🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Reef novo, skimmer ou biológicas primeiro?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Reef novo, skimmer ou biológicas primeiro?

#1 Mensagem por lucassaadi »

bye1
Boa tarde rapaziada, td bem?

Montei recentemente o reef q eu tanto venho falando (o meu antigo era um Boyu de 66L, pessimo pra marinho devido ao pouco espaço para mídias e a tampa q abafava mt ele), e agora estou deixando ciclar antes de migrar os peixes do Boyu para ele.

A questão pra mim está sendo: primeiro o skimmer e depois as mídias biológicas, ou o contrário??

Ponto de vista: acredito q (me corrijam se estiver errado por favor) o skimmer primeiro é ideal, pois ele retém e elimina detritos antes q eles cheguem às mídias biológicas e se tornem outros componentes (como nitrato, nitrogênio e etc.), sendo assim sobra uma carga menor para as mídias lidarem, enquanto se as mídias estivessem antes do skimmer, elas fariam a transformação dos detritos primeiro, e o skimmer apenas pegaria o q passou por elas, porém o nitrato e etc. q já foi produzido por elas, subirá para o display e ficará rodando visto q o skimmer n tem familiaridade com estes elementos para removê-los.

Dito isso, e caso meu ponto de vista esteja correto, acham q seria útil deixar as mídias biológicas no compartimento das bombas de recalque? Pois o pessoal q montou meu sump o fez com espaço para mídias antes do skimmer, e n da pra trocar pois o skimmer é grande para o espaço das mídias.

Abaixo algumas (tentativas) de fotos do meu aqua, ele está apenas com um led pois o outro está no Boyu até q a ciclagem do novo seja concluída, tem os links tb pois até hj n consigo colocar fotos aqui no fórum icon_frusty





Imagem
Imagem
Imagem

https://ibb.co/CtZ7ByR
https://ibb.co/GMgGJKp
https://ibb.co/R20ZZg0

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Reef novo, skimmer ou biológicas primeiro?

#2 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Belíssimo aqua, Lucas! O meu chegará nesse nível um dia. Parabéns!

Penso que mesmo no período de ciclagem, devemos iniciar como se o áqua já estivesse em funcionamento normal, inclusive o fotoperíodo. Exceção apenas de TPAs e testes em demasia (Controlar a ansiedade).
Fiz sempre dessa maneira e não tive problemas.

O que quero dizer, é que eu já iniciaria com carga total. No entanto, não sei se é uma verdade absoluta, apenas é a minha experiência.

Uma dúvida: Que iluminação é essa (Maxspect Jump?)? Ela tem cobertura para o áqua ou apenas está provisoriamente no canto? Ou você colocará mais uma à direita, para cobrir toda a extensão do áquario?



Imagem

Imagem

Imagem

lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Reef novo, skimmer ou biológicas primeiro?

#3 Mensagem por lucassaadi »

Opa Jorge, tranquilo?
Belíssimo aqua, Lucas! O meu chegará nesse nível um dia. Parabéns!
Mt obrigado, tive q dar uma revirada no orçamento mas consegui montar 😃 to bem feliz com ele, a ansiedade tá grande mas to me segurando até ciclar, só n me decidi ainda sobre como/onde vou colar os pedaços marco rocks premium q comprei pra usar como base para alguns corais

Penso que mesmo no período de ciclagem, devemos iniciar como se o áqua já estivesse em funcionamento normal, inclusive o fotoperíodo. Exceção apenas de TPAs e testes em demasia (Controlar a ansiedade).
Fiz sempre dessa maneira e não tive problemas.
Fiz exatamente isso, já deixei ele rodando com tudo funcionando, coloquei acelerador biológico e estou já regulando o KH dele através do KH blend da reeflowers, nas fotos o skimmer apenas está desligado pois eu estava testando se era ele q estava fazendo subirem milhares de micro bolhas no recalque, deixando o display com aspecto “esbranquiçado” feio, por dimbrealmente é ele, só não sei ainda como vou resolver

Agora sobre o tópico, o grande ponto é encontrar o melhor ponto entre: skimmer antes da mídia biológica, ou mídia biológica antes do skimmer (na ordem dos compartimentos do sump), visto q após as mídias “consumirem” os detritos, o skimmer n os coleta mais (pois viram coisas como nitrogênio) e sobram menos detritos pra ele coletar, enquanto com o skimmer antes, teoricamente ele iria reduzir os dejetos antes deles chegarem às mídias biológicas e entrarem no ciclo do nitrogênio, reduzindo a emissão destes componentes, deixando claro q esse é um achismo meu, não falo com base nenhuma, apenas de acordo com uma conclusão própria

Uma dúvida: Que iluminação é essa (Maxspect Jump?)? Ela tem cobertura para o áqua ou apenas está provisoriamente no canto? Ou você colocará mais uma à direita, para cobrir toda a extensão do áquario?
A iluminação Maxspect Ethereal, são 2 (pra evitar algum canto sem iluminação), a outra está fora do aqua no momento pois estou utilizando ela no meu Boyu antigo até q a ciclagem do novo seja concluída, deixei um no aqua novo apenas para já deixar funcionando o fotoperiodo dele

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Reef novo, skimmer ou biológicas primeiro?

