Marcio Gielfi escreveu:
Pàra XT-E e XP-G recomendo 1200 ma
Para o XP-E recomendo 700 ma.
Vinicius Bonetti escreveu:Ajustei para 1350 ma e 840 ma respectivamente.
OK, ainda acho um pouco alto, principalmente para o Blue que é um led XP-E
Vinicius Bonetti escreveu:Comprei meu dissipador em uma loja em sp onde todo mundo que faz DIY compra.. creio não ser das melhores,
Me passa as medidas do dissipador, comprimento, largura e altura , vou dar uma calculada na capacidade de dissipação dele.
Vinicius Bonetti escreveu: mas 4 cooler já estão sendo providenciados para não deixar ela aquecer muito.. pelo que li sobre leds realmente o calor tira a vida útil dos leds.. Já tinha providenciado os leds para resfriar.
Regra numero um dos leds, mante-los morninhos !!! rsrssrs , esquentar led é que nem usar crack, vai fritando os neurônios da mesma forma que vai queimando a junta de dopagem ... perde rendimento e a vida útil fica comprometida e não tem conserto.
Marcio Gielfi escreveu:( o led não é linear em sua potencia luminosa x corrente)
Vinicius Bonetti escreveu:Você quer dizer então, que não necessariamente vou ganhar potencia quando estou aumentando a amperagem nos transformadores?
Exato, só para exemplificar ( os numeros não são os reais, mas é para dar a noção de como funciona)
Imagina que o led a 350 ma forneca 100 lumens , se fosse linerar, a hora que eu passasse a fornecer 700 ma ( o dobro da corrente) o mesmo led deveria fornecer 200 lumens ( o dobro de 100) e a 1400 ma ( que é o dobro de 700 ma e 4 vezes 350 ma) 400 lumens.
Na pratica o que voce tem:
350 ma => 100 lumens
700 ma => 180 lumens
1400 ma => 320 lumens
é mais ou menos esta proporção, ou seja, quanto mais perto da corrente máxima que voce chega, o ganho por ma vai ficando muito pequeno, ao ponto de voce passar de 1200 ma para 1400 ma ( 16,67 % de aumento na corrente) e ter um ganho de lumens de mais ou menos 4% apenas
Marcio Gielfi escreveu:Assumindo como descrito acima, RB e CW dão até 4,9 W e não 3W e só o Blue é 3W, voce está com bem mais potencia do que voce imagina.
Vinicius Bonetti escreveu:Preciso me preocupar em medir isso também?
Ou só regulando a amperagem só esta certo? Passei batido nessa materia hahaha
Não precisa se preocupar em medir, apenas saber que voce está lidando com mais potencia luminosa do que imaginava.
Importante é voce conseguir um PAR meter emprestado depois da montagem estar completa e medir os pontos no aquário para saber quando de PAR voce está conseguindo em diferentes partes do aquário.
Marcio Gielfi escreveu:Aqui honestamente foi o pecado que voce cometeu .
Não sei porque resolveu usar lentes de abertura tão pequena, que aliado a baixa distancia entre os led´s e a lamina de água está provocando este forte disco effect no seu aquário.
Lentes de 40 só devem ser usados em aquários com no mínimo 75cm de lamina dágua e altura da luminária para a água de pelo menos 25cm de distancia.
Além disto, uma lente de 40 graus de abertura na realidade é efetivamente uma lente de angulo de 25 graus. 40 graus tem de ponta a ponta, mas se olhar o gráfico de dispersão e calcular a área, vai ver que a luz 90% se concentra na porção de 25 graus da lente.
Idem para a lente de 60 que na realidade acaba se comportando como uma lente de 45 graus.
Veja que no caso da AI, quando ele fala em lentes de 40 e 70 graus, ele já está falando de uma lente efetiva desta angulação, já calculando os 90% de concentração da luz.
Além disto o conjunto de 8 grupos de leds da AI estão todos muito juntos, formando quase que uma fonte luminosa única ( a idéia é na realidade prover a dispersão luminosa equivalente a uma HQI em refletor retangular).
Vinicius Bonetti escreveu:Erro de iniciante e presa na hora de comprar..
Acontece nas melhores famílias
Vinicius Bonetti escreveu:Fiquei imaginando que se colocasse lentes de 40º nas pontas não perderia muito iluminação para fora do aquario..
