🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Bolhas na Superfície!!!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Waldyr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 21 Out 2023, 19:06
Apelido: Lua
Data de Nascimento: 25 Fev 1976
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Bolhas na Superfície!!!

#1 Mensagem por Waldyr »

Por favor ajudem um iniciante.... Meu Aquário com 80l ( 50x40x40) está montado 50 dias, tenho 8 mudas de corais soft, 2 palhaços (pequenos) , um camarão bailarino e 8 paguros.... Tenho um hang on Tidal 55 (1000 L/h) e medindo a cada dois dias ph 8,2... Amônia zero, nitrato zero kh 7.... Até hoje não fiz uma TPA pois devido a evaporação no calor do RJ, coloco 1,5l por dia de água nova, temperatura 26,5com cooler..... Mas após jogar minha bomba de movimentação mas para parte nferior do aquário (1/3 da altura do display) começou aparecer bolhas na Superfície e concentrando nas laterais. Normal isso? E estou com algas marrons mas já li que é normal nesse período...


Se puderem podem indicar um skimer para essa configuração? Desde já agradeço

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Bolhas na Superfície!!!

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Essas bolhas são normais, como assim vc não fez tpa por causa do calor? Vc tá repondo a evaporação com água doce né?

Waldyr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 21 Out 2023, 19:06
Apelido: Lua
Data de Nascimento: 25 Fev 1976
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Bolhas na Superfície!!!

#3 Mensagem por Waldyr »

Sim... Todos os dias em média 1,5 L água doce comprado em loja especializada.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Bolhas na Superfície!!!

#4 Mensagem por Leonardo Orito »

agua doce não conta como tpa, aquario novo é importante fazer tpa

Waldyr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 21 Out 2023, 19:06
Apelido: Lua
Data de Nascimento: 25 Fev 1976
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Bolhas na Superfície!!!

#5 Mensagem por Waldyr »

Eu não fiz TPA, pois escutei que quando os parâmetros estão ok, não precisa fazer TPA... Que TPA não é verdade absoluta...

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Bolhas na Superfície!!!

#6 Mensagem por Jorge Sayeghh »

O último aquarista a desistir falou isso também rsrsrsrs....

Existem mitos e também alguns defensores desta vertente. Eu pessoalmente, faço TPAs semanalmente (15 litros por semana).

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Bolhas na Superfície!!!

#7 Mensagem por Leonardo Orito »

Sei lá, tpa é muito prático em um aquário de 250 uma tpa de 25 litros já é 10%, se você acha que isso é muito trabalho, talvez aquário marinho não seja o hobby certo

Waldyr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 21 Out 2023, 19:06
Apelido: Lua
Data de Nascimento: 25 Fev 1976
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Bolhas na Superfície!!!

#8 Mensagem por Waldyr »

Desculpe, nao faço TPA, mas nao por preguiça, tenho observado alguns profissionais como Alberto Barcelar da Aquashow que relatam sua ideias sobre TPA.
Sempre tive aquário doce e após 20 anos assistindo esses videos que falam que TPA 'e um erro, realmente senti temor.
Na minha Curta Experiencia de quase dois meses no aquário marinho so repondo Agua doce, estou com amônia e nitrato Zero, assim venho aqui trocar informações.

Conheci um aquarista, que após 3 anos com aquário de 200 litros, nao faz TPA, mas uma fez por semana adiciona acelerador biológico... Qual a opinião de vocês? Pode ser estranho mas ate o momento esta dando certo e ainda nao coloquei um Skimmer... estou procurando um bom para minha configuração.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Bolhas na Superfície!!!

#9 Mensagem por Leonardo Orito »

Amigo o aquário é seu e você tem que tocar ele como quiser.
Tem muitas maneiras de tocar aquário marinho, nenhuma é errada desde que chegue no resultado que você quer, agora 99% dos aquaristas recomendam tpa, só uma minoria fala que fica sem, pode ser que eles consigam, sim, mas cada aquário é diferente, eu acho que é interessante vc observar seu aquário e seus animais e ver se o caminho que você tá seguindo tá legal ou se precisa de algum ajuste.
O problema é que a gente demora um pouco pra conhecer nosso aquário e saber como reagir.
Vai tocando do jeito que você está, se mais pra frente achar que precisa mudar alguma coisa muda, sua única responsabilidade é com seus animais

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Bolhas na Superfície!!!

#10 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Olha que interessante - Na Live desta semana da Reef Show, perguntei ao time sobre TPA (1h:40m). Fiz isso justamente por ser adepto a TPA semanal (Algo entre 10% e 15%). Mas sempre vejo este tipo de discussão em fóruns e grupos de Zap.

Minha pergunta:

"Falaê pessoal... Assunto simples, mas polêmico...TPA semanais, quinzenais, mensais ou maior período, o que recomendam?

