🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvidas sobre Ciclagem

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
MarlonG
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Nov 2022, 16:23
Apelido: Marlon
Data de Nascimento: 14 Dez 1994
Cidade: Novo Hamburgo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Dúvidas sobre Ciclagem

#1 Mensagem por MarlonG »

Oi Pessoal, tudo bem?
Me chamo Marlon e estou montando meu primeiro aquário.
No momento estou entrando na minha terceira semana de ciclagem, a amônia já está zerada e o nitrito ainda esta baixando (chegou a ter 2,8 ppm no teste da labcon e hoje ainda esta com 0,5 ppm) mas ainda esta em um nível crítico para colocar os primeiros peixes, acredito que com mais uma semana a ciclagem finalize.

Mesmo com tudo parecendo ir bem na ciclagem, algumas coisas me deixaram com dúvidas, se alguém passou pelas mesmas coisas e puder me aconselhar, eu agradeço!

Primeiramente o que mais fugiu do controle foi o PH, quando coloquei a água para iniciar a ciclagem, o PH era 6,6 o que era ótimo já que penso em colocar um ramirezi, algumas coridoras, tetras e uma pequena equipe de limpeza. Hoje entrando na terceira semana de ciclagem o PH subiu muito e esta em 7,5 me impossibilitando de colocar a fauna que eu queria. Não sei se este aumento de PH é comum de acontecer na ciclagem?
No aquário existem algumas rochas, fiz o teste com o labcon Acid e não fermentou, então imagino que não seja isto. Quando comprei o substrato, na embalagem indicava que era inerte e as únicas coisas que tem no aquário além disso são as mídias que também cheguei a testar e não fermentaram no labcon Acid e tenho também uma toca de casca de coco que ajudaria a acidificar.
Será que no final da ciclagem, com o aquário mais estável, se eu apenas adicionar o Acid o valor do PH baixe e se mantenha?

Outra coisa que achei estranho e eu não estava esperando que acontecesse na ciclagem foi que no aquário se formaram algumas manchinhas verdes e laranjas, eu achei que eram colônias de bactérias :lol: porém hoje notei que alguns filamentos quase invisíveis levantaram do substrato e eu só percebi que estes filamentos estavam lá porque eles começaram a liberar umas bolinhas de ar e são muitas bolinhas, chegando a criar um pouco de espuma nos cantos do aquário na superfície.
Não encontrei nada na internet falando sobre isto na ciclagem, o que vi que o pessoal fala é alga verde nos vidros e que pra mim tem muito pouco.

Para ajudar na ciclagem, eu estou usando o Bio Start e Bio Bacter da PowerFert e achei que são bons produtos, visto que em duas semanas já completou o ciclo da amônia e agora esta finalizando o ciclo do nitrito.
Outra coisa que usei para ajudar na ciclagem foi o Bio Active da OceanTech, mas deste não gostei muito comparando com os aceleradores da PowerFert, este pó do bio active mesmo diluindo deixou a água do aquário turva por uns 3 dias e no substrato ficaram um monte de pedrinhas brancas que achei que ficou feio, pois o meu substrato é preto.

Outro ponto que não sei se esta correto ou não foi que quando comprei o aquário, o lojista disse que era errado colocar mídias dentro do hang on, e que o correto seria deixar as mídias soltas pelo aquário. Não sei se isto de fato teria ou não uma eficiência melhor, mas como eu não tinha certeza do que é correto, deixei um pouco de mídias dentro do hang on e deixei também algumas dentro de um saquinho em um dos cantos do aquário.

Se alguém passou pelos mesmos problemas que estou passando e quiserem me dar algumas dicas eu agradeço! Até se alguém lendo o que eu descrevi percebeu algo que estou fazendo errado, por favor me avise.

Segue algumas imagens:
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Dúvidas sobre Ciclagem

#2 Mensagem por Ivan Rose »

MarlonG escreveu:Mesmo com tudo parecendo ir bem na ciclagem, algumas coisas me deixaram com dúvidas, se alguém passou pelas mesmas coisas e puder me aconselhar, eu agradeço!


