🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#1 Mensagem por Celso Suguimoto »

Estou tomando liberdade de quotar um post do Miozzo de outro forum pq acho o tema interessante

Ricardo_Miozzo escreveu:Imagem
Concentração de alguns íons específicos em água natural do mar e em diferentes aquários de recifes de corais – extraído de
The Modern Coral Reef Aquarium – Vol I – Svein Fossa & Alf Jacob Nilsen – Birgit Schmettkap Verlag - 1ª edição – 1996
Tradução:
A tabela 13 mostra as concentrações de alguns íons específicos em água natural do mar (em μg/l).
A)Concentração média de acordo com Tait, 1971
B)Aquário de Waikiki, Hawaii, água de poço que entra no sistema aberto do aquário
E)Água de recife de corais í profundidade de 2 metros na costa de Porto Rico (Julho de 1995)
F)Água de recife de corais na superfície, Ilhas Maldivas (Abril de 1992)
A tabela também mostra as concentrações dos mesmos íons em alguns aquários de recifes de corais.
C)Aquário de Waikiki, Hawaii, água de dentro do aquário de sistema aberto
D)Aquário de Waikiki, Hawaii, água que sai do aquário de sistema aberto
G) Aquário de sistema fechado Sr. G. Santiago, Porto Rico
H) Aquário de sistema fechado Sr. d. Ramirez, Miami, EUA
I) Aquário de sistema fechado Sr. Julian Sprung, Miami, EUA
J) Aquário de sistema fechado Sr. Salifert, Sr. H. Sekha, BL Duiven, Holanda
K) Aquário de sistema fechado Sr. D. Stüber, Berlim, Alemanha
L1 & L2) Aquário de sistema fechado Sr. A. J. Nilsen, Hidrasund, Noruega (para mais informações sobre L2, ver abaixo)
M1 & M2) Aquário de sistema fechado Sr. A. J. Nilsen, Hidrasund, Noruega (essas medições foram tomadas do mesmo tanque, mas tomadas com meses de diferença)
N) Aquário de sistema fechado Sr. K. Nagy, Flekkefjord, Noruega
Y = anos
A amostra L2 foi tomada logo após uma troca de 75% da água ser completada. Em adição, foi colocado no aquário 150 Gr. CaCl₂ (volume do aquário: 700 litros) durante alguns dias em torno da troca de água. A maior parte dos elementos traço diminuíram em concentração, especialmente Li e Co. todos os corais no aquário “explodiram” em crescimento após a troca de água. A partir dessa observação e da comparação de concentrações de elementos traço nas colunas L1 e L2, pode-se concluir que concentração muito alta de certos elementos traço podem limitar o crescimento dos corais duros. No entanto, os valores na tabela mostram que os elementos traço variam muito de um aquário para o outro. De toda forma, em todos os aquários pareceu haver saudável e prolífico crescimento tanto de corais duros quanto moles. Dessa observação, pode-se concluir que concentração mínima de íons específicos é necessária para obter crescimento saudável de corais e outros invertebrados.
Todos os valores (exceto para Iodo SD + +/- 20μg/l, Cálcio +/- 5 mg/l ou Estrôncio SD = +/- 5%), representam as concentrações de íons de uma amostra distinta. Portanto, não é possível estimar suas variações durante o tempo de operação de cada aquário. Adicionalmente, esses valores podem ser apenas considerados como valores aproximados e não como absolutos, pois apenas uma amostra foi analisada e não foram feitas estatísticas sobre o desempenho dos sensores independentes!
Testes levados a cabo por H. Sekha, Salifert Aquarium Products, Holanda.

