🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

TL550 - Cassiano

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

TL550 - Cassiano

#1 Mensagem por Cassiano Kurz »

Saudações,

Depois de mais de uma década que vi com meus próprios olhos a beleza de um aquário marinho, e agora com menos restrições financeiras, resolvi montar meu Reef.

Comprei um desmonte com vários itens e um display tl550, e agora após muito falar com o Arnaldo Doi aqui do fórum, acredito estar pronto para ciclar.

Meu foco será ter alguns peixes e algum soft até eu resolver um projeto de chiller.

Fiz alguns vídeos hoje após encher ele e tenho algumas dúvidas.

Água RO/DI
Sal red sea coral pro dosado com balança
PH 8,5
1026 sg densidade no refratometro
- preciso comprar os demais testes ainda. Nh4 no3 no2, kh, CA, MG, po4, penso nestes agora.

Vídeo 1: visão geral
[videos]https://youtu.be/gvawW0k1s24[/videos]

Vídeo 2: dúvida circulação
[videos]https://youtu.be/z7ATF_3ETgI[/videos]

Tenho uma eclusa para repor água mas com o sump tão cheio, vou precisar adaptar o tamanho dela pois não vai caber.

Se identificarem algo para eu ter atenção agora antes de iniciar é só falar!

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#2 Mensagem por Arnaldo Doi »

Cassiano Kurz escreveu:Saudações,



boa Cassiano! boa sorte na montagem... ta inteirão esse boyu hein?

amigo, eu não tenho experiencia alguma com boyu, mas tenho visto excelentes montagens por aí, desde os mais simples até os mais sofisticados, mas na maioria deles, o pessoal mexe absolutamente em tudo, desde a luminaria, até o skimmer... os aparelhos q vem original são bem fraquinhos.

Como planeja manter o aquario? tpa ?? pensa em trocar o skimmer? terá algas chaeto?

quanto à circulação, qual o modelo da bomba e do recalque?

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#3 Mensagem por Cassiano Kurz »

Arnaldo Doi escreveu:
Cassiano Kurz escreveu:Saudações,



boa Cassiano! boa sorte na montagem... ta inteirão esse boyu hein?

amigo, eu não tenho experiencia alguma com boyu, mas tenho visto excelentes montagens por aí, desde os mais simples até os mais sofisticados, mas na maioria deles, o pessoal mexe absolutamente em tudo, desde a luminaria, até o skimmer... os aparelhos q vem original são bem fraquinhos.

Como planeja manter o aquario? tpa ?? pensa em trocar o skimmer? terá algas chaeto?

quanto à circulação, qual o modelo da bomba e do recalque?



Oi Arnaldo, sim busquei o display e o móvel perto de Florianópolis. O móvel tem alguns detalhes, o display alguns riscos... mas usado é usado né.
O lado bom é que esta versão é LED. A maioria que ví por aí eram todas HQI.
Paguei 1.900, com substrato, skimmer, recalque, as zanzibar, bomba de circulação e eclusa / bomba pra reposição.
Pra mim tá ótimo. icon_comemorando



Com relação as suas perguntas:
- Farei TPA, mas vou ir sentindo a evolução pelos testes para ver a necessidade, mas acredito que semanal / quinzenal pelo menos.
- Skimmer, ele veio com um Bubble magus QQ2. Ele é para 100L então fica bem na risca da litragem "líquida" do display. A nominal é 128L.
- Algas chaeto - Não penso em ter refúgio. O espaço aqui é uma restrição mesmo.

Inclusive este é um ponto interessante.
Em um manual da SERA, encontrei alguns builds que consideram macroalgas no display.
Achei interessante este approach e bem bonito. Em geral, elas possuem uma taxa de crescimento alta né, por isso preciso estudar bem antes de seguir com ideia.
E principalmente achar em algum lugar para comprar ou seila... pegar do mar direto.

https://www.buildyouraquarium.com/macro ... er-plants/
- shaving bush, maidens hair e caulerpa taxifolia são algumas que acho interessante. - nao sei como redimensionar automaticamente.
Imagem
Imagem
Imagem

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#4 Mensagem por Arnaldo Doi »

sim, é uma abordagem diferente.. se for do seu gosto, porque não? manter macroalgas é muito bom para o sistema, compete contra as outras algas indesejáveis, meu aquario com um pouco mais de 3 meses de vida, já rendeu quase 1 quilo de chaetomorpha :lol:

como tem um skimmer "no talo", sem chaeto, é possivel que na terceira semana, mais ou menos, vc passe por um surto grande de algas marrons.. acompanhe de perto o nivel dos nutrientes...