#4 Mensagem por Leonardo Orito »

Sinceramente não faz essa diferença toda que você tá se preocupando, o importante é não usar a mídia biologica como um filtro mecânico que no seu caso é o perlon, aliás o seu perlon do jeito que está vai acabar virando um filtro biológico, ele dentro da água assim vai prender sujeira e começar a gerar nitrato e fosfato, nessa primeira câmara foi feita pra usar o perlon.

lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Reef novo, skimmer ou biológicas primeiro?

#5 Mensagem por lucassaadi »

Leonardo Orito escreveu: 30 Nov 2023, 07:43 Sinceramente não faz essa diferença toda que você tá se preocupando, o importante é não usar a mídia biologica como um filtro mecânico que no seu caso é o perlon, aliás o seu perlon do jeito que está vai acabar virando um filtro biológico, ele dentro da água assim vai prender sujeira e começar a gerar nitrato e fosfato, nessa primeira câmara foi feita pra usar o perlon.
Bom dia Leo

Entendi!!! Então no caso da primeira divisoria, o q recomendaria?
Deixei o perlon (embora eu tb n tenha gostado mt da ideia) pq n queria “perder” esse espaço e deixar o aqua inteiro apenas com aquele pedacinho de perlon q cabe no segundo compartimento, e como o pessoal q montou o sump já tinha feito ele desse jeito e informou q era pra por perlon no primeiro mesmo, acabei apenas seguindo.

Tem algum conselho sobre isso?

Grato 🙏

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Reef novo, skimmer ou biológicas primeiro?

#6 Mensagem por Leonardo Orito »

infelizmente é um projeto de sump mal feito, se você vai por perlon na primeira divisória para quem tem a prateleira de perlon de novo na segunda?
eu acabaria fazendo esse cano de descida mais comprido e deixando ele dentro da agua para não fazer muito respingo e talvez passar as mídias biológicas para essa parte, porém organizaria elas melhor, tem hoje uns suportes que empilha elas e deixa mais organizado, do jeito que as suas estão hj forçando a água através delas vai funcionar como filtro mecânico e entupir rapidamente.
pense nas midias como rochas vivas, você não precisa forçar a agua através das rochas pra elas fazerem a função biológica delas

lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Reef novo, skimmer ou biológicas primeiro?

#7 Mensagem por lucassaadi »

Leonardo Orito escreveu: 30 Nov 2023, 10:35 infelizmente é um projeto de sump mal feito, se você vai por perlon na primeira divisória para quem tem a prateleira de perlon de novo na segunda?
eu acabaria fazendo esse cano de descida mais comprido e deixando ele dentro da agua para não fazer muito respingo e talvez passar as mídias biológicas para essa parte, porém organizaria elas melhor, tem hoje uns suportes que empilha elas e deixa mais organizado, do jeito que as suas estão hj forçando a água através delas vai funcionar como filtro mecânico e entupir rapidamente.
pense nas midias como rochas vivas, você não precisa forçar a agua através das rochas pra elas fazerem a função biológica delas
Sobre a organização das mídias, acha q está forçando? Eu no q tenho visto tenho mt a impressão de q a água está passando com muita fluidez, caindo aos poucos nelas após passar o perlon, e “oxigenando” legal elas e tb a matrix q está abaixo da colmeia das nano rings, totalmente submersa, diferente das nano rings q deixei no meio termo por algumas recomendações q vi em vídeos de alguns aquaristas, agora fiquei um pouco confuso kkk, por ser meu primeiro reef com sump, n manjo muito. Note q o nível da aqua no compartimento do skimmer é o mesmo q está nas nano rings, por conta disso elas ficam 95% submersas, enquanto a água cai diretamente sobre elas tb. E o purigem abaixo delas só está “encostado” nelas pq ele fica boiando até a colmeia toda vez kkkk


Agora sobre colocá-las no primeiro compartimento, neste caso elas não iriam acabar retendo as sujidades do aqua (no lugar do perlon) visto q elas estariam antes dele? E elas (as nano rings principalmente) podem ficar totalmente submersas e vão desempenhar o seu papel com a mesma qualidade?

Ja sobre o cano, eu vou fazer isso mesmo, só n fiz ainda pq o orçamento deu uma apertada agora então to aguardando conseguir

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Reef novo, skimmer ou biológicas primeiro?

#8 Mensagem por Leonardo Orito »

a agua não precisa passar por dentro delas, pode deixar totalmente submersa sem problema algum.
sinceramente fique tranquilo que seu aquario vai ter biologia tendo midia ou não.
se você entende inglês recomendo assistir os videos do finado Jake Adams do site ReefBuilders no youtube, o aquario é muito mais simples do que a gente imagina.
aqui no Brasil ainda tem muita gente presa em conceitos antigos, esse negocio da midia meio submersa era o drywet que fazia com bioballs quase 30 anos atrás que ainda tem gente que propaga até hoje.
Outro dia um cara tava aqui falando que montou o aquario com plenum, coisa que ninguém mais usa há decadas e um youtuber aqui resolveu reviver e sai espalhando.
A gente tem que tomar cuidado com as informações que encontra, tem muita coisa ultrapassada e muita porcaria na internet, infelizmente a maior parte das informações atuais e confiaveis estão em inglês e mesmo essas ainda tem que filtrar bem.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”