Meus comentários:
A tabela mostra nitidamente a diferença da água natural do mar em diversos locais comparada í de diversos aquários de renomados aquaristas.
Interessante notar que após a troca de água de 75% da água do aquário de A. J. Nilsen os corais apresentaram uma explosão de crescimento. Apesar do cuidado em indicar que isso não é sinal claro e evidente de que a causa do crescimento dos corais foi a troca de água, os autores citam essa possibilidade como um fato, e ainda abaixo, mostram que é possível que a alta concentração de certos elementos pode limitar o crescimento de corais duros.
Portanto, existem, a meu ver, diferenças enormes entre água de aquário e natural.
A troca de água de 75% do aquário de A. J. Nilsen e a conseqüente observação do explosivo crescimento dos corais, sob o meu ponto-de-vista, apenas corrobora que se deve efetuar trocas parciais de água em aquários, não apenas para manter a água mais "parecida" com a do ambiente natural, mas também por retirar dela excesso de componentes que podem inibir o crescimento dos animais citados.
Cheguei í conclusão, acompanhando diversos aquários em que se tem como procedimento corriqueiro a troca parcial de água, que realmente os corais crescem mais rápido do que em aquários em que se troca pouca (menos de 5% ao mês) água.
A, E e F mostram concentrações na água natural.
B, C e D mostram diferentes níveis da água de um mesmo sistema aberto.
Todos os outros mostram sistemas "fechados" - apesar de eu considerar que qualquer aquário não é exatamente um sistema fechado se houver, a qualquer tempo, uma pequena troca parcial de água que seja.
As colunas L1 e L2, que mostram medições do aquário de A. J. Nilsen imediatamente antes e logo depois da troca de água de 75% do volume total apresentam as mais impressionantes diferenças entre concentrações de certos componentes. Comparadas ís colunas A, E e F, pode-se notar a extensão dessas diferenças.


As "idades" declaradas de alguns aquários mostram nitidamente que existem aquários saudáveis de mais de dez anos. Certamente, a meu ver, aquários não são bombas-relógio. Quando montados e mantidos de forma apropriada, dão a seu dono anos e anos de grande prazer.

Além desse livro, Julian Sprung e Charles Delbeek, em seu livro The Reef Aquarium - Science, Art, and Technology, Vol III, Ricordea Publishing, 2005, colocam ís páginas 610, 611 e 612 um comentário sobre trocas de água e uma "revisão" sobre o conceito que propuseram em seu primeiro livro da mesma série, publicado em 1994. Na página 611, escrevem o seguinte:
...Com todos os antigos problemas resolvidos, não é de surpreender que alguns aquaristas tentaram manter seus aquários sem trocas de água. Sim, é possível manter um aquário saudável por períodos longos (anos) sem trocar água, mas o valor dessa prática parece ser mais uma questão dogmática de satisfação mental do que qualquer outra coisa. Recomendar a eliminação de trocas de água, especialmente a iniciantes que são menos capazes de distingüir uma situação que dita a necessidade the troca de água é irresponsável, em nossa opinião.
Recomendamos ao aquarista que encontre uma rotina confortável de trocas de água e a siga. Para aquários de recife de corais, cremos que quanto menos você colocar as mãos lá dentro quando as coisas estão indo bem, melhor. A partir disso você pode tirar a conclusão que não recomendamos trocas de água freqüentes (isso é; trocas diárias ou semanais como alguns aquaristas fazem) Recomendamos trocas de água mensais de 10 até 25% da água, tomando conta o tempo todo da água de reposição para repor a evaporação, e as adições de cálcio e suplementos de elementos traço. Quando fizer a troca de água, pode-se usar a oportunidade para sifonar detritos de entre as rochas ou do sump.
Grandes quantidades de agua podem ser trocadas em casos emergenciais, mas para manutenção normal, trocar de 10 a 25% é tudo quanto necessário e menos perturbador para o aquário. Não se esqueça que parte da água salgada também é retirada pelo skimmer, portanto a tendência, com o tempo, é do aquário ficar menos salgado (devido í reposição de água evaporada)...

