🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Kalkwasser ou bio Calcium???????

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#61 Mensagem por Roberto Denadai »

Se vc nao gostar, pode passar pra mim as dosadoras e os produtos que aceito de coração icon_clap

davidjneves
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 20 Out 2009, 13:29
Apelido: David Neves
Localização: São Paulo - Zona Norte

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#62 Mensagem por davidjneves »

por enquanto só tenho planárias para doação!! icon_harhar
Frete grátis!!

Eu não tinha nem peixe no aquário, e já tinha planárias... :shock:

Falando sério agora.. a dosadora eu achei excelente. É só regular a quantidade certa (em ml) e esquecer. Como ela está ligada no no-break, mesmo que acabe a energia elétrica, continua tudo normal a dosadora...

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#63 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Olá Pessoal, acho que o assunto está fugindo um pouco do início do tópico, vocês não acham??

A idéia inicial era saber se o hidróxido de cálcio (kalkwasser) ou o biocalcium era a melhor opção para um aquario.

Como já disse no início do tópico, sou mais o hidróxido de cálcio que o Biocalcium por alguns motivos bem simples:

O hidróxido de cálcio ajuda a precipitar fosfatos orgânicos e inorgânicos da água. Esse processo é bem lento pois a produção desses fosfatos são elevados e rápidos. Todos os dias são produzidos, portanto é importante ter uma ferramenta viável para a formação do fosfato de cálcio, daí a idéia do hidróxido de cálcio que por sua vêz, não deixa resíduos de outros íons que podem desequilibrar o meio iônico. O hidróxido de cálcio em solução aquosa libera íons calcio e íons hidroxíla que em equilíbrio iônico com ácidos produzidos no sistema formam água pura.
Teremos somente que verificar, com frequência níveis de pH e reserva alcalina, mas se conseguirmos dosar de maneira correta o hidróxido de cálcio, estes dois parâmetros ficarão estáveis.
Uma das maneiras de evitar que o hidróxido de cálcio sofra reação com gás carbônico do ar atmosférico e se transforme em carbonato de cálcio que não é solúvel em água é a sugestão de nosso amigo Ricardo MIozzo sobre a placa de isopor em contato com a superfície do recipiente. Outra forma é a aquisição ou a produção de um reator de Nielsen que evita que o hidróxido de cálcio entre em contato com o dióxido de carbono.

Também devemos evitar de dosar o hidróxido de cálcio no período diurno pois poderemos ter uma elevação significativa de pH e, como consequência, precipitação de cálcio no aquario e um desequilíbrio na reserva alcalina e iônico também.

Essas são minhas observações iniciais sobre esse assunto.

Abraços!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#64 Mensagem por Celso Suguimoto »

davidjneves escreveu:Quanto ao kalk, eu nunca nem usei. Só Biocálcio mesmo, e agora Balling...


David vc nao vai sentir grande diferença de um jeito ou de outro... pra mim Bailing ainda continua sendo basicamente uma forma de BC generico, a diferença agora é q vc vai automatizar.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Franco Rizzon
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 08 Ago 2010, 14:20
Apelido: Franco Rizzon
Cidade: Caxias do Sul
País: Brasil

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#65 Mensagem por Franco Rizzon »

Meeeeeeeeeeu deus do céu, deixei de entrar no forum a 2 dias e esta na quarta pagina icon_clap mas eu to mais indeciso ainda hauahuahuahuahauha vou continuar com meu Bio Calcio pela praticidade e pela pouquissima diferença lembrando que os dois tem ótimos reultados e como sempre fui relaxado pra isso qualquer coisa que fizer ja é de bom tamanho hauhauhauha mas é bom saber que de tudo que usamos seus pontos positivos são muito parecidos.

Mas claro que vou sempre defender os praticos de plantão sem muita teoria pois não consigo ver muita complexidade no aquarismo, sem exageros sempre dosei calcio liquido e depois passei pro Bio Calcio, poucas trocas parciais e mesmo assim tenho um aquario lindo.


E Henriqueeeeeeeee vc me pediu o que eu tava achando, eu to apavorado hauahuahuahuahuahuahauhauh Abraçoo!!! icon_beer

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#66 Mensagem por Henrique_Franze »

É, vc viu que honra?

