🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Carbono orgânico em aquário sem skimmer

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Carbono orgânico em aquário sem skimmer

#1 Mensagem por ryangonzalezrz »

Olá meu amigos, possuo um nano sem skimmer e com um hang on e gostaria de saber sobre a adição de carbono orgânico para redução de fosfato e nitrato. Vi muita gente falando sobre a adição de carbono, que é eficiente na redução e até me recomendaram um suplemento da red sea que não deixa de ser um carbono também. Acontece que umas pessoas falam que ao adicionar o carbono no aquário, precisa de um skimmer para remover o excesso de bactérias e outras pessoas dizem não precisar de skimmer.

Alguém sabe informar se realmente pode adicionar carbono orgânico sem ter um skimmer, o que pode ocorrer de ruim se eu adicionar e não possuir um skimmer para remover o excesso de bactérias ou como posso remover o excesso de bactérias sem ser com um skimmer?

Meu fosfato é alto devido a água de reposição que utilizo, o aquário fica no apartamento dos pais da minha namorada e na região não tem um loja para vender água de ro, então quero tentar manter o fosfato baixo por conta das algas marrons

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Carbono orgânico em aquário sem skimmer

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Carbono não é muito eficiente para abaixar fosfato, se o problema é o fosfato melhor usar um pouco de gfo no hang on

ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Re: Carbono orgânico em aquário sem skimmer

#3 Mensagem por ryangonzalezrz »

Eu comprei uma porção do rowa e coloquei, mas não senti nenhuma diferença msm, por isso pensei no carbono

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Carbono orgânico em aquário sem skimmer

#4 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Ryan, tenta comprar um filtro RO de 3 ou 4 estágios, vai achar aos montes por ai em desmontes, confirma para pegar um que esteja com as mídias mais novas.
Armaneza a água em garrafões de 20 litros (De agua mineral mesmo). Com as TPA´s, a tendência é que melhore muito a qualidade da água.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Carbono orgânico em aquário sem skimmer

#5 Mensagem por Leonardo Orito »

Quanto tempo tem esse aquário, quanto está o fosfato? Está usando que água? Já testou o fosfato na água que está usando? Que teste está usando?
Está tendo problema com algas?

Fosfato é um negócio muito chato de mexer porque é muito fácil ferrar o aquário mexendo nele. Se ele está alto vai demorar para abaixar pq ele fica preso nas rochas e substrato então quando abaixa na coluna de água as rochas e substrato liberam mais.

ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Re: Carbono orgânico em aquário sem skimmer

#6 Mensagem por ryangonzalezrz »

Olá, tenho o aquário uns 8/9 meses já, o fosfato deu 2,5 mas n lembro qual foi o teste, pois eu levei água em uma loja em outra cidade e fiz varios testes para saber se estava tudo certo no aquário, pois estava com alga marrons. As algas estão um pouco no vidro, no substrato e nas rochas, não é grande coisa de alga, mas já era algo q incomodava. Eu uso a água da torneira para reposição junto com o prime (certamente é a água da torneira q tá adicionando fosfato), pq como eu disse, o aquário fica no apartamento dos meus sogros, então fica complicado manter um filtro dentro da casa deles e por aqui só tem uma loja de aquarismo marinho que o dono superfatura 100% do produto e mesmo assim não tem tudo pra vender.

Eu só queria abaixar o fosfato por conta da aparência do aquário, fora isso, os dois palhaços q tenho estão bem e os corais com a coloração boa e bem abertos. Coloquei o GFO da rowa por 1 mes quase, até troque por um novo durante esse tempo por não abaixar. Então isso é um tratamento a longo prazo? Colocar e ir trocando até abaixar?
Me recomendaram também o phosguard em vez do da rowa. Mas estive pesquisando e por conta do material do produto, eu vi q poderia ser prejudicial ao aquário se ficasse em atrito etc. Acha que é viável o uso do phosguard em longo prazo para diminuir? Tendo em vista que adiciono sempre fosfato quando reponho água

ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Re: Carbono orgânico em aquário sem skimmer

#7 Mensagem por ryangonzalezrz »

Jorge Sayeghh escreveu: 21 Nov 2023, 15:39 Ryan, tenta comprar um filtro RO de 3 ou 4 estágios, vai achar aos montes por ai em desmontes, confirma para pegar um que esteja com as mídias mais novas.
Armaneza a água em garrafões de 20 litros (De agua mineral mesmo). Com as TPA´s, a tendência é que melhore muito a qualidade da água.
Desmonte que você diz é oq?

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Carbono orgânico em aquário sem skimmer

#8 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Quando um aquarista está saindo do hobby ou mesmo aumentando o aquário, invariavelmente ele acaba vendendo equipamentos a preços muito inferiores ao de mercado.

Na páginia incial aqui da Brasil Reef, temos vários tópicos, dentre eles os Classificados.

viewforum.php?f=29

Dá uma olhadinha lá, você vai achar muita coisa interessante com pouco tempo de uso.

Interessante você entrar também em grupos de Zap de aquaristas de sua cidade. Todo dia tem algum aquarista vendendo algum equipamento / coral / animal a preços realmente convidativos. Vale a pena.

Ontem, no grupo de minha cidade, vi um Reverse Osmose de 4 estágios com pressurizador a R$ 450,00. Preço de desapego mesmo, só o pressurizador vale muito mais do que isso. Te enviei mensagem no privado com o contato.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Carbono orgânico em aquário sem skimmer

#9 Mensagem por Leonardo Orito »

ryangonzalezrz escreveu: 22 Nov 2023, 08:37 Olá, tenho o aquário uns 8/9 meses já, o fosfato deu 2,5 mas n lembro qual foi o teste, pois eu levei água em uma loja em outra cidade e fiz varios testes para saber se estava tudo certo no aquário, pois estava com alga marrons. As algas estão um pouco no vidro, no substrato e nas rochas, não é grande coisa de alga, mas já era algo q incomodava. Eu uso a água da torneira para reposição junto com o prime (certamente é a água da torneira q tá adicionando fosfato), pq como eu disse, o aquário fica no apartamento dos meus sogros, então fica complicado manter um filtro dentro da casa deles e por aqui só tem uma loja de aquarismo marinho que o dono superfatura 100% do produto e mesmo assim não tem tudo pra vender.

Eu só queria abaixar o fosfato por conta da aparência do aquário, fora isso, os dois palhaços q tenho estão bem e os corais com a coloração boa e bem abertos. Coloquei o GFO da rowa por 1 mes quase, até troque por um novo durante esse tempo por não abaixar. Então isso é um tratamento a longo prazo? Colocar e ir trocando até abaixar?
Me recomendaram também o phosguard em vez do da rowa. Mas estive pesquisando e por conta do material do produto, eu vi q poderia ser prejudicial ao aquário se ficasse em atrito etc. Acha que é viável o uso do phosguard em longo prazo para diminuir? Tendo em vista que adiciono sempre fosfato quando reponho água
abaixar o fosfato não garante que as algas vão sumir, alias aquario com esse tempo tem alga mesmo e vai ter por algum tempo ainda, o jeito é ir limpando.
fosfato 2.5 é altíssimo acho mais provável você estar lembrando errado ou o teste que fizeram não está certo.
infelizmente enquanto você colocar água de torneira a menor das preocupações é o fosfato, é uma questão de tempo algum contaminante estar na água e fazer mal pro aquario.
outra coisa algas marrons normalmente são diatomáceas, não são causadas pelo fosfato e sim pelo silicato que vem na água da torneira.

ficar comprando removedor de fosfato em longo prazo é muito mais caro que comprar um filtro.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”