Creio, portanto, que com pequenas diferenças no método, pois eu recomendo trocas parciais de água semanais, dependendo de aquário para aquário, entre 10 a 20%, temos mais uma opinião, esta advinda de um livro bem mais recente do que o de onde foi tirada a tabela, que recomenda TPAs.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#2 Mensagem por RicardoMiozzo »

Ando me atualizando bastante, ao ponto de dizer que o que tenho lido corrobora e ís vezes extrapola o que está colocado acima por mim mesmo. Esse texto já tem muitos anos. O que tenho lido é que quase todos os autores que citavam não ser necessário efetuar-se trocas parciais de água mudaram de opinião, muitos deles de forma radical.
Fico bastante satisfeito em ler que o que pratiquei durante toda minha vida de aquarista está sendo feito por gente muito mais conhecedora do assunto do que eu.
Posso afirmar que em parte foi cabeça-durisse, mas sempre achei que diluir poluentes efetuando troca parcial de água fosse a melhor e mais econômica solução, uma vez que o qualquer skimmer, por melhor que seja, não é capaz de exportar mais do que 30% dos poluentes de um dado corpo aquático.
Uma coisa é verdade: se tem coisa chata de fazer é troca parcial de água, principalmente quando envolve grande volume de cada vez.
Já cheguei a imaginar que boa parte dos aquaristas não faz trocas parciais de água com mais freqüência por causa disso - é chato e dá preguiça de fazer...
Mas mudei de opinião em um aspecto:
Nos primeiros anos usava "agua sintética".
Depois, passei muito tempo falando bem de "água natural".
Hoje, voltei a achar melhor usar água de osmose inversa e um mox de sal de boa qualidade.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ah sim... se basear em o q foi dito há anos atras é complicado... por isso manter-se atualizado é importante...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#4 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Tem um trabalho, antigo, sobre TPA em dúlcicola. Indica TPA superior a 50% mensal, abaixando consideravelmente os níveis de elementos tóxicos.
Tem quem não faça TPA constante e tb se dá muito bem.
Outros citam que corais não abrem, ou se fecham, por alguns dias depois de TPA.
Acredito que TPAs altas e de forma lenta, bem lenta, na reposição só traz benefícios.
O meu é OF, E TROCO 40 LITROS por mes. Qdo passei a esse esquema o sumiço de algas nas rochas foi muito signigicativo
A saber volume total do sistema 200 litros
icon-aplauder

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#5 Mensagem por Mauro Becker »

Eu lamento afirmações sustentadas pela experiencia particular, para induzir a uma regra geral. Pelo metodo já se poderia refutar facilmente tal argumentação, mas...

Eu uso agua natural, sintetica, oque nao uso é nao fazer a TPA, me facilita muito seguir me calendario de folga, toda quinta, já acordava colocava minha ex camiseta oficial do balde de sal, fazia uma limpa geral e seguia para a TPA.

Como gosto, faço numa boa, mas concordo que é um trabalho chato e molhado.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#6 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Mauro Becker escreveu:Eu lamento afirmações sustentadas pela experiencia particular, para induzir a uma regra geral. Pelo metodo já se poderia refutar facilmente tal argumentação, mas...

Eu uso agua natural, sintetica, oque nao uso é nao fazer a TPA, me facilita muito seguir me calendario de folga, toda quinta, já acordava colocava minha ex camiseta oficial do balde de sal, fazia uma limpa geral e seguia para a TPA.

Como gosto, faço numa boa, mas concordo que é um trabalho chato e molhado.


Olá Mauro

Por favor específicar qual experiência particular??

Atualmente faço um mix de sal, como o Miozzo, acho fundamental para quem usa sal sintético.

Li tb uma indicação, conselho, esporádicamenete fazer uma TPA GRANDE COM ÁGUA NATURAL. :shock:

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#7 Mensagem por fabio simoes »

Desculpa a ignorância, o que é um "MIX" de sal?

seria misturar diversas marcas? quais? por que?

abraços

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#8 Mensagem por Evaristo Poggetto »

icon_headstars
Simples, cada sal tem a composição em seu rótulo. Vc dosa conforme a necessidade ,+ calcio, .............etc............