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#5 Mensagem por Cassiano Kurz »

Saudações segue uma atualização e algumas fotos.

Cronograma
Compartilhado pelo grande mestre Arnaldo Doi aqui do fórum.
Está sendo muito útil para me organizar nos testes e acompanhar a evolução.
Imagem

Teste nitrito / nitrato
Tive um problema na compra pelo ML e chegou somente na ultima semana.
O primeiro resultado foi baixo e agora com 15 dias de ciclo, começou a subir.
Imagem

Teste amônia
Primeira vez que baixou, a maioria dos testes antes tinha amônia total em 3ppm.
A amônia ionizada era entre 0,68 ou mais pq principalmente minha temperatura estava me torno de 30 graus.
Imagem

Sistema de refrigeração
Moro em um forno, chamado Pomerode - SC.
Faço um controle paralelo mais frequente da temperatura, e ela estava sempre acima de 30, chegou até a 31 graus. Um caos, nao tem como seguir sem resolver isso.
Inspirado totalmente pelo projeto de outro membro do forum aqui do forum o Cota, fiz este sistema aqui.
Achei uma barra de inox para cremalheira em uma loja de materiais, fiz as medições e furos e prendi os coolers / microventiladores E9 Ventisilva ~90R$ no ML, com as hellermann.
O resultado inicial foi uma grande melhora na temp. baixou até seus 26 e pouco. Empolgante.
Com a tampa fechada mas a escotilha aberta, consegui uma performance de 0,01º a cada 10 min.
Tenho um coel controlando ele. Defini para 26,6 com tolerância de 0,5º.
Mas nem tudo são flores o ruido gerado por eles é muito alto.
Um deles inclusive me parece com algum defeito, fica em torno de 65 db o que é inviável para se deixar na sala. A nominal na especificação fica em torno de 45db. Abri uma reclamação na ventisilva e no ML para trocar.
Com tampa fechada 100% a exaustão é péssima e por isso, a temperatura começa a subir!
Em resumo não vai rolar. Vou ter que arrumar um chiller.
Imagem


Reposição de água doce
No desmonte que comprei veio essa eclusa. Ela ficava em um suporte bem maior, mas com um pouco de criatividade adaptei uma ventosa e um prendedor de aquecedor e deu boa.
A bombinha é extremamente fraca, notei que ela consegue subir a água quando o tanque está bem cheio. (O tanque é um pote de whey).
Se está bem baixo o nível da água, ela já não dá mais conta. Quem sabe seja um futuro upgrade.
Imagem

Coolers
Este é um pequeno mockup do projeto para os coolers, existe espaço para dois 95x95 e dois 40x40 para exaustão.
comprei os dois pequenos junto com uma fonte 12v no ML, na próxima semana chegam.
Os dois 95x95 já comentei abaixo o fracasso na empreitada.
]Imagem

Hardscape
Rocha marinha e zanzibar. Esta foi a primeira ideia, na parte mais frontal penso fazer um "gramado" de GSP e uma leather afins.
Cada uma veio de um dos dois desmonte que comprei. Inicialmente montei elas e depois colei com durepox, mas o resultado foi muito ruim.
Inclusive, as rochas e substrato que comprei estavam meio fedidos e escuros
Clorei eles em uma solução de "Q-boa" 5 litros e água em um "baldão" de 60 litros. Deixei lá por uns 4,5 dias. Depois deixei secando. Moro em apartamento e tive a infelicidade de poucos dias de sol.
Consegui finalmente secar elas depois de umas 2,3 semanas. Mas ficou um odor grande de cloro e a duvida se o cloro estava por lá.
Localizei no olx uma mulher vendendo alguns produtos, dentre eles um Aquatan da Sera e comprei.
Peguei algumas dicas por aí e inclusive escrevi para a Sera descrevendo meu procedimento planejado. Para minha surpresa recebi esta resposta.
Este Dr. Bodo assina muitas publicações deles. Uma grande honra icon_clap
Em geral eu enchi 1/3 coloquei aquatan no display e misturei bem com o substrato. Sim, virou tudo uma nevoa.
Botei as rochas, preenchi com mais água até completar e outra dose de aquatan.
Comprei um teste da labcon de cloro bem simples e está tudo conforme.
Sei que colocar esses produtos na opinião de muitos não é o mais adequado, e recebi muitos conselhos a respoeito. Porém dadas as restrições de espaço que tenho para fazer de outra maneira, esta foi a melhor maneira que encontrei. Felizmente foi tudo bem sucedido.

