🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#1 Mensagem por Anderson Campos »

Olá pessoal, instalei hoje uma bomba no meu RO de 5 estágios, porém pra minha surpresa ao ligar a bomba o ponteiro do manômetro bateu lá no final, ou seja, indicando mais de 150psi. Imediatamente desliguei a bomba da tomada, pois achei muita pressão pro sistema, não sei quanto ele suporta ao certo.
Comprei a bomba como sendo pra 100gpd, pra ficar compatível com a membrana que costumo usar, e a pressão anunciada seria de 80 a 125psi, conforme fotos a seguir.
O que vcs acham?
Obs.: não consegui postar as fotos, apenas os links.

https://ap.imagensbrasil.org/image/pyQRc8
https://ap.imagensbrasil.org/image/pyQZlS
https://ap.imagensbrasil.org/image/pyQumy
https://ap.imagensbrasil.org/image/pyQSqp
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#2 Mensagem por Denis P Lima »

Boa tarde ,
Normalmente se utiliza de 60 a 80 psi.
Acima de 100 pode romper a membrana ou estourar a bomba!
Regule a pressão na bomba, se houver parafuso frontal ou abra o rejeito na saída da membrana.

Abraços

Denis


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#3 Mensagem por Anderson Campos »

Obrigado pela dica Denis, realmente tem a regulagem, estava sob uma etiqueta, porem soltei tudo e chega a sair a tampinha com uma molinha e uma agulha que deveria diminuir e aumentar a pressao, porem mesmo soltando toda a regulagem a pressao continua acima dos 150psi, sera que a bomba tem uma pressao mto forte mesmo?
Entretanto, retirei a mola e a agulha e deixei, o que parece ser uma entrada de ar, livre da agulha, coloquei apenas a tampinha novamente para q nao vaze agua da bomba, dessa forma a pressao ficou em 75psi.
Eu queria uma pressao mais forte, pois o descarte continua, ainda sendo maior do que a agua limpa.
Com relacao ao rejeito, se eu abrir vai descartar mais ainda nao é verdade?
Eu queria mesmo era colocar uma torneirinha para diminuir o descarte, como vi aqui no forum.
A proposito Denis, acho que foi vc que me ofereceu um arquivo pdf sobre manutencao de RO, se puder me mandar eu agradeco (punisher.p@hotmail.com).


Denis P Lima escreveu:Boa tarde ,
Normalmente se utiliza de 60 a 80 psi.
Acima de 100 pode romper a membrana ou estourar a bomba!
Regule a pressão na bomba, se houver parafuso frontal ou abra o rejeito na saída da membrana.

Abraços

Denis


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#4 Mensagem por Denis P Lima »

Mando sim, sem problemas!
Coloque a regulagem no descarte, normalmente se utiliza de 40 a 120% no descarte!
Se sua membrana for nova, deveria estar reduzido de 250 a 300 ml/ min
E seu rejeito de 150 a 200ml
Não consigo entender o pq não consegue regular a pressão no parafuso.
Tem certeza que sua membrana já não está abaixo da produção inicial, sendo necessário sua troca, que ocorre normalmente quando a produção decai de 20 a 40 %.
Outra coisa que acho intrigante é que se seu descarte está sem regulador de fluxo como consegue pressurizadora a membrana!

Provavelmente existe um controlador de fluxo capilar ou como esse!

Imagem

Tente regular com um regulador de fluxo, facilmente encontrado em casas de mangueiras e filtros!
O @Wellington Salles tem um tópico com bastante fotos!

Vou verificar suas imagens, se sua ligação estiver em bypass sua bomba alcança 125 psi!

Espero ter ajudado

Abraços

Denis

Enviado de meu SM-T110 usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#5 Mensagem por Denis P Lima »

Não consigo ver sua ligação, coloque sua bomba após o PP e o Carvão, pressurizar somente a membrana!