Para facilitar a dosagem da TPA tem que ser usando 1 kg de sal.........1/2 de cada marca ou 1/3 se usar 3 tipos diferentes.

icon_clap Sugestão

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

Evaristo eu acho meio preciosismo... rs Eu uso uma marca apenas basicamente...

Existem outras particularidades....
1) Ordem do preparo : Colocar primeiro a água depois o sal... assim diminui qq precipitacao
2) Tempo de preparo : Todo sal tem elementos q demoram pra dissolver... O ideal é deixar com uma bomba misturando por 24 horas antes de coloca-lo no reef.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#10 Mensagem por RicardoMiozzo »

Por favor, desculpe mas "MIX" de sal é a palavra que se usa para sal sintético fora do Brasil.
Eu uso Red Sea Pro e ando muito feliz.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#11 Mensagem por Mauro Becker »

Por favor específicar qual experiência particular??


Toda aquela oriunda do vivenciado ambito particular.

Aquilo que é observado por um unico observador, por um unico ponto de vista de um unico ponto observavel.
Meu aquario não pode ser a medida do aquario do Miozzo sem a devida comprovação e metodo.

A carta descrita acima é antiga e se mantém perene, segue metodo e observação sistematica, não é particular.

SAl, tenho usado Prodac, é dez. Coralife, Red Sea, e faz tempo nao uso o Tropic (era carinho), sendo marcas tradicionais eu mando bala. Só não uso XIng sal, ParaguaReef, etc
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#12 Mensagem por RicardoMiozzo »

Eu nunca misturei várias marcas de sal nem coloquei aditivos.
Os rótulos de alguns sais não são assim "daquela" confiabilidade (o que é lamentável para nós aquaristas).
Desde os tempos de antanho (êpa!), lembro de ter usado os seguintes e o que acho de cada um:
Red Sea - muito bom
Red Sea Pro - muito bom plus
Tropic Marin - muito bom
Instant Ocean - muito bom
Kent Marine - muito ruim (põe ruim nisso)
Coralife - muito estranho porque cada partida vinha de um jeito, então achava hora mais ou menos, hora ruim
Deve ter outras marcas, mas não me lembro.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Felipe Esteves
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 08 Set 2009, 23:01
Apelido: Felipe Esteves

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#14 Mensagem por Felipe Esteves »

Só aproveitando.

Em um pico sem skimmer, seria mais benéfico uma TPA de 20% semanal ou talvez 10% a cada quatro dias?
Ou ainda, os mesmos 20% a cada quatro dias.

Detalhe: Usando água natural!

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#15 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Gostei dessa comparação da tabela. Percebi que os grandes nomes do aquarismo não mantém um "acordo". A concentração são muito diferentes entre si. Somente a densidade é parecida.
E quanto ao nitrato, fosfato? São ausentes?
Na minha opinião, as melhores marcas de sal são:
Brigthwell- Para mim o melhor. Dissolve rápido e o aquário "responde" rapidamente após a TPA.
Red Sea Pro- Muito bom também.
Tropic Marin Bio Actif- é o mais caro. Na embalagem fazem uma propaganda muito boa. Você fica esperando o "milagre" prometido. Faz a TPA e... nada acontece. Fica na última posição pois é o mais caro.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#16 Mensagem por RicardoMiozzo »

Essa pesquisa aí é muito interessante, mas no sal da Red Sea só diz Red Sea. Alguém sabe se foi feita com o Pro? Fiquei suspreso com o teor de PO4 apontado nessa marca.
Acho que esse teste comparativo deveria ser feito tomando como instrumento de teste um espectrofotômetro ou testes das marcas Hach ou LaMotte (que são testes de nível quase laboratorial).
Do jeito que está, parece propaganda das marcas de teste.
Sobre o sal da Brightwell: ando ouvindo falar muito bem, e talvez experimente.
Mas qualquer marca de sal que seja só dissolve completamente com mínimo de 24 horas sob forte movimentação de água e aeração.
Não existe sal que dissolve completamente em menos tempo que isso.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#17 Mensagem por Celso Suguimoto »

Felipe eu troco de 10-15% mensais. Tem um lance de o q é melhor uma grande troca ou varias pequenas... Pequenas trocas de água sao mais sutis mas menos eficientes. O equilibrio disso é q é complicado.

