🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Kalkwasser ou bio Calcium???????

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#41 Mensagem por Celso Suguimoto »

Essa comparacao de aquario com UTI é muito simplicista, creio ter sido citada pelo Gustavo há tempos atras.

Qto ao kalk versus fosfato essa citação é do Bizeto...

A precipitação de fosfato de cálcio em aquários pelo uso do hidróxido de cálcio é ainda controversa. Quimicamente ela é possível e deveria acontecer, o problema é que na água do aquário existem outros compostos que podem influenciar o processo, não apenas o pH. O fosfato de cálcio é uma das substâncias mais insolúveis em água. A questão é que em nossos aquários temos diferentes tipos de fosfatos presente na água e outros compostos que podem ou ajudar ou prejudicar a precipitação. O tipo de fosfato é um importante fator a ser considerado, já que podemos encontrá-lo tanto na forma inorgânica quanto na forma orgânica, e com certeza o processo de precipitação é mais eficiente no caso do fosfato inorgânico.
O uso de hidróxido de cálcio não é a melhor forma de reduzir o fosfato no sistema, isso deve ser feito através da modificação da quantidade introduzida no sistema, ou seja, quantidade de comida, população de peixes, qualidade da água de reposição, limpeza de sump e elementos filtrantes, etc. Se essas medidas não forem suficientes deve-se partir para outras soluções como uso de filtro de macroalgas e utilização de removedores í base de oxihidroxi de ferro.
O fosfato orgânico, principalmente, é capaz de reduzir a disponibilidade do cálcio e afetar a calcificação de corais duros além de ser o mais difícil de ser medido na água do aquário.


Acho q o artigo do Randy q postei na primeira pagina bem esclarecedor... nao existe nada 100% conclusivo a respeito... e o Randy se nao me engano foi quase premio nobel por duas oportunidades.

Acho q qq forma de diminuir ou impedir a introducao de fosfato no reef valida, independente de ser a solução completa. Mesmo pq a receita pro sucesso muitas vezes é uma junção de varios procedimentos diferentes.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#42 Mensagem por Roberto Denadai »

RicardoMiozzo escreveu:Um aquário está longe de ser uma UTI. Aquários tipo UTI estão sempre andando na corda bamba



Não acho que está longe não.

Se pifar a circulação, morre tudo

Se numa noite de inverno bem fria o aquecedor não funcionar, podemos perder tudo.

Se em um dia muito quente o chiller pifar ou os ventiladores, podemos perder tudo

Uma TPA errada já pode dar problema, imagina o resto. O equilibrio no aquário é muito dependente dos equipamentos, alguns aquários mais, outros menos, dependendo de alguns fatores.

Perder tudo é muito fácil, com a falha de um simples equipamento......tanto é que temos várias histórias desse tipo.

Se acabar a energia geral entao. ai complica....quase ninguem tem baterias de backup

É uma UTI sim

Abraços

davidjneves
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 20 Out 2009, 13:29
Apelido: David Neves
Localização: São Paulo - Zona Norte

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#43 Mensagem por davidjneves »

Ricardo Miozzo, voce diz que conhece muitos aquários com reator de cálcio, mas o que você acha do método Balling?
É um substituto do kalk + reator de cálcio? Acha melhor, pior? Quando pergunto melhor ou pior, pergunto no resultado final mesmo, ou seja, o Balling consegue manter os níveis adequados de cálcio, reserva, magnésio de um reef??

Avatar do usuário
Ledo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 132
Registrado em: 03 Set 2009, 23:14
Apelido: Ledo
Localização: Porto Alegre

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#44 Mensagem por Ledo »

Miozzo,

Achei essa solução do isopor bem inteligente, mas tenho as seguintes dúvidas:

Como você faz para controlar a quantidade de hidróxido de cálcio que entra no sistema via agua de reposição, já que a quantidade de água reposta por dia varia muito?

