🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#21 Mensagem por Celso Suguimoto »

Falta de pressao
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#22 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Então a bomba é que pode estar bichada?
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#23 Mensagem por Celso Suguimoto »

Melhor vc tentar levar para um autorizada desse RO, talvez ainda esteje na garantia
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#24 Mensagem por Armando Ito »

eu sempre achei que uma membrana de maior litragem pedia uma bomba pressurizada de igual vazão ...

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#25 Mensagem por Denis P Lima »

Pressão e vazão são coisas diferentes!
Normalmente se mantém pressão de 60 a 80 psi!
A vazão vai depender da membrana 50,75,100,150,300!

A água não sai do vazo pois existe uma válvula dentro da conexão de 1/4"

Tópico muito confuso, poste fotos do sistema, bem detalhada! Vídeo tmb serve!
Um sistema de RO não tem segredo nenhum!Deve estar havendo algum equívoco

Abraços

Denis


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#26 Mensagem por Denis P Lima »

O ajuste do rejeito influência na qualidade, pressão na membrana!Varia de 40 a 120 % da vazão da membrana !
Tem um TDS aí e manômetro?

Denis


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#27 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Vou postar fotos do sistema. Só não faço agora por que estou acompanhando um parente em hospital. Assim que puder, faço isso!
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#28 Mensagem por Marcio Gielfi »

Edimar_Oliveira escreveu:
Todavia, no início a água que saía do filtro era num filete. Após alguns dias, passou somente a gotejar. Removi praticamente todos os engates para ver se havia ar e, a princípio, não era este o problema. Então resolvi trocar a membrana. Depois disso, voltou ao normal e conclui que, ao ligar o sistema, esqueci de retirar a água inicial antes de entrar na membrana e então, o pó do cartucho de carvão deve ter entupido a membrana.

Só que, mesmo com esta nova membrana, após alguns dias de filtragem normal, percebi que voltou a gotejar novamente. O sistema tem um reservatório pressurizado de 10 litros, então, quando percebo que está demorando além do esperado para desligar, vou na saída e vejo como está. Daí eu percebi o gotejamento.

É possível que o problema esteja na química da água que pode estar danificando a membrana? Ou pode ser algum defeito na válvula de corte?



Edimar, pelo que descreve, ou seu sistema não tem um sistema de retrolavagem, ou ele não está sendo usado.

O seu problema de redução de vazão é típico de membrana saturada, o que não quer dizer que ela está com problema, ela só precisa ser limpa, o sistema de retrolavagem tem esta função, no meu, cada vez que eu vou usar o filtro de RO, eu aplico uma retorlavagem de 5 mim.

Claro que com o tempo, o sistema de retrolavagem não retira todo material, e a membrana vai ficando com a vazão cada vez menor, mas isto leva certa de 2 anos para requerer a troca da membrana.

O sistema é bem simples, é um by pass no restritor da membrana, o by pass é como não houvesse o restritor, fazendo que um fluxo grande de água passe em volta da membrana, carregando os sólidos acumulados na membrana.

Edimar_Oliveira escreveu:Denis, o produto, originalmente, vem com a recirculação do rejeito, conforme expliquei no texto anterior.

Eu não inventei isso, apenas fiz a alteração sugerida, alterando a saída do rejeito, ao invés de voltar para a membrana, indo para a entrada da bomba.

Me agrada não descartar água, mas também não me agrada a solução de recirculação, por que é lógico que a sujeira tem que sair de alguma forma. Mas como não entendo do assunto, tenho que assumir a orientação do fabricante, que na verdade, se omitiu a respeito. Então eu tenho que ter a certeza de que o que pode estar acontecendo é a saturação da membrana muito rápido por causa do rejeito.



Como voce mesmo falou, o rejeito tem que sair, não dá para ficar retroalimentando a entrada com o rejeito. O que tem sido usado é pegar a saída de rejeito da primeira membrana e entrar em uma segunda membrana, para melhorar a relação água boa x rejeito, mas a água sai da segunda membrana é descartada ( não é água suja, pelo contrário, mais pura que 97% dos filtros do mercado) , ela pode ser jogada de volta na caixa dágua, regar jardim, e até dar para os animais beber, já que é muito melhor que a água da torneira, só tomar cuidado já que ela não tem cloro, trocar com frequencia.

Edimar_Oliveira escreveu:Prezados, que implicação existe em se utilizar uma membrana de 100 gpd para um filtro previsto para 75 gpd?

Já explicando ... Tenho uma membrana de 100 gpd guardada e para não ter que comprar uma nova, de 75 gpd, pretendo usar a de 100. Entendo que seria em tese um desperdício, mas não vou fazer nada com ela mesmo.

Há algum dano ou prejuízo no funcionamento do filtro?