De brinde existe uma dica do sr. bodo sobre usar solução de água oxigenada para limpar as rochas e substrato ao invés de cloro, q-boa e etc.
----------------------------------------
Hello,

> After washing with pure water and drying in the sun, there is still some smell of Chlor.
> Due that, I would like to use Aquatan to get rid of any possible chlor.

I recommend rather using toxivec in this case (albeit it being a freshwater product - it won't be used in an aquarium environment here).

> I plan to fill by half my aquarium with RO/DI Tds zero salf Wasser and then add aquatan and mix well the substrate to make it sure to penetrate well. After that I plan to complete fill the aquarium and add a second dose of aquatan and let it rest for at least a few days
> - Do you have any advices of how to proceed?

Your proceeding sounds reasonable (please see above re: toxivec), but I'd let it rest considerably longer than just a day (rather a week or so), and areate well during this time.

Generally, I consider it more suitable using a hydrogen peroxide solution (if it is available) rather than chlorine since it leaves no potentially toxic residues.

Best regards
Dr. Bodo Schnell

sera GmbH
Borsigstr. 49
52525 Heinsberg
Germany

Tel:+49 (0) 2452 9126 0
Fax:+49 (0) 2452 5922
Email: info@sera.biz - Homepage - http://www.sera.de

------------------------
Imagem
Editado pela última vez por Cassiano Kurz em 18 Jan 2021, 12:46, em um total de 3 vezes.

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#6 Mensagem por Cassiano Kurz »

hardscape
Eu tinha tentado antes colar com durepox, mas não recomendo. Pelo menos no meu caso... porque a rocha era muito porosa, a durepox não entrou e aderiu bem. Quando fui movimentar de soltou as peças.
Por fim, este foi o layout das pedras final, após serem coladas com aquele "cimento" da oceantech - Rock glue.
Eu sou "pouca prática" né... ficou meio rebocado, mas em tempo espero que as algas rosa se grudem e disfarce um pouco. Fiz o meu melhor, os peixes vão ter muitas tocas.
Sonho em botar um goby engenheiro. acho muito legal ele. Já deixei as rochas muito bem fixadas para evitar qualquer problema com o "tatu".
É bem correria aplicar esse cimento, depois que tu molhou, fiz com uma seringa, o negócio já começa a endurecer muito. Botei até um pouco mais de água para conseguir moldar melhor.
Um saquinho dura eternamente. eu usei tipo 50 gramas das 500 que vem no saquinho.
[imagem]https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210118/e6e2048dd5025c6bb67cff95df137a29.jpg[/imagem]

Quarentena
- Não é história de pescador.
Mas eu achei esse boyu de 20 e poucos litros no lixo do meu prédio. Estava terrível de sujo, fedido, com um creme de fezes de peixe no sump. Imagino que alguma criança ganhou e não cuidou muito, e a mãe mandou passear.
Foi um belo presente de natal icon_clap, botei uma rocha que tinha sobrado, até que ficou aceitável.
Penso em montar uma quarentena com ele e/ou um refugio. Mas tudo ao seu tempo, primeiro quero resolver o principal.
A ideia do refúgio me agrada bastante, só preciso pensar como será o fluxo de água de cima pra baixo - um bom alerta que o Arnaldo me deu.
Imagem

