🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda com meu aquario, corais nao vao para frente....

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Navegante
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Jan 2023, 03:53
Apelido: Navegante
Data de Nascimento: 24 Jan 1981
Cidade: Florianópolis
País: Brasil

Ajuda com meu aquario, corais nao vao para frente....

#1 Mensagem por Navegante »

Opá gente, venho me apresentar
Levo tempo lendo no foro e hoje e a minha primeira participação.

Vou lhes contar um pouco a história do meu aquário.
Estou um pouco frustrado ultimamente porque não consigo desenvolver corais.
Meu aquário já esta maturado, tem uns 20 meses aproximadamente. Logo apos a ciclagem já comecei colocando os primeiros peixes, zoantus, hammer, trumpet, etc e tudo foi bem por um tempo, todo mundo crescendo rápido, ex, um hammer de 4 bocas virou 8 em poucos meses, igualmente os trumpet e zoantus iam se reproduzindo de forma incrível. Também coloquei alguns LPS (Favia, Blastomusa, Acantastrea) que foram bem no início.
Posteriormente tive muita alga filamentosa que já estava cobrindo os zoantus e invadindo os LPS e decidi fazer um tratamento com Fluconazol. As algas sumiram completamente, mas em poucas semanas tive um surto de Ciano, muito ciano que fui tratando com limpeza e raspagem nas rochas e finalmente sumiu.
Cabe aclarar que ate com alga filamentosa e ciano os zoas e LPSs continuavam a crescer.
Em abril passado troquei a marca de sal, adicionei uma segunda bomba de circulação e fui colocando mais peixes.
O fato e que aproximadamente desde abril que nenhum coral cresceu e comecei a perder todos, até tentei colocar vários SPS e nenhum déu certo, alguns morrendo em poucas horas de entrar no aquário e outros depois de varios meses.
Os hammer, umbrella, mushrooms andam bem porem os hammer não estão dando mais bocas.

Vou detalhar um pouco do aquário:
400 lts
Peixes: 3 tang pequenos, 3 palhacos, 1 bicolor, 1 fridmani, 2 donzelas chromis.
Sal: Caledonia Coral Salt Reeflowers
Últimos parâmetros:
Kh 8.5
Ca 440
Mg 1350
Nitrato: 2 - 5
Fosfato: 0.1 (o teste não da para definir claramente o valor por baixo disso)
Duas bombas de circulação em cada extremidade do display.
Temp: 26-27 graus
Skimmer para ate 600 lts.
Luminária Ecolamps LED
TPA: aproximadamente 20% mensal.
Dosando KH, Ca, Mg e aminoácidos (5ml / dia)

Algumas alterações que tenho feito desde que começaram os problemas.
-Passei de filtrar com 3 estágios só para Osmose + 3 estágios e agora a água esta dando zerada.
-Aumentei a intensidade da iluminação em aproximadamente 15%.
-Comecei a usar dosadora para estabilizar os parâmetros.

-Proximamente: estou por fazer o teste ICP + NDOC e ver o que o Laboratório me indica.

Pois e isso, amigos, agradeço as experiências que possam compartilhar, comentários, conselhos, o que acham que posso fazer para entrar no caminho do sucesso com este tao bonito e às vezes frustrante hobbie?

Se faltou alguma informação importante já vou acrescentar.
Ate
Pablo

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 976
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Ajuda com meu aquario, corais nao vao para frente....

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Bom dia amigo, a principio os parametros parecem em ordem, a ideia do ICP é bem interessante porque pode mostrar se existe alguma contaminação por metal pesado.
esse sal da reeflowers é o que você começou a usar agora ou é o do inicio do aquario? esse sal teve um lote com problemas então pode ser um suspeito.

O bicolor, é um Blenny ou o anjo? Se for o Anjo ele pode estar incomodando os corais, se for o Blenny tb existe essa chance infelizmente

quanto tempo tem esse tratamento com fluco? os corais demoram para demonstrar sinais de stress, as vezes até um mês depois que eles começam a mostrar.

Os SPS que morreram depois de meses estavam claros ou escuros? O hammer está com a cor normal ou mais claro?