Enviado de meu SM-T110 usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#6 Mensagem por Anderson Campos »

Denis, agradeço a ajuda.
Tenho flow restrictor de 450.
Medi a 75psi e meu RO está produzindo aprox 150ml por minuto e o rejeito 250ml por minuto.
Costumo usar membrana de 100gpd, mas não me recordo da atual, pode ser 75gpd, isso tem a ver com a redução e o rejeito, não?
Não entendi isso: Coloque a regulagem no descarte, normalmente se utiliza de 40 a 120% no descarte!
O que seria a bomba em bypass?
Também achei estranho não conseguir regular a pressão, tendo em vista que nas especificações da bomba informa que ela permite regulagem. Só sei que eu apertei a regulagem no máximo e depois soltei a regular no máximo, sem que ela vazasse água, e em ambas posições a pressão continua alta. Tentei as duas posições, pois não sei se soltando ou apertando a regulagem que diminui a pressão.
Como eu disse a única maneira que eu consegui reduzir a pressão para 75psi, foi removendo a agulhinha de plastico com uma mola e deixando somente a tampinha com rosta da regulagem. Nem sei se isso e prejudicial pra bomba.
A propósito, o que indicaria a hora de trocar a membrana não seria o ppm começar a subir no TDS? Ela ainda está 000ppm.
Seguem fotos melhores do meu sistema pra ver se consegue identificar a ligação.
Será que poderíamos nos falar por zap? vou mandar meu cel por mp.
Abraço.

https://ap.imagensbrasil.org/image/pylzoT
https://ap.imagensbrasil.org/image/pyIgje
https://ap.imagensbrasil.org/image/pyIpx8
https://ap.imagensbrasil.org/image/pyIEkS
https://ap.imagensbrasil.org/image/pyIjfy
https://ap.imagensbrasil.org/image/pyI84p
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#7 Mensagem por Denis P Lima »

MP


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#8 Mensagem por Denis P Lima »

Quanto a troca existem dois métodos, podem ser usados em conjunto ou separado


A redução na produção da membrana e/ou perda na capacidade de rejeição

Por exemplo se sua membrana nova mantém no TDS 2 a 5 ppm e com o passar do tempo vai para 8 ou 12 ppm é hora de trocar a membrana.
O TDS marcando 0 na saída, não é característica da membrana e sim do DI!
Com uma rejeição menor da membrana, a vida útil do seu DI diminui proporcionalmente!

Abraços

Denis



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Andre Bertini
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 451
Registrado em: 28 Fev 2011, 15:20
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 01 Set 1982
Cidade: RP
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#9 Mensagem por Andre Bertini »

Me tirem uma dúvida sobre pressão no sistema por favor.
Eu não possuo bomba pressurizadora no meu DI e nem membrana (ainda) e para conseguir a taxa de percloração de +- 10 litros por hora, eu abro a torneira bem pouco para sair bem pouca água após passar por todos os estágios do filtro.
Se o certo para usar membrana é ter uma pressão de 60 psi, esse "leve" abrir da torneira é suficiente para chegar nesses 60 psi? Ou quanto mais abrir a torneira mais pressão tem?

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#10 Mensagem por Denis P Lima »

Boa tarde,
Pressão e Vazão são duas variáveis diferentes!
Abrindo toda a torneira a vazão vai estar limitada pela vazão de produção da membrana e o restritor de fluxo!
Algumas vezes a rede alcança a pressão necessária, mas não é algo comum!
Em dias de maior consumo a pressão da rede oscila!
Pense em utilizar uma bomba, essas oscilações podem provocar baixa produção ou sobrepressoes que podem estragar a membrana!

Abraços

Denis


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Andre Bertini
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 451
Registrado em: 28 Fev 2011, 15:20
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 01 Set 1982
Cidade: RP
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#11 Mensagem por Andre Bertini »

Vou colocar o manômetro para ver como se comporta do jeito que está e do jeito que eu uso, pq isso de pressão é algo que eu não consegui entender direito ainda.