Descida para o sump
Como o "pente" estava bem quebrado comprei no aliexpress esta peça.
De primeira colei assim e vacilei. O topo dos rasgos precisam ficar acima do nivel máximo da água. Agora colei de novo mas ainda não estou muito safisfeito.
Porque senão todas coisas que ficam flutuando na superfície não conseguem cair para o perlon do sump.
Colei também atrás da descida da água essa "rampa" que joga a água para o meio do perlon. Caso contrário ela fica escorrendo pela parede e fiquei desconfiado que ia puxar junto a sujeira.
[imagem]https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210118/07e51c913ed454a62715d59958bc46f2.jpg[/imagem] [imagem]https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210118/beeaa7e1f614cee4fa26f04abd714751.jpg[/imagem]

testes
Cloro - Labcon - OK
Amônia - Labcon - OK
Nitrito Nitrato - Seachen - OK
KH - Aquaforest - OK
Cálcio - Veromar - OK /
Magnésio - Veromar - OK / A escala é um pouco dificil
Fosfato - Nutriflora - Vide abaixo

- Comprei porque lí uma review boa ele.
Mas tenho enormes dúvidas se está funcionando de verdade. Testei a água do display deu fosfato presente como na foto.
Minha água é RO/DI TDS zero. Mas fosfato não dá TDS... Bela dica do Arnaldo Doi.
Testei então a água RO/DI, mas também deu o mesmo resultado - Estranho já.
Testei água RO/DI e pinguei um removedor de fosfato. O resultado deu igual. - Mais estranho ainda.
[imagem]https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210118/48b0b872b2351891cd6209f32016689f.jpg[/imagem]

Biologia e start do ciclo
Coloquei o famoso camarãozinho lá dentro. Enterrei varios pedacinhos não muito fundo no quarto dia.
No décimo dia coloquei uma ampola de biodigest que veio de "brinde" quando comprei um kit de perlon, carvão e midias.
Para minha surpresa, não aconteceu absolutamente nada com a amônia. Suspeito que as bacterias estavam mortas já.
Comprei em paralelo overnite e ocean blend e estou seguindo o clico recomendado.
Agora no décimo quinto dia o nitrito subiu bastante. A principio tudo está de acordo.


Após 15 dias os desafios são:

- Controlar a temperatura. Vou atrás de um chiller.
- Fosfato. Preciso encontrar uma loja local para fazer um double check no fosfato.
- Refúgio / Quarentena. Assim que terminar o ciclo, quero pegar um pouco de água ciclada e midias e rodar o aquario menor. Mas eis a dúvida. O aquário menor pode ser só quarentena, pensei em adaptar na traseira do aquario maior tipo de um ATS / algae turf scrubber. Mas vou ter que projetar na mão não achei nada compativel ainda.

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#7 Mensagem por Cassiano Kurz »

Custos
Segue um breve resumo.
Utilizo uma planilha do canal amigos do aquarismo muito boa para elencar tudo que era necessário para o inicio.
Extras a planilha estão
-Teste de nitrito que saiu mais caro perto dos R$110
-Cooler que foi prejuízo, nao funcionou R$250 mais ou menos

Total geral até o momento: R$4200 aproximadamente. Com gasolinas e etc... Bota uns 4,5.

Se eu der sorte esta semana vou pegar um chiller por pelo menos 1.500.
Com isso vou chegar a um "buy-in" de R$6.000

[imagem]https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210118/b8978d6ba0140f4612e11beb9eb987fd.jpg[/imagem]

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#8 Mensagem por Arnaldo Doi »

grande Cassiano! o aquario é q nem uma escalada.. é sofrido, é pedregoso..mas no final, a vista compensa todo o sofrimento kkk

tua organização e metodologia são excelentes.. to até me animando a comprar um boyu seguindo o seu exemplo.

existem várias alternativas para um ats ou até mesmo cultivo de chaeto, mesmo dentro do minusculo sump do boyu.. existem os chamados "reatores de chaetomorfa", já viu? Pode ser feito com um cano de pvc, que caiba no compartimento... mas se optar pelo refugio, tb é uma bela opção, não somente para cultivo de macroalgas, mas tb, cultivo de zooplankton, processametno de nutrientes, isolar algum peixe mais folgado, etc ... se pensa em incluir mesmo o chiller, já mata a questão do recalque para esse refugio, a bomba que vc utiliza para passar no chiller é a mesma q servirá de recalque para o sistema 8-)

o layout tá bem legal... outra alternativa que achei bem pratico e eficiente para montar o hardscape, é o uso de superbond e cascalho de substrato para grudar as rochas.. tem um canal no youtube, o tidal gardens, q é uma fazenda de corais nos eua, lá eles ensinam como fazer grandes arranjos com rochas, alias, dão otimas dicas de uma maneira geral, recomendo!