Reuniu no mesmo tópico nomes de peso!! icon_chair icon_chair icon_chair
Eu adorei o tópico aprendi muita coisa, guardei mais artigos para ler.. muito bom!

Abraço!! =)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#67 Mensagem por RicardoMiozzo »

davidjneves escreveu:
RicardoMiozzo escreveu:...causa desequilíbrio iônico na água e portanto acho desaconselhável.
Ao contrário do que está escrito aí em cima, é perfeitamente possível repor Ca++ e reserva alcalina com KW. É só pegar o jeito...


Ricardo, mesmo fazendo as TPAS totalizando 30% ao mês, você vê algum risco em utilizar Balling??? Qual é o efeito prático que pode ocorrer? Com TPAS e a própria utilização dos elementos do Balling já não haverá a reposição dos elementos necessários ao sistema?? Já conversei com pessoas que usaram Balling por mais de 2 anos, com corais considerados mais frágeis e um pouco difícies de manter (isso segundo o usuário) e nunca teve problemas... os parâmetros estavam dentro da normalidade....

Você conhece alguém que teve problemas de desequilíbrio iônico na água? O que utilizava? Como resolveu o problema?

Somente Kalkwasser para repor cálcio e reserva alcalina?? E o magnésio, como fica? Tem que dosar manual?

Desculpa esse monte de perguntas... é que algumas coisas eu não conheço...


Vejo, porque causa desequilíbrio entre os compostos da água, principalmente em relação ao excesso de Cloro. Mesmo fazendo tpas frequentes isso acontece.
Eu acho que nunca se deve lançar mão de um método arriscado como esse apenas por conta de economia ou para obter resultados impressionantes como os que se vê nos aquários do mês desses fóruns estrangeiros (principalmente porque dá para perceber que a maior parte tem uma photoshopada para lá de forte nas imagens).
Já ví pelo menos três aquários em que foi necessário trocar toda a água com tpas de 30 a 40% cada por conta de desequilíbrio químico absurdo na composição da água. As causas eram variadas, mas principalmente por conta de dosagem de produtos químicos ou combinações apressadas de dosagem de tamponadores e cálcio ou produtos que a meu ver deveriam ser proibidos porque no rótulo tem uma coisa escrita (quando tem), e com um ou dois simples testes você verifica que não é nada daquilo. Constatei desequilíbrio analisando vários componentes da água, em especial Ca, Cl, N, P, densidade.
Com KW e paciência, é perfeitamente viável manter Ca++ e alcalinidade em níveis muito bons na água do aquário.
Não é preciso manter Ca acima de 400/420ppm e RA acima de 2,3/2,4Meq/L.
Apesar de Mg ocorrer na água em concentração em torno de 1200ppm e ser um componente importante do sistema tamponador da água, creio que apenas com TPAs seu nível pode ser mantido com facilidade.
Creio que a experiência de cada um é muito importante, e se você conversou com aquaristas que afirmaram ter usado o método por anos e obtiveram bom resultado, tudo OK, não é? Cada um faz o que e como acha melhor.
Eu sou partidário de métodos pouco agressivos e o mais naturais possíveis para a manutenção de aquários. Por isso defendo o uso de KW (que não passa de água pura e íons de Ca++), tpas (com água bem preparada e que fique "batendo" por período mínimo de 36 a 48 horas antes de efetuada a troca parcial, e outras coisas relativas í manutenção do aquário.
No meu entender, qualquer aquário deveria ser pensado para durar muitos e muitos anos, por isso meu cuidado ís vezes excessivo com o que se faz com o tanque.
Fico bem chateado por perceber que a maior parte dos aquários marinhos montados terminam encostados em algum lugar (vazios) após um ou dois anos.
Mas fico impressionado mesmo é com essa crença disseminada por aí que prega que a coisa mais normal que existe é desmontar o aquário a cada ano ou dois. Isso, eu não vou compreender nunca.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

davidjneves
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 20 Out 2009, 13:29
Apelido: David Neves
Localização: São Paulo - Zona Norte

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#68 Mensagem por davidjneves »

Rinaldo, entendo que não estamos fugindo do assunto, já que a função do Balling também é repor cálcio... ou seja, natural discutimos isso também...