Quem usa bailling ou Biocalcio por exemplo, tem q fazer um maior nro de trocas de água... Usando bailling recomendam 10% semanais

Existem coisas q trocas de água apenas nao resolvem... repor calcio, magnesio, exportar nitrato ou fosfato....

http://www.reefs.org/library/article/t_ ... cdata.html

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mas TPA ainda é a melhor forma de equilibrar o sistema... "A solucao da poluicao está na diluicao"
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#18 Mensagem por RicardoMiozzo »

Bem bacanas os gráficos.
Se combinar trocas parciais grandes e semanais, é possível diminuir muito os níveis de fosfatos, por exemplo.
Venho acompanhando um aquário de 1.000 litros com sérios problemas de algas, em que o procedimento foi:
1 - Retirada de 6 sacos de 1 kg cada de material filtrante sintético do sump
2 - Troca do skimmer por um mais potente (antigo: válvula Becket novo: recirculante)
3 - Trocas parciais semanais de 20%.
Os resultados são:
2 ppm PO4 antes da primeira troca (imagine quanto de orgânico tinha na água).
Trocas semanais de 200 litros.
Após 7 semanas, já dá PO4 "zero".
Ainda deve ter orgânicos e naturalmente algo mais que fosfato, mas algas marrons e macro algas verdes já estão desaparecendo.
O aspecto dos corais e outros invertebrados é notavelmente melhor do que antes dos procedimentos.
Creio que do conjunto de medidas tomadas, as trocas parciais são significativamente importantes.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#19 Mensagem por Celso Suguimoto »

Depende... quem usa Red Coral tá repondo fosfato icon_headstars
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Água natural x aquários e porquê efetuar TPAs

#20 Mensagem por RicardoMiozzo »

Eu uso, e aqui dá "zero" no teste.
O aquário foi montado com água de R.O. e sal Red Sea Pro desde o início.
Faço trocas de 15 litros toda semana usando água de R.O. e sal Red Sea Pro.
O aquário tem 100 litros...
Na primeira semana depois de montado, tinha 0,5ppm PO4.
Depois de 3 trocas, só fez cair.
Não tem alga "ruim", as coralínas estão se desenvolvendo em grande velocidade, Ca++ estável e reserva alcalina também (ambos dentro dos parâmetros "normais" de água de recifes de corais) ou seja; tudo parece indicar que o sal não introduz fosfatos no sistema.
Por isso acho estranho o resultado desse teste e te pergunto:
Qual o método que o Troy usou?
De quando é esse comparativo? Não tem a data de publicação no artigo. Nem no seguinte, sobre a informação coletada e os gráficos. Os dados que ele colocar são sobre uma pesquisa do Bingman publicada em '98 que na realidade foi feita em '97 e "segurada" por uma empresa fabricante de Sal (porque o resultado foi bastante diferente do que o que a empresa esperava). Tenho essa informação por comunicação pessoal do Bingman. Ele e o Marlin Atkinson mostraram a pesquisa na MACNA de '97 numa palestra mas informaram que estavam proibidos de divulgar mais dados. Houve grande comoção entre os quase 400 participantes na audiência, mas eles não podiam publicar esses resultados.
Naquela época, muitos do sais que tem nesse artigo do Troy nem existiam...
Queria saber mais a respeito se você puder me informar, por favor.
Fui olhar o link e ainda não achei respostas para essas perguntas.
Obrigado!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”