Por exemplo aqui, a temperatura é um samba do crioulo doido, e é virtualmente impossível prever o quanto de água será evaporada.

Você diz que dosa kalkwasser somente a noite. Você tem duas caixas de reposição, uma para o dia e outra para a noite?
Digo isso porque penso em 3-4L de kalkwasser entrando no sistema durante a noite....

Abraço

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#45 Mensagem por Roberto Denadai »

David,

O único método limitante é kalk, que nem sempre dá conta do consumo do aquário pela limitação diária que vc pode dosar

O resto, qualquer método funciona, qualquer um

O sucesso de um aquário quem dita é o aquarista

Abraços

davidjneves
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 20 Out 2009, 13:29
Apelido: David Neves
Localização: São Paulo - Zona Norte

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#46 Mensagem por davidjneves »

Denadai, obrigado!

É que estou usando já o método Balling. Nunca usei reator de cálcio.

Quando comecei no método balling, os parâmetros (KH, cálcio e magnésio) já estavam baixos. Então estou subindo eles gradativamente.

Por enquanto estou achando 100% o método balling. Como estou usando uma dosadora, está no automático icon_cheers não preciso ficar dosando na seringa todos os dias...

É que as vezes alguns lojistas dizem que não é muito legal o método balling, mas nenhum deles explicou para mim o porquê não é legal...

obs: faço as tpas regularmente, e não há alteração alguma de salinidade do aquário...

Avatar do usuário
Ledo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 132
Registrado em: 03 Set 2009, 23:14
Apelido: Ledo
Localização: Porto Alegre

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#47 Mensagem por Ledo »

davidjneves escreveu:É que as vezes alguns lojistas dizem que não é muito legal o método balling, mas nenhum deles explicou para mim o porquê não é legal...


David, os sais para o balling você compra barato em lojas de produtos químicos.

Por que você acha que alguns lojistas não vão gostar?

Não pergunte opinião desse tipo de lojista. Escolha lojistas bacanas, eles existem.

davidjneves
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 20 Out 2009, 13:29
Apelido: David Neves
Localização: São Paulo - Zona Norte

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#48 Mensagem por davidjneves »

Ledo escreveu:
davidjneves escreveu:Por que você acha que alguns lojistas não vão gostar?

Não pergunte opinião desse tipo de lojista. Escolha lojistas bacanas, eles existem.


Então.. na verdade alguns disseram que não é muito legal... mas não sabiam explicar o porquê... mas tudo bem...

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#49 Mensagem por Henrique_Franze »

Balling é bem legal sim e bem barato!!

Varios lojistas que jah entraram na real de não empurrar o que nao precisa nos clientes, usam nas baterias. E vendem o serviço de instalar as dosadoras caso seja necessario! =)

Abraço!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#50 Mensagem por Celso Suguimoto »

davidjneves escreveu:
Ledo escreveu:
davidjneves escreveu:Por que você acha que alguns lojistas não vão gostar?

Não pergunte opinião desse tipo de lojista. Escolha lojistas bacanas, eles existem.


Então.. na verdade alguns disseram que não é muito legal... mas não sabiam explicar o porquê... mas tudo bem...


Existe um residuo de cloreto de sodio resultante do uso do bicarbonato de sodio e cloreto de calcio.

Vc nao deve estar percebendo pq está diluindo isso com as TPAs... mas de qq forma provoca um desequilibrio ionico.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#51 Mensagem por Henrique_Franze »

Celso, provoca desequilibrio Iônico?? Ou apenas sobe a densidade?

As más línguas dizem que a agua que o skimmer retira e repoe com agua doce, quase equilibra, e uma olhada com o densimetro as vezes tb dah pra corrigir...

