🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novo aquario plantado comunitário - dicas pra fauna?

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Victor Menezes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Abr 2023, 11:54
Apelido: Victor
Data de Nascimento: 10 Jan 1989
Cidade: Belo Horizonte/MG
País: Brasil

Novo aquario plantado comunitário - dicas pra fauna?

#1 Mensagem por Victor Menezes »

Bom dia pessoal, joia?

Enfim depois de meses e meses finalizei a reforma e montagem do meu "pequeno". Consegui esse aquario a custo de oportunidade mas estava parado há muito tempo e a montagem não estava lá essas coisas, incluindo o SUMP. Por segurança enviei pra reforma onde desmontaram todo pra refazer a fixação (e adição) de travas, troca de silicone e uma nova bota melhor dimensionada.

As medidas são 2m comprimento x 50 largura x 60 de altura, que totalizam 600 litros de capacidade (incluindo a bota). O SUMP tem aproximadamente 80 x 30 x 50.

De equipamentos atualmente tenho apenas uma bomba 6000l/h com controlador (que to deixando no maximo durante a ciclagem), Bio Glass da Ocean Tech (6 litros), Ocean Pure (aprox. 150ml no sump pra ajudar na qualidade da agua) e só. A água estava levemente turva na primeira semana e melhorou bem depois que eu introduzi o Ocean Pure.
Iluminação é uma customizada de Led que conta com leds brancos 6500K, azul royal e full spectrum rosa, totalizando 220w e +- 6600 lumens. Atualmente configurada pra ficar 8 horas ligada por dia.

No aquario optei por substrato inerte que é o cascalho de rio numero 1, um tronco grande que tratei por 3 semanas pra remover tanino e possiveis microorganismos, e algumas plantas low tech que comprei pra "aprender" melhores técnicas de fixação, poda, etc. São poucas, apenas 3 mudas de Valisneria, 3 de camboba e 3 do que eu acredito ser Elodea (veio de brinde)

Na parte química, utilizei no primeiro dia o condicionador pra remover cloro e metais pesados, acelerador biológico e com ele alguns grãos de ração de betta que tinha disponível. Continuei o tratamento conforme instrução da fabricante.

Ontem comprei um fertilizante líquido pra colocar na água e analisar o comportamento das plantas, até então tudo bem.

Resolvi medir os parametros e meu PH está no máximo da tabela (7.5) da labcon. É normal esse PH na segunda semana com essa configuração acima? Não pretendo introduzir peixes pelos proximos 2 meses mas já estou estudando as opções de plantas e peixes pra balancear nesse carinha, mais inclinado a uma população maior de peixes de menor tamanho formando alguns pequenos cardumes, por exemplo.

O que me dizem? Dicas, críticas, sugestões... Qualquer coisa é bem vinda! :)

Ah, e já já anexo algumas fotos aqui.

Abraço a todos icon_iCo01 !

Victor Menezes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Abr 2023, 11:54
Apelido: Victor
Data de Nascimento: 10 Jan 1989
Cidade: Belo Horizonte/MG
País: Brasil

Re: Novo aquario plantado comunitário - dicas pra fauna?

#2 Mensagem por Victor Menezes »

Abaixo algumas fotos. Obs.: Apesar de ter a claridade da sala, não há luz solar direta no aquário por conta do meu telhado na varanda.

IMG_6132.jpg


IMG_6133.jpg


IMG_6134.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”