🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

PAR

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
ismaelruperto
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mar 2023, 15:43
Apelido: Ismael Ruperto
Data de Nascimento: 05 Out 1975
Cidade: Hortolândia
País: Brasil

Re: PAR

#21 Mensagem por ismaelruperto »

Eu trabalho com desenvolvimento de dispositivos inteligentes e posso dizer uma coisa com certeza: os componentes eletrônicos que vão numa luminária dessas são ridiculamente baratos. O que faz ser caro é:

1) Exploração por conta de ser um hobby que conhecidamente caro;
2) Estudos, testes e tecnologias envolvidas;
3) Impostos.

Entre outras coisas que não sei mensurar.

Conhecimento de eletronica digital programada eu tenho, o que não tenho é toda a ciência envolvida para desenvolver algo que entregue quantidade e qualidade (incluindo espectro) de luz. Se eu tivesse o conhecimento, montaria um luminária com MUITO menos de R$ 1000,00.

Resumindo: valores agregados, mas certamente não por conta de componentes. Componente é barato, incluindo os controladores. Um Esp32 faria tudo com sobra e é ridículo de barato. PCB, barata... O resto são resistores, capacitores, fonte... Nada demais. Lentes não sei quanto custa, ,as tb não deve ser isso que leva o preço nas alturas. Pode crer que grande parte é exploração do hobby.

ismaelruperto
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mar 2023, 15:43
Apelido: Ismael Ruperto
Data de Nascimento: 05 Out 1975
Cidade: Hortolândia
País: Brasil

Re: PAR

#22 Mensagem por ismaelruperto »

Desculpa. Acabei postando duas vezes e não sei apagar icon_bangin

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2132
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: PAR

#23 Mensagem por Andrés Segal »

ismaelruperto escreveu:Desculpa. Acabei postando duas vezes e não sei apagar icon_bangin

ja apaguei a duplicada, fica tranquilo
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 499
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#24 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

ismaelruperto escreveu:Eu trabalho com desenvolvimento de dispositivos inteligentes e posso dizer uma coisa com certeza: os componentes eletrônicos que vão numa luminária dessas são ridiculamente baratos. O que faz ser caro é:

1) Exploração por conta de ser um hobby que conhecidamente caro;
2) Estudos, testes e tecnologias envolvidas;
3) Impostos.

Entre outras coisas que não sei mensurar.

Conhecimento de eletronica digital programada eu tenho, o que não tenho é toda a ciência envolvida para desenvolver algo que entregue quantidade e qualidade (incluindo espectro) de luz. Se eu tivesse o conhecimento, montaria um luminária com MUITO menos de R$ 1000,00.

no caso da Orphek...eles fabricam os proprios LEDs......

informação sobre spectro...eu tenho e posso te fornecer......isso é fácil coseguir.....

não existe no m,ercado comun LEDs com essas especificações exatas para Zoox dos Corais...teria que fabricar....e ai a coisa começa a ficar dificil.....

Resumindo: valores agregados, mas certamente não por conta de componentes. Componente é barato, incluindo os controladores. Um Esp32 faria tudo com sobra e é ridículo de barato. PCB, barata... O resto são resistores, capacitores, fonte... Nada demais. Lentes não sei quanto custa, ,as tb não deve ser isso que leva o preço nas alturas. Pode crer que grande parte é exploração do hobby.

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 499
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#25 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

a Orphek e Red Sea favricam seus propeios LEDs......

a Red Sea abprda o assunto Frequência......muito impoetante para prevenir a queima de Coral......

viewtopic.php?f=2&t=50851

da uma lida nesse t´opico que eu abordo o assunto.....

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: PAR

#26 Mensagem por Ivan Rose »

Olá ismaelruperto...
Trabalho com projetos específicos no ramo da eletrônica e monto luminárias caseiras a mais de 13 anos... posso lhe dizer que, o valor que são cobrados pelas luminárias comerciais (claro, as mais renomadas no mercado) é extremamente caro... mas considerando a montagem de uma luminária comercial aqui no Brasil, apesar de o custo ficar mais em conta, o valor final não é tão atrativo assim...
Nem sempre são os leds, componentes e as placas os grandes vilões... para montar uma luminária com acabamento aceitável, há de se considerar algumas coisas com custos elevados, por exemplo:
- Adequação do dissipador, feito em liga de alumínio destinada a baixa resistência na transferência de calor, de preferência anodizado;
- Criação modelagem e injeção do case e suportes da luminária, não podendo ser constituído de qualquer material, pois precisa resistir ao calor e corrosão;
- Sistema de ventilação bem planejado, de boa qualidade e o mais silencioso possível... Ventiladores para atender essas exigências não são produzidos aqui no Brasil;
- Quanto aos leds, é possível utilizar outros senão os das marcas CREE, LUXEON, etc., irão funcionar também, o problema é que tais leds não possuem laudos de especificação e garantias de procedência, para que possamos certificar que estejam dentro de parâmetros aceitáveis de potência e espectro... Só saberemos se funcionam medindo as emissões depois da montagem, de preferência para todos os lotes recebidos (led bom, de boa procedência custa por volta de 4,50 U$D cada, fora frete e impostos...);
- Componentes comuns periféricos custam ridiculamente barato, mas um bom circuito integrado para montagem dos drivers, chega a custar quase R$ 20,00 cada...
- Se for usar as lentes padrão que existem no mercado, a unidade sai bem em conta, porém se for fabricar algo específico, acredite... vai ficar mais caro que produzir/injetar o case e suporte...
- Por fim, se for usar um controlador HiFi, que é o desejo da maioria dos aquaristas, só o desenvolvimento do APP lhe custará um rim...

Gosto de usar um exemplo de serviço para ilustrar... uma simples troca de led queimado da luminária... O que a maioria das pessoas pensam... "é só dessoldar o queimado e soldar outro novo no lugar"... pois bem... considerando um led comum chinês, uma simples troca de led envolve: Tempo, energia elétrica, pasta térmica, fluxo de solda, malha dessoldadora, estanho/solda, soldador, pinça, álcool isopropílico para limpeza, além é claro do conhecimento e habilidades específicas para realização do serviço e garantias de bom funcionamento.

Com a experiência que tenho hoje, posso afirmar que luminárias importadas de boa qualidade são abusivamente caras, mas luminárias de led em geral são equipamentos caros...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 499
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#27 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

Ivan Rose escreveu:Olá ismaelruperto...

- Quanto aos leds, é possível utilizar outros senão os das marcas CREE, LUXEON, etc., irão funcionar também, o problema é que tais leds não possuem laudos de especificação e garantias de procedência, para que possamos certificar que estejam dentro de parâmetros aceitáveis de potência e espectro...

Só saberemos se funcionam medindo as emissões depois da montagem, de preferência para todos os lotes recebidos

...


POR ISSO QUE EU FIZ AQUELE TROCADILHO NO INÍCIO DO TÓPICO

A melhor luminária é um PAR METER.....

So sabera o que realmente a luminaria esta mandando...medindo.....

200-350...micromols.....essa é a medida que as Zoox necessitam.......

detalhe para um novo parâmetro a ser observado...A FREQUÊNCIA......Hz...Hertz....

Emissão dos LEDs no espectro azulado.....fica por volta de 700Hz.....o que é muito e queima o Coral.......

teria que dimerizar isso..para 432 Hz.....frequência da vida...do sol....porém necessita mais estudos...ainda esta no inicio esse aproach....

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”