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#9 Mensagem por Cassiano Kurz »

Buenas pessoal, novidades.

Achei um chiller boyu c250 por R$1250
Não resisti e comprei.
Amanhã vou comprar as mangueiras e instalar ele.

Tô na duvida se precisa fazer uma assepsia.. Era de uma loja antes e estava a algum tempo parado.


Achei tbm uma foto do primeiro dia depois de encher o display.
Minha mulher tava com medo que ia ficar desse jeito mesmo haha - eu disse que logo a água ia limpar, mas não tava muito seguro assim hahaImagemImagem

Enviado de meu G8142 usando o Tapatalk

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#10 Mensagem por Cassiano Kurz »

Só para deixar registrado que o Chiller é a melhor coisa que inventaram. Silêncioso é eficiente - pelo menos este - tem o som de um ar condicionado.

Utilizar os collers realmente não teve os melhores resultados pra mim, mas foi um caminho necessário para chegar a esta conclusão.

Com uma histerese de 2 graus (max 27°) e setpoint em 25 ele tem ligado em media 2 vezes ao dia. Gasto estimado de 40 reais mês de luz.
Hoje comecei um teste reduzindo a histerese para 1 grau.
Não sei se comentei, mas estou tocando com uma better 1000. Ela tem uma ponteira direcionavel que encaixa muito nem na mangueira de 3/4.

Comprei inclusive uma better 2000 que tem a bitola exata de 3/4 mas o sump ficou muito tumultuado e abandonei.
Pensei na ideia inicial em fazer um circuito sump-chiller-display mas 2.000 é pouca potencia para gerar a circulação que desejo. No fim a better voltou para a caixa. Numa emergência tá lá.


Da série gambiarras, coloquei dois exaustores / coolers na parte Interna. Vide fotos.
Tamanho 40x40x10 marca botto. R$28 no ML. Espero que removendo o "bafo" que os leds geram dentro da tampa a temperatura se torne mais estável ainda. Afinal Chiller ligando a toa é dinheiro gasto a toa.

Tô com um cooler do led branco da tampa com ruído. Já lubrifiquei mas não adiantou. Vou ter que trocar


Descobri também um problema com cloro.
Tava pensando em vender o teste mas fui fazer de curioso e tive esse resultado.
Depois de muito pensar e fazer outros testes de eliminação, a razão mais provável é que tenha ficado traços de cloro nas rochas que não tinham sido soltos antes. Pq o teste a 13 dias atrás era ausente.
Vou ser crucificado mas apliquei o aquatan novamente.
O mais estranho é que ainda dá positivo o teste de cloro.
Água ro di e água da torneira, todos ausentes.
Vou ter que pesquisar. ImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu G8142 usando o Tapatalk

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#11 Mensagem por Cassiano Kurz »

Somente atualizando este meu diário haha
O problema do cloro continua.

Fiz uma tpa de ~30% mas a concentração continuoi igual.

Em adicional, seguindo a dica do Arnaldo Doi, fiz testes em rochas e em amostras de substrato do mesmo lote que tinham sobrado da montagem.

Descobri que ambos possuem cloro.

Lavando o substrato e repetindo o teste, o resultado é ausente.

Logo, foi isso que faltou fazer antes de montar. Após ficar semanas secando, o cloro não evaporou totalmente. Possivelmente ate penetrou dentro da Rocha.

O aquatan não deu conta de baixar a concentração do cloro.
Está dentro da validade.. Mas paira a dúvida se ele está bom mesmo.

Enfim. Acredito que na situação atual, a única solução prática é aceitar o erro, e começar do zero de novo.

