só fui encontrar sem em lojas especializadas em aquarismo. Cuidado com as letras miúdas.

Sempre ouvia isto, so que outro dia me disseram que apos o silicone secar , ele vira INERTE, nao passa mais o fungicida pro aqua....

de uma pesquisada ou espera mais gente falar sobre isto....


No próprio rotulo do silicone informa a contra indicação para uso em aquários.

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: [Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

#9 Mensagem por alex braga »

Silicone use o siltrade rtv ou o silastic 737
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Joao Paulo Bernardes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Nov 2014, 12:38
Apelido: Joao Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
Cidade: Ribeirão Preto
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto-SP

Re: [Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

#10 Mensagem por Joao Paulo Bernardes »

Colegas, boa tarde!

Eu assisti a vários vídeos no Youtube, inclusive o do Moises Gama que o Renan me passou o link, mas ainda fiquei com algumas dúvidas que são as seguintes:

1) Segundo o video do Moises Gama ele começa colando os vidros pelo vidro de fundo do aquário. Minha dúvida é o local que passa o silicone no vidro de fundo. O silicone é passado nas laterais do vidro de fundo bem junto com o isopor que é colado no vidro de fundo ou o silicone deve ser passado na face de cima do vidro de fundo e os outros vidros devem ser encaixados colados com suas bordas em cima dessa face do vidro de fundo?

2) Para fazer as travas do aquário para marinho, usa-se as travas transversais ou travas francesas?

3) Ainda está usando o sistema de bota interna no aquário ou é mais interessante bota externa?

Renan Castro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 309
Registrado em: 29 Set 2014, 15:48
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 30 Abr 1991
Cidade: Belem
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: [Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

#11 Mensagem por Renan Castro »

Joao Paulo Bernardes escreveu:Colegas, boa tarde!

Eu assisti a vários vídeos no Youtube, inclusive o do Moises Gama que o Renan me passou o link, mas ainda fiquei com algumas dúvidas que são as seguintes:

1) Segundo o video do Moises Gama ele começa colando os vidros pelo vidro de fundo do aquário. Minha dúvida é o local que passa o silicone no vidro de fundo. O silicone é passado nas laterais do vidro de fundo bem junto com o isopor que é colado no vidro de fundo ou o silicone deve ser passado na face de cima do vidro de fundo e os outros vidros devem ser encaixados colados com suas bordas em cima dessa face do vidro de fundo?

2) Para fazer as travas do aquário para marinho, usa-se as travas transversais ou travas francesas?

3) Ainda está usando o sistema de bota interna no aquário ou é mais interessante bota externa?


1) Passa silicone na face do vidro de fundo(chão) e põem os vidros das laterais em cima. O que passa pra lateral são os excessos, que pode ser removido quando seco.

2) Francesas, por causa da iluminação. As transversais atrapalham um pouco.

3) Isso vai ser influenciado pelo seu espaço. Se achar pouco espaço no display, vc usa a externa. Se tiver pouco espaço pro aquário(equipamento ao todo), usa a interna.

apaiari
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Mar 2023, 18:29
Apelido: Apaiari
Data de Nascimento: 17 Fev 1986
Cidade: Florianópolis
País: Brasil

Re: [Ajuda] Colagem de Vidros de Aquário com Bota e Sump

#12 Mensagem por apaiari »

Também recomendo esta calculadora de espessura de vidros para aquário. Acho que é uma das mais fáceis de usar e é em português.

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”