Miozzo, obrigado pelos esclarecimentos!

Eu optei pelo balling, não foi por esses resultados da interenet, e sim como mais uma opção para repor os elementos necessários ao aquário. Vi que alguns colegas usavam, e resolvi usar também.

Concordo sim que aquários devem ser pensados para durarem muitos anos, e que temos sim que ter cuidados com o que fazemos no tanque.

Obrigado pelo esclarecimento!! icon_joia

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#69 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Pessoal, como químico que sou, acho que o método nomeado de balling pode proporcionar um desempenho fantástico só que durante um certo período.
Não acredito por teoria e prática que este método seja a solução dos problemas de qualquer tipo de aquarista, seja ele expert ou iniciante.
É necessário estudos tanto na teoria como na prática, algo que seja consolidado.
Na parte teórica, este método cria um grave problema a médio prazo o que quer dizer que uma hora, mais cedo ou mais tarde, o equilíbrio iônico entre os sais dissolvidos em água vai entrar colapso.
Todos os ânions adicionados em uma certa proporção, mesmo que em pequenas quantidades irão se acumular (isso já é comprovado), mesmo sendo feitas TPAs regulares pois estes não ficam vagando somente pela água, mais também nas rochas, substrato e animais também.
Acredito que o efeito toxicológico devido í introdução destes compostos iônicos em animais seja mais intenso que em sistemas mais tradicionais. Isso é um assunto que eu posso deixar para os biólogos já que não é a minha área.
Assim como o nosso amigo Ricardo Miozzo descreve e afirma, não aconselho a ninguém usar este tipo de método. Prefiro o mais tradicional e que científicamente já foi comprovado como um dos mais seguros, senão o melhor o bom e velho KW. Aliado a um reator de cálcio com midia de qualidade, acho que não precisamos de mais nada a acrescentar.


Abraço.


Rinaldo Fontenele

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#70 Mensagem por Alex Correa »

Tenho recebido emails e mensagens privadas sobre o assunto e portanto venho dar novamente minha opinião sobre a pergunta original para o pessoal entender melhor (apesar de que outros já colocaram em outras palavras alguns dos pontos que estarei trazendo). icon_joia

Franco Rizzon escreveu:icon_beer Antes de mais nada me desculpem pela pergunta meio que leiga mas por favor uma duvida que me persegue a tempo, tenho meu aquario boyu 128 litros
e esta muito bonito obrigado mas no momento reator de calcio nem pensar $$$ mas vejo muita gente só dosando com Bio Calcium e eu me matando a fazer Kalwasser pra dosar a noite seria o Bio Calcium um complemento fixo e único? Ou não seria dessa a melhor opção e devo continuar com o Kalwasser.


Obrigado!


A melhor forma de se adicionar cálcio em sistemas fechados de reef é kalkwasser pela simplicidade e foco na adição de íons de cálcio, necessários aos organismos presentes "consumidores" de cálcio, no sistema.
Essa adição dependerá da demanda de Ca++, necessitado para a formação de esqueletos, principalmente.
Se com a adição de kalkwasser o cálcio medido está muito alto, o teste pode estar "lendo" erroneamente (ex.: vencido), ou a adição de kalkwasser está sendo feita de maneira incorreta, excessivamente. Um sistema que apresenta relativamente poucos organismos que necessitam de cálcio na água estará acumulando os íons de cálcio até que medidas absurdas (700mg/L +) sejam encontradas nos testes (após 6 ou 12 meses). Cálcio sai da solução através de precipitação depois de atingir 550mg/L ou mais em ambiente de pH 8.2. O raciocínio é simples e obvio, mas infelizmente existem aquaristas que infelizmente ainda não compreendem.

Acontecendo isso, o aquarista pode parar de adicionar kalkwasser (ou qualquer outro produto de administração de cálcio) e fazer trocas parciais normalmente até que os valores venham, gradativamente, aos parâmetros normais almejados em aquários tradicionalmente montados (380 - 420mg/L).