Do zero não, pq sempre se aprende algo dos percalços.


Imagem

Enviado de meu G8142 usando o Tapatalk

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#12 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Pelo que vi as suas rochas são de pequeno tamanho.

Para tirar esse cloro ai, separe elas em uma panela grande com água e ferva por um tempo. Com isso o cloro evapora!

Após, coloque no sol para secar e vai perceber que o cheiro do cloro desaparecerá!

Boa sorte!
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#13 Mensagem por Cassiano Kurz »

Saudações!

Fiquei alguns dias fora por isso demorei mais do que o esperado.

Basicamente esvaziei e lavei tudo.

Deixei as rochas, substrato e todos os equipamentos de molho na ro di, fiz várias trocas de água. Mas várias mesmo. O substrato passei na água corrente -testada sem cloro- e esfreguei, lavei uns 3 dias seguidos.

Deixei tudo depois na ro di de nooovo por uns 2 dias, agitando de vez em quando. Sem cloro nenhum.

Lavei o display inteiro, enchi ele com água doce, deixei de molho uns 15 dias até - pq fui viajar nesse meio tempo.


Hoje fiz a água salgada, certinho em 1025 e enchi ele de novo. E vamo que vamo.

Vou ciclar com velho camarão, ocean blend e Overnite.
Tava funcionando bem, vamos seguir nessa linha.

Imagem

Enviado de meu G8142 usando o Tapatalk

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#14 Mensagem por Arnaldo Doi »

bom dia

icon_iCo01

na torcida para o trem decolar de vez!

só fica de olho na temperatura.. se minhas vistas não estiverem pregando uma peça em mim, 29,3 graus é sinal amarelo .. abraço

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#15 Mensagem por Cassiano Kurz »

Está certo mesmo, eu tinha acabado de ligar o Chiller.
Mas deixo em 25 - 27 normalmente.
Agora desliguei pq.. Sem peixes, não tem sentido gastar luz a tôa.


Segue uma breve atualização.

O cloro voltou a aparecer.
Discreto, mas estava presente. Uma enorme decepção.

Carvão, não resolveu. Estou me questionando se esse carvão que tenho funciona mesmo. Mais decepcionante ainda.

Já sem muita opção e com ajuda do meu mentor Arnaldo, resolvi testar o tratamento com Ácido ascórbico em gotas.
1 gota por litro.

Fontes:
https://www.aquariossobrinho.com/post/testecl
https://www.gardeningknowhow.com/garden ... emoval.htm

Foi certeiro. Resolveu.
Não sou fã de futebol, mas fazer o teste e dar ausente me fez vibrar de alegria haha

Vamos adiante.
Estou no 12 dia ciclando.
Amonia nitrito nitrato tudo zero.
Com o Overnite e ocean blend o negócio acelerou muito.


Estou avaliando como fazer uma quarentena com o boyu ME 300 que tenho.

O protocolo da ecoreef é rápido. 7 dias. Mas preciso de alguns itens a mais. Me parece ser melhor fazer em uns potes e preciso de uma bomba com pedra porosa. Bomba mais os components mais potes, paciência e decidacao.. 80+80+40=200 reais + trabalheira.
Mas daí esquece usar o boyu. Nem precisa.

Ou com cupramine, 15 dias direto no boyu pequeno.
Mas preciso de teste de cobre para acompanhar a concentração. 160+160= 320 reais pela comodidade.

Eis a dúvida.



ImagemImagemImagem

Enviado de meu G8142 usando o Tapatalk

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#16 Mensagem por Arnaldo Doi »

Cassiano Kurz escreveu:O protocolo da ecoreef é rápido. 7 dias. Mas preciso de alguns itens a mais. Me parece ser melhor fazer em uns potes e preciso de uma bomba com pedra porosa. Bomba mais os components mais potes, paciência e decidacao.. 80+80+40=200 reais + trabalheira.
Mas daí esquece usar o boyu. Nem precisa.