Não há problema desde que voce troque também o restritor, para cada membrana há um restritor diferente, se só trocar a membrana de 75 por uma de 100, vai cair bem a performance da membrana por operar fora da sua faixa de pressão ideal.

Mas lembrando, pode pegar sua primeira membrana, fazer uma retrolavagem maior, de cerca de 15 minutos, que ela deve ficar limpa a ponto de voltar a ser usada. Aproveita e já fazer na segunda membrana, já que ela também não passou pelo processo de retrolavagem.

Edimar_Oliveira escreveu:Uma questão que veio agora ...

No caso da saída do descarte eu continuo usando o registro, ou esta saída tem que ser livre?

Ou seja, eu posso controlar a saída do rejeito, mais ou menos?


Na saída não deve ser regulada, o registro que normalmente tem na saída é o sistema de by pass, que simplesmente faz a saída do rejeito passar ou não pelo restritor.

Eu recomendo que se existe um esquema de ligação que veio com o equipamento, que voce poste para eu possa dar uma espiada, pois é comum o sistema vir desmontado e com instruções não muito claras para a montagem.

Mas não é nenhum monstro as ligações , basicamente tem que existir um pré filtro, de 1 ou 5 micras, se houver uma bomba pressurizadora, é aqui que ela fica, um cartucho de carvão para retirar o cloro, entrada na membrana e da membrana há 2 saídas, uma é a água que passou por dentro da membrana, e outra é a saída do rejeito, na saída do rejeito é onde fica o restritor, que limita a saída de água e que força uma parte da água a passar pela membrana, também é no rejeito que fica o by pass para a retrolavagem.

Quando o by pass está acionado, praticamente não sai água pela saída de água pura da membrana por falta de restrição a passagem de água por fora da membrana.

Qualquer dúvida só chamar.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#29 Mensagem por Denis P Lima »

Boa tarde,
O
À saída deve ser regulada!
Utilizasse uma válvula de agulha , esse ajuste é efetuado com base na condutividade e/ou rejeito.
Utilizar a saída do rejeito para realimentar outra membrana só vai servir para entupir a outra membrana !
O que costumasse fazer é utilizar a saída de água boa para uma próxima membrana aumentando a vida útil da segunda membrana!
O flushing ou retrolavagem serve para retirar particulados da câmara da membrana, aumentando a vida útil, infelizmente não consegue desincrustar ou limpar a membrana!Existem outros procedimentos para maximizar a vida útil e fazer uma limpeza superficial!

Abraços

Denis


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#30 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Márcio e Denis, desculpe, ainda não consegui postar aqui uma foto do meu sistema. Estava de viagem e por este dias, voltei ao trabalho, o tempo está curto ...

Mas há alguns dias atrás, seguindo orientação de um velho conhecido de fóruns, retirei todos os refis do sistema, inclusive a membrana, liguei tudo, deixei sair água por alguns minutos, depois fui remontando tudo aos poucos, e testando se em algum dos estágios estaria havendo restrição ao fluxo, sem os refis.

Coloquei de volta então, o Polipropileno e verifiquei a vazão, depois o de carvão, até chegar na membrana - tudo normal. Então coloquei o rejeito para sair livre, sem retornar para a bomba, como estava, mas como ainda não chegou o restritor de fluxo, fechei um pouco o registro. Estou conseguindo filtrar numa proporção de 20 de rejeito para 10 de água pura. Depois que fiz esta "limpeza", achei melhor ligar a entrada da água do sistema passando primeiro por outro pré-filtro e é assim que está funcionando.

Por sugestão do meu "orientador", comprei um restritor de fluxo para instalar na saída do rejeito, diminuindo um pouco o desperdício e mantendo a pressão do sistema.

Márcio, meu sistema não tem "retrolavagem". Tem jeito de instalar isso nele?

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#31 Mensagem por Marcio Gielfi »

Edimar_Oliveira escreveu:Márcio e Denis, desculpe, ainda não consegui postar aqui uma foto do meu sistema. Estava de viagem e por este dias, voltei ao trabalho, o tempo está curto ...


O mais importante é que voce está no caminho certo para resolver seu problema.



Edimar_Oliveira escreveu:
Por sugestão do meu "orientador", comprei um restritor de fluxo para instalar na saída do rejeito, diminuindo um pouco o desperdício e mantendo a pressão do sistema.


Todo sistema de RO tem que ter um restritor, compatível com a vazão da membrana. Regular a saída em um sistema de RO, ainda mais com bomba pressurizadora voce corre 2 grandes riscos, queimar a bomba ou estourar a membrana, o restritor mantém a correta pressão na membrana e não sobrecarrega a bomba. 2 para um é uma boa relação para se usar para quebrar o galho, vai melhorar com a chegada do restritor e com a constante retrolavagem.

Edimar_Oliveira escreveu:Márcio, meu sistema não tem "retrolavagem". Tem jeito de instalar isso nele?


