🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

TDS em 1400!?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

TDS em 1400!?

#1 Mensagem por lucassaadi »

icon_frusty

Bom dia pessoal

Comprei recentemente um medidor de TDS, fui verificar a água do meu aqua e ela está em mais de 1400 o TDS, isso é normal? Estou até assustado

As condições atuais são:
- Água doce de reposição: 6 TDS

- Água de reposição salgada (fica com esse TDS após colocar o sal marinho nela, utilizo o SALREEF SPS da Mbreda): 1300 TDS

- Aqua: Boyu 66L, com bomba de 500 L/h (o aqua vou trocar, o vendedor me passou a perna na venda dizendo q era ótimo pros marinhos, já encomendei o novo e após a ciclagem vou trocar os peixes pra ele)

- Filtragem: Perlon e cerâmica Sera mini

- Circulação: Jebão SW4, mantenho velocidade 2 por ser aqua nano

- População: 2 palhaços, 1 pseudo e alguns turbos e paguros

- TPAs: semanais de 30%

- Alimentação: Tetramarine, Bionautic e Artemia congelada



Afinal, é normal esse TDS todo tanto no aqua quanto na água de reposição salgada após colocar o sal?

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: TDS em 1400!?

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Amigo o TDS é só pra agua doce, ele mede sólidos dissolvidos, logo quando você coloca sal ele dispara.

Sua água de reposição com 6 de TDS está alto, o ideal é 0, para ver se está certo tem que limpar bem o recipiente que vai fazer o teste, eu pego um copo e enxaguo com a agua do filtro antes de medir.

Espero que a agua de reposição salgada a que se refere seja a agua que usa para trocar certo?

lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: TDS em 1400!?

#3 Mensagem por lucassaadi »

Leonardo Orito escreveu: 11 Nov 2023, 12:21 Amigo o TDS é só pra agua doce, ele mede sólidos dissolvidos, logo quando você coloca sal ele dispara.

Sua água de reposição com 6 de TDS está alto, o ideal é 0, para ver se está certo tem que limpar bem o recipiente que vai fazer o teste, eu pego um copo e enxaguo com a agua do filtro antes de medir.

Espero que a agua de reposição salgada a que se refere seja a agua que usa para trocar certo?
Ahh entendi kkk é q vi algumas coisas na net falando sobre TDS alto e já fiquei preocupado

E sim, a água q me refiro é a das TPAs mesmo

Agora sobre o TDS da doce, eu estou usando filtro deionizador de 3 fases, inclusive ele está novo, não usei nem 50L nele ainda, não sei pq está saindo com esse nível…
A RO só não peguei por questão financeira mesmo

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: TDS em 1400!?

#4 Mensagem por Leonardo Orito »

O RO se você morar em apto e tiver pressão boa na torneira acaba se pagando muito rápido, pq vc economiza muito em resina, senão tem que comprar bomba e fica caro, mas ainda assim com o preço da resina é algo que vale a pena

qual é o TDS da sua agua da torneira?

quando você passa pelo deionizador tem que passar a água bem devagar, quase gotejando.

lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: TDS em 1400!?

#5 Mensagem por lucassaadi »

Leonardo Orito escreveu: 11 Nov 2023, 14:42 O RO se você morar em apto e tiver pressão boa na torneira acaba se pagando muito rápido, pq vc economiza muito em resina, senão tem que comprar bomba e fica caro, mas ainda assim com o preço da resina é algo que vale a pena

qual é o TDS da sua agua da torneira?

quando você passa pelo deionizador tem que passar a água bem devagar, quase gotejando.
O deionizador ainda estou aprendendo a usar, pode ser por isso q saiu mais alto do q deveria, pois ela passou consideravelmente rápido por ele considerando tb a pressão da água daqui.

O TDS da torneira tá vindo na faixa de 24 pra 26 em todos os testes

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: TDS em 1400!?

#6 Mensagem por Leonardo Orito »

Esse TDS da torneira é um bom valor, provavelmente vc passou a água muito rápido.
Eu realmente recomendo investir em um RO, vai sair zero já depois da membrana e sua resina vai durar mais de um ano

lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: TDS em 1400!?

#7 Mensagem por lucassaadi »

Leonardo Orito escreveu: 12 Nov 2023, 05:58 Esse TDS da torneira é um bom valor, provavelmente vc passou a água muito rápido.
Eu realmente recomendo investir em um RO, vai sair zero já depois da membrana e sua resina vai durar mais de um ano
Realmente está mt bom o TDS da canalizada, inclusive a q eu consumo medi tb e depois de passada no filtro para água de beber mesmo cai pra 15.

Sobre o RO, segui seu conselho tb, comprei um, só falta vender o meu antigo deionizador agora kkk, acredito q estou no caminho certo. Inclusive vou aumentar o aqua pra 200L, to só esperando chegar o novo, a ideia é ter mais estabilidade dos parâmetros e menos manutenção

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: TDS em 1400!?

#8 Mensagem por Leonardo Orito »

Quanto maior o aquário mais o RO se paga, você fez certo

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: TDS em 1400!?

#9 Mensagem por Jorge Sayeghh »

A qualidade da água é um dos maiores investimentos que um aquarista deve fazer. Este equipamento não deve, nem pode ter economia. A meu ver, ele determinará o sucesso ou o fracasso no hobby. Aqui em casa entra a incríveis 87 / 90 ppm e sai a 0 ppm (4 estágios). Moro em Ap e a pressão é enorme, não havendo a necessidade de bomba pressurizadora.

Mensalmente troco o refil (R$ 15,00), que sempre sai bem sujo. Desse modo aumento a vida útil dos demais componentes.

Isso ajudará a evitar explosões de algas e os animais agradecem.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”