Página 1 de 1

Espessura do vidro

Enviado: 09 Mar 2020, 09:40
por jcbahia
Bom dia.

Tenho visto aqui alguns posts com relação a espessura de vidros para montagem dos aquários. Gostaria de sanar uma dúvida com os mais experientes:
Usei a calculadora do site http://theaquatools.com/building-your-aquarium/ para o mesmo.

Pretendo montar um aquário de 150x35x30 cm (sem travas) e a calculadora do site (usando um fator de segurança 5 ficando em "very safe") me diz que a espessura é de 5mm. Mas já vi gente dizendo que para um aquário de 120x30x35 cm tem que se usar vidro 7mm, outros disseram 10mm e todos com trava.

O vidro de base, tem que ser mais grosso mesmo?

Se puderem dar uma luz eu agradeço.

Abraços.

Re: Espessura do vidro

Enviado: 16 Mar 2020, 11:24
por Giulia
Bom dia, como você está?

Então venho pesquisando muito sobre o assunto também, e em cada lugar se fala um espessura diferente para os aquários.

Mas há um consenso: se a diferença de preço entre uma espessura e outra for pequena, e caber no seu orçamento escolha a de espessura maior.

Outro quesito é a qualidade do silicone utilizado, sempre utilizar os produtos específicos para aquário e passar a quantidade adequada para fazer essa colagem (Como calcular isso? Eu não tenho a menor ideia). E deixar o silicone secar/curar bastante, alguns dizem pra deixar secando por 30 dias antes de fazer a primeira testagem do aquário, mas acredito que seguir as instruções do fabricante deve ser o suficiente.

Achei interessante o link que você mandou para fazer os cálculos. Mas encontrei um arquivo em Excel, que faz um cálculo semelhante se quiser testar ( para fazer o download é só apertar AQUI.)

Re: Espessura do vidro

Enviado: 16 Mar 2020, 15:27
por Humberto Jr.
Por precaução eu faria com vidro de 8mm. Pois a altura é um grande influenciador na espessura do vidro, e no seu caso, o nível de água ficará baixo.

Re: Espessura do vidro

Enviado: 24 Jun 2020, 19:07
por letecastro
Olá! Eu também sou novo no aquarismo, mas andei lendo e assistindo muita coisa, eu usaria um vidro de pelo menos 8mm com travamento, isso se não for indicado um ainda mais grosso. Tá certo que a coluna de água não será muito alta, mas o display de 150 cm pode favorecer para que o vidro acabe formando uma "barriga" no meio e venha a se quebrar. Um aquarista deu um exemplo de uma régua de acrílico de 30 cm: se você tenta envergar um pedaço de 5 cm, ela cede pouco, mas se você segurá-la pelas pontas e tentar dobrar, ela vai ceder bastante...acho que a lógica é essa. O meu, que ainda estou montando, tem 80(C) x 40(A) x 35(L) e eu estou usando vidro de 8mm e travas, sendo que o indicado seria 6mm...espero ter ajudado!