🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Pólipos de Zoanthus SUMINDO!

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Pólipos de Zoanthus SUMINDO!

#1 Mensagem por lucassaadi »

Boa noite pessoal

Venho mais uma vez (como um aquarista semi iniciante) recorrer aos universitários…

Tenho um aqua Boyu EC-600, utilizo ele sem tampa e com iluminação Maxspect Ethereal, na filtragem utilizo perlon, bio glass e sera mini, pra quem já viu meu outro post, sei q n é o aqua ideal, mas o vendedor me passou a perna (visto q seria meu primeiro aqua e n entendia mt), então adaptei da melhor forma, e agora inclusive já montei um novo de 200L + sump, só q estou aguardando ciclar então o Boyu permanece funcionando

A grande questão é: estou com um zoanthus q tem perdido pólipos sem mais nem menos, inclusive demorei a perceber, pois tem sido tão devagar q me parecia q nada estava acontecendo. Abaixo tem uma foto do antes (qnd comprei, há 2 meses atrás) e o depois (de hoje) dele, as fotos estão em link pq nunca consigo inserir fotos aqui no fórum.

Enfim, os pólipos simplesmente foram sumindo, não vi nenhum peixe sequer se aproximar dele (tenho apenas 2 ocellaris e 1 pseudochromis), os paguros e turbos estão sempre andando em cima dele, mas não percebi nada de estranho, tenho apenas turbo snails, paguros mini e alguns pata amarela, e nenhum outro coral ou anêmona.

Os parâmetros não medi pois só comprei os testes agora q montei um aqua de 200L, pois pra um de 66L como esse meu Boyu, apenas as TPAs seriam suficientes pra manter apenas um Zoanthus pequeno, sendo feitas de 25% semanal com sal MBreda SPS e água RO; temperatura sempre entre 25 e 27 (regulado pra 26; 25 e 27 são margem de erro), fotoperíodo de 9h diárias, e circulação por JEBAO SW4 no mínimo, por ser um reef pequeno.

Por fim, tb não vi nenhum dos bichinhos comendo nenhum pólipo, notei q 1 uma vez se soltou, um pequeno, e saiu voando pelo aquário, inclusive ele morreu, mas fora isso nunca vi mais nenhum solto, e tb é impossível q sejam sugados pela bomba pois tem a tela e eu tb veria no perlon de qualquer forma, fora q boiariam pelo aquário todo… Ah, e na foto do antes ele está bem fechado pq era o primeiro dia dele, tinha acabado de comprar, e na de hj tb está fechado pq essa hora ele já tá dormindo

Me ajudem pf icon_crybaby


https://ibb.co/YTt0yPB
https://ibb.co/c668bpB

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Pólipos de Zoanthus SUMINDO!

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Ele não tá sumindo, tá morrendo, zoa derrete e some quando está morrendo.
Sem os testes é difícil dar um palpite.
A temperatura variar 2 graus é muita coisa, vc tem um coel?

lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Pólipos de Zoanthus SUMINDO!

#3 Mensagem por lucassaadi »

Leonardo Orito escreveu: 01 Dez 2023, 06:27 Ele não tá sumindo, tá morrendo, zoa derrete e some quando está morrendo.
Sem os testes é difícil dar um palpite.
A temperatura variar 2 graus é muita coisa, vc tem um coel?
Tenho um coel sim, ele está configurado pra 26º, com margem de 26.5º para ligar resfriamento e 25.5º para ligar aquecimento. Só q devido ao reef ser nano e aqui a casa ser absurdamente abafada e quente, de uma forma exagerada mesmo, então qnd vem um sol a temperatura do aqua sobe de repente e com mt rapidez, o q mesmo com o coel acaba tendo essa variação pra até 27º antes mesmo de ele conseguir começar a diminuir.

Agora sobre ele sumir, rapaz isso é novidade pra mim, realmente n fazia ideia q isso acontecia, achei q tava acontecendo algo macabro no aquário kkkk

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Pólipos de Zoanthus SUMINDO!

#4 Mensagem por Leonardo Orito »

é assim mesmo que ele morre, simplesmente some...
você não consegue diminuir essa variação para 0.2 ao invés de .5?

lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Pólipos de Zoanthus SUMINDO!

#5 Mensagem por lucassaadi »

Leonardo Orito escreveu: 01 Dez 2023, 06:27 Ele não tá sumindo, tá morrendo, zoa derrete e some quando está morrendo.
Sem os testes é difícil dar um palpite.
A temperatura variar 2 graus é muita coisa, vc tem um coel?
Reduzi agora há pouco a variação, deixei em 26.1 mesmo, visto q a mudança é mt de repente devido à temperatura absurda aqui de casa.

Mas sinceramente acredito q seja difícil conseguir n permitir q chegue aos 27º, pq realmente é muito subita a mudança qnd a casa esquenta, mesmo com ventiladores e ar condicionado, e tb eu uso ventoinhas (4 pares de ventoinhas, segundo o fabricante são o suficiente pra 400L as 4 juntas, e meu reef tem 240L úteis) em vez de chiller, devido à n ter espaço em casa pra ele, elas acabam n sendo tão potentes qnt o chiller

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Pólipos de Zoanthus SUMINDO!

#6 Mensagem por Ivan Rose »

@lucassaadi ... na minha opinião, o princípio básico para quem quer ter um aquário saudável, principalmente quando o aquário é novo, é medir os parâmetros/índices e mantê-los dentro do aceitável... outro fator é investir em um bom filtro de RO + DI (Osmose reversa + Desmineralizador/Deionizador) tanto para preparar a água salgada para as TPA's com bom sal, como para repor a água que evapora...
O que está acontecendo com seu zoanthus é justamente reflexo dos parâmetros da sua água... falta algo ou algo está em excesso... teria que medir tudo para ver onde está com problema e seguir com a correção...
Como forma de correção urgente, se fosse você, prepararia bastante água salgada e faria uma TPA de 30% do volume, em seguida de 10% a cada 3 ou 4 dias, durante 15 dias... neste intervalo, procure uma loja que faça as medições da sua água para poder ajustá-la...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”