🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ocellaris Sumiu

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Waldyr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 37
Registrado em: 21 Out 2023, 19:06
Apelido: Lua
Data de Nascimento: 25 Fev 1976
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Ocellaris Sumiu

#1 Mensagem por Waldyr »

Bom dia, possuo um aquário com 80l , todos parâmetros estão ótimos, mas em dois meses já é o segundo peixe palhaço que simplesmente sumiu... Tenho 9 mudas de corais e um camarão bailarino.... Esse sumiço aconteceu nas duas vezes durante a madrugada e percebo de manhã, será que meu camarão está comeu os palhaços pois eram pequenos.
O que mais estranho que meus ocellaris estão comendo muito bem... Um Pelo menos estava.

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Ocellaris Sumiu

#2 Mensagem por Ivan Rose »

@Waldyr ... o que são parâmetros ótimos na sua opinião..., interessante se colocasse os resultados obtidos para podermos opinar sobre e lhe ajudar na investigação...
Os camarões bailarinos só irão comer seus peixes se eles estiverem debilitados ou morrendo, mas atacar os peixes nunca vi... Normalmente peixes somem no aquário por 02 principais motivos, estão sendo predados ou estão pulando do aquário para fugir do predador... ainda existe a possibilidade de estarem brigando entre si e buscando esconderijos inusitados, como filtros, furos nas rochas, etc...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Waldyr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 37
Registrado em: 21 Out 2023, 19:06
Apelido: Lua
Data de Nascimento: 25 Fev 1976
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ocellaris Sumiu

#3 Mensagem por Waldyr »

Meus parâmetros amônia 0, nitrato 0, kh 8, ph 8,2....
Conversando com outros aquaristas comentei que na noite anterior mexi na rocha e meu ocellaris "deu um pique" no aquário e me assustou... E nessa noite ele sumiu... Me relataram que ele pode ter tomado um susto e morreu ou até ter ficado bem debilitado...assim os paguros e camarão fazem a festa... O que acha? Meu aquário tem 80 litros

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Ocellaris Sumiu

#4 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Quando temos dois Palhaços, pode ser que um venha a brigar com o o outro. Quando isso ocorre, normalmaente é o maior (Fêmea) que molesta o menor (Macho). Já vi casos em que o macho pulou do aquário.

Outro ponto, realmente o palhacinho pode ter ficado fraco por algum motivo, a ponto dos paguros e camarão pegá-lo. Infelizmente isso ocorre.
Coloque um novo casalzinho e vida que segue.

Waldyr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 37
Registrado em: 21 Out 2023, 19:06
Apelido: Lua
Data de Nascimento: 25 Fev 1976
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ocellaris Sumiu

#5 Mensagem por Waldyr »

Mais uma vez obrigado pela ajuda... Agora aprendi que desligando a iluminação... Nem chego perto de mexer no aquário rsrs

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Ocellaris Sumiu

#6 Mensagem por Ivan Rose »

Waldyr escreveu: 03 Dez 2023, 12:48 Meus parâmetros amônia 0, nitrato 0, kh 8, ph 8,2....
Conversando com outros aquaristas comentei que na noite anterior mexi na rocha e meu ocellaris "deu um pique" no aquário e me assustou... E nessa noite ele sumiu... Me relataram que ele pode ter tomado um susto e morreu ou até ter ficado bem debilitado...assim os paguros e camarão fazem a festa... O que acha? Meu aquário tem 80 litros
@Waldyr ... independente do ocorrido com seu peixe... sendo seu aquário de montagem recente, deveria monitorar o índice de Nitrito e não somente, Amônia e Nitrato... e Nitrato "0", pode indicar erro de medição ou falta de bactérias nitrificantes... Já vi aquários lindos com índices de Nitrato com mais de 100ppm, mas Nitrito, mesmo que em índices baixos, quase nenhum animal aguenta por muito tempo...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Ocellaris Sumiu

#7 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Conforme mencionado acima, importante criar hábito de monitoramento dos parâmetros. Perder algum animal por falha de algum parâmetro, dói. Existem casos mais extremos, inclusive, que levam o aquarista à desistência do hobby.

No meu caso, tenho todos os testes (Fui comprando devagar), mas quando desconfio do resultado de um ou outro, ainda mais quando os testes são os baratinhos, na dúvida, levo amostra de água para o lojista de confiança testar.

Como exemplo, há algum tempo atrás, fiz o teste do nitrato da Veromar e estava dando 50ppm (Mais de um mês testando), cheguei a comprar Nitrout para redução, reduzi alimentação, TPAs maiores, etc etc - E nada de sair dos 50ppm. Fui ao lojista e deu 5ppm.

Após este episódio, comprei o teste da Nyos (1a linha) e testo uma vez ao mês. Religiosamente 5ppm.

O pior disso tudo, além do desembolso financeiro, é a perda de sua paz, pois invariavelmente, imaginamos que deve haver algo mais grave ou que estamos errando em algum processo (Alimentação / reposição de agua / skimmer subdimensionado / circulação inadequada , etc, etc etc).

Waldyr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 37
Registrado em: 21 Out 2023, 19:06
Apelido: Lua
Data de Nascimento: 25 Fev 1976
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ocellaris Sumiu

#8 Mensagem por Waldyr »

Obrigado Senhores, esse Final de semana vou procurar o teste de Nitrito. Atualmente estou com testes da API.... Amonia (0), Nitrato (0), PH (8,2) e KH (8)... , No futuro vou procurar marcas mais precisas...

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Ocellaris Sumiu

#9 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Waldyr, vai comprando os testes devagar, passo a passo, evita os testes não tão conhecidos - Gastará dinheiro à toa.

Tenho também da API, é muito bom. Se tiver em dúvida, sobre algum teste que não tenha, vai em um lojista de confiança

Waldyr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 37
Registrado em: 21 Out 2023, 19:06
Apelido: Lua
Data de Nascimento: 25 Fev 1976
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ocellaris Sumiu

#10 Mensagem por Waldyr »

Valeu Jorge, já fico mais tranquilo em relação aos testes. Pelo menos os que possuo estou indo bem.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”