O pessoal as vezes se confunde e tenho recebido também perguntas paralelas a respeito sobre a reserva alcalina.
O sistema de alcalinidade do aquário marinho é beneficiado com kalkwasser.
Para se modificar os valores do sistema de alcalinidade existem os buffers, que são produtos vendidos, contendo carbonatos, bicarbonatos e boratos.

Normalmente, depois de algum tempo, o aquarista alcança um equilíbrio entre o uso de kalkwasser e trocas parciais de água, afim de relativamente manter uma estabilidade favorável nos valores de reserva alcalina e cálcio, com o consumo constante (e pouco alterado) de Ca++ no sistema. Esse equilíbrio também está ligado ao consumo dos íons de cálcio pelos organismos do sistema, logicamente.

Como já foi falado anteriormente, o uso de produtos contendo cloreto de cálcio (CaCl2) prejudica um pouco o sistema depois de um tempo. Por isso coloquei na minha primeira mensagem: "Bio Calcium não é melhor que kalkwasser quando analisamos num longo periodo de tempo." Mesmo com trocas de água parciais relativamente freqüentes.

O uso de cloreto de cálcio é viável em alguns casos temporários ou quando a evaporação do sistema não propicia o uso de reposição com o uso de kalkwasser, por exemplo. Isso não significa que o problema de acúmulo de cloreto no aquário acaba ou é de menor gravidade, porém. Existirá então desequilíbrio entre íons de sódio e íons de cloreto no sistema. Outra desvantagem é que com o rápido aumento do nível de íons de cálcio, o pH e os valores da reserva alcalina tendem a diminuírem. O aumento do cálcio disponível na verdade é pouco quando se administra cloreto de cálcio, em relação í solução saturada de íons de cálcio, encontrados numa mistura como a recomendada com kalkwasser.
Kalkwasser pode então abaixar a reserva alcalina também? Sim, quando adicionada rapidamente em relativamente grandes quantidades (erroneamente). Nesse caso, em condições normais de presença de CO2, o aumento de pH irá causar precipitação local de carbonato de cálcio e carbonato de magnésio.

Numa das minhas mensagens coloquei:
"O objetivo de minha sugestão com kalkwasser é simplesmente pela facilidade e eficiência em sua administração. "
Administração de aditivos em sistemas fechados está diretamente ligada a interação bioquímica do sistema e não na mão de obra para realizar a mistura de kalkwasser, versus empregar alguns ml de cloreto de cálcio no sistema.
A dedicação de misturar e dosar kalkwasser todos os dias, se desejado, faz parte da manutenção do sistema para os que adotam tal prática. É uma opção de escolha para cada aquarista.

E quanto ao fosfato?
Coloquei anteriormente:
"Processos de precipitação e exportação de fosfatos em aquários marinhos com o usos de kalkwasser são de fato notáveis, apesar de ainda não termos taxas determinadas de maneira definitiva, quanto a um controle e quantidade para tais."

É só testar por fosfatos antes e depois da administração de kalkwasser/skimmer. Verás através de testes que os fosfatos medidos com os testes diminuirão durante o processo. Simples. Além disso, a presença de algas indesejáveis naturalmente diminuirá.

Peço a todos que por favor venham colocar suas perguntas aqui sem problemas, pois fica muito difícil para eu conseguir responder a todos. As vezes eu não consigo arrumar tempo para responder. Por favor me perdoem. Colocando aqui os outros aquaristas poderão auxiliar e todos tirarão as dúvidas, ok?

Por último gostaria de colocar que realmente não existe somente um método de se adicionar cálcio em sistemas de recife e cabe a cada um escolher o preferido. Cada um coloca sua opinião e o pessoal escolhe, não é mesmo?

Bom final de semana! icon_yahoo

Abraço a todos.
Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#71 Mensagem por Henrique_Franze »

Alex, posso dosar kalkwasser com uma dosadora ligada a um controlador com probe de ph?
Nesse caso como seria a programação?

Ligaria a dosagem quando o ph estivesse abaixo de 8,5 por exemplo?

Grande Abraço!

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#72 Mensagem por Alex Correa »

Henrique_Franze escreveu:Alex, posso dosar kalkwasser com uma dosadora ligada a um controlador com probe de ph?
Nesse caso como seria a programação?

Ligaria a dosagem quando o ph estivesse abaixo de 8,5 por exemplo?