Andre Bertini
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 451
Registrado em: 28 Fev 2011, 15:20
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 01 Set 1982
Cidade: RP
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#12 Mensagem por Andre Bertini »

Denis, me ajude a entender a questão....
Coloquei o manômetro e ficou da seguinte forma:
1º - PP 1 micra
Nesse meio está o manômetro
2º - Carvão
3º - Resina (carcaça de 20)
O manômetro nem se mexeu enquanto eu fazia a água normalmente. Pensando numa escala de 0 a 100 eu abri a torneira em 10.
Só consegui que ele se movesse quando abri a torneira em 50 (nessa escala imaginária), foi para 20psi. Qdo eu tampei a saída da água ai o manômetro subiu para 60 psi.
O que eu não entendo é o seguinte, se a saída de água boa tem que ser +- 10 litros por hora e com isso o manômetro não sai de 1 psi, como teremos uma pressão de 60 psi, fazendo +- 10 litros por hora? Pelo meu teste, se tiver uma pressão de 60 psi no sistema a água que sai é quase 10 litros por minuto.

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#13 Mensagem por Denis P Lima »

Boa tarde,
Você compreendeu a diferença entre vazão e pressão!
Com baixa vazão ou estrangulado, sua pressão aumentou!
Com o aumento da vazão sua pressão diminuiu!

Se sua pergunta está direcionada a membrana!
A questão é que a membrana gera uma restrição e a partir disso existe o aumento de pressão, sendo essa pressão nessessaria para seu bom funcionamento!
Lembrando que para essa pressurizacao existe a bomba e a restrição no rejeito!

Agora pensando em deionizadores

Se voce abrir sua torneira na sua escala em 100% e regular a vazão para uma taxa de 10 litros por hora e verificar a pressão se estiver alta pode danificar o seu deionizador!
Sendo assim você ir abrindo gradualmente sua torneira de fornecimento de água, conseguirá ajustar uma vazão de 10l/h com baixa pressão, evitado que descole ou estoure seu deionizador !

Deionizador não necessita de pressão alta e sim vazão controlada!

Está confundindo o funcionamento de um Reverse Osmose que necessita de pressão de 60 a 80 psi!
Com deionizador que necessita a de uma vazão controlada!

Não sei se me fiz entender!

Se não volte a perguntar, estou aqui para lhe ajudar!

Abraços

Denis



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Andre Bertini
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 451
Registrado em: 28 Fev 2011, 15:20
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 01 Set 1982
Cidade: RP
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#14 Mensagem por Andre Bertini »

Denis P Lima escreveu:A questão é que a membrana gera uma restrição e a partir disso existe o aumento de pressão, sendo essa pressão necessaria para seu bom funcionamento!


Ah! Agora está explicado! Se ela gera essa restrição é ai que a vazão sai mais lenta como se eu não usasse a membrana.
Entendi perfeitamente, muito obrigado.
Agora só me resta definir o que vou comprar primeiro, se a membrana ou se uma carcaça para resina aniônica, tendo em vista meu problema com silicato.

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#15 Mensagem por Anderson Campos »

Ah! Agora está explicado! Se ela gera essa restrição é ai que a vazão sai mais lenta como se eu não usasse a membrana.
Entendi perfeitamente, muito obrigado.
Agora só me resta definir o que vou comprar primeiro, se a membrana ou se uma carcaça para resina aniônica, tendo em vista meu problema com silicato.[/quote]

Olá Andre,

Como dito pelo Mestre Denis, a própria membrana, assim como o retritor de fluxo, posicionado na saída do rejeito da membrana, restringem a vazão da água dando-lhe a pressão necessária para o RO (de 60 a 80psi), dentro dos limites da rede de abastecimento ou da bomba, é claro.
A diferença é que, para um DI, há necessidade apenas do controle de vazão, feito pela própria torneira, registro etc e este fará o controle da pressurização da água, que não passará pressurizada pelo DI, por isso o seu manômetro não registrou pressão.
Já no caso do RO, como disse anteriormente, a própria membrana reterá a pressão da água, que deve ter de 60 a 80psi.
No link a seguir tem a foto de um sistema de RO completo, com bomba, controle de pressão, interruptor de alta e de baixa pressão, do jeito que estou montando o meu.