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#52 Mensagem por Celso Suguimoto »

Se altera densidade, ja provoca um desequiibrio.... pelo simples fato de sobrar NACL

CaCl2 + 2NaHCO3 <==> Ca(HCO3)2 + 2NaCl

Isso aqui é acumulo de sulfeto com a adicao de Mg

Imagem

Figure 5. Sulfate concentration as a function of time when performing daily water changes equivalent to 0% (no changes), 7.5%, 15% and 30% of the total volume each month (in other words, 0%, 0.25%, 0.5% and 1% per day). In this example, sulfate starts at a natural level of 2710 ppm, and the model assumes the usage of a moderate amount of calcium chloride and sodium bicarbonate to maintain calcium and alkalinity, and Epsom salts (magnesium sulfate) to maintain magnesium


http://reefkeeping.com/issues/2006-02/rhf/index.php

http://web.archive.org/web/200106061111 ... efault.asp

http://web.archive.org/web/200102102237 ... efault.asp

Balling-light-method
To avoid accumulation it should be compensated by periodical water change
(10% each week).


O importante é fazer as TPAs pra recompor o equilibrio, independente disso ou nao.

O q o skimmer retira ? rs

O Ken Feldman se nao me engano disse q retira mais silica do q compostos nitrogenados...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

davidjneves
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 20 Out 2009, 13:29
Apelido: David Neves
Localização: São Paulo - Zona Norte

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#53 Mensagem por davidjneves »

bom.. eu faço TPA de uns 30% por mês mesmo... já tinha esse costume.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#54 Mensagem por RicardoMiozzo »

Roberto Denadai escreveu:
RicardoMiozzo escreveu:Um aquário está longe de ser uma UTI. Aquários tipo UTI estão sempre andando na corda bamba



Não acho que está longe não.

Se pifar a circulação, morre tudo

Se numa noite de inverno bem fria o aquecedor não funcionar, podemos perder tudo.

Se em um dia muito quente o chiller pifar ou os ventiladores, podemos perder tudo

Uma TPA errada já pode dar problema, imagina o resto. O equilibrio no aquário é muito dependente dos equipamentos, alguns aquários mais, outros menos, dependendo de alguns fatores.

Perder tudo é muito fácil, com a falha de um simples equipamento......tanto é que temos várias histórias desse tipo.

Se acabar a energia geral entao. ai complica....quase ninguem tem baterias de backup

É uma UTI sim

Abraços


Se fosse assim, o mundo seria uma UTI.
Desculpe, Denada, mas seus argumentos são no mínimo esquisitos, porque você se contradiz o tempo todo. Uma hora, tudo é fácil, e em noutra, como acima, tudo é muito delicado...
Mudar de opinião tudo bem, mas contradizer-se é outra.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#55 Mensagem por RicardoMiozzo »

davidjneves escreveu:Ricardo Miozzo, voce diz que conhece muitos aquários com reator de cálcio, mas o que você acha do método Balling?
É um substituto do kalk + reator de cálcio? Acha melhor, pior? Quando pergunto melhor ou pior, pergunto no resultado final mesmo, ou seja, o Balling consegue manter os níveis adequados de cálcio, reserva, magnésio de um reef??


Que causa desequilíbrio iônico na água e portanto acho desaconselhável.
Ao contrário do que está escrito aí em cima, é perfeitamente possível repor Ca++ e reserva alcalina com KW. É só pegar o jeito.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#56 Mensagem por RicardoMiozzo »

Ledo escreveu:Miozzo,

Achei essa solução do isopor bem inteligente, mas tenho as seguintes dúvidas:

Como você faz para controlar a quantidade de hidróxido de cálcio que entra no sistema via agua de reposição, já que a quantidade de água reposta por dia varia muito?

Por exemplo aqui, a temperatura é um samba do crioulo doido, e é virtualmente impossível prever o quanto de água será evaporada.

Você diz que dosa kalkwasser somente a noite. Você tem duas caixas de reposição, uma para o dia e outra para a noite?
Digo isso porque penso em 3-4L de kalkwasser entrando no sistema durante a noite....

