🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Kalkwasser ou bio Calcium???????

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#81 Mensagem por Roberto Denadai »

Miozzo,

Eu ja disse, pra mim o que importa é resultado.

Desculpa, mas teoria qualquer um pode ler e entender tendo o mínimo de inteligência e dedicação. É interessante saber um pouco de teoria mas saber apenas isso não garante absolutamente nada. Aliás no geral, quanto mais teoria o cara sabe, pior é o resultado prático. Pelo menos é isso que tenho visto.

Eu ando batendo nesta tecla há algum tempo, eu só considero o cara bom, se ele tem um aquário bom, só isso . Acho que tudo na vida é assim.

Se o cara pilota bem, é um bom piloto, se o cara escreve bem, é um bom escritor. Se o cara tem um aquário bom, é um bom aquarista. Simples assim

Quando alguns de vocês me mostrarem um aquário bom, vou elogiar.

Agora eu entendi porque vc mantinha apenas com kalk seu aquário.....é um aquário misto muito simples, com poucos corais duros.

Mas aquário pra mim atualmente vai muito além de apenas manter os corais e peixes vivos dentro da caixa de vidro

Eu quero um substrato limpo, algo estético, um móvel bem feito, um vidro lapidado e sempre limpo, uma água muito cristalina, sem gambiarras na montagem, sem reator pendurado na parede, uma montagem prática e inteligente, quero corais coloridos, quero um aquário com harmonia.

Ainda não consegui todos esses objetivos mas estou sempre tentando melhorar, e tenho certeza que a minha montagem atual vai me trazer muito resultado, independente do método que eu optar de substrato, reposição de calcio e etc

Sobre o tempo de vida de cada aquário, isso vai de cada um. Eu monto aquário e depois de uns 3 anos desmonto. Eu gosto assim, monto, deixa ele chegar no auge e desmonto, gosto de recomeçar, de fazer outro projeto, de fazer algo novo. Aquário é lazer, diversão, então cada um faz o que curte. Não existe lei de montar e deixar montado pra sempre. Os seus aquários , vc nao desmontou todos ? Seja por lazer ou porque a vida mudou, o aquário é o primeiro que vai embora no geral.

E quem dita o sucesso de um aquário é o aquarista, e nao apenas o método escolhido ou equipamentos utilizados

Não é nada pessoal, apenas busco o que eu acho ser um aquarismo de alto nível

Abraços

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#82 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Prezado Denadai, desculpe-me, antes de escrever o que penso.

Tenho certeza de que você gosta e quer algo de primeira linha, ou seja, tudo do bom e do melhor.
Realmente um aquário de sucesso só depende do aquarista assim como você mesmo coloca. Já ví muitos aquarios ao longo de meus quarenta anos de vida, maravilhosos e horríveis (na minha opinião), de pessoas muito humildes e de pessoas com condições financeiras excelentes.

Para mim, um aquário deve ser cuidado da mesma forma que cuidamos de nossas famílias pois os peixes, corais dentre outros nunca desejaram estar alí, num sistema fechado e "pequeno" com relação ao habitat natural deles e tentar reproduzir esse habitat de maneira que os animais se sintam o mínimo confortáveis e por muito tempo é o objetivo de um aquarista.

Acho também que nem todas as pessoas que tem aquários tem condições financeiras para ter um aquario de "primeira linha" e tão pouco montar um e depois de 2 ou 3 anos desmontar e montar um novo.

Por isso acho que deveríamos não discutir sobre estes assuntos e sim ajudar aquelas pessoas que não tem tanta condição financeira para gastar em métodos miraculosos e sim achar uma forma de ajudar estas pessoas a manter seus aquários sempre em condições satisfatórias com soluções simples e que já foram consolidadas no mundo aquarístico e este é o objetivo de todos os fóruns que existem no mundo (pelo menos eu acho!!!!).

Se uma pessoa gosta de um método e não do outro é porque ela se sente confiante não trazendo prejuízos para a pessoa e os animais. Não gosto de dizer qual é o melhor ou qual é o pior, mesmo porque nunca ninguém vai mudar um sistema de um dia para o outro para comprovar.