Coloquei uma bomba de 125psi no meu sistema e tive problema pois, como não tenho um controlador de pressão, a bomba tende a dar pressão "infinitamente" ao sistema, o que pode comprometê-lo, uma vez que gera-se pressão de mais de 150psi.
Apesar de seguir as orientações do Denis, no meu caso eu não consegui diminuir a pressão da bomba. O que acredito que será resolvido com o controlador de pressão, que eu já encomendei da China.

Por enquanto vc não precisa de um manômetro, pois precisa apenas controla a vazão.

Depois que adquirir uma membrana, coloque a bomba, se tiver uma, após o carvão e antes da membrana e posicione o manômetro logo após a bomba.

Peço que mantenha o post atualizado com relação ao seu sistema, pois também estou tendo problemas com silicato e fosfato, e achei interessante a ideia de colocar mais um estágio com resina aniônica, quero saber se revolve mesmo.

Esquema RO completo = Imagem

Abraço.
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Andre Bertini
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 451
Registrado em: 28 Fev 2011, 15:20
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 01 Set 1982
Cidade: RP
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#16 Mensagem por Andre Bertini »

Obrigado pelo relato Anderson vc esclareceu mais ainda minha dúvida.
Nesse momento as diatomáceas deram uma boa diminuída, como eu fiz algumas mudanças, não conseguirei atribuir a qual delas deu o resultado.
Troquei a resina do deionizador há 1 mês atrás.
Aumentei o fluxo do ATS e com isso passou a ter mais algas nele.
Eu tenho um certo receio de usar RO por conta do desperdício de água, mesmo tentando reutilizar para lavar roupa ou regar as plantas não usaria toda a água de rejeito.
Já possuo o vaso da membrana com os conectores e o restritor de fluxo, faltaria a membrana propriamente dita e a bomba e como o valor é parecido para compra de um cartucho recarregável + a carcaça de 20' ainda não decidi, estou esperando quitar umas continhas....rs

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#17 Mensagem por Anderson Campos »

Ok Andre,

Só não esqueça de informar sobre a nova resina, se resolveu ou nao o problema com silicato, pois estou com problema similar e procuro solução.

Abraço.
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#18 Mensagem por Anderson Campos »

Update do meu sistema RO.
Agora com 6 estágios e bomba.
Agradeço aos amigos que ajudaram, em especial o Denis.
Apesar do esforço minha água ainda continua vindo com fosfato 0,25.
Vou tentar outra marca de resina quando trocar.
Outra coisa, o pressostato de baixa deveria desativar a bomba quando pressão abaixo de determinado PSI não é isso? Não está funcionando como deveria, pois fecho a água e a bomba continua trabalhando.

Imagem
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#19 Mensagem por Denis P Lima »

Para uma boa remoção de fosfato e silicato é necessário pelo menos altura de 50 cm sendo ideal 120 cm!
Ou seja uma carcaça de 20" ou duas de 10 em série!A resina tem papel fundamental sendo recomendado MB 20 ou MB 400!Lembrando que o fluxo é descendente nas resinas!Sendo necessário inverter o IN/OUT!

Anderson verificou se seu pressostato de baixa é NA ou NF!
Alguns têm parafuso de ajuste para ajuste do trigger, o seu não faz nenhuma ação?
Fora do sistema (sem agua) ele fica aberto?

Abraços

Denis


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Andre Bertini
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 451
Registrado em: 28 Fev 2011, 15:20
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 01 Set 1982
Cidade: RP
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: RO com mais de 150psi de pressão é muita coisa?

#20 Mensagem por Andre Bertini »

Concordo com o Denis no quesito altura do leito, o ideal é carcaça de 20. Não vejo muita necessidade usar 2 filtros de PP.
Aqui, depois de um mês da minha postagem continua tudo igual, sem as diatomaceas. Ainda estou usando a mesma resina da última compra e agora ela deve estar começando a saturar.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”