Waldyr, dá uma olhada na resposta dos caras e depois poste aqui sua impressão.

https://www.youtube.com/watch?v=rrC5l84S0kE&t=6122s

phpBB [video]

Waldyr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 21 Out 2023, 19:06
Apelido: Lua
Data de Nascimento: 25 Fev 1976
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Bolhas na Superfície!!!

#11 Mensagem por Waldyr »

Jorge,

Obrigado pelo vídeo, assisti e percebi que existem vários pensamentos.... A maioria dos aquaristas fazem TPA... Mas fiquei muito na dúvida pois conheci duas pessoas que possuem aquários considerados grandes faz tempo e não fazem TPA e também observei o vídeo do Alberto Barcelar que fala que TPA é perda de tempo e dinheiro...

https://youtu.be/jEryShysNhI?si=m8Bb6KSNa5qOWzpB

Estou a dois meses com aquário e só fiz uma TPA... CLARO que morando no RJ estou retornando Um litro em média de água doce devido a evaporação, assim talvez seja uma TPA de segunda classe... São praticamente 20 litros para cada 2 semanas ( aquário tem 65 a 70 L reais) que coloco
... e ainda toda semana insiro acelerador bactérias e fuel para os corais.... Pelo menos até o momento tudo certo... Amônia, nitrato kh ... Vamos observar ao passar o tempo...

Meu grande problema é controlar a temperatura... RJ NAO CAI DE 30C .... minha temperatura fica entre 26,5 e 27... No tempo terei que comprar Chiller.

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Bolhas na Superfície!!!

#12 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Conforme dito acima, reposição de elementos importantes ao aquário via TPA é completamente diferente de reposição de água doce. Não confunda.
Se quer um sistema saudável, a linha de TPAs frequentes com utilização de bom sal, é a mais aceita entre os aquaristas.

O Alberto Bacelar (Aqua Show) tem mais de 30 anos de aquarimo, é um cara extremamente experiente, e sabe dosar os elementos necessários para reposição no aquário.
Léo Cardoso, Léo Carvalho e Júnio Melo (Reef Show), são caras igualmente estudiosos e recomendam a TPA semanal.

Na dúvida, não tenho dúvida rsrsrs

Moro em Goiânia e a temperatura aqui chegava a 31o C no aqua (Tenho um Red Sea Max 130 - Sistema fechado).
Coloquei um cooler potente com controlador Coel. Foi o melhor investimento que fiz. A temperatura fica entre 26,5 e 27,5.

Assim consegui ter outros animais, tais como: Corais LPS, Softs e anêmonas.

Não consome tanto quanto um chiller, mas a evaporação aumenta muito - O que invariavelmente aumenta a necessidade de reposição de água doce.

Waldyr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 21 Out 2023, 19:06
Apelido: Lua
Data de Nascimento: 25 Fev 1976
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Bolhas na Superfície!!!

#13 Mensagem por Waldyr »

Obrigado Jorge, vou observar esse cooler para tentar ajudar pois os meus normais em dia muito quente não segura... Mais uma pergunta por favor.... Você continua fazendo TPA colocando água doce regularmente e no meu caso, sendo em média 1 litro por dia não funciona como uma TPA ? Indiretamente estou inserindo nova água, só o sal continua....

Obs. Eu compro em loja de confiança no RJ, tanto água salgado como doce.

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Bolhas na Superfície!!!

#14 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Waldyr escreveu: 03 Dez 2023, 18:54 ... Mais uma pergunta por favor.... Você continua fazendo TPA colocando água doce regularmente e no meu caso, sendo em média 1 litro por dia não funciona como uma TPA ? Indiretamente estou inserindo nova água, só o sal continua....
TPA = Troca Parcial de Água - Vc faz uma troca de água já mais antiga do aquário por uma nova, com todos os elementos novos (Cálcio, magnésio, iodo, elementos traços, etc...)

Reposição de Água Doce: Você simplesmente repõe a água doce que evaporou do aquário, já que o sal não evapora. Essa água, quando de origem de um filtro de reverse osmose, praticamente é uma água pura, quase sem qualquer elemento nela.

São coisas completamente diferentes. Reposição de água não pode ser considerada TPA.

Para não ficar escravo do sistema, aonde eu tinha que colocar água manualmente todos os dias, automatizei a reposição. Comprei um sensor de nível, como o do vídeo abaixo, ligado a uma pequena bomba.
Coloquei uma caixa simples de reservatório (cerca de 30 litros). Meu trabalho é apenas deixar a caixa sempre cheia de água com origem de reverse osmose.

Toda vez que o nível abaixa, o sensor liga a bomba que injeta água doce do reservatório para o aquário de modo a chegar no nível estabelecido. Desse modo a densidade fica exatamente a que escolhi, no meu caso, 1.024.

Se a água evaporar muito, a densidade aumenta e matará os animais. Se injetar muita água doce, a densidade cai e igualmente pode matar os animais.

https://www.youtube.com/watch?v=T8fU2U1qUjE
phpBB [video]

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”