🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Corais definhando após boom de nitrato

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Corais definhando após boom de nitrato

#1 Mensagem por marcos faria »

Boa tarde. Preciso muito da ajuda dos senhores.

Tive um boom de nitrato após remover parte das rochas para eliminar uma maldita infestação de brown carpet. Nisso os corais foram "sufocados" por algas e perdi varios.

Porém, ja consegui controlar o boom de nitrato com varias TPAS, retorno das rochas ao aquario, inserção de bacterias, aumento de midias no sump, adição de um reator de enxofre e utilização de luz de alto nivel nas algas chaeto do sump.

Com isso consegui:
1.025 de densidade
Nitrato: 0,5
Fosfato: 0,0
Calcio: 400
Alcalinidade: 8.0
Magnesio: 1400
pH:8.2
Temperatura: 26° C (+ ou - 0,3)

Minhas luminarias são 3 radions e meu aquario tem 1200 litros total (2,00 x 1,00 x 0,60)

Alguem faz alguma ideia de porque não consigo me livrar das algas e porque meus trumpets (uma das poucas coisas que sobraram) não se recupera?
O Aquario pega luz natural indireta que vem do jardim de inverno a 3 metros de distancia, mas com um blindex grande. Uso a confgiuração de luz da radion com foto periodo pleno de 9 horas (mais uma hora e meia de rampa para amanhece e anoitecer) e cores:
100% UV
100% Azul Escuro
100% Cyan
20% Branco
24% verde
24% Vermelho

Essa configuração é um padrao para a Radion.

Além disso tenho duas bombas para agitação, uma Gyre e uma RW 15, ambas instaladas de modo a promover o efeito circulo da GYRE. Eu acredito que esse pode ser um dos problemas, mas quando coloquei elas FULL, bagunçou todo substrato chegando no vidro.
O recalque é feito por duas bombas, uma JEBAO de 6.000 l/h e uma Ocean Tech de 12.000 l/h

Meu Skimmer é um octopus elite 220 para 2.000 litros.
Tenho dosadora JEBAO que dosa os 3 insumos.
Faço TPA de 200 litros mensal, tenho RO com duas etapas de deionizador antes e depois.
5 anos de aquario.
Uso sal Aquaforest Reef Salt. Ou seja, bons equipamentos, bons produtos, péssimo resultado. Juro que estou pra desistir...

Alguem consegue me dar uma ideia? Um norte?

Ja pensei em fazer um blackout no aquario, e pensei tambem em tampa-lo por um mes das luzes naturais indiretas para entender se esse é o problema, mas de fato não sei o que fazer mais.

Ou seja, os equipamentos estão lá... mas nao vai....
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

pedrobrandao
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Out 2021, 00:29
Apelido: Pedrux
Data de Nascimento: 06 Nov 1996
Cidade: Canoas
País: Brasil

Re: Corais definhando após boom de nitrato

#2 Mensagem por pedrobrandao »

Fala chefia, tudo certo?

Primeiramente, fica tranquilo em relação aos teus trumpet, eles são bem chatinhos quando acontece qualquer coisa deles, já já eles tão 100%!

Por curiosidade, você consegue fazer um teste de silicato com a água do teu RO/DI?

marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Corais definhando após boom de nitrato

#3 Mensagem por marcos faria »

pedrobrandao escreveu:Fala chefia, tudo certo?

Primeiramente, fica tranquilo em relação aos teus trumpet, eles são bem chatinhos quando acontece qualquer coisa deles, já já eles tão 100%!

Por curiosidade, você consegue fazer um teste de silicato com a água do teu RO/DI?


Eu tenho o teste aqui, mas penso em me antecipar preventivamente e já trocar minha OR, renovar todo elemento dos deionizadores.
Minha OR atual tem filtro 5 micra ->Filtro de Carvao -> Deionizador primario -> OR -> Deionizador Secundário

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”