Ou com cupramine, 15 dias direto no boyu pequeno.
Mas preciso de teste de cobre para acompanhar a concentração. 160+160= 320 reais pela comodidade.


eu iria de ecoreef.. é calculado pra ter uma margem segura de uso dos medicamentos... são 7 dias, contra 15, e em menor ou maior grau, vc terá q administrar nas duas situações... como vai ser com peixes palhaço, vc pode copiar exatamente o que o paulinho do reef & dive fez , não tem erro

em ambos os casos, atente para a correta limpeza dos containers, antes de encher com agua...
https://www.youtube.com/watch?v=U3EsX3B_CLg

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#17 Mensagem por Cassiano Kurz »

Pessoal cheguei aos 40 dias de aquario.

Somente atualizando da quarentena, comprei prazipro, cupramine e testes.
Quarentena montada, rodando aguardando os peixes. Derrepente 2 dias antes de chegarem os parametros desandaram. Água extremamente turva, amônia explodindo, tentei contornar com ocean blend e overnite mas aparentemente não resolveu.
Tenho suposições de que ou exagerei nas bactérias, ou quem sabe o display estava contaminado. De fato achei ele no lixo, todo verde, podre de sujeira. Lavei, passei vinagre mas quem sabe alguma coisa se soltou e zuou.
Enfim abandonei, e botei os nemos para o display.
Os demais peixes foram direto pro display.
Na próxima controlo isso na TPA e pronto.
Ok eu corri riscos mas estão todos bem.

Animais colocados nessa ordem

Dia 21
2x ocelaris (normais)

Dia 23
1x royal dottyback / bicolor (capeta)
1x yellow watchman (saltador olímpico cara de sapo)
1x frog duas bocas

Dia 33
1x fridmani (da paz [emoji1021])
10x turbo
15x paguros

Os nemos são muito de boa sem grandes observacoes. Um deles pulou pro sump esses tempos, mas notei rápido e resgatei.
Bicolor sempre se deu bem com os nemos e o watchman que é o maiorzinho. Inclusive chegaram os dois juntos.
O goby inclusive, tem um comportamento diferentao, vive nas cavernas dele o dia todo, as vezes dá uma endoidada e corre que nem uma lagartixa. Quando ele sai pra fora é um evento, minha mulher até me chama pra ver. Até pra comer ele não sai da caverna, só como o que cai lá perto.
Ontem ele pulou pro sump, passou uma manhã toda lá dentro, até no almoço eu descobrir. Trabalheira, tive que esvaziar o sump.

O bicolor sempre foi calmo mas depois que o fridmani entrou, ele virou um capeta. Arrancou várias pedaços das nadadeira do fridmani por uns 4 dias. Não aguentei assistir e botei o bicolor de castigo em um pote. Vou ter que botar ele no outro display assim que ficar pronto.
Nesses dias até os nemos e o fridmani parecem mais ativos pelo display. Aparentemente o bicolor era bem territorialista mas não agredia eles.

No dia 31 comecei a ter algas diatomáceas.
Os paguros devoraram tudo em uma noite. Nitrito 1 nitrato 2.

Dia 35 tive um problema de nitrito em 15 e nitrato e 20.
Passei 1 dia fora e quando voltei os peixes estavam quase mortos uns imóveis outros nadando e se batendo por tudo. Sorte que fiz uma tpa urgente, adicionei biologia e em algumas horas eles estavam melhores.
Fiz mais outras 3 tpas ao longo dos dias até que melhorou as coisas. Mas o nitrito é nitrato ainda estão pelos 1-2.
Tenho 1 litro de miracle baby e um pouco de bioballs. Suspeito ser pouco..

Com isso as algas voltaram a aparecer, o que não é de todo mal, assim elas pelo menos ajudam a comer o nitrito e nitrato.

Acho que o que pode ter desbalanceado, foi a eliminação muito rápida da algas (quem sabe foi limpeza demais) aliada a falta de tpas. Vivendo e aprendendo.

Comprei duas rações..são excepcionais, o caviar os peixes ficam loucos de ver o pote. O zoo-p o frog adora e os nemos ficam nadando meio de boca aberta até. Caro, mas não tem nada mais legal que ver os peixes comendo bem.

Hoje montei a luminaria do display menor, e vou fazer umas gambiarras para ligar ele no chiller, senão a água vai ferver.