Sei que você é físico e como um bom cientista você deve saber mais que outras pessoas que os fundamentos teóricos são partes fundamentais para o sucesso em um laboratório e que sem esses fundamentos nenhum cientista teria sucesso.
Um aquário é o que eu posso chamar de um mini laboratório de química, física e biologia para o nosso prazer e mantê-lo em condições por muito tempo (pelo menos ao meu ver), é o objetivo.

Contudo, acho que devemos expor a vivência dos métodos que usamos em nossos aquarios para nossos amigos iniciantes ou não verem as vantagens e desvantagens e elas optarem o que é melhor para elas.

Mais uma vêz, peço desculpas por expressar meus pensamentos e espero não ter ofendido ninguém, pois esse não é o meu objetivo.

Abraços a todos!


Rinaldo Fontenele

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#83 Mensagem por RicardoMiozzo »

Roberto Denadai escreveu:Miozzo,

Eu ja disse, pra mim o que importa é resultado.

Desculpa, mas teoria qualquer um pode ler e entender tendo o mínimo de inteligência e dedicação. É interessante saber um pouco de teoria mas saber apenas isso não garante absolutamente nada. Aliás no geral, quanto mais teoria o cara sabe, pior é o resultado prático. Pelo menos é isso que tenho visto.

Eu ando batendo nesta tecla há algum tempo, eu só considero o cara bom, se ele tem um aquário bom, só isso . Acho que tudo na vida é assim.

Se o cara pilota bem, é um bom piloto, se o cara escreve bem, é um bom escritor. Se o cara tem um aquário bom, é um bom aquarista. Simples assim

Quando alguns de vocês me mostrarem um aquário bom, vou elogiar.

Agora eu entendi porque vc mantinha apenas com kalk seu aquário.....é um aquário misto muito simples, com poucos corais duros.

Mas aquário pra mim atualmente vai muito além de apenas manter os corais e peixes vivos dentro da caixa de vidro

Eu quero um substrato limpo, algo estético, um móvel bem feito, um vidro lapidado e sempre limpo, uma água muito cristalina, sem gambiarras na montagem, sem reator pendurado na parede, uma montagem prática e inteligente, quero corais coloridos, quero um aquário com harmonia.

Ainda não consegui todos esses objetivos mas estou sempre tentando melhorar, e tenho certeza que a minha montagem atual vai me trazer muito resultado, independente do método que eu optar de substrato, reposição de calcio e etc

Sobre o tempo de vida de cada aquário, isso vai de cada um. Eu monto aquário e depois de uns 3 anos desmonto. Eu gosto assim, monto, deixa ele chegar no auge e desmonto, gosto de recomeçar, de fazer outro projeto, de fazer algo novo. Aquário é lazer, diversão, então cada um faz o que curte. Não existe lei de montar e deixar montado pra sempre. Os seus aquários , vc nao desmontou todos ? Seja por lazer ou porque a vida mudou, o aquário é o primeiro que vai embora no geral.

E quem dita o sucesso de um aquário é o aquarista, e nao apenas o método escolhido ou equipamentos utilizados

