🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#41 Mensagem por Raphael Igor »

clapping_02 clapping_02 clapping_02

Muito bom os levantamentos!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#42 Mensagem por jose Jorge »

The lateral line is a mechanosensory system used by fishes to detect and analyze water movements and pressure gradients generated by conspecifics, predators or prey. It consists of individual receptor organs, the neuromasts, that are distributed across the body of the fish. Each neuromast is comprised of a patch of hair cells underneath a gelatinous cupula (top). The hair cells are innervated by nerve fibers that convey sensory information to the brain.

The cricket cercus is comprised of a diversity of sensory hairs. Among them are filiform hairs that are used by the animal to detect air flow generated by approaching predators. Each hair gives rise to a nerve fibers that delivers the perceived information to the terminal ganglion in the animal's abdomen.


Para entender melhor a situação agente deve analizar o que é a Linha Lateral.................

Eu extraí desse texto essa frase :

Each neuromast is comprised of a patch of hair cells underneath a gelatinous cupula

O neuromasto é um patch de células capilares...........sob uma cúpula gelatinosa.............

Outro extarto do texto colocado pelo Robson :

The researcher emailed Hamdel: "The theory was small sharp <carbon> dust particles would get into lateral line and bounce around because of the hair cells causing the erosions and subsequent fibrosis."



Ou seja : A Cúpula Gelatinosa serve de proteção as Células Capilares...............que estão sendo danificadas...........e depois fibrosando.........


Alguma coisa no Aquário danifica essa Cúpula Gelatinosa de proteção...................

Pode ser a corrosão pela Amônia...............???

E posteriormente a abrasão pelo Carvão.....................que danifica as Células Capilares...............agora sem a proteção da Cúpula Gelatinosa...........

???

Sei lá............é só um pensamento meu.............

Olha esse link :

http://www.cyphos.com/forums/showthread.php?t=28630

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#43 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Penso que a principal falha aí é que considera a amônia o gatilho, pois a doença já foi registrada em aquários estabilizados e maturados. Imagino que, devido á linha lateral ser uma região mais exposta (não "blindada" pelas escamas), assim com a região facial, a agressão pelas particulas de pó de carvão seja mais eficiente.
Edson Paveloski Junior

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#44 Mensagem por jose Jorge »

Então.............o ponto de entrada aonde o carvão penetra............e por se afiado............danifica os vasos capilares do Neuromasto............é aonde se encontra essa Cúpula Gelatinosa................

Essa Cúpula Gelatinosa.....................é que protege os Capilares de serem danificados pelo Carvão............

Quando é retirada a Cúpula Gelatinosa............o carvão penetra e danifica os Capilares expostos..............

Nesse link tem umas fotos do Neuromasto...............

Cúpula Gelatinosa

Então a pergunta é.............o que está danificando essa Cúpula Gelatinosa................???

Eu pensei que a Amônia............pode corroer essa Cúpula Gelatinosa........................abrindo as portas para o pó do carvão.............afiado................danificar os Capilares expostos................e ocasionar o Fibroma..............


É só uma suposição............minha............esse lance da Amônia..............


Se voc não tem um filtro aeróbico ativo e agressivo.............tipo Dry-Wet............a Amônia permanece mais tempo na água do Aqua...........


Muitos aquários de Jumbos e F.O.s............usam removedor de Amônia.............

A Amônia pode ser um problema sim..............

E afeta a mucosa..............

Foi por isso que eu pensei que a Amônia...........possa estar sendo a causadora de um enfraquecimento na Cúpula Gelatinosa...............

Pensmento meu..........suposição..........

Ou o próprio pó do Carvão é que causa o dano na Cúpula Gelatinosa...............e também nos Capilares............???

Não sei............... icon_bag

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#45 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Digo que há falha na questão da amônia, pois ela teria que estar presente em quantidades mensuráveis para causar tal dano á mucosa. Não que não seja possível, mas vejo como uma probabilidade muito pequena para ocorrer. Imagino que, se o carvão está causando esse estrago, não seria surpreendente que ele conseguisse atravessar a cúpula gelatinosa também.
Edson Paveloski Junior

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#46 Mensagem por tedescowill »

uma pequena duvida/pergunta sobre o carvao ativado ,ele altera p ph?,imagino que se sim ,ele diminui/acidifica o local onde esta, destruindo a mucosa do peixe posibilitando o começo dos danos (num efeito "bola de neve")
será?
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#47 Mensagem por jose Jorge »

A questão da Amônia não faz parte dos trabalhos e dos testes............

É coisa da minha cabeça............

Somente um pensamento que eu tive................

A questão é justamente essa : O Carvão antes de chegar nos Capilares............pecisa atravessar a Cúpula Gelatinosa............

Não sei se o Carvão destrói a cúpula............ou se a cúpula é destruída por algo antes do carvão conseguir atingir os capilares........

???

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#48 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Will, o carvão é inerte.

Yuri, entendo, mas creio que seja o carvão mesmo pelas razões que mencionei.

Abraços
Edson Paveloski Junior

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#49 Mensagem por jose Jorge »

É..........talvez não tenha nada há ver..............