A luminaria tem dois canais - branco e azul. 72w. Ideal é eu conseguir separar os canais do boyu de cima e daí ligar azul com azul e branco com branco em cada um dos dois timers que tenho.

Preciso montar um refúgio no sump tbm. Já estou com a lâmpada aqui so falta organizar umas prateleiras lá dentro.

Para quem tiver saco de ler, upei umas fotos de alguns dos eventos. ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu G8142 usando o Tapatalk

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#18 Mensagem por Cassiano Kurz »

Hoje fiz alguma alterações.
- coolers exaustores - notei que eu praticamente não ligava eles mais. Os cabos sempre foram um incômodo caindo perto da água então tirei eles.

- mangueiras chiller - tava na gambiarra desde o início com as mangueiras dobradas e presas com muita fita isolante e fé que não ia cair tudo pra fora. Haha fiz uma montagem com algumas conexões e uns registros. Tive que passar a dremel na tampa e remover esta região da foto em vermelho senão a tampa ficava com folga. As conexões de 3/4 não passam. Ideal seria usar uma conexão de 1/2 mas como já tinha comprado tudo e as mangueiras são de 3/4 resolvi assim.

Os tl550 possuem uns parafusos na tampa, e notei que um deles estava extremamente oxidado a ponto de pingar na água. Tentei soltar mas ele não tinha nem mais cabeça e se desmanchou precisei cortar fora mas deu boa. ImagemImagemImagem

Enviado de meu G8142 usando o Tapatalk

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#19 Mensagem por Cassiano Kurz »

Algumas atualizações

Luminaria dois canais
- foi mais fácil do que eu esperava, abri a tampa e puxei um cabo direto do driver da luz azul. Ele era 220v. Agora estão trabalhando separadamente nos timers.

Refúgio
- comprei uns potes herméticos de poliestireno que felizmente tinham a medida certa de encaixe 10 X 10. A quem interessar marca Paramount. Fiz uns furos, meio no facão, o material é muito duro por isso e bom fazer em baixa rotação e avanço para não trincar. botei um batente no fundo, uma cordinha para poder remover todo o conjunto da cavidade, arranquei o plástico de trás do sump, instalei a lâmpada full spectrum marca popbloom, comprei no aliexpress. Aparentemente o modelo saiu de linha, mas foi tipo 100 reais, ciclo automático, programei em contra ciclo do display.

Dia 44:
1)Adição anemona bbt
Veio em uma rocha, ficou uns dias no display até depois caminhar 3 dias e encontrar um lugar perto do frog. Ela é bem pequena.

2)Adição estrela sand sifting
Limpadora de areia, tirei uma das rochas sansibar para dar mais espaço a ela. As vezes ela sobe no vidro, depois cai.. E segue caminhando. Gosta de se enterrar tbm. Estou botando sempre uns pellets a mais para sobrar para ela tbm.

3) Adição Chaetomorfa
Veio de graça da loja... Mas cheia de bristleworms. Dei alguns banhos de agua doce e tirei os bichos mortos com uma pinça... Trabalho de horas. Deixei uns 3 dias no display até arrumar o refúgio mas deu ruim. Ficou muito perto da luz e acho que torrou. Mesmo assim deixei no refúgio, acredito que está se recuperando aos poucos.


Parâmetros estáveis.
Nitrato quase zero.
Fosfato pelos 0,5 - deve baixar com a evolução da chaeto.

Frog cresceu bastante.

Consegui camarão de graça em uma peixaria.
Estavam a dois dias na vitrine e tinham retirado da venda, apesar disso estão bons. Passei no processador até virar uma massa e fiz vários potes. Tenho agora para alguns meses ou anos haha.
Fiz umas misturas com pellets e flakes. Recomendo deixar em pequenas fibras pq eles comem mais fácil. Todos bichos adoraram, até os corais.

Algumas algas verdes começaram a se alastrar com as diatomáceas.. Mas nada preocupante. Está ficando bem bonito as verdes inclusive.

A quem interessar, os investimentos passam de R$7.200


ImagemImagem

Enviado de meu G8142 usando o Tapatalk
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: TL550 - Cassiano

#20 Mensagem por Andrés Segal »

icon-aplauder
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”