Grande Abraço!


Quando você coloca uma dosadora dependente de mudança no pH do sistema, existe a possibilidade de flutuação na densidade específica do mesmo (nível de água no sump). A dependência deveria estar ligada ao nível de água, então.

Basicamente, o pH de um sistema marinho normalmente fica em torno de 7.9 a 8.3. Se você colocar a dosagem í noite, quando as luzes estão apagadas, já é o suficiente para compensar a dosagem de kalkwasser.
Mas quando se quer automatizar...

O controle do limite de pH seria feito com a adição artificial de CO2 no sistema.
Então o controle de pH pode ser feito com uma dosadora, pH probe e introdução artificial de CO2, em conjunto.
Essa maneira automatizada já é feita a muitos e muitos anos, e funciona bem.

Nesse caso, um sensor de nível acionaria a dosadora de kalkwasser, que por sinal acionaria a injeção artificial de CO2 no caso do probe de pH registrar maior que 8.2 ou 8.3 (que pode acontecer normalmente quando as luzes estiverem acesas), no período de 24 horas (não somente noturno).

Na maioria das vezes isso não é necessário quando se administra kalkwasser durante a noite em sistemas apresentando relativamente taxa de evaporação e consumo de Ca++ pelos organismos. Mas nem sempre acontece dessa maneira e alguns preferem a automatização por conveniência/necessidade.

Existem os que simplesmente dosam kalkwasser com o auxílio da dosadora durante as horas noturnas também, com limite de quantidade da solução por noite, e com auxílio de controlador de bóia para água de reposição diariamente (24 horas).

Logicamente que cada um pode escolher o que melhor convém. icon_yes

bye1
Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#73 Mensagem por RicardoMiozzo »

Eu usei o sistema que reproduzo abaixo durante muito tempo, num aquário de 600 litros que tinha em casa.
Dosava CO2 por 10 segundos num skimmer pequeno que funcionava como reator de CO2 quando a água chegava a pH 8.3. KW era dosado em forma de solução super saturada 24hs por dia, por meio de uma mangueirinha cuja saída ficava junto da saída do tubo de água que retornava água do sump. Dessa maneira, KW era diluído rapidamente no próprio aquário. Após os 10 segundos de dosagem de CO2, o pH da água do aquário baixava para cerca de 8.2. e a coisa seguia dessa maneira.
O resultado era excelente. O Talarico falava que o aquário inteiro era um reator, e acho que era, mesmo!
O sistema era controlado por um Octopus da Aquadyne e foi montado com halimeda no fundo (leito profundo e plenum). A iluminação era de 3 x 150 watt hqi BLV 10K ( tinha uns 50 cm de coluna d'água, então 150w dava bem para suprir a luz necessária - sobre o fundo tinha umas tridacnas que eram realmente muito bonitas) + 2 VHO URI 140 watt com reator Icecap, o skimmer principal era um tunze 240 e o pequeno um da Red Sea Berlin.
Ùm esqueminha do sistema e duas fotos de quando o Charlie Veron veio ao Brasil (o de costas é o Alexandre Talarico). Na época dessas fotos o aquário tinha uns 3 ou 4 anos, se me lembro bem. As HQIs foram adaptadas por cima da tampa e eu nem ligava para os reatores na parede... :lol:

Imagem
Imagem
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#74 Mensagem por Henrique_Franze »

Entendi!

Parece que esse sistema de acidificação com o CO2, permite que maiores quantidades de Kalkwasser seja dosado por dia no aquario certo?
Mas essa acidificação não irá retirar cálcio através de carbonatos da agua? Tornando assim o excedente dsperdiçado?

Pensando aqui, me dá a impressão de que se eu dosar:
Situação 1: dosar beeem lentamente o kalk, sempre que o ph estiver abaixo de 8,4 E o nível abaixo da eclusa + controladora de boia para agua de reposição 24hs/dia

Situação 2: Dosar Kalk conforme nivel, e CO2 quando ph estiver acima de 8,3.

Capacidade de suprir o sistema com ions de calcio vai ser igual na situação 1 e 2?