Avatar do usuário
Gustavo_Merlo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 474
Registrado em: 26 Jun 2009, 00:33
Apelido: gustavo
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#50 Mensagem por Gustavo_Merlo »

senhores, leio vários posts com eu acho, eu creio, mas em fatos reais ninguém se baseia??? Há um artigo que cita um grande aquário público, onde havia uma incidência desta doença nos tangs e estes peixes doentes eram separadas na área externa do tanque, com a mesma água, porém aonde recebia sol. Estes peixes foram todos curados e o que se explica são 2 fatores: nesta área havia grande proliferação de algas, devido a presença de sol e os peixes se alimentavam destas algas, suprindo as necessidades alimentares. A outra seria simplesmente a ação dos raios solares sobre as áreas danificadas...

bom, aqui estou satisfeito com o resultado de reverter a doença apenas com alimentação...estou inclusive usando carvão no reef.
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#51 Mensagem por jose Jorge »

KKKKK......eu tive isso no Aqua em 1990..................e até hoje ainda não descobri ao certo o que causa a HLLE..............

Só 25 anos.....hehehe

Avatar do usuário
Gustavo_Merlo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 474
Registrado em: 26 Jun 2009, 00:33
Apelido: gustavo
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#52 Mensagem por Gustavo_Merlo »

Yuri Barros escreveu:KKKKK......eu tive isso no Aqua em 1990..................e até hoje ainda não descobri ao certo o que causa a HLLE..............

Só 25 anos.....hehehe


pois é, espero não ter isto por aqui novamente...kkkkk
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#53 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Gustavo, como deve ter lido, o problema não é o carvão, mas sua fragmentação em nível microscópico.
E quando falei no que acredito que se passe, não o fiz sem base, sou químico e já vi casos com diversos materiais cujo pó microscópico pode provocar grandes danos e irritação á mucosas e mesmo células, a exemplo do amianto, pó de carvão em minas, pó de sílica, dentre outros inúmeros agentes que agem de forma similar.
Edson Paveloski Junior

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#54 Mensagem por jose Jorge »

Parece que é isso mesmo Edson..............

"the results were definitive that lignite carbon use caused HLLE in these fish."

"Lignite is a form of coal, sometimes referred to as brown coal. It is the lowest grade of coal, with characteristics that put it somewhere between coal and peat."

Fonte: http://saltaquarium.about.com/od/hlleor ... m-Fish.htm


Causa lesões microscópicas.................

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#55 Mensagem por André Fonseca »

Excelente discussão!!!

Sou aquarista desde sempre e os peixes são o motivo de estar no hobby. Por incrível que possa parecer, não tenho o costume de utilizar carvão ativado no aqua e nunca tive a MHLLE em meus aquas, semper cheios de peixes. Seja por atrito ou alguma reação química, a "poeira" do carvão está realmente ligada ao surgimento da doença.

Só mais um ponto, e nunca vi nada a esse respeito, essa doença recebe o nome de "Linha Lateral" mas a maior incidência é na cabeça dos peixes, enquanto a linha lateral, como o próprio nome diz, fica na lateral dos peixes. Não sei pq deram esse nome para esse mal...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#56 Mensagem por Humberto Jr. »

Essa doença foi discutida na Palestra realizada em Limeira na Pet Vet Nova Suiça...

Há casos também em aquários onde não se usa carvão ativado. Acredito que o fator principal para esta doença seja as partículas em suspensão. Tanto de carvão ou outro material. Atingindo o neuromasto, e infeccionando próximo da "Cúpula Gelatinosa" conforme citado pelo Yuri. Após isso causando os hematomas. Como a concentração destas células se dá proxima da cabeça e linha lateral, é onde ocorre a maior parte das feridas.

Levantamos um ponto que pode ser também outro fator. O uso de carvão em reatores estilo o de biopelets. O carvão ficará em constante atrito, liberando micropartículas que poderão ser causa desta doença.

Comentei de outros materiais em suspensão, pois nas aulas de Criação de Animais Aquáticos, os professores ressaltaram várias vezes que esta é um fator que mais mata alevinos em sistemas fechados.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#57 Mensagem por fabio simoes »

Excelente tópico.

Cade o Matias que o iniciou?

Bom.... Sempre usei carvão e nunca tive a doença.

Atualmente tenho usado um dos classificados (carbocit?) a granel que não tem fosfato, mas solta muita poeira.

Acho que vou largar o carvão de vez!

No plantado o pessoal já não indica mais carvão, principalmente pelo fato de tirar alguns nutrientes essenciais às plantas.

Deveria ter uma enquete pois ainda estou na dúvida se é melhor usar, não usar ou usar somente em pelet?

E vocês abandonaram ou usam?

Afinal o carvão é realmente necessário num aquário marinho? Para que? Algo o substitui?

Osmar Segato
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 344
Registrado em: 20 Jun 2009, 00:26
Apelido: mazinho
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#58 Mensagem por Osmar Segato »

eu não uso, em minha opinião não acho necessário, quando uso é no saquinho no sump, deixo uns 5 dias no máximo e vai pro lixo, mas acho importante sempre ter uma boa quantia de carvão guardada para emergências, acho extremamente caro.

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#59 Mensagem por Felipe Cota »

Eu também não uso mais... já tem mais de anos... não mudou nada no reef.
Acho válido usar se a água estiver amarelada, se não, não vejo necessidade...

Abraços!

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#60 Mensagem por Humberto Jr. »

Só usei quando realmente foi necessário (contaminação de cobre), cujo uso foi junto à removedor de cobre. Hoje em dia, só usarei se meu aquário estiver com a água muito amarelada, e as TPAs não forem suficiente
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”