Não é nada pessoal, apenas busco o que eu acho ser um aquarismo de alto nível

Abraços

1) Desculpe-me você por considerar sua posição totalmente equivocada.
Sem conhecimento teórico o aquarista fica "rendido" na mão de pessoas que se valem disso por se auto declarar grandes conhecedores (Tem gente por aí que faz muito isso, e ganha dinheiro escondidinho principalmente de aquaristas novatos. Ganham escondidinho porque declaram aos quatro ventos que só querem contribuir para o hobby e não têm a coragem de dizer que estão cobrando para dar consultoria ou até mesmo fabricar produtos para aquário no quintal de casa e cobrar baratinho sob o mesmo argumento).
Nada contra do it yourself e menos ainda comercializar, mas acho obrigatório que quando o sujeito comece a comercializar, assuma sua posição de comerciante, e esqueça o de paladino diletante do hobby.
2) O aquário das fotos postadas tinha pelo menos 20 espécimes de corais duros de pólipo pequeno.
Realmente, era um aquário muito simples de manter.
Seus habitantes cresciam e se desenvolviam de forma excelente.
3) O objetivo de todos nós sempre é de melhorar, mas acho injustificável montar um aquário e desmontá-lo depois de dois ou três anos.
Se alguém quiser comprar um automóvel caro e jogá-lo no mar, para mim tudo bem (apesar de me sentir desconfortável com a idéia do desperdício de dinheiro e do possível prejuízo ao entorno do ambiente em que o hipotético sujeito jogou o carro).
4) Ao lidar com vida em cativeiro, a responsabilidade é bem maior.
5) O que dita o sucesso de um aquário é o que tem dentro dele.
Independente de qualquer outra coisa, olhar o aquário e ver animais saudáveis é a representação perfeita de que as coisas vão bem.
6)Aquarismo de alto nível não é lotar um aquário de corais duros de pólipo pequeno, como anda muito na moda.
Isso é fácil de fazer, ao contrário do que se propala de uns tempos para cá.
Aquarismo de alto nível é ter um tanque em que seus habitantes não morram o tempo todo e o aquarista não viva para o aquário, mas o tenha como fonte de prazer.

7) Infelizmente, vejo muitos casos de aquaristas que enfrentam problemas sérios devido í falta de planejamento e posterior manutenção de seus aquários - olhe acima a causa disso no que coloquei sobre conhecimento teórico.
Se essa pessoa é iniciante no hobby, acho que tem a desculpa de não saber o que estava fazendo ou mesmo estar sendo mal aconselhada.
Mas quando é gente que lida com aquário faz tempo, não dá para alegar ignorância (no bom sentido).
8) Muitos preferem se esconder por trás de uma desculpa qualquer para desmontar o aquário porque ficam tentando coisas absolutamente impossíveis a longo prazo (comprometendo a vida de seus animais com suas experiências).
9)Tive quatro aquários, e desmontei três deles por mudança de residência. O quarto, de 1200 litros, não desmontei porque ficou na loja. Meu quinto aquário está a caminho, e não tenho a menor pretensão de desmontá-lo dentro dos próximos muitos anos.
10) Montei muitos aquários enquanto profissional do ramo, sendo que tenho conhecimento de vários que estão funcionando e muito bem.
Obviamente não posso estender meus conceitos pessoais aos donos desses aquários, pois o dono de cada um faz com ele o que bem entender.
11) Não existe Lei sobre desmontar ou montar aquário quando se quer, mas existe Lei sobre responsabilidade com animais.
Se essa Lei fosse aplicada, um monte de aquaristas estaria em maus lençóis. Até na TV aparece de tempos em tempos notícia sobre maus tratos a animais como cães e gatos.
Nunca aparece nada sobre aquarismo, devido í pouco importância que a mídia dirige ao hobby e í perseguição cada vez menos velada que nosso hobby sofre.
12) As importações de animais para aquário seriam muito menores do que são atualmente (porque na época das fotos que postei o mercado de aquarismo era pelo menos 10 vezes maior do que é hoje) pelo simples fato que não tem onde colocar tanto peixe e coral. Sinta-se í vontade para tirar suas conclusões da causa disso, ou leia de novo o que coloco acima.
13) Não pode ser pessoal de sua parte pois até onde me lembro não lhe conheço (não lhe dando, portanto, o direito de fazer brincadeira com meu nome ou postar smiles de teor claramente ridicularizador em resposta a meus comentários).
Acho, portanto, no mínimo curiosa essa sua persistência em construir cuidadosamente críticas negativas com conteúdo subliminar quando eu ou outros aquaristas colocamos nossos pontos de vista.
Sinceramente, não consigo encontrar o ponto que você quer atingir com esse tipo de coisa.
Não pense que com esse tipo de atitude me ofende de qualquer forma. Muito longe disso.
14) O aquarismo no Brasil perdeu muito por se considerar "melhor" o que aparece como "tanque do mês" em fóruns de outros países.
15) Levei anos para chegar a meu atual ponto de vista sobre aquarismo, baseado em responsabilidade com o que se mantém em aquários.
16) Balling (que é um método que leva o nome de seu criador, Hans Balling) de verdade consiste no seguinte:
Usar sal isento de cloreto de sódio para fazer trocas parciais de água e adicionar carbonato e bicarbonato de sódio e cloreto de cálcio para tamponar o sistema. O uso de sal sem cloreto de sódio serve para não causar desequilíbrio iônico na água.
O que veio depois foram adições aleatórias ao método (colocar Mg na fórmula, ou qualquer outro composto químico), o que só serve para complicar ainda mais a vida do aquarista.
O problema fundamental do método é não ser iônicamente equilibrado.
De novidade não tem nada.
Quando comecei no aquarismo marinho, e não existiam produtos tamponadores para água no mercado, fazíamos nossos próprios tamponadores com carbonato e bicarbonato de sódio, por pura falta de alternativa.
17) Ou seja; Balling é um método nem um pouco novo, comprovadamente perigoso da forma que é divulgado e usado, É divulgado apenas em parte por tudo quanto é forum e site de aquarismo pelo mundo todo por conta de ignorância ou má-fé de quem divulga.
Ainda por cima, é cansativo para o pobre aquarista que usa o método.