Tem sim, veja se entende a imagem, o tubo gordinho é o restritor, veja que o registro faz um by pass no restritor, o restritor tem lado certo, ele vem com uma flecha com o sentido do fluxo, o lado da entrada deste " y " vai na saída do rejeito da membrana, a outra ponta é a água descartada.

Imagem


Qualquer dúvida, estou a disposição.

Boa sorte e abraços
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#32 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Perfeito, Márcio!

Entendi sim. Pena que antes de ver sua mensagem eu já havia fechado a compra do restritor, então não vou conseguir ainda montar o sistema de retrolavagem, por que não tenho os "Y" aqui. Mas assim que puder, vou encomendar e montar.

Como seria a rotina para usar a retrolavagem?

Em condições normais o registro azul fica fechado e é aberto quando vou realizar a retrolavagem?
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#33 Mensagem por Denis P Lima »

Vou responder pelo Márcio.
O sistema de restrolavagem é utilizado quando se inicia a coleta de água , ou seja quando a bomba é ligada!
Antes de liga lá, posiciona o registro na posição aberto, liga a bomba e deixa por 15 a 30 s, fecha o registro, o sistema pressuriza pelo restritor e começa a coletar água!
Tem pessoas que utilizam mais tempo de retrolavagem, não há nenhum prejuízo, porém não é necessário!

Abraços

Denis


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#34 Mensagem por Marcio Gielfi »

Edimar_Oliveira escreveu:Perfeito, Márcio!

Entendi sim. Pena que antes de ver sua mensagem eu já havia fechado a compra do restritor, então não vou conseguir ainda montar o sistema de retrolavagem, por que não tenho os "Y" aqui. Mas assim que puder, vou encomendar e montar.


OK, mas não deixa de faze-lo, não precisa ser "Y" , podem ser " T" mais fáceis de se achar.

Edimar_Oliveira escreveu:Como seria a rotina para usar a retrolavagem?


Respondendo por mim mesmo ....

Eu faço uma retrolavagem rápida antes de usar a membrana, de cerca de 60 segundos e para mim, a mais importante , é a retrolavagem depois de se usar a membrana, já que ela acumulou material durante a filtragem, é muito melhor limpa-la logo após os minerais foram barrados, do que esperar a próxima fez que for fazer água. Esta retrolavagem depende muito de quanta água foi feita, qual a configuração do sistema e principalmente a pressão que voce tem no sistema.
Eu faço 120 segundos de retrolavagem depois que termino de fazer água, eu faço normalmente 75 litros por vez.


Edimar_Oliveira escreveu:Em condições normais o registro azul fica fechado e é aberto quando vou realizar a retrolavagem?


Exatamente isto .
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#35 Mensagem por Denis P Lima »

Na verdade considerando a membrana, não existe retro lavagem e sim Flushing! Ou seja a água passa rapidamente no exterior da membrana carregando sedimentos e não em sentido contrário ao fluxo para limpa lo, mas.....
Em sistemas de água ultrapura 1 ppb, e se tempo é de 10s
Falando por mim, que coleto 200 litros por semana.
Limpar antes da coleta o depois não fará os sedimentos encrustarem na membrana!
Portanto qualquer um dos métodos é válido.
O que garante um sistema de RO funcional por 1 ou 2 anos, além do Flushing, é a limpeza periódica dos elementos filtrantes e membrana!

Abraços

Se necessitar da rotina de manutenção do sistema, me envie uma MP, te passo por e mail!

Abraços

Denis




Enviado de meu SM-T110 usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#36 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Prezados, atualizando as informações, meu sistema está funcionando perfeitamente agora.

Coloquei um restritor de fluxo na saída do rejeito e está filtrando aproximadamente 10 litros de água boa para 20 de rejeito. Coloquei a mangueira do rejeito direto na máquina de lavar.

Antes de colocar o restritor de fluxo ele não estava desligando automaticamente, como estava previsto na montagem inicial. Agora já está tudo funcionando perfeitamente.

O próximo passo é encomendar os "Y" para fazer a montagem sugerida pelo Márcio, para fazer a limpeza periódica da membrana.
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#37 Mensagem por Anderson Campos »

Imagem

A única mudança que fiz foi colocar a bomba somente antes da membrana, após os 3 primeiros estágios
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Leandro Marinho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Jun 2021, 19:59
Apelido: Leandro marinho
Data de Nascimento: 05 Ago 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Problemas com o Filtro de Reverse Osmose

#38 Mensagem por Leandro Marinho »

Denis P Lima, boa tarde amigo Denis me tira uma dúvida eu moro em apartamento e montei um sistema de RO com 5 estágios sendo 2 deles com 2 carcaças de 20 pol de resina, tô usando membrana de ro de 100 GPD, pergunto preciso de bomba pressurizandp o sistema ou só a pressão da água sendo de prédio é eficiente ??

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”