Olá MarlonG ... vi que ninguém se dispôs a comentar seu post... então vamos lá...
Seria interessante que descrevesse seu aquário, com detalhes de construção, tipo de iluminação, água, substrato, sistema de filtração, etc.... assim o pessoal consegue direcionar melhor as dicas...
O pH no início da ciclagem costuma variar bastante, pois você tem atividade de crescimento e fixação das colônias de bactérias... até que se obtenha estabilização do sistema isso vai acontecer... deixe para acertar o pH depois do ciclo de maturação... O uso de corretores de pH não é o caminho mais seguro para obter uma água mais "ácida"... Água mais "velha" costuma ter o pH mais baixo, isso se conquista com o tempo e com elementos certos... procure ler um pouco mais sobre materiais como turfa e troncos que acidificam naturalmente o ambiente...
Importante também é a origem da água que usou/usa no seu aquário, e que tipo de filtro está usando para água de reposição e TPA... essa deve ser da melhor qualidade possível... leia sobre filtros deionizadores/desmineralizadores e osmose reversa... O uso de condicionadores de água nem sempre eliminam todos elementos indesejados da água...
Quanto as algas que estão aparecendo, a formação disso é normal, e sempre vai existir dentro do aquário, porém o excesso delas deve desaparecer quando seu aquário atingir mais estabilidade... uma boa movimentação de água é interessante e medir o fosfato e silicato também é importante... estes elementos são os maiores responsáveis pelo crescimento das algas indesejadas... estes são incluídos em nossos aquários principalmente através dos alimentos e/ou por água de reposição e TPA de baixa qualidade...
Quanto às mídias, pode usá-las todas no filtro... se couberem é claro... não há problemas em usá-las dentro do aquário, mas em ambientes com menor circulação de água e ausência de luz, elas acabam sendo mais eficientes...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

MarlonG
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Nov 2022, 16:23
Apelido: Marlon
Data de Nascimento: 14 Dez 1994
Cidade: Novo Hamburgo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dúvidas sobre Ciclagem

#3 Mensagem por MarlonG »

Olá Ivan, obrigado por responder!!

Acabei esquecendo de colocar detalhes de construção do meu aquário, este foi meu primeiro tópico, eu não sabia quais informações eu deveria colocar.. mas segue lá...
O aquário tem capacidade de 50L, uso um hang on HF-400 da Ocean Tech. Comprei minha luminária de 24W no Aliexpress, não sei dizer o fabricante mas o modelo é o FG13800, esta luminária já vem com um temporizador que é possível programar a hora de ligar, desliga e intensidade da luz.
Utilizo dois substratos, um fértil da Aquakis na parte de baixo e em cima deste utilizo uma areia preta inerte com o tamanho de 0,5-1mm. A água utilizada, é a água da torneira que passou por um purificador e antes de colocar no aquário coloco Prime e deixo ela um tempo descansando.

Quanto as suas recomendações, li bastante sobre materiais que tem ação de acidificar a água e pode ser que eu venha a utilizar a Turfa futuramente, fiz algumas alterações no aquário que podem fazer com que a água acidifique um pouco.

Uma semana depois de ter amônia e nitrato zerados, realizei uma TPA de 30% e aproveitei para fazer alguns testes, peguei um pouco de todos os materiais que eu tinha dentro do aquário, separei em alguns potes e coloquei a mesma água que utilizei para repor na TPA com PH de 6,6 pois queria saber o que estava alcalinizando tanto a água.
Descobri que as dragon rock que eu tinha deixavam o PH muito alcalino, o teste que tenho mede o PH até 7,5 e a água que estava com estas rochas estava acima disto, pois a cor do teste era mais forte que o indicado em 7,5 e além destas rochas, o substrato fértil também alcalinizou um pouco ficando em 7,2 conforme o teste.
Já retirei todas as rochas e na semana que vem vou fazer uma nova TPA e verificar se agora o PH baixa um pouco.

Na semana que vem já vou colocar algumas plantas e quando eu conseguir ajustar o PH para abaixo de 7 já vou colocar os primeiros moradores do meu aquário comunitário, provavelmente algumas coridoras e um cascudinho. Por enquanto vou focar em baixar o PH.

Valeu Ivan!!

MarceloCG
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 29
Registrado em: 22 Ago 2022, 07:32
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 11 Out 1973
Cidade: Campinas
País: Brasil
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Dúvidas sobre Ciclagem

#4 Mensagem por MarceloCG »

Oi Marlon,

Resolveu seu problema ? Tenho dragon rock e elas não alteram o pH. Pelo menos essa é minha experiência.
======================
Vamos Falar Sobre Betta https://www.cheapplantedaquarium.com/b ... ate-guide/

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”