18) Se o aquarista quer recompor a alcalinidade do sistema usando algum tamponador, aconselho adquirir um dos excelente produtos em duas partes que existem no mercado atual (C-Balance, para dar um exemplo, e outros semelhantes), ficar de olho na densidade da água, e sempre praticar trocas parciais.
19) Balling, para mim, é o típico recurso de economia boba.
20) Nada contra economizar no hobby.
Mas creio que o certo é procurar por preços bons em lojas de aquarismo brasileiras, pois quanto mais lojas de verdade, mais o hobby seria difundido e cresceria.
21) O recurso muito utilizado atualmente de comprar produtos no exterior para pagar menos foi fator de enorme contribuição para o aquarismo de alto nível chegar ao ponto em que se encontra neste País.
Gera economia para o aquarista, mas fez diminuir drasticamente a quantidade de lojas reais, que considero fundamentais para o hobby.
23) Lojas virtuais são um fato irreversível, e não tenho nada contra elas, desde que recolham impostos e entreguem Nota Fiscal ao comprador. Essa é a forma legalmente aceita de comércio vigente neste País, e não estou aqui para debater se isso é certo ou errado.
Dessa forma, loja virtuais não provocariam competição desonesta para com as lojas reais, que têm custos de manutenção muito mais altos.
Muita coisa para comentar, todos os assuntos acabam se conectando e se sobrepondo.
Por isso é que muitas vezes, sem querer, vou pensando ao escrever e acabo desvirtuando um tópico e tornando meu comentário muito longo, como é o caso deste.
Mas aqui você tem minha resposta í sua colocação, com todos os desdobramentos que acredito pertinentes.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

marcelo saggioro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Dez 2009, 19:46
Apelido: marcelo
Localização: bauru
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#84 Mensagem por marcelo saggioro »

e ai pessoal td bem,
pegando uma carona no topico, meu aqua tem 160l, ta montado a 10 meses, com corais moles e lps(frogs e acantastreas(pequenas colonias- todos crescendo muito bem)). Evapora 3 litros de agua todo dia por razao de ventuinhas que uso para manter a temperatura(26º) e reponho toda essa agua evaporada com a soluçao saturada de hc. Estava percebendo poucas algas pinks, ate entao nao tinha feito testes. Ai comprei testes de ca e ra, os resultados foram ca 700 e ra 6(testes da red sea). Parei de adicionar o hc na caixa faz uma semana, to colocando so agua doce, percebi que os frogs e as acantastreas nao estao abrindo como antes. Por que sera? Faço trocas de 20% uma semana sim a outra nao,com sal red sea comum. Os testes na agua da troca sao ca 500 e ra 8. sera que os corais acostumaram com o calcio alto?

obrigado!!!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#85 Mensagem por Henrique_Franze »

Testou a densidade?

Abraço!

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#86 Mensagem por Roberto Denadai »

Miozzo,

Vc insiste em querer cutucar as pessoas sem mesmo elas estarem aqui para se defender, sei muito bem a quem vc se refere sobre vender escondidinho.