Abraço


À noite, supersaturada e com ventoinhas ligadas para aumentar a evaporação do sistema durante esse período. De dia, só água doce em outra caixa.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#57 Mensagem por Roberto Denadai »

nao tem nenhuma contradição

manter um aquário é simples , pelo menos pra mim, mas dependemos dos equipamentos, só isso. Sem equipamento, sem aquário.

davidjneves
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 20 Out 2009, 13:29
Apelido: David Neves
Localização: São Paulo - Zona Norte

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#58 Mensagem por davidjneves »

RicardoMiozzo escreveu:...causa desequilíbrio iônico na água e portanto acho desaconselhável.
Ao contrário do que está escrito aí em cima, é perfeitamente possível repor Ca++ e reserva alcalina com KW. É só pegar o jeito...


Ricardo, mesmo fazendo as TPAS totalizando 30% ao mês, você vê algum risco em utilizar Balling??? Qual é o efeito prático que pode ocorrer? Com TPAS e a própria utilização dos elementos do Balling já não haverá a reposição dos elementos necessários ao sistema?? Já conversei com pessoas que usaram Balling por mais de 2 anos, com corais considerados mais frágeis e um pouco difícies de manter (isso segundo o usuário) e nunca teve problemas... os parâmetros estavam dentro da normalidade....

Você conhece alguém que teve problemas de desequilíbrio iônico na água? O que utilizava? Como resolveu o problema?

Somente Kalkwasser para repor cálcio e reserva alcalina?? E o magnésio, como fica? Tem que dosar manual?

Desculpa esse monte de perguntas... é que algumas coisas eu não conheço...

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#59 Mensagem por Roberto Denadai »

David,

Vou ser chato, mas é assim que funciona. Provavemente o Miooza nunca usou balling.

Vc tem que falar com caras que tem aquário bom, e que usam balling ou pelo menos já testaram. Posso te indicar vários caras feras lá fora que tenho contato.

Aquarismo tem muita teoria e muito bla bla bla, mas o que importa é resultado. Contra fatos não tem argumentos.

Um deles é o Lunar, saca só o aquário dele no link :

http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month

Agora veja o video abaixo do aquario dele, olha o estrago que o Balling faz icon_rotfl2

http://www.youtube.com/watch?v=V70KV_dZ9UE&feature=fvsr

Pode mandar MP pra ele, ou perguntar no topico do aquario dele, o cara é gente boa, mas já adianto que ele troca na média 10% de água por semana.

Um dos problemas de fórum é esse, o cara responde e dá palpite no seu método ou aquário mas ele mesmo nunca usou na prática.

E novamente, apenas kalk dependendo do aquário não é suficiente, isso é prática e não teoria.

Abraços

davidjneves
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 20 Out 2009, 13:29
Apelido: David Neves
Localização: São Paulo - Zona Norte

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#60 Mensagem por davidjneves »

Denadai, obrigado pelo link.

Muito bonito o aquário!! Parece com o meu icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Aos poucos estou aprendendo e melhorando...

Pelo que eu entendi, o colega do link já usou reator de cálcio, porém atualmente usa Balling sem maiores problemas.... álias, no final do texto, pelo que eu entendi, ele diz que podemos ter efeitos semelhantes com diversos meios, porém a participação do aquarista é muito importante, segundo ele.

Bom.. de qualquer forma, como já comprei tudo as coisas, dosadora, etc.. então vou continuar usando o Balling.. se não der certo eu volto aqui para dizer... por enquanto os parâmetros estão ok, álias, na verdade um pouco abaixo, mas estou subindo aos poucos...

Denadai, não é questão de ser chato não. O fórum serve para isso mesmo. Debater as idéias e também experiências.

Estou aprendendo, gosto de ouvir bastante opinião.

Quanto ao kalk, eu nunca nem usei. Só Biocálcio mesmo, e agora Balling...

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”