A ideia está correta, só o angulo das lentes é que foi exagerado
Vinicius Bonetti escreveu:e que se colocasse também aonde quero dar um destaque elas iriam ficar mais fortes.. Mas realmente não sabia desses efeitos causados.. Vou ainda assim, procurar sobre outros efeitos.
Eu também já tentei criar este efeito de destaque em uma rocha, só com angulo de lentes é quase como atirar de 300 metros para acertar a cabeça de um alfinete. Consegui melhores resultados usando um conjunto de leds específicos para aquele local, mesmo assim, no final desisti, ficou tão estranho ...
Marcio Gielfi escreveu:Estou vendo que voce está usando drivers dimerizaveis, recomendo que use os controles para minimizar o efeito disco. Lembre-se que se estiver usando leds de modelos diferentes, eles tem diferenças grandes na iluminação em função da corrente, especialmente os blues, que são XP-E , que tem eficiencia bem menor que os XP-G e XT-E.
Vinicius Bonetti escreveu:Isso mesmo, na verdade eu fiz um painel em acrilico com 3 potenciometros.. um para cada cor.. assim posso achar um equilibrio entre as cores que me agrade e que seja bom para os corais.. e já tirando um aprendizado aqui. aproveitar e tirar esses efeitos indesejáveis rsrs
Legal, depois posta fotos deste painel para ajudar a turma com boas ideias.
Vinicius Bonetti escreveu:Mas ainda não instalei os potenciometros, só estou usando 1 para esses leds ligados.. (50% dos leds em 100% de potencia.. vide amperagem descrita lá em cima)
OK se anima e instale em todos
Vinicius Bonetti escreveu:Só não me conformo como não comprei os blue XT-E também..
Se voce tivesse comprado blues XT-E eu diria que voce foi enganado pela loja !!! Não existem leds blue XT-E , o blue não é uma cor popular fora o aquarismo
Por isso no stress ... na AI SOL por exemplo, eles usam todos os leds XP-E justamente para minimizar o problema. No seu caso, voce tem como dimerizar as cores separadamente e vai ter que fazer isso mesmo.
Marcio Gielfi escreveu:Sim, primeiro, troque as lentes para 80 graus todas.
Segundo, mexa na dimerização para compensar a diferença de intensidade entre os led´s.
Terceiro, suba a luminária em relação a água, pode pensar em algo de 25cm para cima.
O ideal também seria encurtar a distancia entre as 2 fileiras de led´s, mas vamos ver primeiro o que acontece com as 3 primeiras sugestões.
Vinicius Bonetti escreveu:1. Deixei sem as lentes e ja melhorou o efeito.. Mas ainda não sumiu 100%.. fora que agora já iluminou o aquario inteiro rsrsrs.
Led´s nasceram para ter lentes secundárias. Seria interessante voce tirar uma foto da luminária sem lentes para eu dar uma espiada, já que agora fiquei preocupado que o efeito continua mesmo sem lentes.
Qual a distancia atual da luminária para a lamina dágua ?
Vinicius Bonetti escreveu:2. Vou tentar instalar os potenciometros logo para mexer nas cores.. assim que suspender e fixar a luminária no lugar eu termino a instalação definitiva.
OK
Vinicius Bonetti escreveu:3. Quando for suspender eu deixo 25cm da lamina da água? ou subo mais 25cm de onde ela está?
25cm da lamina dágua, mas preveja um sistema que te permita modificar esta altura, pois no começo recomendo que voce faça testes com diferentes alturas.
Vinicius Bonetti escreveu:Esse ideal me deu até coceira, da um trabalho da p$%#a colar os leds e soldar tuuuudo de novo.. rsrsrs
Eu sei, eu diria que esta solução é que nem o botão vermelho da bomba, é a última solução mesmo !!!
Este é o motivo que eu não tenho sugerido fazer estas montagem de 3 ou 5 leds do jeitão da AI porque parece simples , quando na realidade é super complicado porque voce tem que lidar com muitas variáveis angulares da iluminação.
Vinicius Bonetti escreveu:Desde já agradeço muito pela aula e pelas dicas..
Vou postar fotos de como ficou sem as lentes.. antes e depois.
Valeu mesmo.
Disponha, estou aqui para tentar ajudar que se disponha a ser ajudado.
Boa sorte com seu projeto !!!
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.