Caso esse CO2 fosse dosado no refugio do Matias as Macroalgas iriam adorar, não? =)

Agora entendo porque o sistema kalkwasser + reator de cálcio funciona bem.
E outra, já que se investiu em CO2, solenoide, controlador, o reator é o de menos =)

Abraço!

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#75 Mensagem por RicardoMiozzo »

Henrique_Franze escreveu:Entendi!

Parece que esse sistema de acidificação com o CO2, permite que maiores quantidades de Kalkwasser seja dosado por dia no aquario certo?
[highlight=#FFFFBF]Sim.[/highlight]
Mas essa acidificação não irá retirar cálcio através de carbonatos da agua? Tornando assim o excedente dsperdiçado?
[highlight=#FFFFBF]Não, se o controlador for de boa qualidade porque o pH não vai oscilar demais. 0,1 ph de oscilação não causa problema algum.[/highlight]
Pensando aqui, me dá a impressão de que se eu dosar:
Situação 1: dosar beeem lentamente o kalk, sempre que o ph estiver abaixo de 8,4 E o nível abaixo da eclusa + controladora de boia para agua de reposição 24hs/dia
[highlight=#FFFFBF]É uma opção sem problema nenhum.[/highlight]
Situação 2: Dosar Kalk conforme nivel, e CO2 quando ph estiver acima de 8,3.
[highlight=#FFFFBF]É o que descrevo acima. Dá para dosar mais KW dessa forma.[/highlight]
Capacidade de suprir o sistema com ions de calcio vai ser igual na situação 1 e 2?
[highlight=#FFFFBF]Não. Na 2 você consegue colocar muito mais Ca++ na água.[/highlight]
Caso esse CO2 fosse dosado no refugio do Matias as Macroalgas iriam adorar, não? =)
[highlight=#FFFFBF]Tanto faz onde você injeta o CO2, porque o aquário é um corpo aquático só. Eu resolví injetar via skimmer para aproveitar melhor a dissolução e gastar menos gás.[/highlight]
Agora entendo porque o sistema kalkwasser + reator de cálcio funciona bem.
E outra, já que se investiu em CO2, solenoide, controlador, o reator é o de menos =)
[highlight=#FFFFBF]Dosar KW + CO2 do jeito que eu coloquei acima é uma coisa. Reator de cálcio é outra, pois envolve a mídia calcária.
Abs![/highlight]
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Franco Rizzon
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 08 Ago 2010, 14:20
Apelido: Franco Rizzon
Cidade: Caxias do Sul
País: Brasil

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#76 Mensagem por Franco Rizzon »

Esse tópico que abri foi citado pelo Matias em seu texto hauhauhauah eita menino orgulhoso to eu icon_clap

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#77 Mensagem por Henrique_Franze »

Mas está mesmo de parabéns o tópico, quando acontece isso, ajuda muito.. muita gente!

Parabéns, pode ficar orgulhoso mesmo!

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#78 Mensagem por RicardoMiozzo »

Roberto Denadai escreveu:David,

Vou ser chato, mas é assim que funciona. Provavemente o Miooza nunca usou balling.

Vc tem que falar com caras que tem aquário bom, e que usam balling ou pelo menos já testaram. Posso te indicar vários caras feras lá fora que tenho contato.

Aquarismo tem muita teoria e muito bla bla bla, mas o que importa é resultado. Contra fatos não tem argumentos.

Um deles é o Lunar, saca só o aquário dele no link :

http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month

Agora veja o video abaixo do aquario dele, olha o estrago que o Balling faz icon_rotfl2

http://www.youtube.com/watch?v=V70KV_dZ9UE&feature=fvsr

Pode mandar MP pra ele, ou perguntar no topico do aquario dele, o cara é gente boa, mas já adianto que ele troca na média 10% de água por semana.

Um dos problemas de fórum é esse, o cara responde e dá palpite no seu método ou aquário mas ele mesmo nunca usou na prática.

E novamente, apenas kalk dependendo do aquário não é suficiente, isso é prática e não teoria.