Diante dessa postura ante ética e falta de hombridade, me recuso a comentar ou continuar discutindo com vc nesse ou em qualquer outro tópico, não perco mais meu tempo por pouca coisa não

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#87 Mensagem por Henrique_Franze »

Me desculpe Miozzo por usar também o "Miozza" achei que como vc tinha brincado primeiro, tinha dado a liberdade de brincar também.

É uma pena que as respostas não foram mais para as perguntas respondidas, eu estava aprendendo bastante com o tópico, que inclusive foi comentado pelo matias....

marcelo saggioro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Dez 2009, 19:46
Apelido: marcelo
Localização: bauru
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#88 Mensagem por marcelo saggioro »

entao a densidade esta em 1023.

obrigado!!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#89 Mensagem por Henrique_Franze »

Pode ser que estejam sentindo o Cálcio muito alto.

Mas o teste não deve estar medindo direito, nessa concentração o cálcio jah precipita.
Quando foi a ultima TPA e os ultimos testes? A quanto tempo os corais estao sentindo?

Abração! =)

marcelo saggioro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Dez 2009, 19:46
Apelido: marcelo
Localização: bauru
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#90 Mensagem por marcelo saggioro »

ENTAO A ULTIMA TROCA FOI SABADO PASSADO, ESTAVA TUDO OK, FOI AI QUE FIZ OS TESTE E PAREI DE DOSAR O HC, DAI PRA CA OS CORAIS NAO ESTAO MAIS ABRINDO IGUAL. O TESTE DE CALCIO E O DA RED SEA SERA QUE NAO É TAO BOM?
O DE RA É DA ALCON.
JA VI VARIOS COMENTARIOS NAO TAO BONS REFERENTE AOS TESTES DA REDSEA.


OBRIGADO!!!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#91 Mensagem por Henrique_Franze »

Eu acho teste de calcio complicado, mas com essa RA, é quase impossivel o Ca nao ter precipitador antes de chegar nessa medida absurda.
E Sempre que leio alguma coisa parecida é da red sea o teste...
Confere com o teste de algum colega, que seja de outra marca...
Já o de Kh da alcon, melhor nao tem neh? Fácil, prático, confiavel e barato!! hahaha

Vc mediu o ph?

Abraço!

marcelo saggioro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Dez 2009, 19:46
Apelido: marcelo
Localização: bauru
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#92 Mensagem por marcelo saggioro »

o ph ta se mantendo estavel 8.2, antes de ter esse aqua maior tinha um nano e fazia do mesmo jeito, evaporava 1,5l por dia de agua e toda agua evaporada repunha com hc nunca fiz testes desmontei pra montar esse maior 3 anos de montado todos corais iam bem e lotado de algas pinks. Acho que vou contiunuar adicionando agua com hc na reposiçao mesmo.

valeu!!!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#93 Mensagem por Henrique_Franze »

Vai postando as evuluçoes e se conferir o teste, fala pra gente...

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#94 Mensagem por RicardoMiozzo »

Roberto Denadai escreveu:Miozzo,

Vc insiste em querer cutucar as pessoas sem mesmo elas estarem aqui para se defender, sei muito bem a quem vc se refere sobre vender escondidinho.

Diante dessa postura ante ética e falta de hombridade, me recuso a comentar ou continuar discutindo com vc nesse ou em qualquer outro tópico, não perco mais meu tempo por pouca coisa não

'
Obrigado.
Agradeço muito por sua decisão.
Eu não cutuco ninguém.
Se você desconfia que me referí a alguém em particular se engana completamente, pois quando escrevo sobre alguém, costumo colocar nome e sobrenome.
Por causa disso, desconsidero a sua colocação sobre eu ter sido anti ético e de pouca hombridade.
Essa afirmação só prova que realmente você não me conhece nem a meu trabalho passado.
Espero que cumpra o que escreveu acima.
Editado pela última vez por RicardoMiozzo em 26 Set 2010, 13:48, em um total de 3 vezes.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#95 Mensagem por RicardoMiozzo »

Henrique_Franze escreveu:Me desculpe Miozzo por usar também o "Miozza" achei que como vc tinha brincado primeiro, tinha dado a liberdade de brincar também.