Navegante
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Jan 2023, 03:53
Apelido: Navegante
Data de Nascimento: 24 Jan 1981
Cidade: Florianópolis
País: Brasil

Re: Ajuda com meu aquario, corais nao vao para frente....

#3 Mensagem por Navegante »

Boa tarde Leonardo,
O seguinte. O sal, comecei a usar essa marca em abril passado e também suspeito disso porque por volta dessa data foi que começaram os problemas.
Estou considerando trocar de marca, talvez Aquaforest.
O bicolor e o Gramma Brasiliensis, mas tenho certeza que nenhum dos peixes belisca corais, pela forma que os corais se degradam.
O fluconazol foi 3 semanas, passado esse tempo coloquei novamente o carvão e fiz uma TPA de 30% e já tem mais de 6 meses disso.
Fui colocando corais e perdendo mudas, depois comprei a dosadora e achando que estava tudo mais equilibrado coloquei mudas novamente e já estão indo mal.
Porem tenho uma acrópora Baby Blue que increivelmente vem sobrevivendo. Também achei estranho perder LPS enquanto alguma acrópora estava sobrevivendo, porem sem crescer.
Os hammer estão bem, normais e bonitos, abrindo bem porem sem se dividir mais. Os trumpet perderam muito tecido e acredito que isso foi quando tive uma elevada e queda rápida de Kh.
As montíporas que coloquei, algumas não sobreviveram nem um dia ficando marrom, e os demais LPS normalmente ficam marrons antes de morrer.
Finalmente tive um Chalise Ultra Pink muito lindo que era o único no aquário crescendo e completamente saudável, levava vários meses e um dia quando sai de viagem ficou branco da noite pro dia.
Em fim, isso e o que mais me deixa sem cabeça. Acho que se tivesse um grave problema de metais pessados talvez afetaria também os hammer, quem sabe. E aquele chalise como era o único que ia para frente??? Um mundo misterioso este dos corais.
Em fim, agradeço a participação e ajuda.
Obrigado
Pablo

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 976
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Ajuda com meu aquario, corais nao vao para frente....

#4 Mensagem por Leonardo Orito »

realmente eu suspeitaria do sal, o ICP com certeza vai te tirar a duvida.
eu acredito que talvez você não tenha acompanhado o crescimento dos seus corais e atendido as necessidades, kh com grandes alterações é sempre muito complicado

Navegante
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Jan 2023, 03:53
Apelido: Navegante
Data de Nascimento: 24 Jan 1981
Cidade: Florianópolis
País: Brasil

Re: Ajuda com meu aquario, corais nao vao para frente....

#5 Mensagem por Navegante »

Estou pensando em comprar o Reef Salt do Aquaforest por recomendacao de um lojista, alguem tem outra opiniao ao respeito ?
Obrigado

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 976
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Ajuda com meu aquario, corais nao vao para frente....

#6 Mensagem por Leonardo Orito »

é um bom sal, não vi ninguém ter problemas com ele até hoje, um amigo meu comprou e gostou bastante
um bem recomendado também é o Fauna Marin
o instant ocean, tanto o roxo quanto o laranja são muito bons e os red sea também

Navegante
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Jan 2023, 03:53
Apelido: Navegante
Data de Nascimento: 24 Jan 1981
Cidade: Florianópolis
País: Brasil

Re: Ajuda com meu aquario, corais nao vao para frente....

#7 Mensagem por Navegante »

Bom dia, Galera do hobby mais bonito que existe!!!

Vou dar um update dos passos a seguir na recuperação do meu Reef.
— Ja faz um tempo que passei de filtrar só com 3 estágios (TDS 4-8) a filtragem com osmose (TDS zero). Acredito que entre reposição doce e TPA devo ter trocado mais da metade dos 400 litros.
— Agora vou começar a trocar o sal com TPA de 10% semanal (vinha fazendo bem menos) até completar a troca dos 400 lts e depois continuar esse 10%.

Vem a pergunta, alguém pode recomendar uma boa midia purificadora? alguém testou o Purit da BrightwellAquatics ou o P.U.R.O. da Barrak ? Alguma outra indicação?
Meu plano e colocar alguma dessas ajudas para tentar eliminar impurezas, metais, etc enquanto vou fazendo o processo de troca do sal.

Agradeço o apoio!!!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”