Abraços


Se desta vez "o cara" a quem se refere sou eu, reafirmo que nunca usei porque analisei o método quando apareceu e considerei perigoso para os habitantes do aquário, da mesma forma que outros aquaristas aqui:
- Rinaldo, que conheço e respeito muitíssimo como aquarista e profissional, que ao contrário do seu químico de "fora" que não é de fora nem seu parente, se identifica ao postar a opinião dele.
- Alex Correa, que também conheço, respeito como aquarista e tem uma bagagem de "só" ter trabalhado com o Bruce Carlson e o Charles Delbeek no Hawaii, onde está vivendo até hoje.
- Celso Suguimoto, que também conheço e respeito como excelente aquarista.
Quero dizer que tem coisa que está na cara que vai dar errado no aquário por conhecimento mínimo de aquarismo e seus desdobramentos (química, bioquímica, biologia, etc, etc,etc).
A propósito: gostaria muito de saber quanto tempo esses aquários têm usando esse método e o que acentece ou aconteceu com eles depois de um ano ou dois. Tenho uma curiosidade insaciável para saber a idade dos aquários das pessoas, porque acho que um aquário marinho qualquer deve ser pensado, projetado, para "viver" por muitos e muitos anos.
Eu nunca vou cansar de dizer isso.
Por fim, Meu nome é Ricardo Miozzo, creio que errou ao digitá-lo, ou não entendí o que considero ser uma brincadeira amigável de sua parte ao se referir a mim como "Miooza" (foi isso mesmo?).
Abs, meu caro.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#79 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Pessoal, somente para vocês terem idéia do que acontece em um sistema aquático quando injetamos CO2 nesse sistema juntamente com o hidróxido de cálcio.

Acontece um equilíbrio químico entre a água e o CO2 e o resultado é a formação de um composto instável e renovado constantemente, veja a reação:
*
CO2 + H2O <=====> H+ HCO3-

* significa um equilíbrio, onde esta reação é reversível, ou seja, o produto formado coexiste com os reagentes.

O ânion HCO3- é o ânion bicarbonato que se combina com o cálcio formando o Bicarbonato de cálcio (Ca(HCO3)2) que é solúvel em água produzindo o importante íon Ca++.
Já o cátion H+ se combina com o OH- do hidróxido de cálcio formando água (H2O).

Ca(OH)2 + H2CO3 <===> Ca(HCO3)2 + H2O

Por isso que este sistema é muito interessante e se feito de maneira correta, supre muito bem o cálcio além da reserva alcalina que é muito importante para o aquario.

A reserva alcalina é o equilíbrio químico entre os íons bicarbonato / carbonato:

2 HCO3- <====> 2 H+ + 2 CO3--

Esse equilíbrio é muito importante para os animais que precisam de cálcio e carbonato para crescerem saudáveis.

Abraços!

Rinaldo Fontenele

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#80 Mensagem por Henrique_Franze »

RicardoMiozzo escreveu:...

...considero ser uma brincadeira amigável de sua parte ao se referir a mim como "Miooza" (foi isso mesmo?)...


Claro que foi uma brincadeira Amigavel Miooza...( Xii Miooza vai pegar...)
Assim como a sua, ou não foi?

RicardoMiozzo escreveu:..., ô meu amigo Denada.
...


Falaaa Rinaldo!
Eu gosto muito da maneira que vc explica as interações químicas, não fica superficial a pronto de eu nao ficar satisfeito, e nem tão complicado a ponto de ter que buscar outras informações.
Será que, sem querer ser repetitivo, poderia completar a sua descrição acima com as interações com o fosfato? Pois ainda fiquei na duvida, e ainda nao pude buscar informaçoes que quantifiquem essa vantagem.

Rinaldo, se me permite, mais uma pergunta(Vale pro Miooza tb.. rs).
Um Aquário com algum tempo usando balling, que pode apresentar desequilíbrios iônicos... Que tipo de sintomas pode apresentar? Mesmo com as trocas parciais frequentes?

Renato Vidal... quanto tempo tem seu aquário usando Balling?



icon_offtopic O que acham de agora eu perguntar qual o melhor substrato?? rs
BRINCADEIRA!!!! Ninguém se atreva falar de substrato aqui! Pois o melhor é cascalho do mogi-guaçu que fica aqui perto de casa!!
E sugiro, na hora da resposta que façam como eu =) coloquei um DVD do David Gilmour(guitarrista do pink floyd) para relaxar.. que tal?

Abraços!!!

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”