É uma pena que as respostas não foram mais para as perguntas respondidas, eu estava aprendendo bastante com o tópico, que inclusive foi comentado pelo matias....


Você pode me chamar do que quiser e também fazer a brincadeira que quiser comigo pois sei que sua intenção é completamente diferente.
Volto imediatamente ao objetivo central do tópico, uma vez que não mais sofrerei interferências desagradáveis de gente que não me conhece.
Editado pela última vez por RicardoMiozzo em 26 Set 2010, 13:43, em um total de 1 vez.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#96 Mensagem por RicardoMiozzo »

marcelo saggioro escreveu:e ai pessoal td bem,
pegando uma carona no topico, meu aqua tem 160l, ta montado a 10 meses, com corais moles e lps(frogs e acantastreas(pequenas colonias- todos crescendo muito bem)). Evapora 3 litros de agua todo dia por razao de ventuinhas que uso para manter a temperatura(26º) e reponho toda essa agua evaporada com a soluçao saturada de hc. Estava percebendo poucas algas pinks, ate entao nao tinha feito testes. Ai comprei testes de ca e ra, os resultados foram ca 700 e ra 6(testes da red sea). Parei de adicionar o hc na caixa faz uma semana, to colocando so agua doce, percebi que os frogs e as acantastreas nao estao abrindo como antes. Por que sera? Faço trocas de 20% uma semana sim a outra nao,com sal red sea comum. Os testes na agua da troca sao ca 500 e ra 8. sera que os corais acostumaram com o calcio alto?

obrigado!!!


Marcelo,
Com densidade de 1023, estou de acordo com o que o Franze coloca acima sobre a concentração que você encontrou de íons cálcio.
Tomando por base a temperatura de 26oC e densidade de 1023:
Ca++ a 700ppm e alcalinidade 6 é impossível.
A água da troca faz sentido, com Ca++ a 500ppm e alcalinidade 8.
Portanto, podemos descartar a possibilidade do teste estar errando.
Tem algo errado é na medição de cálcio ou de reserva alcalina (desconfio mais da de cálcio, como coloca o Franze).
Mas observo que usei muito o teste de cálcio da Red Sea sem problemas.
O que não consigo é ver relação entre você ter parado de colocar o produto e perceber que os corais citados não "abrem" como antes.
Qual o resultado atual do aquário para Ca e Alcalinidade (depois de ter feito a troca que menciona)?
Editado pela última vez por RicardoMiozzo em 26 Set 2010, 13:55, em um total de 1 vez.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

marcelo saggioro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Dez 2009, 19:46
Apelido: marcelo
Localização: bauru
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#97 Mensagem por marcelo saggioro »

fiz os testes novamente hoje o calcio ta em 600( uma semana sem repor HC) e a ra em 6.

obrigado!!!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#98 Mensagem por Henrique_Franze »

Eu tenho impressão que esse teste deve ter um erro exponencial quando o calcio passa de 500, seria plausivel esse tipo de erro, devido a concentração de reagente em uma pequena amostra.
Volta dosar devagar, menos concentrado, para a reserva não cair mais...

Se tiver acesso a alguém que tenha teste de magnésio, vale a pena, pode ter algum desequilíbrio iônico... =)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#99 Mensagem por RicardoMiozzo »

Franze, pode ser isso mesmo.
Talvez aumentar as trocas parciais de água e suspender a dosagem do produto no aquário até reencontrar o equilíbrio iônico da água seja uma solução consistente.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#100 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Concordo com vocês, geralmente, testes colorimétricos importados, fazem uma longa viagem passando por intempéres enormes o que faz com que estes percam suas propriedades funcionais em alguns deles.

Hoje, infelizmente já ví vários casos de testes novos com problemas e de todas as marcas.

Espero que em breve tenhamos testes eletrônicos da HANNA.

Conheço o fundamento dos equipamentos e são de ótima confiança além de serem de baixo custo.


Abraços!

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”